Vodafone Smart Router – Mude o nome da rede Wi-Fi

44 Comentários

Depois da Vodafone nos ter disponibilizado o seu Smart Router e de o termos apresentado, muitos foram os pedidos para ensinarmos a configurar e tirar proveito deste router. É o que vamos fazer em vários artigos dedicados.

Hoje vamos começar por algo tão elementar como mudar o nome da sua rede Wi-Fi… afinal, poucos são os que “batizam” a sua rede.


Este router, segundo as informações da operadora, vem equipado com tecnologia Wi-Fi 11ac (AC1300) que permite obter velocidades 4x superiores, comparativamente a outros routers do mercado. Além disso, o equipamento permite configurar uma rede nos 2.4Ghz e outra nos 5Ghz (avançada).

Mas não é tudo, além destas, este router permite configurar uma Rede Guest Wi-Fi, rede que poderá parametrizar para dar aos seus convidados um acesso à Internet, mas com especificações particulares.

 

Como mudar o nome da minha rede Wi-Fi

Vamos então, passo a passo, deixar o caminho que deve percorrer para personalizar o nome da sua rede e assim não ficar praticamente igual a dezenas que existem à sua volta.

 

1º Passo – Acesso à Área de Configuração do router

Abra o seu browser e escreva na barra de endereços o seguinte endereço: http://192.168.1.1

Deverão ser solicitadas as credenciais para entrar no seu router na área de administração.

O Nome de utilizador e a palavra-passe são iguais: Vodafone

Depois de clicar no botão Iniciar sessão, vamos “para dentro” do router.

 

2º Passo – Entrar na Configuração de rede local

Iniciamos a configuração inicial e vamos saltar o menu que se abriu do lado esquerdo. Clique onde diz Configuração avançada.

Nesse menu, o utilizador irá encontrar praticamente tudo o que precisa para renomear as suas redes Wi-Fi.

Pode ativar ou desactivar a difusão do SSID (o tal nome que pode dar à sua rede), ativar o WMM (também conhecido como Wi-Fi Multimedia), definir a segurança (modo de autenticação, modo de encriptação e palavra passe, etc…) e mais alguns parâmetros que são simples de perceber.

 

3º Passo – Configurar as redes

Se reparar na imagem em cima, verá que no lado esquerdo, no menu, existem os vários sub menus com:

  • Rede 2.4G (básica) – configurações básicas da rede nos 2.4 Ghz
  • Rede 2.4G (avançada) – configurações avançadas da rede nos 2.4 Ghz
  • Rede 5G (básica) – configurações básicas da rede nos 5 Ghz
  • Rede 5G (avançada) – configurações avançadas da rede nos 5 Ghz
  • Configuração de WPS
  • Guest Wi-Fi – criação e gestão de uma rede para convidados
  • Gestão inteligente de cobertura

Como podemos ver na imagem seguinte, há dois campos importantes a preencher.

  • Nome SSID – Como referimos é o nome da sua rede Wi-Fi
  • Palavra-passe da sua rede – No segundo campo assinalado na imagem, deverá colocar uma palavra-passe que tenha entre 8 e 63 caracteres e se possível com letras, números e sinais.

Todas as outras funcionalidades vêm já predefinidas e não deverá alterar, são as que fornecem melhor segurança (visto as restantes estarem relacionadas com a segurança). Depois de colocar o nome da sua rede Wi-Fi e de colocar a palavra-passe de acesso à rede, clique no botão Aplicar.

4º Passo – Configuração de WPS

Como podemos ver na descrição existe no próprio dispositivo a funcionalidade WPS que permite ligar facilmente dispositivos sem fios, sem a necessidade de aceder às configurações, com o gateway residencial através de canal encriptado.

Aqui não necessita de alterar nada a não ser que queira atribuir esta função apenas a uma das redes que criou (2.4G ou 5G) ou criar um Pin para quando estiver a emparelhar um dispositivo de rede com este router colocar, este ter o PIN de segurança. Caso contrário, não ative.

 

5º passo – Guest Wi-Fi

Sim, os seus amigos não precisam de ter a pass da sua rede Wi-Fi. O normal é as pessoas pedirem a chave da rede Wi-Fi e ficarem com ela para “sempre”. Contudo, se um dia na sua rede, dentro da sua casa, tiver pastas partilhadas e sem palavra-passe de acesso, qualquer pessoa com acesso a esta rede poderá ver o que está a partilhar nessas pastas… e até podem “comandar” a vossa box.

