11 dicas para poupar a bateria do iPhone

108 Comentários

Os smartphones não foram concebidos para ter uma grande autonomia, isso está provado e já mostrámos o porquê.

Agora vamos imaginar que está numa situação onde tem de poupar energia do seu iPhone pois tão cedo não terá como o carregar e o prioritário é mesmo fazer chamadas. Como poderá maximizar a autonomia do seu smartphone?

iphone_bateria_0


Estas sugestões podem ajudar o utilizador numa situação de emergência, mas podem ser utilizadas no dia a dia, aumentando o desempenho do iPhone, permitindo ao utilizador uma autonomia maior sem ter a preocupação de estar diariamente a recorrer ao carregador.

1 – Brilho do Ecrã
Ajuste o brilho para 50% ou menos

Esta é das mais populares dicas para poupar energia. Reduza a intensidade da luminusidade do seu ecrã para cerca de 50%. Isso fará com que a bateria dure mais e nota-se efectivamente essa melhoria. Não será por isso que deixará de ver bem o que se passa no ecrã do iPhone.

Mas não será só aqui que poupará. Há mais por onde ir poupar consumo de energia.

2 – Desligar o Wi-Fi
Ligue o WiFi só quando precisar

O facto de estar sempre com a antena WiFi ligada tem um consumo. Claro que torna-se mais rápido a ligação às redes WiFi disponíveis mas, na generalidade dos casos, andamos muitas vezes sem necessidade nenhuma deste recurso ligado.

Se o desligar, verá que também é um factor de poupança.

3 – Desligar as Notificações por Push
O Push consome não só energia como dados

As notificações por Push funcionam mantendo uma ligação permanente aos servidores da Apple. Isto faz com que haja uma carga no processador e requer uma constante ligação a um serviço de dados, “drenando iões” valiosos no processo.

4 – Desligar os dados 3G/4G
Se não utiliza, porque tem a antena ligada?

As redes de dados 3G e 4G são de outra ordem qualitativa, mais largura de banda, transportam mais qualidade. Se não necessitar de ter os dados ligados constantemente, esta antena pode poupar muita energia à sua bateria, pois o smartphone consome muito mais para captar sinal de dados 3G e 4G drenando com facilidade a autonomia energética.

5 – Desactivar o Obter dados automáticos no Email
Use a opção Manualmente, dessa forma poupará bateria

Ter os emails a chegarem de forma automática ao cliente de mail no iPhone é interessante, recebemos a notificação e quando abrimos o email já lá estão as mensagens. Mas este processo obriga o serviço a verificar de forma temporizada a caixa de mail no servidor por mensagens, consumindo recursos. Mais uma ligação que é desnecessária em tempo de poupança. Desligue.

6 – Desligue o Bluetooth
Muitas vezes está ligado e nem dá conta

Aqui não há muito a dizer, é claro como a água (água limpa). Mas eu continuo a ver muitos utilizadores com o Bluetooth ligado sem darem conta que estão a alimentar um recurso que não está a fazer nada activo. Mesmo que este esteja “parado” está a consumir, pois está à escuta.

Embora este protocolo Wireless seja extremamente eficiente, em termos energéticos, quando não está a ser usado é um desperdício enorme e no iPhone ainda se usa menos, pelas suas especificidades. Desligue.

7 – Desligue os Serviços de Localização
Muitos utilizadores nem tiram partido, desligue!

Os Serviços de Localização são uma moda dos sistema operativos modernos. Não há app que não queira saber onde estamos (sabe-se bem lá para quê), seja uma pesquisa, seja uma aplicação de imagem ou outra coisa qualquer, recebemos logo a pergunta: A aplicação xpto pode ter acesso à sua localização?

Estes Serviços de localização usam uma combinação de GPS e triangulação com as antenas dos operadores de sinal. Ambos os métodos são óptimos para drenar a bateria e nenhum deles é necessário para fazer chamadas telefónicas. Se queremos poupar para canalizar recursos para as chamadas, desligue todos os Serviços de Localização. Pode ficar menos atraente o seu smartphone, mas vai ter mais energia para o que lhe é importante.

8 – Desligue o telefone em áreas de sinal fraco
Se nalgum local tiver pouco sinal, desligue o iPhone

Se está num local onde não precisa de estar com o smartphone ligado e sabe que tem fraco sinal de rede telefonica, desligue o telemóvel. Quando existe fraco sinal, o equipamento gasta imensa bateria para captar sinal o que em pouco tempo consome uma grande percentagem das reservas energéticas apenas para tentar estar ligado a uma célula que cobre a area onde se encontra.

Então, se está no meio do nada e não há sinal, não desperdice energia tentando procurar um. Como foi mencionado o uso de energia para todo o sistema de rádio é aumentado muitas vezes, assim o dispositivo tem estar continuamente aumentar o sinal de entrada e de saída. Se estiver numa área com sinal baixo, o iPhone vai aumentar o sinal várias vezes, na tentativa de manter uma ligação funcional.

9 – Desactive o Vibrar
Pode ser uma coisa mínima, mas poupa!

