Wiko Fever, as primeiras impressões

144 Comentários

Foi em Outubro que a Wiko revelou três novos smartphones: o Wiko Fever e os Wiko Pulp e Pulp Fab. Estes novos smartphones são a aposta da marca para esta época de Natal.

Ao Pplware já chegou o Wiko Fever e hoje damos-lhe a conhecer alguns pormenores deste smartphone que prima pelo excelente design e pelo bom desempenho.

Wiko Fever

Características Gerais

O Wiko Fever é um smartphone Dual SIM LTE (2x microSIM) com ecrã IPS de 5,2″ FullHD. Tem um SoC MT6753 da MediaTek com CPU octa-core Cortex-A53 a 1,3 GHz. Está disponível nas versões de 2 GB e 3 GB de RAM e 16 GB armazenamento interno, expansível através de cartão micro SD.

Wiko Fever - Slots para cartões microSIM e microSD

Vem com o Android na versão 5.1 Lollipop com a interface desenhada pela marca para os seus smartphones, a mesma interface já conhecida de modelos como o Wiko Ridge ou o Wiko Highway Pure.

 

Na caixa

  • 1 Wiko Fever Preto e Dourado
  • 1 Manual de instruções rápidas
  • 1 conjunto de adaptadores de cartão SIM
  • 1 carregador
  • 1 cabo USB/microUSB
  • 1 auricular com fio

Assista ao vídeo seguinte para conhecer em pormenor o conteúdo da caixa:

http://videos.sapo.pt/r4UnuWVmmZi84KfeMCkA
 

 

Design

A Wiko, desde sempre, tem conseguido criar equipamentos que se destacam pelo design e que, sobretudo, acompanham as preferências do mercado. Este Fever não é excepção.

Wiko Fever - curvas

As dimensões são muito bem conseguidas face ao ecrã que suporta, sendo elas de 148 x 73,8 x 8,3 mm, com um peso de 143 g. O ecrã 2.5D (de bordas arredondadas) dá-lhe um acabamento de requinte que é acompanhado pelas laterais em metal boleado douradas e pela capa traseira em plástico a imitar pele.

Wiko Fever - traseira

Na lateral direita encontram-se os botões de Volume e Power, em baixo o microfone e a porta microUSB, e em cima a porta de áudio de 3,5 mm. Na frente, a cima do ecrã, encontra-se a câmara de 5 MP, o altifalante, os sensores habituais e um flash LED. Abaixo do ecrã não existe qualquer botão, mas podia haver, já que há espaço físico a mais. Na traseira, encontra-se a câmara de 13 MP, o flash LED e o altifalante, em baixo.

Wiko Fever - Jack de áudio 3.5mm

 

Interface, aplicações e funcionalidades

Tal como já foi referido, o Wiko Fever vem com a versão 5.1 do Android Lollipop com uma interface distinta da de um Android Puro, tal como já apresentou em modelos anteriores.

Wiko Fever - Android

Os ícones das aplicações têm formas próprias, são redondos e de cores vivas. Não existe menu de aplicações, onde aqui tudo é organizado pelo utilizador utilizando vários ecrãs de Homescreen existentes. Esta é já uma forma de organização comum entre muitos modelos de smartphones no mercado. Todas as outras definições são as comuns de qualquer Android.

Vem com o conjunto de aplicações da Google, uma aplicação de meteorologia, traz um calendário, Rádio FM, vem com a app Clean Master e ainda outras aplicações comuns.





anterior próxima

 

Desempenho

O tempo de utilização do Wiko Fever não foi ainda suficiente para tecer conclusões relativamente ao desempenho do smartphone. Inicialmente notei algum atraso numa primeira utilização, que deixou de ocorrer assim que foi feita uma primeira actualização ao sistema.

Ainda assim, nesta fase de utilização, foi executado o benchmark AnTuTu com o qual foi obtida uma pontuação de 34162, um valor muito próximo de smartphones como o Huawei P8 lite, o InnJoo One 3G HD, o Xiaomi Mi 4i, ou até mesmo do UMI Iron, pelo que o desempenho deverá ser semelhante.

Wiko Fever - benchmark

 

Câmaras

O Wiko Fever tem uma câmara principal de 13 megapíxeis e uma secundária de 5 megapíxeis, ambas equipadas com um flash LED, onde a câmara principal permite gravar vídeo a 1080p.

Wiko Fever - câmara

A aplicação da câmara tem vários modos de captura disponíveis: modo normal; profissional; panorama; “cara bonita”; HDR; desporto e; captação dupla.

Como exemplo, deixamos algumas fotografias captadas pelo Wiko Fever:

Wiko Fever - Foto com luz natural 1 Wiko Fever - Foto com luz natural

Wiko Fever - Foto no escuro com flash Wiko Fever - Foto no escuro sem flash

Wiko Fever - Foto a paisagem sem HDRWiko Fever - Foto a paisagem com HDR

 

Considerações finais

O primeiro contacto com o Wiko Fever foi bastante positivo. A Wiko mostrou, mais uma vez, que é capaz de criar um smartphone que se distingue pelo design e que alia a isso bom hardware.

Não foi ainda possível perceber como é que a bateria Li-Po de 2900 mAh se comporta, mas é expectável, tendo em conta a experiência com outros smartphones da marca, que seja capaz de superar um dia inteiro de utilização sem problemas.

Wiko Fever - ecrã

A qualidade de ecrã é bastante boa, já que tem uma resolução de 1080 x 1920 píxeis, e as cores e a definição estão bastante bem conseguidas.

O Wiko Fever pode ser adquirido por um preço médio de 242,45€ em Portugal.

Comentários

144

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Dani
    Dani

    Actualizações se SO é igual a zero, o meu wiko continua com a mesma versão android com o qual o comprei, e o GPS deixou de funcionar passado 3 meses, o que é um problema recorrente nos wiko, basta pesquisar na net para comprovar…. smartphone sem GPS é a mesma coisa que um telemóvel.