Por isso, crie uma rede só para convidados.

Neste separador, como mostra a imagem em cima, poderá colocar disponíveis as duas frequências da rede Wi-Fi, criar um nome que seja facilmente identificativo que é para convidados e coloque uma palavra-passe mais simples e diferente da que usa na rede principal.

Se reparar com atenção verá que este separador permite mesmo limitar o tempo em que os seus convidados estão ligados à sua rede. Pode limitar a largura de banda que estes podem usar e pode esconder o nome da rede, obrigando os seus amigos (clientes em caso de estabelecimento) a introduzir o SSID manualmente. Acabe sempre as alterações clicando no botão Aplicar.

Introduzimos aqui a componente “cliente” porque há já estabelecimentos com este router e poderão parametrizar esta rede para esses mesmos clientes. Fica a dica.

 

Leia também:

Conheça as novidades do novo super router da Vodafone

 

Comentários

44

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro Ramos
    Pedro Ramos

    Para quando algo sobre a Cabovisão/Nowo???
    Configurar a rede, alterar nomes…..
    Obrigado

  2. Avatar de Nope
    Nope

    Alterar o nome da rede (SSID)?
    O pessoal quer é saber como se altera o endereço do servidor DNS da Vodafone para o da Google 🙂

    1. Avatar de Vítor M.

      Vamos passo a passo, há mais quem não saiba fazer isto que ao contrário 😉

    2. Avatar de Moises
      Moises

      posso ajudar,

      antes de mais nao devem apagar(fazer flush) aos dns’s que sao atribuidos ao router, caso contrário podem ter problemas em aceder aos serviços na box, como por ex. menus, gravações, etc…

      para colocar os dns do google basta adicionar no topo das prioridasdes de dns
      (comandos a aplicar via telnet)
      :dns server forward dnsset add set=0 dns=8.8.8.8 metric=0 intf=GPON_Internet
      :dns server forward dnsset add set=0 dns=8.8.4.4 metric=0 intf=GPON_Internet
      no meu caso uso apenas um, que é um rpi que faz tratamento dos pedidos para bloquear publicidade, pop-ups, virus e todo o lixo que nao pretendo receber…
      :dns server forward dnsset add set=0 dns=192.168.1.2 metric=0 intf=GPON_Internet

      IMPORTANTE:
      adicionar também regra que faz com que os pedidos sejam encaminhados para esse index, caso contrario as regras pre-existentes encaminham para os dns enviados pela vodafone e o adicionado acima nao servirá para nada….
      :dns server forward rule add idx=199 set=0

      se fizerem:
      :dns server forward rule list
      percebem o que quero dizer….

      este pseudo-tutorial também servirá para meo….
      nao necessitam de aceso root para executar o procedimento…

      Boas navegações…

      1. Avatar de José
        José

        Viva
        Acho que a porta de telnet do router da Vodafone não está aberta. Pelo menos ela não responde. Alguém já conseguiu? É que precisava de adicionar uma entrada à tabela de routing fixo e pelo interface da web não se consegue.

  3. Avatar de asb
    asb

    Bons artigos. Alguma dica/truque para aumentar a cobertura?

  4. Avatar de Nuno Costa
    Nuno Costa

    Alguém sabe se este router esta disponível para venda (para usar noutro operador, no caso) e qual o preço, ou que alternativas existem e que incluam a funcionalidade da Guest Wi-fi?

  5. Avatar de A J
    A J

    Precisava de saber se teem conhecimento de algum operador que forneça apenas Internet por cabo. Eu uso muito Netflix. Televisão vejo pouco e por isso o TDT era mais que suficiente. Só que as opções que tenho encontrado são apenas em pacote com Internet + TV + telefone. Para piorar na minha zona de residência apenas a NOS tem oferta de fibra. Não me interessa pacote. Queria baixar o preço da mensalidade tirando a TV. Quanto muito poderia ficar com Internet + telemóvel. Alguma sugestão? Obrigado

      1. Avatar de Arlindo Pereira
        Arlindo Pereira

        Obrigado. A MEO é a única que disponibiliza mas infelizmente, a pensar de morar no concelho de Lisboa, não tenho MEO fibra na minha morada.