Pode parecer pouco, mas se está mal de energia e ao receber uma chamada o motor que vibra ainda vai drenar o pouco que existe, então só pode estar a piorar o cenário. Mantenha, já agora, o volume baixo. E já agora, não use o iPhone como iPod, mas isso para quem quer poupar energia… é básico verdade?

10 – Desligue o Siri
O Siri é uma fonte de consumo de dados e de energia

Ontem, a falar com um amigo que se queixava de não conseguir um dia com uma bateria no seu iPhone, perguntei “tens o Siri ligado?”, ele respondeu “tenho”… “mas usas o Siri”, e ele disse, “não”… mas para que raio querem o Siri ligado se não o usam?

Quando tiver o idioma português, acredito que muita gente depois o vá usar e abusar, mas nesta altura tenha em atenção que o Siri estar ligado pode ser uma fonte de consumo de dados e energia. Desligue.

11 – Desligue o Facebook
Para muita gente é um vício como o cigarro!

As aplicações são gulosas. Isso está provado, basta instalar uma app que monitorize o consumo de energia e determine os agentes e verá que as aplicações estão entre os maiores consumidores. O Facebook está no top… (será preciso dizer que jogos nem pensar?)

Em resumo…

Se fizer bom uso do seu smartphone, não o deixar aquecer em demasia, se o mantiver em bom estado e lhe der uma boa via, ele durará muito tempo. Não precisa de o deixar descarregar constantemente, faça-o uma vez por mês, isto porque as baterias de iões de lítio têm uma necessidade diferente das baterias do passado, têm ciclos de utilização. Mas pode ver este nosso artigo para perceber melhor sobre este assunto.

Este artigo vem, de alguma forma, actualizar um outro que em tempos eu já havia deixado aqui. Os tempos vão trazendo mais recursos e vamos acrescentando algumas funcionalidades e relembrando outras.

Partilhar:
Tags:

Comentários

108

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Arcadiy Kulchinskiy
    Arcadiy Kulchinskiy

    Em resumo, para poupar a bateria, desligue tudo aquilo que compõe um telemóvel, tire-lhe a bateria e ande com um tijolo no bolso, assim a batt nem gasta . =)

    1. Avatar de Vítor M.

      Qual foi a parte da situação excepcional, que refiro no texto, que não percebeste?

      É obvio que não podemos desligar tudo sempre, então mais valia termos um Nokia 3310 😉

      1. Avatar de Miguel Ferreira

        Vítor M.: o 3310 consegue durar menos que o iphone 😛

        1. Avatar de Vítor M.

          Aquilo dava praí umas 300 horas em standby 😀

        2. Avatar de WTF
          WTF

          Com o iPhone desligado? Sim, é capaz.

          1. Avatar de Vítor M.

            O que o Miguel está a dizer não é asneira nenhuma, ora vai ver o tempo em standby de um e de outro e o tempo de autonomia em conversação 😉 ou tu esqueces-te que as baterias também evoluíram?

            Vocês às vezes surpreendem-me!!!

      2. Avatar de Arcadiy Kulchinskiy
        Arcadiy Kulchinskiy

        Eu estava a brincar. Mas a verdade é que os Smartphones comem tanta bateria que para “poupá-la” mais vale desligá-los.

    2. Avatar de Azeiteiro
      Azeiteiro

      Ou então, para quem depende do iPhone para trabalhar, e quer tudo ativado, compre uma bateria externa de grande capacidade e ligue-o ao iPhone. Feito.
      Passa de umas horas… a uns dias de utilização contínua, sem necessidade de recarregar, dependendo da capacidade da bateria externa.
      Tem receio de ficar pendurado se a bateria externa falhar? Compre duas, assim pode carregar uma e usar a outra… e o iPhone nunca chega a ficar sem carga na bateria!

  2. Avatar de MIguel.L
    MIguel.L

    Em resumo desligando tudo ficamos com um drone…Pagámos 600 euros e ficamos com um telemóvel igual aos outros de 40 euros.

    Sei que quantas mais funcionalidades mais bateria é necessária mas os operadores é que têm que precaver isso.
    “Tome lá um ferrari mas ande a 50 à hora para poupar gasolina” Não faz sentido.

    1. Avatar de Vítor M.

      Volto também a perguntar, qual parte não percebeste, do exemplo de uma situação excepcional?

      Depois, cada um, pode á sua maneira usar uma, ou várias, para adaptar o melhor perfil de utilização. Ou não é assim?

      Não me digas que um smartphone só faz sentido se tiver tudo ligado mesmo não estando a ser necessário? 😉

      1. Avatar de MIguel.L
        MIguel.L

        A dica é optima Vitor.Acho que as marcas não podem querer meter tudo e mais uma coisa no tm sem este ter capacidade de bateria para isso.

        Isto é vendem gato por lebre.E dei-te a analogia “toma lá um ferrari mas só podes andar nele 5 km”

        Mas sim boas dicas e continua.

        1. Avatar de Vítor M.

          As marcas também apostam na evolução das baterias, mas o tamanho, peso e espessura são condicionantes. Olha o iPad, tem autonomia que chegue e sobre.