    1. Avatar de Zé Montanelas
      Zé Montanelas

      Tenho 1 Wiko Darknight e a minha experiencia é bem contraria, este smartphone saiu em finais de 2013 e o ultimo update de sistema data Junho deste ano, já foram 6 actualizações desde que o tirei da caixa

      Esta própria ROM android da Wiko é bastante estável e fluida, pois já testei varias custom ROM’s não officiais para este terminal e mesmo as mais populares no XDA ficam bastante atrás em termos de estabilidade e rapidez, passado 1 mês voltei à oficial

      Talvez eles já não invistam tanto no suporte a este updates com a quantidade de terminais novos que têm lançado recentemente

      Muito mais importante que o hardware é o software da ROM android que eles adaptam para cada 1, pois a maioria destes smatphones mais low cost, são quase todos iguais a nivel de caracteristicas fisicas, e quase todos usam SoC’s da Mediatek

      1. Avatar de Diogo Santos
        Diogo Santos

        Tenho Wiko Rainbow (2 anos) ate hoje não há actualizações, ainda vai no 4.1.2 Jelly Bean

        1. Avatar de RM
          RM

          Mas oh amigo, o rainbow já possui kitkat… ora ve se no site nao tens lá a atualizaçao…

      2. Avatar de Ave César
        Ave César

        tenho um wiko darkmoon e um wiko wax 4g que pertence a minha mulher e a unica coisa boa e a resistencia dos mesmos o meu darkmoon ja caio me do bolso a andar de moto uma 8x e dessas vezes ficou com arranhois e 2 mossas que mal se notam a nivel de ecran nao estalou nada limpinho mesmo com chaves no bolso a rossar nada. agora a nivel de sistema actualizações nem velas de inicio sairam correcoes depois morreu, falta sempre memoria para as aplicacoes basta chegar ao 77% memoria em uso e comeca o lag e bloqueios, gps e para esquecer, rede sempre mau sinal com qualquer operadora, telefonemas e aos gritos xD. A bateria e o pior vai se num estante entao com wireless ligado ou a ouvir uns sons e para esquecer.
        Ja o wiko wax 4g e rapido sim levou actualizacao android 4.4 mas e instavel encrava em varias situacoes aplicacoes, falha o som sms e notificacoes, sistema bloqueia e tem se de reiniciar, e quase a mesma coisa que o darkmoon, tirando a bateria que consegue ser pior mesmo utilizando a reducao consumo usando 2 cores inves dos 4 a bateria voa.
        No geral a marca e muito fraca a nivel de hardware e software os dispositivos que vendem tem especificacoes ultrapassadas a precos ridiculos e suporte da tanga sai umas correcções e acabou.

        1. Avatar de lm
          lm

          Instala outro launcher. Pode ser que melhore… ou simplesmente te resolva os problemas todos 😉

    2. Avatar de José Fonseca
      José Fonseca

      é o que eu digo sempre, a wiko lança smartphones como quem muda de meias…depois está se a borrifar para os menos recentes e lá se vão os updates

    3. Avatar de Joaquim Ferreira
      Joaquim Ferreira

      Não compreendo, o meu Wiko Darkmoon tem quase 2 anos e o GPS continua a funcionar… claro que a versão do Android continua a mesma 4.2 com a qual foi adquirido, mas sem quebras, pelo que desde que a fiabilidade do sistema seja garantida não vejo necessidade em actualizações, claro que seriam bem vindas, mas tendo em conta que o hardware terá as suas limitações, o normal será trocar o equipamento. Se dura 2 anos dou o valor por bem empregue e venha o próximo, que pode ser o Wiki fever mas também me tem agradado o Huawey p8 lite.

    4. Avatar de Mota
      Mota

      Wiko e updates não combinam. Infelizmente esta será sempre a razão para o qual nunca iria adquirir esta marca

    5. Avatar de Miguel Costa
      Miguel Costa

      Tenho um wiko Darkfull, GPS morreu à uns meses também. Atualizar é que não, pois não é 64bits e não aguenta certas apps recentes (máscaras do snapchat, por exemplo)

  2. Avatar de Manuel Silva
    Manuel Silva

    OFFTOPIC: novo update KB3116908 para o Windows 10! Só ainda não há informação sobre o que resolve… https://support.microsoft.com/pt-pt/kb/3116908

  3. Avatar de bazinga
    bazinga

    tive ambos um stairway quando saiu, e um darkside um ano depois.
    face á desactualizacao dos SO (kK JB) este será o meu proximo smartphone…

    e prima pelo facto de ser dual sim e ter memoria expansivel pela slot micro sd que infelizmente o darkside nao tinha (lamentavelmente) e que muitas marcas continuam a desprezar o dual sim em detrimento do cartao mini sd.

    resumindo:
    tratando-se de um octa core, processador de 1.3ghz, e ter lolipop… venha la este cel para os proximos dois anos 😉 parece-me trés bien 😀

  4. Avatar de Ave César
    Ave César

    fiz um upgrade para microsoft 640 lte e estou satisfeito so falha num ponto aplicações quase nenhumas e das poucas que ha muitas tem bugs.
    E um dispositivo rapido e fluido mesmo com aplicacoes abertas a consumir memoria nao para, e resistente mesmo sendo de plastico das quedas que ja deu ainda nao fez estragos, bateria dura 1,5 dias em pleno internet, musica, sms e ainda sobra 60% da bateria.E se usar o modo de economia de bateria ainda chego aos 2 dias de uso. Agora so estou a espera do wp10

    1. Avatar de Francisco
      Francisco

      Esse teu comentário é um bocadinho estranho…

    2. Avatar de Ave César
      Ave César

      francisco
      os comentarios demoram a serem validados

  5. Avatar de René
    René

    Supostamente não devia brilhar no escuro?
    Eu adquiri um exactamente igual, é um mimo de telefone.
    Têm um peso superior ao meu antigo bq E5 derivado ao chassis de metal, mas é bastante agradável.
    A capa em “pele” ajuda bastante no grip.
    O CPU + Camera são muito nices.
    A bateria dura um dia de utilização normal.
    GPS bem fast.

    Agora dizia que brilhava no escuro, e ainda bem que não. Mas fiquei chateado pelo falso markting.

    Mesmo assim, é um mimo de smartphone com 3gb + octa core + fullhd por 240€ e chassis de aluminio.