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Se apenas a NOS tem ‘fibra’ no local, talvez possas optar por isso até que outra operadora tenha acesso (Vodafone ou MEO), se optares por ADSL vê qual operadora faz mais barato, isto entre a Vodafone e MEO, e faz uma análise mais afundo sobre a fibra, basta ires ao site da MEO ou da Vodafone e vê quem é que tem a fibra mais perto do local, pode ser que uma delas ande a fazer instalações por perto, good luck!

      1. Avatar de Arlindo Pereira
        Arlindo Pereira

        Obrigado.

  6. Avatar de CarlosC
    CarlosC

    Este router não está disponível para grande parte dos clientes da Vodafone… a minha fidelização terminava em Setembro, e na altura “ofereciam” a instalação deste router na renovação – só que afinal quando vieram instalar não era este modelo – era um modelo mais actual que o que tinha, mas segundo a Vodafone afinal não era possível instalar o Smart Router na zona (e pelos vistos é uma situação comum).
    Mais um caso de publicidade/oferta enganosa… onde anda a Anacom?

    1. Avatar de PedroS
      PedroS

      A mim também aconteceu a mesma situação pois a minha casa é servida por rede de fibra “partilhada”. Não aceitei a mudança. Em Dezembro voltei a reclamar e então consegui a mudança para este router pois já é possível a instalação neste tipo de rede.

      1. Avatar de CarlosC
        CarlosC

        Obrigado pela dica – vou contactar a Vodafone, pois na altura ficaram de trocar o router sem custos quando tal fosse viável.

  7. Avatar de Rafael Rodrigues
    Rafael Rodrigues

    O Sr. que me fez a instalação cá em casa, referiu que não devia alterar o nome e pass de defeito porque dispositivos Apple, MAC ou IOS, não iriam conseguir entrar na rede e ter net. Isto é verdade?

    1. Avatar de Nope
      Nope

      Podes alterar o nome da rede (SSID) e a password à vontade 🙂
      O equipamento encontra o nome da rede e pede a password. Tenho alguma dificuldade em acreditar que foi isso que o Sr. disse.

      1. Avatar de Nelson Nunes
        Nelson Nunes

        Olá. Pois, mas a mim disseram-me o mesmo… Tive imensa vontade de me rir na cara do senhor… Há cada coisa, realmente… 😀

      2. Avatar de Rafael Rodrigues
        Rafael Rodrigues

        O instalador até acrescentou: a Huawai, não se da bem com Apple. Na realidade isto aconteceu, mas vou testar

    2. Avatar de Luis
      Luis

      Isso não faz sentido, se esses equipamentos estiveram com a password memorizada, ao alterares o nome vais ter de colocar novamente a password em todos os equipamentos, só isso.

  8. Avatar de André
    André

    Apesar da explicação ter sido excelente, podiam também explicar como se muda através da app Smart Router. Eu já sei mudar dessa forma, mas acho que os leitores também gostariam de saber e é muito mais fácil dessa forma 😉

    1. Avatar de Vítor M.

      A app será analisada agora em breve, com ligação aos respectivos guias.

      Obrigado pela sugestão.

  9. Avatar de dom afonso
    dom afonso

    Os Angolanos dão-nos cabo da vida e a malta continua a ir para a NOS e MEO …. Enfim
    Com a Vodafone como melhor prestador a todos os niveis.

  10. Avatar de Pedro Beaumont
    Pedro Beaumont

    Obrigado . Vodafone, pois é capaz de ser intressante

  11. Avatar de sideshow
    sideshow

    Alguém sabe como configurar DNS neste router. por exemplo por os do google?

    Obrigado!!!

    1. Avatar de André
      André

      Não é permitido… Também já quis mudar o meu para o DNS da Norton ConnectSafe mas as caixas do DNS estão inativas na página de configuração do router…

  12. Avatar de Ricardo maia
    Ricardo maia

    Bom dia

    Não consigo aceder a rede com Nintendo 2ds e Psp vita
    Além disso apenas aprece a rede 2.4 e sim eu alterei nomes e pass de ambas
    Mas tudo o resto consigo aceder Apple Nintendo switch Ps4 até o kobo.
    Que aconselham ?

  13. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Boa tarde,

    Alterei o nome da minha “Rede 2.4G (básica)” para um a meu gosto e no telemóvel fiquei logo sem internet, tendo já restabelecido ligação com os novos dados que introduzi.