      2. Avatar de joel santos
        joel santos

        ela compra um ferrari para andar sempre a 200 lol

    2. Avatar de Alexandre Miguel Morais Fonseca
      Alexandre Miguel Morais Fonseca

      Tome lá um ferrari… e vai poder conduzir a 300kms/h… mas caso não haja nenhuma bomba de combustível perto é melhor não passar dos 50.

      Para mim faz todo o sentido 🙂

      1. Avatar de cum caraças...
        cum caraças…

        Concordo… é essa a ideia…
        Ninguém falou em desligar tudo e sempre. Se pretendam poupar bateria basta ligar quando se precisa e desligar quando não se precisa…simples! E depois existem multiplas apps que permite desligar a internet ou wifi quando se desligar o ecrã (por exemplo)

        1. Avatar de Bruno Miranda
          Bruno Miranda

          Só tenho um acrescento aos comentários… supostamente um telemoves….agora smartphone ….. supostamente é uma ferramenta de trabalho …logo deveria tirar dores de cabeça …

          vamos lá refletir … se um dia inventaram ferramentas estas foram para ajudar o Homem… ou seja:
          a varinha magica ….. ajuda arrelar alimentos
          o aspirador …. ajuda apanhar lixo
          o barbequim… ajuda a fazer furos
          o elevador… ajuda a subir pisos sem esforço das pernas
          o telemovel.. ajuda na comunicacao….
          etc etc

          logo um smartphone deveria ajudar e nao a ser um centro constante de preocupaçoes…. agora deixa ver tenho pouco sinal vou desligar….agora vou ligar para ver se tenho rede…ahh agora ta um sol desgraçado deixa m por mais luz que nao vejo nada….ahhh agora…agora…agora

          de certa forma compreendo as duas opinioes mas na era destas tecnolgias …( e sou amante apple MBP e IP5)…nao entendo como o IP5 dura tao pouco a bateria….. e precisamente ferrari pa mostrar que anda tanto quando o fiat uno do vizinho e vai aos mesmos sitio….baaahhh

          1. Avatar de Vítor M.

            Dura tão pouco? Dura tanto como outro qualquer… todos os smartphones modernos sofrem do mesmo problema. Não individualizes sff 😉

          2. Avatar de ze
            ze

            eu se fosse a ti ia arrelar com a varinha magica ou usar o barbequim…

            com tanta tecnologia, era melhor teres um corrector ortografico mais evoluido…

        2. Avatar de Gabriela
          Gabriela

          Mais eu nao acho certo desligar os dados movéis se você nao estiver usando, e se você receber uma mensagem no whastapp você noa vai ver porque esta com a internet desligada.

      2. Avatar de Vítor M.
  3. Avatar de Ricardo Teixeira
    Ricardo Teixeira

    Creio que se esqueceram da 12ª dica:
    Desligar o iPhone :).
    Se vamos desactivar todas essas funcionalidades para que queremos um smartphone?

    1. Avatar de Rúben M.

      dia 8 “…Se está num local onde não precisa de estar com o smartphone ligado e sabe que tem fraco sinal de rede telefonica, desligue o telemóvel….” lol ja disseram 😛

      1. Avatar de Vítor M.

        Poderá em SOS ser necessário usar o que se poupou quando estava desligado 😉

        Pensem nisso!

        Por isso refiro e é necessário ler tudo, que algumas podem ser usadas em situações muito excepcionais e outras no dia a dia.

  4. Avatar de Duarte Mechas
    Duarte Mechas

    Para poupar bateria… desligue o telefone!
    Comprar um gadget para ter tudo desligado… mais vale poupar o dinheiro e não o comprar!

    1. Avatar de Vítor M.

      E se lessem tudo? 😉

      Umas para situações excepcionais, outras para o dia a dia. Faz sentido verdade?

      1. Avatar de pixar
        pixar

        Deixa lá!
        Tá visto que uma boa parte dos utilizadores de smartphones preferem ter tudo ligado (nos tais casos excepcionais), mesmo que depois isso signifique ficar sem bateria para fazer (ou receber) uma chamada importante. São opções…

  5. Avatar de Pedro Pinto

    Desligamos o que não precisamos! Têm 11 dicas à escolha.
    Por exemplo, SIRI, não usam…desligam.

    Isso são pequenos “tweaks” que são transversais a todos os equipamentos…sem isso a bateria vai-se rapidinho

    1. Avatar de Nuno Ribeiro
      Nuno Ribeiro

      Estas dicas são excelentes, muito obrigado.
      Pena é que as pessoas não percebam que ter recursos ocupados sem estarem a ser usados só lhes é prejudicial.

  6. Avatar de Sergio
    Sergio

    A dica sobre o serviço de localização é errada no meu entender. O gps so fica activo qd uma App o usa, ou seja em casos pontuais.
    A dica devera ser sobre como configurar que apps tem acesso ao gps

    Relativamente ao push email nao é consensual. Sinceramente nao seu o que consumira mais bateria: manter um socket ou estabelecer uma nova conexão a cada 15 minutos

    Sempre que vejo a sugestão do desligar o telefone em zonas com sinal fraco vou aos arames. Eu tenho um telemóvel para estar contactável

    E depois a grande questão: para que se quer então um smartphone?
    Eu sei que ao enumerar 10 medidas nao se esta a dizer para implementar as 10. Mas quando se sugere desligar a função telefone…

    1. Avatar de Vítor M.

      Uma App, uma foto… um serviço qualquer por mais inútil que seja. Cuidado que muitas vezes está o GPS ligado sem qualquer necessidade.