    Cumps

    1. Avatar de bazinga
      bazinga

      o teu é o preto ou cinza?
      vou receber o meu em 4 dias mas quer-me parecer que só o branco é que brilha no escuro devido á moldura retro-lumnoflurescente (esverdeada) que foi a cor que eu escolhi.

      as specs deste smartphone sao simplesmente brutais

      1. Avatar de René
        René

        O meu é o preto dourada, que de dourado não tem nada. Mas é o da Review.
        Pois se é só o branco que brilha (estilo nossa sra de Fátima), ao menos podiam indicar 😐

        1. Avatar de Bazinga
          Bazinga

          Afinal parece que nem o branco brilha no escuro… Certamente é daquelas funcionalidades que são anunciadas mas depois por questões relacionadas com manufactura ou assembling são impraticáveis. E como provavelmente já tinham mandado imprimir as milhares de caixas… Assim ficou

          1. Avatar de Nathaly
            Nathaly

            Pois o meu é o branco realmente nada nem um brilhinho! 🙁

        2. Avatar de Alex
          Alex

          Vocês não têm problemas de autonomia? Passadas 3 horas fica logo com 70%???

          1. Avatar de Bazinga
            Bazinga

            atenção que a localização activa mama bateria que é una coisa parva… No entanto nas primeiras cargas a minha bateria estava com menos rendimento. Se não jogasse tanto youriding a minha bateria estava agora com 1dia e meio/ 2 dias 😉

          2. Avatar de Sandro Correia
            Sandro Correia

            Same here…

          3. Avatar de João
            João

            Recebi um Wiko Fever no Natal, e também acho que tenho problemas de autonomia.
            Em 8h de utilização, basicamente só a enviar e receber mensagens, é normal gastar cerca de 25% de bateria?

    2. Avatar de Bazinga
      Bazinga

      O brilhar no escuro é simplesmente tanga. Só por isso já dava direito a devolver o telefone. Só não o faço por enquanto pois estou a tentar perceber porque demora tanto a bateria a carregar

    3. Avatar de aneker
      aneker

      O Wiko pulp fab não é full HD nem tem chassi de alumínio.

  6. Avatar de bazinga
    bazinga

    pois… Bazinga! :’)

  7. Avatar de Bazinga
    Bazinga

    Ah e é verdade, esqueçam quanto ao brilhar no escuro. É pura tanga! Quer dizer… À excepção do meu (vou meter um vídeo no YouTube 😉

    1. Avatar de Sandro Correia
      Sandro Correia

      Excepção? O teu brilha? :O

    2. Avatar de Alexandra
      Alexandra

      Olá! Eu também comprei o wiko fever branco, mas ainda não o vi a brilhar no escuro. Podes dizer-me qual é o segredo? Estou curiosa 🙂 obrigada

    3. Avatar de aneker
      aneker

      Comprem um pirilampo.

  8. Avatar de João
    João

    Recebi um FEVER no Natal, e acho que me consome muita bateria. No início quando estava a explorar ate achei normal, mas agora que não tenho utilizado tanto acho que a bateria se vai rapidamente.

    1. Avatar de xxjohnnyxx
      xxjohnnyxx

      ja somos 2 então lol isto come bateria como se nao houvesse amanha lol

      1. Avatar de Alexandra
        Alexandra

        Em termos de consumo de bateria, é um exagero. O meu consome cerca de 30% de bateria durante a noite (com a net desligada e sem apps a funcionar e, além disso, com a poupança de bateria activada). Gosto muito dele, mas não me agrada que a bateria completamente carregada dure menos que um dia. Antes deste, tive um wiko highway, cuja bateria aguentava quase 2 dias (a usar net e várias apps). Será que é melhor trocar enquanto posso? :/

        1. Avatar de João
          João

          O meu aguentou-se 2 dias de uso moderado sem carregar.
          Mas o telefone inactivo gastou-me 43% de bateria no vosso é normal isto?

          1. Avatar de nuno
            nuno

            Isso deve-se a rede 4g mudem nas opções de rede para 3g ou 2g quando não usam a net e vao ver a diferença

  9. Avatar de xxjohnnyxx
    xxjohnnyxx

    boa noite Alexandra…tou com a mesma duvida :s

  10. Avatar de Alexandra
    Alexandra

    Fui hoje trocar o meu. Troquei por um igual. Talvez ainda seja cedo para tirar conclusões relativamente ao consumo de bateria, mas até agora aguentou-se muito mais. Em de 8 horas gastou cerca de 20% de bateria, com o wi-fi ligado, downloads de atualizações, etc. Vou deixar que descarregue completamente a bateria e ver quanto tempo é que vai aguentar com a bateria a 100%. No entanto, parece que não brilha mesmo no escuro! :/ Deixo aqui um pequeno conselho: caso alguém tenha adquirido o wiko fever na MediaMarkt por 249€, aconselho a irem lá pedir reembolso, visto que agora se encontra à venda por 222€. Eles reembolsaram-me os 27€ de diferença.

  11. Avatar de Dali
    Dali

    Não recomendo telemóveis desta marca a ninguém. Adquiri um há menos de dois anos( está dentro da garantia ainda) e só tem dado problemas. O sistema do micro tem falhas frequentes, as pessoas a quem telefonamos não nos conseguem ouvir. Levado à reparação, já vão cinco vezes os técnicos teimam em afirmar que tudo está bem e fazem apenas atualização de software. É uma anomalia intermitente. Que hei-de fazer? Vou recorrer a instâncias superiores? Quais?

  12. Avatar de Bazinga
    Bazinga

    O meu já vai em 2 dias e meio 😉
    Dicas:

    1- 1° carregamento completo (depois de sair da caixa) deve ser de 10h.

    2- usem sempre o carregador e cabo USB de origem pois há diferenças entre a corrente que passa duns cabos prós outros.

    3- atenção à luminosidade do ecrã. Isto sim é uma verdadeira papa baterias

    4- instalem o DU batery saver básico.
    O Lolipop contínua a ter apps que reiniciam e que podem drenar a bateria.

    Nota curiosa: – ao contrário do meu antigo Darkside que carregava em 2h, este parece levar muuuuito mais tempo. Diria mesmo 6 horas. Acontece-vos o mesmo?

    1. Avatar de João
      João

      E você fez a actualização do sistema operativo do sistema?
      Qual é a percentagem da bateria que gasta a funcionalidade “Telefone inactivo”?