    A minha dúvida prende-se com o, porque não fiquei sem net, uma vez que me aparece na mesma a rede wi-fi com o nome de raiz da vodafone. É normal aparecer-me no portátil o nome de rede wi-fi que eu criei e o antigo também? Será por na “Rede 5G (básica)” ainda estar com o nome original ou não tem nada a ver? Tenho que trocar o nome nas duas redes, ou seja, na Rede 2.4G e na Rede 5G?

    Agradecia esclarecimento 🙂

    1. Avatar de Sérgio
      Sérgio

      Corrigindo-me: “A minha dúvida prende-se com o portátil,…”

  14. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Boa noite,

    Hoje fiz uma habilidade no meu smart router que me deixou sem internet.
    Desativei por lapso a opção “Ativar SSID” tanto na rede 2.4G (básica) como na rede 5G (básica) e agora não tenho internet. Já tentei aceder ao nome da rede que tinha, escrevendo manualmente, mas não me consigo ligar nem sequer entrar no router através do ip 192.168.1.1. O que posso fazer agora para voltar a ter net?

    Agradecia ajuda, porque não percebo nada disto!!! Pus-me a tentar ocultar a minha rede e lixei-me, ficou tão bem oculta que nem eu próprio lhe consigo aceder…

    Obrigado.

    1. Avatar de André
      André

      Liga-te por cabo e faz o contrário do que fizeste.
      O Wi-Fi ficou desativado e agora só consegues aceder por cabo.

      1. Avatar de Sérgio
        Sérgio

        Já consegui.
        Estava ligar o cabo de rede às tomadas que tenho distribuídas pela casa e não estava a funcionar, porque não tenho cabos de rede a sair do modem e a ligar às tomadas do ATI. Liguei o cabo ethernet direto ao modem e já deu.
        Obrigado.

  15. Avatar de Joao
    Joao

    Alguem me pode informar se e possivel mudar o IP publico do Vodafone Smart Router?

  16. Avatar de Marcio
    Marcio

    Alguém sabe explicar se é possivel com a utilização de um segundo router igual a este, utiliza lo apenas como repetidor de sinal?
    Obg

  17. Avatar de Nuno Rodrigues
    Nuno Rodrigues

    Boa Tarde
    Eu tenho uma pequena duvida , nao sei se ocorre a mais utilizadores .
    Eu tenho um server interno configurado do DNS , no-ip etc… , quando estou fora ( em casa de alguem ) consigo ver , eu em casa internamente não .

    Há alguma configuraçao que tenho que fazer !!!!

    1. Avatar de Filipe Miguel Fernandes da Costa Leite
      Filipe Miguel Fernandes da Costa Leite

      Boas Nuno, conseguiste configurar o teu dynamic DNS da no-ip no Huawei HG8247Q ?

  18. Avatar de Antonio Pedro
    Antonio Pedro

    Bom dia
    Agradecia que informassem se é possível ocultar o nome da rede WIFI
    Obrigado

    1. Avatar de Nelson Mendes
      Nelson Mendes

      Sim, é possível ocultar os nomes das redes WIFI (SSID).

  19. Avatar de dajosova
    dajosova

    super router… LOL

  20. Avatar de João Heleno
    João Heleno

    Boa noite. Quando coloco “Vodafone” como utilizador e palavra-passe, não dá, aparece o seguinte erro: Nome de conta ou palavra-passe inválidos. Tente novamente.

    Alguma sugestão?

    Obrigado

  21. Avatar de Carlos
    Carlos

    tenho um HS8247W, e quando acedo a 192.168.1.1 o user e pass não dá com “vodafone”, se fizer um reset ele repõe essas credenciais? não consigo entrar, alguma dica?

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      queria apagar mas não dá, está atrás do router, mas só tinha visto do wifi, lol

  22. Avatar de Java
    Java

    Olá, boa tarde!
    Venho aqui solicitar a vossa ajuda.
    Não consigo ter acesso à área de configuração do router Acesso à Área de Configuração do router da HUAWEI
    HS8247W da Vodafone
    Já fiz tudo e melhor eu tenho a chave de acesso de Gestão e não reconhece-se a mesma.
    E agora? Há alguma alternativa?
    Agradeço desde já a vossa ajuda.
    Cumprimentos,
    Java

    1. Avatar de Java
      Java

      Olá, boa noite!
      No seguimento do meu pedido de ajuda, informo todos vós, de que já resolvi a situação.
      Não era nada difícil, porque a pass que tinha na minha posse, algumas letras estavam incorrectas.
      Portanto, está resolvido.
      Obrigado.
      Java