      1. Avatar de Sergio

        Eu tenho configurado muitas poucas coisas de acesso ao gps. Mas é um facto que o por vezes o gps nao desliga e tenho de o desligar e voltar a ligar, mas são casos pontuais. E obviamente perderia que nao acontecessem

  7. Avatar de Abílio
    Abílio

    Esta dicas são fáceis no dia a dia mas com JB…
    Sai de casa desligo Wifi e ligo Bluetooth (para o carro),vibração,localização e 3G. Chego ao trabalho desligo tudo e volto a ligar o wifi. Bateria dura uns 2 dias.
    Sem ajuda do NCsettings não havia paciência.

    1. Avatar de NS
      NS

      NCSettings, para iPhone? não consigo encontrar

      1. Avatar de Vítor M.

        Tens o teu iPhone com jailbreak? Se não tens, claro que não encontras 😉

  8. Avatar de Jardim
    Jardim

    Faltou uma dica muito importante, que é o facto de vez em quando fechar as aplicações abertas em memória, ou seja, quando as fechamos normalmente elas continuam abertas para facilitar o tempo de carregamento ao entrar quando lá voltarmos. Isto consome muita bateria, ja que chegamos ao ponto de termos tudo aberto sem sabermos; no caso do Ipad 3 com isto tudo fechadinho, em vez das habituais 8h de carregamento passou-me a 5 já por 3 vezes.

    Basta então carregar no botão home duas vezes seguidas, carregar algum tempo em cima de qualquer aplicação até que comecem a mexer e fechar no (-). É tipo o gestor de tarefas no pc.

    Cumps

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim sim, boa dica..muito importante.
      Pena o iPhone não ter algo para fechar aquilo de rajada…pelo menos desconheço

      1. Avatar de Abílio
        Abílio

        Não há mesmo.
        Com JB há meia dúzia de soluções para isso.
        Contudo pergunto-me se a energia gasta a arrancar de novo as app não aumentará ainda mais o consumo…
        Eu uso o WeeKilBackground Pro do Cydia.
        Desculpem falar tanto JB mas anda muito esquecido…

      2. Avatar de Jorge Carvalho
        Jorge Carvalho

        Usa os 4 dedos 🙂 podes fechar todas ao mesmo tempo se conseguires acertar nos icons do (x) 🙂

        Abc

    2. Avatar de Sergio

      Isso nao poupa bateria, bem pelo contrario. Melhora a performance mas prejudica a bateria pois as apps consomem muitos recursos ao arrancar

      1. Avatar de Sergio

        Já agora, acho que é o pessoal do sbsettings que desaconselha fazer o que se sugere

    3. Avatar de Vítor M.

      No post estão links para outros posts que falam dessa dica, se não me falha a memória. Por isso refiro que estas dicas são complementos. Mas obrigado pela tua sugestão, é sim uma das boas praticas.

  9. Avatar de João Trindade
    João Trindade

    12 – Agora que desligou tudo, desligue também o telemóvel.

    Seriously… que raio de dicas são estas?

    1. Avatar de Manuel Rocha
      Manuel Rocha

      8 – Desligue o telefone em áreas de sinal fraco

    2. Avatar de Vítor M.

      João Trindade, podes não acreditar, mas 90% dos utilizadores de smartphones, não tem boas praticas de poupança de recursos e desconhece algumas destas dicas.

      Tu és um felizardo, um bafejado pela sorte, pelo que parece já conhecias todas elas.

      Mas o saber, não ocupa lugar 😉

      1. Avatar de João Trindade
        João Trindade

        De facto sou um felizardo : ) mas por muitas razões que de longe ultrapassam a vulgaridade deste assunto.
        Se vamos publicar mais um artigo sobre o tema, que pelo menos contenha alguma informação útil, alem de regras de senso comum.
        Não queria estar a trabalhar por vocês, mas…
        Não faltam por aí sugestões de poupança de energia, de longe mais interessantes e menos óbvios do que os que foram referidos. Alem disso que acarretam menos handicaps na utilização do telemóvel.
        Desligar o equalizador.
        Utilizar a aplicação Carat da UC Berkeley que identifica apps com bugs que afetam a bateria.
        Há quem sugira que a bateria descarrega mais rapidamente em lugares quentes e que não guardar o telemóvel no bolso das calças pode contribuir largamente para um aumento da duração da bateria.
        Ciclos de carga? Descarregar tudo? Carregar sempre que possível?

        Se testassem ou investigassem alguns como estes, que tão controversos e pouco obvios prestariam de certo um melhor serviço publico xD

        1. Avatar de Vítor M.

          Se lesses o artigo todo saberias que já falamos nisso e muito mais, mas… não lestes, deverias ter seguido alguns dos links que deixei que terias alargado o conhecimento nessa e noutras matérias…. até na questão da temperatura. Já falamos há anos nesse assunto 😉 há muitos anos.

          Não precisas de trabalhar para nós, agradecemos, contudo, as tuas sugestões.