  13. Avatar de Paulo
    Paulo

    Oi Bazinga.
    Comprei o meu fever ontem e o hoje pôs a carga pela 1ª vez e levou tb aproximadamente 6 horas, nunca me tinha acontecido tal coisa e já fiz uma actualização que ele tinha, q julgo tinha a ver com operadoras de outros paises.
    Um pouco estranho, de resto gosto do aparalho, para já.

  14. Avatar de Paulo
    Paulo

    Oi Bazinga.
    Comprei um fever ontem e hoje pôs a carga pela 1ª vez e levou tb aproximadamente 6 h para carga completa.
    A única actualização que tinha para fazer pareceu-me q estava ligado a duas operadoras internacionais.
    Apesar de ser uma bateria de 2900 , acho mt tempo pois tenho um com uma bateria de 2800 e o máximo era 3 horas. É pena pois ate estou a gostar dele.

  15. Avatar de Paulo
    Paulo

    Oi Bazinga.
    Comprei um fever ontem e hoje pôs a carga pela 1ª vez e levou tb aproximadamente 6 h para carga completa.
    A única actualização que tinha para fazer pareceu-me q estava ligado a duas operadoras internacionais.
    Apesar de ser uma bateria de 2900 , acho mt tempo pois tenho um com uma bateria de 2800 e o máximo era 3 horas. É pena pois ate estou a gostar dele.

    1. Avatar de João
      João

      Pelo que diz no site da wiko a primeira carga demora sempre mais.
      E no seu fever de quanto tempo é a autonomia?
      Quando consulta os gastos da bateria o telefone inactivo é o que lhe consome mais percentagem de bateria?

    2. Avatar de Bazinga
      Bazinga

      Paulo, a primeira carga deverá ser de 10 horas para “ensinar” a bateria.
      Não sei se tem a ver com a capacidade da bateria e o facto de ser uma Li Po mas 6 horas de carga não é normal

  16. Avatar de Andre
    Andre

    Gostaria de saber , se após instalar muitas apps com serviços a correr em background ( facebook, viver,whatsapp,etc ) que tal se porta o telemóvel . fica lento ? Após duas semanas , continua com a mesma performance?

  17. Avatar de Paulo
    Paulo

    Sinceramente já não sei o que pensar sobre este fever.
    Esta noite em 4 h e meia gastou 4% de bateria (79 pa 75). Sem nada ligado (wi-fi,gps,app a correr,etc), nem sequer tinha o cartão Sim nele, apenas o sd. Saio de casa agora de manha com ele no bolso do casaco e apos 1h15 ,meto a mao ao bolso e sinto o aparelho quentíssimo , e a consumir bateria como se nao houvesse amanha pelo menos 20% foi ao ar neste espaço de tempo fixando -se nos 54%. Começo a mexer nele e fica cheio de lags e a nao corresponder, queria abrir aplicações e nada tela cinzento escuro e pronto. Faço reiniciar e nada, simplesmente não ligou mais, ate que abro a tampa traseira e saco o cartao sd e ai sim voltou a ligar.
    Neste momento ja instalei aplicaçoes 2/3 jogos e launchers.(1º Golauncher, que foi um problema e agora tenho o NovaLaucher e parece melhor, mas ainda é cedo)
    Neste momento os gastos de bateria de telefone inactivo é de 23%.
    Isto parece-me tudo um absurdo, nao sei se vou devolver apesar de gostar dele.

    1. Avatar de Bazinga
      Bazinga

      Muito simples meu caro. Eu tinha o smart gesture activo e de vez em quando deparava-me com a torch /lanterna ligada. Uma vez mamou-me a bateria toda sem eubsaber e depois sem estar ligado à parede/ carregador o telf não arrancava as apps…

      Como ja disse antes instalem o DU batery saver (básico) só pra fechar apps abusivas

  18. Avatar de Paulo
    Paulo

    Sim, Joao o telefone inactivo é o que consome mais percentagem de bateria, 24 % neste momento, tem vindo sempre a aumentar.

    1. Avatar de João
      João

      E sabe se isso é algo comum nos wiko’s? Ou sera do lollipop?
      Porque tenho um tablet android e o dispositivo inactivo so me gasta 5% da bateria

  19. Avatar de Bazinga
    Bazinga

    Atenção que a localização/ gps ligado pró boneco tbm gasta muita bateria.

    Só queria perceber se isto de carregar o telemóvel por 6 horas acontece a todos pois não acho normal

  20. Avatar de Paulo
    Paulo

    A minha mulher tem um wiko rainbow, á cerca de ano e meio e nunca fez nada disto. Este fever Hoje de manha durante cerca de uma hora andou no bolso do meu casaco e dei com ele mt quente e com uma perca de 20% da bateria. Comecei a mecher nele e nao me abria as aplicaçoes, fiz reiniciar e pronto nao mais ligou. Removi o meu cartao sd e ligou. Eu ainda nao estou a utilizar com o cartao Sim. Sinceramente ja nao sei o q pensar deste fever.

  21. Avatar de Paulo
    Paulo

    E acessórios para já arranjaram alguma coisa? É que da própria wiko ainda não há nada.
    Hoje instalei DU batery saver e ja carregou em duas horas. Feliz ano novo para todos.

  22. Avatar de AEZ
    AEZ

    Oi pessaol, depois de ler o que postaram acerca do equipamento já não sei se o irei adquirir.
    Ainda acham que vale a pena… quais as opções…

  23. Avatar de Paulo
    Paulo

    Como é o vosso sinal de rede?? O meu sinal de rede nunca esta no maximo…

  24. Avatar de joel
    joel

    Boas tenho o meu 5 dias o 1º carregamento também deixei estar cerca de 10h sinceramente o 2º carregamento não me apercebi do tempo mas nunca 6h .
    Posso vos dizer que em 5 dias so o carreguei estas 2 vezes e neste momento tenho 34% de bateria.
    Uma coisa que não achei normal foi o que já falado acima o sinal de rede raramente está no máximo em modos 2G e 3G já se activar o 4G fica logo no máximo ESTRANHO mas é o que me acontece.
    Vou continuando a testar e a assimilar comentários vossos para ir revendo possíveis anomalias.