  10. Avatar de Tito
    Tito

    Eu fiz algumas alterações que me parecem poupar 10 a 15% da bateria diariamente e não afecta nenhuma funcionalidade fulcral.
    Em :Definições -> Privacidade -> Serviço de localização
    No fundo de tudo existe a opção chamada “Serviços do sistema”.

    Nestes serviços apenas deixei activo:
    – Calibragem da bússula
    – Definir fuso horário
    – Redes móveis

    Outra opção que podem desligar e me parece que também consome bateria é o facto de a Data e hora ser automática.
    Assim em:
    Definições -> Geral -> Data e hora
    desactivei a opção “Automaticamente”.

    É um pouco ridículo da parte da Apple que esta ultima funcionalidade tenha efeito no consumo de bateria mas parece que a actualização da hora é feita com tanta regularidade que no final do dia pode fazer alguma diferença no consumo da bateria. Assim terão de ser vocês de vez emq uando a activar e a desactivar esta opção para que pelo menos 1 vez por mês o relógio se acerte.
    Esta opção não interfere com a mudança de horário,o telefone continua a actualizar para os horários de verão e inverno.

    1. Avatar de NS
      NS

      Acho que no iOS 4 ou 5 Definir fuso horário era um dos settings que se devia desligar porque aumentava o consumo de energia

      1. Avatar de Tito
        Tito

        Sim, já venho fazer isto desde o iOS 5.

      2. Avatar de João Reis
        João Reis

        Sim outra dica, mas creio que desactivando a Localização isso também desliga. Até porque uma depende da outra. E também já está no sub-menu de Localização creio.

        1. Avatar de Tito
          Tito

          Se for desligada a localização depois não é mais possível sincronizar a hora. Por isso convém manter essa opção.

  11. Avatar de Tito
    Tito

    Lembrei-me de mais uma que apenas surgiu no iOS6.
    Em Definições -> Geral -> Informações -> Publicidade

    Devem activar a opção “Limitar seguimento”. Parece que a Apple propositadamente criou uma opção que de forma intuitiva parece que estamos a activar o seguimento da publicidade quando no entanto estamos a fazer a contrário.
    Ora activar esta limitação impede que o telefone envie dados sobre a nossa localização para a Apple nos direccionar publicidade. Desta forma também é garantido que se poupa algum consumo na bateria.

  12. Avatar de El iTunes
    El iTunes

    São dicas, dependendo da utilização que cada um dá ao seu iPhone, para uns fará sentido desactivar algumas enquanto que para outros fará sentido desactivar outras.

    No entanto, acho que deixaram de parte uma das mais recentes features do iOS que permite poupar e muito a bateria – Do not disturb me. Bem configurado, permite que durante 8+ horas o telemóvel não vibre, faça som, obtenha mails, receba notificações de apps/fb/etc. Irá apenas fazer o essencial, alarme e mensagens/chamadas de um grupo restrito e importante de pessoas (quando configurado).

    1. Avatar de Sergio
      Sergio

      Atenção que a função não incomodar não significa que não continuarás activo. Continuarás a receber email, não és é notificado, mas o mail está lá. Tal como as chamadas, apesar de estas serem logo canceladas.

  13. Avatar de José Júlio Silva
    José Júlio Silva

    Há cerca de 1 mês tive de fazer uma viagem de avião com uma ligação. Sai de madrugada e só cheguei ao destino noite dentro. Tive que fazer a gestão da bateria durante esse dia. Chama-se a isso “situação excepcional”, porque não ando de avião todos os dias.

    1. Avatar de Vítor M.

      Sem duvida, são nesses casos queres deve ter em atenção todo e qualquer consumo desnecessário..

  14. Avatar de Miguel
    Miguel

    Em vez de desligar o iphone em sítios com rede mínima não é melhor meter antes em modo voo? Sempre se liga mais rápido 🙂

    1. Avatar de João Reis
      João Reis

      verdade, boa dica claro!

    2. Avatar de Vítor M.

      Também, embora que está a consumir, mas é uma hipótese.

  15. Avatar de dashboard
    dashboard

    Serei o único a pensar que todas estas dicas servem para qualquer smartphone? Não percebi porque razão se referem apenas ao iPhone…

    1. Avatar de Vítor M.

      Caríssimo, se reparares em muitos dos casos refiro-me aos smartphones e noutros ao iPhone em especial. Claro que quase tudo se pode aplicar aos smartphones e mesmo a tablets em geral, mas o conjunto, o pack total, refere-se aos iPhones.

      Depois, como os nossos leitores são extremamente inteligentes e perspicazes, filtram o que se adapta ao seu smartphone.

  16. Avatar de João Reis
    João Reis

    Parabéns, é mesmo o que é necessário.

    O problema é que deixamos de ter smartphone para ter apenas telefone.

    SBSettings integrado no iOS também faz falta à muito tempo. Irei fazer jailbreak novamente ao iOS 6.1 daqui a pouco tempo precisamente por essa razão.
    Sim o JB está só dependente que saia a versão final 6.1 já tem exploit pronto para sair ao público mas não querem lançar antes da versão final, entende-se.

    E as baterias tem de dar um salto evolutivo, creio que tech está estagnada precisamente por falta de algo que venha substituir as baterias convencionais. Falta algo novo para vir mudar esta treta de carregar o telefone a toda a hora do dia. Ainda ando com um nokia antigo que dura 4 ou 5 dias, agora parece que caminhamos para trás.

  17. Avatar de xoxota
    xoxota

    Para fazer isto comprava um Nokia dos antigos

    1. Avatar de Vítor M.

      Para fazer o quê xoxota? Tens noção do que está em causa? Não pois não?

      Queres que explique novamente?

      1. Avatar de PTDennis
        PTDennis

        Vítor eu acho que tens razão na tua indignação em relação à quantidade de comentários a este artigo questionando sempre a mesma coisa, sem compreenderem a sua essência. Mas também acho que devo fazer um reparo. Já não é a primeira vez eu vejo alguém fazer um comentário sem muito nexo a algum artigo e vocês respondem de forma agressiva. Lembrem-se que quem dá a ‘cara’ pelo site são vocês, pelo que deveriam ser vocês a dar primeiro o exemplo. E não o contrário. Mas é só a minha opinião.

        1. Avatar de Vítor M.

          Naaa estás enganado 😉 nada de agressividade, tudo na paz. As palavras não traduzem as emoções, nós é sempre na tranquilidade.

          Compreendemos que por vezes não percebem o conceito do post, e explicamos ou tentamos passar a mensagem de que se deu trabalho e não foi pouco, muita gente o aproveita, portanto… peace and love.

          1. Avatar de afrsa
            afrsa

            Na paz tudo bem… mas que as respostas são a roçar o agressivo, isso são. Assim como diz o PTDennis, eu também acho que as vossas respostas são muitas vezes agressivas. Fica também a minha opinião… nunca um representante de alguma coisa deve perder a compostura! Abraços!

          2. Avatar de Vítor M.

            É impressão tua e muitas vezes é a tua forma agressiva de ler e interpretar que te gera esse pensamento. O ler pode ter qualquer interpretação. E nós não somos de forma alguma agressivos, somos uns “porreiraços”.

            Muitas vezes podemos é ser mal compreendidos… é do canal.

            Por exemplo, tu caro afrsa, não disseste nada sobre o post e viste este comentário e pensaste “eh pá vou chatear os tipos, mas só porque eles são uns tipos porreiros e eu acho que tenho o direito de os ir aborrecer, até porque nem sei de que fala o artigo, mas quero ir trolar um pouco” e cá estás tu, verdade? 😀 na paz… com tranquilidade 😉

            E nós percebemos isso, sabemos que tens essa tendência e não nos importamos, é pacifico. Paz!!!

            Abraço.

  18. Avatar de mks
    mks

    já todo mundo sabe estes passos todos. já nem sei quantos artigos o pplware já criou sobre este assunto de como poupar bateria. lool

    1. Avatar de Vítor M.

      Nem todo o mundo, há sempre coisas novas 😉 e muita gente que nos questiona e pior, muita gente que mesmo havendo alguns artigos, não os conhece e com este aprendeu algo 😉 verdade?

  19. Avatar de CF
    CF

    Percebo a questão da situação excepcional e por vezes dava-me jeito. Sou bombeiro e por vezes preciso mesmo é de ter bateria e nenhum desses serviços me faz falta. Apenas quero telemóvel e bateria. O maior problema é ter que ir a cada um destes locais mudar os settings um a um… e depois ter que repôr tudo no fim. Aqui é que seria bom ter uma espécie de perfil de settings…

  20. Avatar de Alexandre Miguel Morais Fonseca
    Alexandre Miguel Morais Fonseca

    E que tal em vez de transformarem um smartphone num telémovel, terem por exemplo um carregador em casa, um carregador no trabalho (ou apenas o cabo de dados) e um carregador no carro? No ebay compra-se qualquer um dos artigos que referi ao preço da chuva… e escusam de andar com um tijolo no bolso. Caso andem sempre na rua é mais complicado para quem tiver um iphone… mas se for outro smartphone basta terem mais uma bateria de reserva.

  21. Avatar de Tiago
    Tiago

    Parabéns pelo post, acredito que vá informar muita gente que se limita a usar o iPhone de “stock” de como poupar bateria.

    Penso que a mais importante de todas para poupar bateria são os serviços de localização e aposto que 90% dos utilizadores não têm necessidade alguma de andar com isso ligado o dia todo.

    Aproveito para colocar uma questão, é possivel importar os meus contactos do Gmail para a aplicação nativa de mail do iPhone? Obrigado.

    1. Avatar de Vítor M.

      Sim, basta sincronizares a conta do Gmail e colocares também os contactos a sincronizar.

      Vais a Definições > Mail, Contactos, Calendário – Adicionas a conta do Gmail e sincronizas também os contactos.

      1. Avatar de Tiago
        Tiago

        Nesse campo só tenho a opção de sincronizar o E-mail, o calendário e as notas. Não há nada referente aos contactos 🙁 tenho o iOS 6.0.1.

        1. Avatar de Vítor M.

          Faz assim, apaga essa conta, pois configuraste como GMAIL e deves configurar como Exchange.