  25. Avatar de Ana B
    Ana B

    Boa noite,
    Acho que a pergunta que vou fazer é um pouco tola mas como preciso de saber isto pois quero dar reforma ao meu velhinho 4s… cá vai… tenho só um cartão SIM. um dos slot pode ficar vazio ou dá algum tipo de “erro”?
    Já agora quanto à câmara… quais as vossas opiniões sobre a mesma? Utilizo bastante a câmara por isso estes 13MP vinham melhorar bastante as minhas fotos a 8MP do 4S…
    Obrigada!

  26. Avatar de joel
    joel

    Podes sim só utilizar so uma slot de cartão sem problemas.
    Quanto à câmara dentro do que usei é porreira sim

    1. Avatar de ana b
      ana b

      obrigada joel!
      fico a aguardar mais opiniões relativamente à câmara… 🙂

  27. Avatar de Sandro Correia
    Sandro Correia

    Boas,

    Sobre a bateria, foi mesmo uma primeira impressão comparativamente ao meu anterior telefone (com specs muito inferiores face a este). O meu fever, com a minha utilização normal, dura-me perfeitamente o dia e meio e carrego por teimosia nos vintes %, não chega a acabar ou a ligar o modo de poupança nos 15%. No fim de semana, dura-me o sábado e domingo inteiros (uso só o telefone para chamadas, net só no WC :p).

    O truque para ter autonomia “normal” – comparativamente aos outros smartphones com baterias de grande capacidade – é primeiro desligar a procura automática do wifi. Definições de wifi, avançadas e desligar as respectivas opções. Segundo, desligar o sensor de iluminação automática (pessoalmente ando sempre dentro de escritórios, não me faz sentido variar muito o brilho do ecrã) e manter o brilho baixo. O ecrã do fever na minha opinião é muito bom e legivel e só em casos fortuitos vi-me obrigado a aumentar o brilho para mostrar alguma coisa. Os gestures e smart qualquer coisa… desligo porque não uso, não vi impacto na bateria.

    De resto, se não usam os serviços google, recomendo desactivar a aplicação google (é das que tem mais wake locks) e usar a função de desligar e ligar o smartphone à noite. Ah… que todos os smartphones tivessem essa opção… Dispensam o clean master, já que o reiniciar limpa a memória e o terminal mantém-se em topo de forma.

    O único senão que encontrei é que o alarme não dispara/volume baixo, mas aparentemente é um constrangimento do lollipop?

  28. Avatar de Joaquim Ferreira
    Joaquim Ferreira

    Pelo que pude ler, a parte de brilhar no escuro é tipo os ponteiros dos relógios, tem de receber luz para depois durante uns minutos emitir uma fluorescência visível no escuro… Alguém confirma fazendo a experiência?

    1. Avatar de Maria Inês Coelho

      Olá Joaquim,
      Sim, também já li o mesmo, no entanto, estou a utilizá-lo há umas semanas e nunca presenciei qualquer brilho.

    2. Avatar de Sandro Correia
      Sandro Correia

      Boas,

      Acredito que esta “característica” tenha-se perdido na tradução entre a empresa francesa (Wiko) e o fabricante indiano. A verdade é que no site da wiko as referências ao brilho foram cuidadosamente reformuladas e até agora nenhum utilizador o observou.

      É pena, não digo que o comprei por brilhar no escuro, mas lá jeito de noite era capaz de dar 🙂

  29. Avatar de Sandro Correia
    Sandro Correia

    Alguém tem o problema do volume do alarme ir para zero especialmente quando se usa o perfil de vibração apenas? Já li algo que era relacionado com o lollipop, mas algo tão grave como perder o alarme não gera uma resposta ou update da google?

    Ou já existe solução e eu desconheço?

    Obrigado

    1. Avatar de Bazinga
      Bazinga

      Na área do alarme as definições de som são independentes. Toca no botão de volume nesta área pois por defeito ele não está no máximo

  30. Avatar de Paulo
    Paulo

    No meu o alarme está normal não tem problema algum, no entanto o som deste aparelho é fraco e a câmara tb parece não ser gd coisa.
    De resto após um inicio atribulado, com uma semana de uso normal posso dizer que estou mt satisfeito com ele.
    Comprei com desconto na fnac e a relação preço qualidade é fantástica. Se continuar sempre assim é escolha acertada.

    1. Avatar de Ana B.
      Ana B.

      Mas qual é o “problema” da câmara?

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        A câmara não tem problema nenhum, simplesmente numa ou outra utilização, achei as imagens escuras. No entanto ainda não a utilizei o suficiente para ter uma ideia mais concreta.

        1. Avatar de Bazinga
          Bazinga

          Ajusta a luminosidade do ecrã. É apenas isso

  31. Avatar de Bazinga
    Bazinga

    O meu brilha no escuro na boa. Já viram o vídeo no YouTube?

    https://youtu.be/yAE6okUZvTI

    1. Avatar de Sandro Correia
      Sandro Correia

      Com luz UV? lol… pensava que era tipo os ponteiros do relógio… Não vou andar na disco com o telefone no ar só porque brilha 😀 ahaha

      1. Avatar de Bazinga
        Bazinga

        A camera que usei não filma nada no escuro. A luz negra é apenas pra ilustrar 😉 ainda assim, até agora não há mais nenhum vídeo ou há?

        1. Avatar de Sandro Correia
          Sandro Correia

          Boas,

          Agora fiquei confuso. A luz negra é só para ilustrar? Com a luz negra desligada ele brilha na mesma?

          1. Avatar de Bazinga
            Bazinga

            Claro

  32. Avatar de AnaOli
    AnaOli

    Pessoal, acabei de comprar um wiko fever. E qual nao é o meu espanto quando recebo a minha primeira chamada, que esta aparece-me em forma de notificaçao (em cima ao pe da barra de status) e nao no ecra inteiro como normalmente. Isto é de ser android 5.1, ou ha alguma definiçao que nao esta bem configurada?

  33. Avatar de AnaOli
    AnaOli

    Pessoal, ao receber chamadas, é normal elas aparecerem em forma de notificaçao em vez de aparecer em ecra inteiro como normalmente aparece noutros telefones? É por ser android 5.1 ou esta-me a escapar alguma definiçao?
    Obrigads

    1. Avatar de Sandro Correia
      Sandro Correia

      Olá Ana,

      No lollipop, se tiveres o telefone ligado (ecrã ligado), a chamada aparece sim na parte de cima. Se receberes a chamada com o ecrã desligado enche o ecrã inteiro.