          Depois metes os teus dados: nome de utilizador é o teu mail, password é a tua dessa conta, domínio não metas nada e servidor é m.google.com

          Depois já aparecerá tudo.

          Qualquer dúvida… podes sempre seguir apenas este guias:

          https://pplware.sitedev.pt/informacao/google-disponibiliza-suporte-para-cardav-no-gmail/

          Que te diz como adicionar só os contactos…

          1. Avatar de Tiago
            Tiago

            Consegui 🙂 Obrigado pela atenção Vitor.

            Felicidades.

  22. Avatar de MEGA LOL
    MEGA LOL

    Lendo o texto…arrependo-me de ter mandado fora o meu 3310….
    😀

  23. Avatar de RM_Dragao
    RM_Dragao

    Parabéns Vitor!

    Excelente post. Só quem já esteve numa situação de emergência é que consegue dar valor à necessidade de ter de parar todos os serviços que mencionas para poder poupar a bateria de forma a poder ter mais autonomia para as funções básicas de fazer e receber chamadas.

    Lamento a incompreensão que aqui foi demonstrada. Naturalmente, que, repostas as condições normais de acesso a meios de carregamento os dispositivos voltam a funcionar de uma forma normal.

    Uma pergunta: quantos dos que aqui escrevem não andam, por exemplo, com o Bluetooth ligado e não precisam dele para nada? Desligá-lo confere ao dispositivo mais 1H de autonomia (Battery Doctor), às vezes o tempo necessário para sair de uma situação difícil.

    Cumps,
    RM

    1. Avatar de Vítor M.

      Muitos falam mas já aprenderam algo com o post. Não falta povo que sabe muito mas partilha muito pouco 😉

  24. Avatar de Raul
    Raul

    Obrigado pelas dicas.
    Cá por casa faço igual, aparelhos domésticos que não estão a ser utilizados estão desligados.
    Tenhamos bom senso, são dicas uteis e quem as valorizar poderá tirar proveitos das mesmas, alertar que uma aplicação ativa sem ser usada só consome bateria, muitas vezes estão ativas sem darmos de conta e…é claro que não vamos desligar tudo…
    Força pplware!

  25. Avatar de Power

    Mais uma excelente dica conflituosa. A malta não percebeu a parte do “excecionalmente”….

    1. Avatar de Vítor M.

      Pois… mas pronto, vamos teimando, muita gente percebeu, um que fosse já valia pelo trabalho deixado no post.

  26. Avatar de Roy
    Roy

    São boas dicas… muita gente não precisa de algumas ativadas, e é uma boa ideia relembrar de tempos a tempos.
    A dica do 3G/4G em especial porque ao contrário do que seria de esperar, a grande vantagem seria a encriptação (que deveria ser melhor que o 2G)… mas aparentemente alguns operadores nem sequer a ativam (e não há indicações disso) logo na pratica, se tiver boa rede com o 2G e só quer mensagens e telefonemas na pratica, na maior parte do dia, é boa ideia desligar o 3g/ 4G.

    Para quem quer tudo ligado e nem pensar desligar o que quer que seja, mas quer o telemóvel a funcionar mais tempo… pode sempre andar com uma bateria externa para carregar a bateria interna, mesmo quando não está ao pé de uma tomada (casa/ carro): http://store.apple.com/pt/browse/home/shop_iphone/iphone_accessories/power para os outros telefones inteligentes, provavelmente podem ter baterias internas extras… ou carregadores externos similares :p

  27. Avatar de Tiago Santiago
    Tiago Santiago

    A nº 8 devia ser substituída pelo modo voo! desligar e ligar o iphone consome bastante bateria.

    1. Avatar de Vítor M.

      Não consome nada. Em modo voo o iPhone está a consumir energia ao manter os serviços de backgroud em funcionamento.

  28. Avatar de Mario Junior
    Mario Junior

    Com uma bateria com capacidade ridícula de 1450mAh, tem mais é que andar com o aparelho desligado! kkkkkkkkkk

  29. Avatar de Filipe Santos
    Filipe Santos

    Gabo a paciencia do Vitor e afins que fazem estes artigos, para depois pessoas que não teem mais nada que fazer virem mandar postas de pescada e não dar valor ao que se escreve, não tendo inteligencia suficiente para discernir que existe muita gente que esta informação dá jeito a muito gente…e a outras não porque já estão informadas, mas não precisam de criticar quem cria o artigo por já saberem a informação exposta.

  30. Avatar de Guz937
    Guz937

    Quando temos pouca rede, é mais vantajoso desligar o telemovel ou metê-lo em modo offline? É que desligar e ligar o iPhone ainda consome alguma bateria..

    1. Avatar de Vítor M.

      Desligar é o mais sensato. Pois em modo offline o dispositivo continua á escuta, apenas não diz que o faz. Continua a alimentar os serviços em background e são muitos. É preferível desligar e voltar a ligar.

  31. Avatar de Marcelo Barros
    Marcelo Barros

    Já agora levanto uma questão, que aprece que em Portugal a isso ainda acontece muito.
    Porque ter um smarpthone 99% do tempo em offline?

    Economicamente parece-me um mau investimento, devem existir soluções mais baratas para quem passa o tempo em offline.