      Excepto se tiveres algum programa que altere o comportamento da interface, nomeadamente um launcher qualquer 🙂

      1. Avatar de BeatrizG
        BeatrizG

        Precisava de um conselho, o meu wiko wax foi para o seguro e entretanto o seguro deu a resposta que o conserto ficava caro e preferiam dar o valor dele, e estou indecisa entre o wiko fever e o highway 4g. qual aconselham?

        1. Avatar de Bazinga
          Bazinga

          Wiko fever tem Android 5.
          Nem precisas mais argumentos

  34. Avatar de joel
    joel

    Boas pessoal até agora so tive e tenho um stress com o meu é que não o consigo emparelhar com o meu carro ,é um KIA CARENS 2015 ,já testei em modo de segurança como indicado pela marca mas nada identifica escolho telm meto codigo mas zero não dá.

    1. Avatar de Sandro Correia
      Sandro Correia

      Boas Joel,
      Da minha experiência, problema raramente está no telefone. Certifica-te que o carro “esqueceu” completamente o telemovel e vice-versa, volta a emparelhar e cuidado com a pergunta que o carro faz ao telemovel, certifica-te que escolhes a opção “telemovel” e não “dispositivo de média” (ou semelhante) e autoriza o carro a ir aos contactos.

      Boa sorte.

      1. Avatar de joel
        joel

        Boas parece me mesmo que o problema está no carro pois não é compatível com android com versão superior android 4.4.
        Agora estou a espera que a marca arranje uma atuaização.
        Quanto a lista de contactos se não emparelha não consegue aceder a lista.

  35. Avatar de Aez
    Aez

    Qual deles a melhor opção o wiko fevereiro ou Samsung j5.
    Perante alguns comentários estou indeciso. Podem ajudar….

    1. Avatar de Sandro Correia
      Sandro Correia

      Boa tarde,

      Em termos de specs, o wiko sai claramente à frente, especialmente na memória. De resto, muitos utilizadores queixam-se de problemas com a marca (curiosamente não com este modelo) e pessoalmente estou satisfeito.

    2. Avatar de Paulo
      Paulo

      Sem duvida, Wiko Fever…..

      1. Avatar de ana b
        ana b

        Relativamente à “Assistencia Técnica” como é?
        Rápidos, eficientes?

  36. Avatar de Sandro Correia
    Sandro Correia

    E para meu espanto, além do update no site para a V22, o meu wiko acusou existencia de mais um update via OTA.

    Como tenho root o mesmo falhou (por motivos obvios), mas quando tiver tempo vou experimentar.

  37. Avatar de joel
    joel

    o meu actualizou hoje sozinho para a versão V30

  38. Avatar de Godmaster
    Godmaster

    fiz o update v30 e a bateria dura quase 3x mais que dantes, eu carregava e não usava por 2h e perdia tipo 15% a 20% de bateria , agora gasta 1%

  39. Avatar de Andre
    Andre

    Adquiri o wiko fever. As primeiras impressões foram positivas à excepção de: o som no mínimo com os auscultadores é demasiado alto. Com o som no mínimo fica tão alto como o meu antigo smartphone com o som a +/- 50% (era um huawei ascend p1). Já tentei algumas app mas não fiquei satisfeito com o resultado. Alguém com o mesmo problema? Será um o problema da unidade, do modelo, da versão android?

    ps sengundo sei as versões vendidas em Portugal e Espanha não brilham

  40. Avatar de Andre
    Andre

    Adquiri este smarphone. Primeiras impressões estão a ser positivas. Excepto: o som no minimo com os auscultadores é demasiado alto, o equivalente ao som a +/- 50% no meu huawei ascend p1. Tentei corrigir com várias app mas não fiquei satisfeito com o resultado. Alguém com o mesmo problema?

  41. Avatar de joel
    joel

    Depois da actualização para a versão v30 problema de emparelhamento com a minha viatura resolvido.

  42. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Boas, tenho um fever há 1 dia, nas características diz que tem bussula, giroscópio e sensor de proximidade, alguém me pode esclarecer para que serve e a bússula não aparece no meu nos vossos vinha?
    Obrigado

    1. Avatar de Sandro Correia
      Sandro Correia

      Boas Ricardo,
      Podes instalar qualquer bussula da play store. No entanto, a menos que realmente precises de uma bussula, a grande vantagem de tê-la é na navegação por mapas no GPS (geocaching por ex).

      Sem bussula, o telefone “sabe” para que direcção está virado pelo deslocamento medido pelo gps, com bussula, sabe instantaneamente. Ou seja, podes estar parado e rodar sobre ti mesmo e o mapa adapta-se ao que está à tua frente.

  43. Avatar de Ana
    Ana

    Boa tarde,

    Comprei recentemente o Wiko Fever. O problema com que me deparo já foi aqui falado: O da bateria. Não tenho atualizações por instalar, e a bateria consome-se a uma velocidade surreal. Tinha 43 % de bateria quando deixei de o utilizar e durante a noite descarregou totalmente, estando tudo desligado (wifi etc) e a poupança de bateria ativada. Está a carregar há 5 horas e carregou apenas 40% , não é normal.
    Há alguma solução?

    Obrigada, desde já.

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Ola!!! Neste momento já estabilizou? A mim tb aconteceu isso. No 1º carregamento é normal levar esse tempo, diz mesmo no site da wiko…

  44. Avatar de Bazinga
    Bazinga

    Eu estou seriamente a pensar em vender o meu. 280 euros. Incluo seguro de 1ano no valor de 55 euros. Ou então coitado vai ter um acidente. É a vantagem de ter seguro

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Mas não estas satisfeito com ele?

  45. Avatar de Soraia
    Soraia

    O vosso flash funciona? O meu não.

    1. Avatar de Bazinga
      Bazinga

      Quando está definido pra disparar sim. O teu não está off? Atenção que com a bateria fraca não há flash 😉

  46. Avatar de Bazinga
    Bazinga

    É verdade ja alguém teve problemas com o despertador estar a tocar no ecrã mas sem som nenhum?

    1. Avatar de João
      João

      Isso já me aconteceu mas depois verifiquei que nas definições que o alarme estava sem som

    2. Avatar de Sandro Correia
      Sandro Correia

      Aparentemente é um “bug” com as notificações ja de si problemáticas do lollipop… Ou seja, se alguma vez colocaste o telemovel em silêncio, ao colocar novamente com som o Alarme fica na mesma silencioso.