  32. Avatar de Unknown
    Unknown

    O que estão a dizer é uma parvoice! O meu iPhone 5 tem tudo isso ligado e tem uma bateria excelente. A Siri (não é no masculino!) é bastante útil para alguem como eu, que sabe falar Inglês. Eu uso a Siri bastante!

    Cumprimentos

  33. Avatar de Guilherme
    Guilherme

    Parabéns pelo artigo!
    Tenho é uma dúvida. Se desligarmos os serviços de localização e se perdermos o iphone ou roubarem, conseguimos à mesma localizar o iphone?

    1. Avatar de Vítor M.

      Se tiveres o Finde my iPhone ligado, encontraras. Caso contrario, só a Apple o poderá fazer através do ID desse iPhone. Alguma vez ele irá ligar-se a uma rede.

  34. Avatar de Paulo
    Paulo

    Em vez de desligar o telemovel, é sempre melhor meter em modo avião 🙂 Mais fácil e prático, e tem o mesmo efeito

  35. Avatar de GM
    GM

    Realmente, existe pessoal para o significado de dicas não deve ser o que está no dicionário. Para os utilizadores de SmartPhones, a duração de bateria pode ser mesmo problemática, e na verdade muitas vezes existem aplicações que nem sequer são usadas mas estão lá a comer recursos. Não tem nada a haver com comparar um SmartPhone, com o 3310. Trata-se de dar uso racional e usar o que é necessário. Por mim quem quiser pode usar todos os recursos e mais alguns e instalar todas as aplicações e deixar a correr só porque sim, depois não se queixem é que a bateria dura 5 horas, o IPhone aquece, ou o mais usual..o telemóvel estragou-se, ou a bateria está viciada.
    Algumas destas dicas podem ser usadas pelos utilizadores de sistemas Android ou por qualquer outro SmartPhone.
    O lema é:Se não está a usar porque estar a gastar???

    1. Avatar de Vítor M.

      Equilíbrio, mas isso aplica-se a qualquer smartphone. nenhum necessita de ter tudo ligado quando não está a ser usado, é desleixo de recursos,

  36. Avatar de Pedro Cruz
    Pedro Cruz

    No iphone nem vale a pena desligar o 4g. Não apanha em lado nenhum. Lol

    1. Avatar de Vítor M.

      Ai não!!! Cada vez há mais e muitas vezes está no bolso com o 4G ligado e nem damos conta.

      Nas grandes cidade e na periferia já há bastante sinal 4G.

  37. Avatar de Strato
    Strato

    Isto nada como ter um smartphone com uma bateria de 3300 mAh e poder usufruir de tudo ligado…

    1. Avatar de Vítor M.

      Pois, mas quando não há uma bateria dessa capacidade, por opção, caso pretendamos ter algo diferente, há que afinar agulhas.

      Essa é a razão deste post 😉

  38. Avatar de Luna Wolf
    Luna Wolf

    Então e as magnificas baterias externas, nunca ouviram falar? Na amazon compra-se uma capa com bateria por cerca de 20€, e tem se sempre mais energia quando a bateria do iPhone acabar 😉 já há muito tempo que tenho uma e já deu bastante jeito.

  39. Avatar de ELIZEU JANUÁRIO DE OLIVEIRA
    ELIZEU JANUÁRIO DE OLIVEIRA

    Excelentes dicas. Parabéns pelo apoio!

  40. Avatar de Mike Euskirchen

    Até aos meus 17 anos ninguém tinha telemóveis e o 1ª que tive pesava uns 700gr. Um siemens, na altura apenas existia uma operadora, quando estou no meu Iphone5 fico feliz com a evolução e a facilidade de chegar tão longe e tão fácil a tantas aplicações… Para mim a bateria è o menor dos problemas. O preço do equipamento è mais desmotivante e o facto não existir Wifi nas cidades mesmo com um valor simbólico ou seja que se paga-se um pequeno valor pelo serviço seria uma maravilha…poder consumir todo este conhecimento e coisas giras como ter uma coisa na palma da minha mão rápida e com tal poder …è para mim dos tempos do peão … Espectáculo

    1. Avatar de Azeiteiro
      Azeiteiro

      Wi-Fi nas cidades era boa ideia… mas teria de se usar uma VPN porque de outra maneira era um perigo à espera de acontecer ligar a redes WI-Fi públicas!

      Aliás, a ZON e a MEO oferecem essa possibilidade de Wi-Fi um pouco por todo o lado! A Meo, vai passar a limitar o tráfego a 200 MB a 1 de junho e depois (FELIZMENTE) barra o acesso (pelo menos não querem deixar os clientes furiosos por ultrapassar o tráfego e ter de pagar sem se aperceberem de tal). A NOS não tem tal limitação, mas como a concorrência em Portugal parece funcionar bem (piada) não deve tardar muito à NOS a colocar a mesma limitação de (curiosamente) os mesmos 200 MB de tráfego… a menos que a NOS queira realmente marcar a diferença… sem grandes custos extra reais.

  41. Avatar de bia
    bia

    Bom dia….so uma pergunta….se estiver a net desligada e o Facebook aberto ou ligado gasta bateria na mesma?????e com o messenger é a msm coisa?????obrigado