      O truque que uso é activar o pisco da vibração…

  47. Avatar de Fernando
    Fernando

    Vivam!
    Já li muita coisa sobre este Wiko Fever mas ainda não me consegui decidir em comprar. Acham que a combinação processador memória RAM dão uma boa resposta? Alguém tem tido muitos problemas com bloqueios ou travamentos?
    Parece que a grande vantagem deste Wiko é mesmo o preço!

  48. Avatar de Pedro
    Pedro

    Boa noite tenho uma pequena dúvida tenho um wiko pulp 5″ e cada vez que renecio o tlm ou vou ver algum vídeo passado algumas horas o volume nunca fica no máximo mesmo nas configurações ele está no máximo sempre nas chamadas recebidas também acontece

  49. Avatar de Miguel
    Miguel

    wiko fever ou LG g3 32 gb? Vale a pena comprar um telemóvel wiko fever?

  50. Avatar de Lino
    Lino

    Estou a pensar comprar um wiko com preços até 180€
    Qual modelo entendem que devo adquirir

  51. Avatar de Rui Carpelho
    Rui Carpelho

    Boas, o meu wiko fever teve problemas após a actualização do android.
    Ainda tou a ver de soluções, mas pelos vistos envolve só os dados da ligação móvel, 2G, 3G e 4G ficaram sem funcionar, no entanto com a wifi funciona bem.
    Testei no G-NetTrack e aparece tudo ok (entenda-se eNB, TAC, CellID, Operador, Roaming check, tecnologia, celulas vizinhas, niveis, etc) tudo menos o IP, que fica em branco.
    Não ganha ligação e o icone da rede não aparece “G”, “3G”, “H”, “4G” como era habitual, apenas o triangulo normal de sinal de rede.
    Sabem o que se passa? Isto acontece só com alguns telemoveis, wiko em especifico ou é geral da actualização do lollipop?

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Aconteceu-me o mesmo, ainda não consegui corrigir

      1. Avatar de Rui Carpelho
        Rui Carpelho

        já consegui corrigir!
        Os cartões que estava a usar eram da NOS e da MEO, sendo que o da NOS era o principal, o que usava para acesso à net. Pelo que percebi apenas o cartão da NOS ficou sem acesso à net, o outro bombava fixe. Logo o problema seria de configurações.
        Foi só configurar de novo a APN e ficou a bombar.

        1. Avatar de joel
          joel

          Oi amigo estou com esse problema tambem como faço para configurar a APN?

  52. Avatar de Carlos Machado
    Carlos Machado

    Comprei um fever depois do meu Blackberry z10 ter avariado durante a noite.
    Estou a gostar muito, mas, demora muito a carregar e a bateria dura pouco.
    Hj acordei as 10, e ao 12 já tinha a bateria a 50%.
    Acham k a médiamarkt me deixa trocar por outro?

    1. Avatar de João
      João

      Isso é normal nos primeiro dias, com o meu Fever aconteceu o mesmo.
      A única coisa que fiz foi deixar descarregar a bateria completamente e depois carregar completamente.
      Com uma utilização moderada a bateria dura-me para 2 / 3 dias

  53. Avatar de joel
    joel

    Impec amigo Rui Carpelho 5***** muito obrigado

  54. Avatar de Carlos Machado
    Carlos Machado

    Como se faz para fazer do wiko fever um hotspot?

  55. Avatar de Ricky
    Ricky

    Tinha um Pulp, após 3 meses comprei um p8lite, se soube.se o q sei hoje… ficava com o Pulp.

  56. Avatar de Bazinga
    Bazinga

    EU tinha um fever. Experimentem tirar ums foto ao pôr do Sol e vão ver a porcaria de camera que aquilo tem. Actualmente tenho um Mate 7 (o dobro do preço do Fever/ dobro da qualidade em tudo) e só o facto de tirar fotos de qualidade já abafa o wiko.
    Os primeiros Huawei eram fracos mas os mais recentes estão muito bons.

    Wiko nunca mais sobretudo pela publicidade enganosa do telefone brilhar no escuro (lumno-flurescente) e não brilhar nem um peido.

    1. Avatar de Rui Carpelho
      Rui Carpelho

      huawei nunca mais.
      tenho grandes fotos (incluindo de por do sol) tiradas com o meu Fever… e conheço muita gente que gastou o dobro e o tlm tira boas fotos também, mas depois a qualidade do resto é a mesma ou pior, no caso das fotos na minha opinião não tem a ver com o telemovel mas sim com o jeito.

  57. Avatar de Romeu
    Romeu

    Bem, malta. tenho o meu há 3 dias. ainda não posso tirar grandes conclusões acerca da bateria. Mas CONFIRMO que o meu brilha no escuro. Mas só consigo ver MESMO no escuro, e ao fim de 5 minutos, quando a vista se adapta à escuridão. Mas o brilho é muito ténue, mesmo. Muito mesmo. Adiante, eu queixo-me mesmo do Lag, para um octa-core 3 Gb RAM não deveria acontecer. No facebook, ao fazer scroll, simplesmente pára, cerca de segundos. O Youtube igual. Até por vezes no ecrã dos ícones. Faço limpezas regulares com o clean master, mas mesmo assim.

    A versão não consigo comparar com a vossa, diz, versão “WIko fever version 8”, e Lollipop 5.1. Tambem é um facto que comprei este terminal no Luxemburgo, mas deveria ser tudo igual. O vosso também diz “EnerCia” em vez de “energia”, nos modos de poupança?
    Cumps.

    1. Avatar de Rui Carpelho
      Rui Carpelho

      Obviamente em aplicações que requerem acesso net para ver o resto da informação, como é o caso do facebook e do youtube, vais ter lag sempre que isso fizer load à informação, se tiveres uma net fraca.
      Eu no meu em 4G e em ligações wifi de jeito nunca tive esse problema. Quando não tenho 4G confirmo que demora o seu tempo a actualizar.
      Se no resto do sistema acontecer isso, se calhar estás a precisar de uma aplicação para controlar o que tens a ocupar a memoria e o processador (não perguntes qual, eu vejo isso apenas com as apps que estão a correr e se alguma ocupar muito processamento, desligo-a, mas não deves fazer isso a todas, corres o risco de danificar o sistema).

  58. Avatar de carlos
    carlos

    viva.

    tenho um vale de 200€ a ser utilizado na fnac….

    e este FEVER cativou-me, mas a bateria…… esá a preocupar-me, pois o ultimo que me demorou 4h a caregr e 2;45h a descarregar fez paraquedismo….

    da FNAC até 300€ o que aconselham?
    procuro performance apenas

  59. Avatar de Daniela
    Daniela

    Comprei ontem um Fever e estou a testá-lo… a bateria está-se a ir rapidamente mas está a ser usado a 1º vez, vou dar uns dias.
    De resto tudo muito bem! Excepto que não consigo usar o chrome, aparece sempre uma mensagem a dizer “lamentamos mas o chrome foi interrompido”, alguém passa pelo mesmo?

  60. Avatar de Romeu
    Romeu

    Não é normal. É um octa-core com 3 Gb de RAM. A fazer scroll num site, ele “bloqueia”. por 3 ou 4 segundos, mas bloqueia. Mesmo a escrever mensagens no Messenger, bloqueia, e de repente aparecem as letras todas ao mesmo tempo. Já desinstalei o chrome, facebook, youtube, booking, e acedo directamente através do opera. O mais triste, mesmo durante a utilização do cronómetro, ele simplesmente pára de contar!!! Mesmo que seja pelos tais breves 3/4 segundos, mas bloqueia!!! Até o meu Nokia 3210 sem processadores avançados e o catano fazia uma cronometragem mais fiável. E com 50% de RAM disponível. Sinceramente, estou a ficar farto deste telefone, não sei se um dia destes ele não vai “cair ” contra uma parede….. Ah, e não vale a pena usar o smart awake, há dias tinha o telefone cheia de fotos do meu bolso, e a lanterna, bem, liga com o smart awake, mas não desliga…

    1. Avatar de Ana Bastos
      Ana Bastos

      olá a todos.
      Fiz na 6ª feira passada a actualização do meu fever para o “AndroidTM Marshmallow” mas para já a grande diferença / dificuldade que tenho é não conseguir carregar a bateria com o telemovel ligado!!!
      Tenho de o desligar e aí ele fica a carregar mas demora sempre muuuuuuIIIIito tempo!
      Já alguém fez esta actualização? Acontece-vos isto?
      Obrigada!

      1. Avatar de Ana Oliveira
        Ana Oliveira

        Eu fiz a atualização também e não tenho esse problema :/
        Há algumas diferenças em termos de layout e afins, mas de resto tudo normal

        1. Avatar de Ana Bastos
          Ana Bastos

          sim sim os layouts estão diferentes!
          mas a história do não carregar ligado é que me faz diferença!!!!

          1. Avatar de Ana
            Ana

            O meu não tem problemas nenhuns!!!!
            Reposição de fábrica: Definições -> Cópia de Segurança e reposição -> Repor dados de fábrica

        2. Avatar de Ana Bastos
          Ana Bastos

          esta reposição de fabrica vai-me apagar tudo até fotos não é?

  61. Avatar de Daniela
    Daniela

    O meu Chrome estava desatualizado =)
    Atualizou tudo e ficou 5*, sem queixa nenhuma do telemovel, estou a gostar muito até, a bateria aguenta-se bem, dependendo do uso claro..

    Quanto à atualização para android 6 que saiu na passada quinta feira, fiz a atualização como o telemóvel pedia e foi tudo ao ar. Não carregada, foi 2x abaixo, o botão on/off não dava, as apps não funcionavam… conclusão foi para a garantia e deixei um comentário no facebook da wiko a mostrar o meu descontentamento. Parece que não fui a única a experenciar tal anormalidade, mas certas pessoas relataram que ao fazerem “reposição de fábrica” o telemóvel ficou a funcionar bem, com o Android 6… portanto é uma questão de experimentar Ana Bastos 😉

    Eu terei de esperar que o meu regresse…!

    1. Avatar de Ana Bastos
      Ana Bastos

      Obrigada pela partilha Daniela!
      Mas para já o meu único senão até ver é realmente o “carregar a bateria”.
      Sabes como se faz a “reposição de fábrica”?
      obrigada

      1. Avatar de Daniela
        Daniela

        Não tenho o meu à minha frente =)
        Mas do que me lembro é algo do tipo definições – acerca de telefone – repor dados de fábrica…
        Se não é assim é algo parecido… sei que é nas definições…!

        1. Avatar de Ana Bastos
          Ana Bastos

          Ok! Ok!
          Irei procurar e até podem fazer um update para corrigir o bug…. 😀

  62. Avatar de Ana Bastos
    Ana Bastos

    Mas se eu fizer o “reposição de fabrica” perco tudo não é?!
    fotos, app’s, contactos….

  63. Avatar de Nuno Santos
    Nuno Santos

    Boas, atenção ao update que existe do Marshmallow que está no site a TAMET diz que serve para o Fever 16g+2g ram tal como serve para o Fever 16g+3g ram e é feito por cabo. O meu fez o update a 100% sem erros, percalços ou problemas e não ligou mais. Segui as instruções totalmente a risca.

    Vou exigir o dinheiro de volta devido a incompetência da Wiko

  64. Avatar de Daniela
    Daniela

    Bem o meu já veio da garantia, com o Android 6.0 instalado…
    Acontece que agora queria passar umas fotos do telemóvel para o pc e ao ligar o cabo ele tem as 3 opções… mas não está a assumir quando carrego que quero transferir multimédia…… alguém pode ajudar?

  65. Avatar de Carla
    Carla

    O meu FEVER tem 3 meses, ontem quando fui para fazer uma chamada tinha “morrido”, já tentei tudo continua na mesma. Alguém me pode ajudar??

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Pressiona o ligar/desligar durante uns 40 sec, se mesmo assim não ligar, aconselho a utilizar a garantia do mesmo.

      1. Avatar de Carla
        Carla

        Obrigada, já o entreguei.

  66. Avatar de Carlos Silva
    Carlos Silva

    Boa tarde!
    Apercebi-me esta semana, sim, segunda quinzena de agosto de 2019, que o meu wiko pulp fab, acede à rede wifi norma AC, 75Mbps. E esta 🙂