Unboxing: Xiaomi Mi 5

86 Comentários

Foi no mês passado, na feira anual Mobile World Congress em Barcelona que o Vice-Presidente da Xiaomi, Hugo Barra, apresentou ao mundo o smartphone Xiaomi Mi 5, o novo topo de gama da Xiaomi.

Após vários teasers lançados pela marca e até de uma divulgação não oficial de fotos, o Mi 5 chega com um design totalmente renovado, com um desempenho extraordinário e novidades a vários níveis. A HonorBuy enviou-nos em primeira mão o smartphone Xiaomi Mi 5 e agora apresentamos-lhe as primeiras impressões.

unboxing_mi5_1_wm


O antecessor Mi 4, lançado em Agosto de 2014, foi dos melhores dispositivos até agora produzidos pela Xiaomi. Um smartphone bem construído, robusto, muito rápido, com um excelente ecrã e capacidade de bateria pouco comum na altura.

Foi preciso mais de 1 ano e meio até que surgisse o seu sucessor, o Mi 5, que chega agora com um design completamente renovado, apresentando-se agora com um novo botão Home com sensor de impressões digitais, já típico em algumas marcas concorrentes.

unboxing_mi5_2_wm

Por pretender ser um smartphone de topo, está obviamente equipado com o que de melhor existe no mercado. É um smartphone Dual-SIM LTE, construído integralmente em alumínio, tem um ecrã de 5,15″ IPS de resolução FullHD e traz um SoC Snapdragon 820, com um CPU a 1,8 GHz (ou 2,15 GHz nas versões Prime ou Pro). Está disponível nas versões de 32 GB, 64 GB (versão Prime) e 128 GB (versão Pro), com 3 GB de memória RAM (4 GB na versão Pro).

Além de ter tido uma redução de peso, ter aumentado ligeiramente o tamanho do ecrã e ter 20 g a menos que o Mi 4, traz ainda interface de comunicação NFC e ligação USB Tipo-C.

Vídeo de unboxing

Especificações

  • Ecrã: 5,15″ de resolução 1080 x 1920 píxeis, 428 ppp
  • Dimensões: 144,6 x 69,2 x 7,3 mm
  • Peso: 129 g / 139 g (versão Pro)
  • CPU: Qualcomm Snapdragon 820, CPU Quad-Core a 1,8 GHz / 2,15 GHz (versão Prime/Pro)
  • GPU: Adreno 530
  • Memória RAM: 3 GB / 4 GB (versão Pro)
  • Memória interna: 32 GB / 64 GB (versão Prime) / 128 GB (versão Pro)
  • Conectividade: Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, dual-band, Wi-Fi Direct, hotspot, Bluetooth 4.1 A2DP
  • Câmaras:: traseira de 16 MP com flash Dual-LED com estabilizador óptico de 4 eixos e frontal de 4 MP
  • Sistema Operativo: Android 6.0 Marshmallow, interface MIUI 7.2
  • Bateria: 3000 mAh não removível
  • Cores disponíveis: preto, branco, dourado e cerâmica (versão Pro)
  • Preço: 250€ na HonorBuy

Os primeiros minutos de utilização deixaram água na boca para fazer agora uma utilização diária. No Mi 5 destaca-se claramente o cuidado que foi tido na produção deste novo design, revelando-se muito ergonómico e confortável, um grande salto comparativamente ao Mi 4.

unboxing_mi5_3_wm

Nos próximos dias será sujeito a uma utilização intensiva onde todos os pormenores serão apresentados na análise. O Mi 5 está disponível por cerca de 250€ na HonorBuy com envio a partir de armazém europeu. Aproveite ainda o voucher PPLWARE no valor de 5€.

Xiaomi Mi 5

Comentários

86

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nelson
    Nelson

    Olá, eu gostava de colocar uma questão.
    Posso trocar o MIUI 7 por stock android no Mi 5?

    Obrigado desde já.

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Não vejo porque não é so trocares a rom original por outra, mas muito possivelmente vais ter que passar o processo de desbloqueio do bootloader, permitindo teres o acesso root para fazer a troca.

      1. Avatar de eRRe
        eRRe

        Dar até dá. Se o kernel tiver sido disponibilizado, se as ferramentas para desbloquear o bootloader (substituir o de origem pelo twrp ou outro), e se houverem ROMs já preparadas para o dispositivo.

        Mas não vejo o porquê de alguém querer isso, o Miui está MUITO BEM conseguido (apesar de ser um pouco mais lento que stock Android) e com a expansão da marca só tende a melhorar 🙂

        1. Avatar de Nixtren
          Nixtren

          Há sempre pessoas que preferem Android puro, como por exemplo eu que preciso de Android puro para usar o Xposed Framework 🙂

    2. Avatar de Joao
      Joao

      O miui nao é apenas um Launcher??
      Acho q se pode simplesmente instalar outro…

      1. Avatar de Hugo Cura
        Hugo Cura

        Não, é muito mais que isso, de tal forma que o Mi 4 com o Android Kitkat, é igual ao Redmi Note 3 com Android Lollipop, que é igual ao Mi 5 com Marshmallow.
        O que evolui aqui a nível visual é apenas o MIUI, a evolução do core do sistema é praticamente transparente ao utilizador.

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          Instalar um launcher não era o que eu pretendia. Uma vez que eu queria a experiência android mais pura possível. Tal como a de um nexus. Mas não queria perder nenhuma funcionalidade. Quero ser capaz de usar o nexus inprint.

    3. Avatar de Dedo Maroto
      Dedo Maroto

      Instala o google now launcher e em principio tasse.

  2. Avatar de jose m
    jose m

    Até ao momento, o smartphone que mais me impressionou de 2016. e pelo andar da carroça só em setembro teremos concorrente à altura, excepto no preço 😉
    Fiquei curioso para saber como se porta a camera vs a rainha: Samsung S7
    Cumprimentos

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Não tenho um s7 para comparar mas tenho um iphone 6 e posso te dizer que este xiaomi mi5 dá 5-0 ao iphone 6, o mi5 consegue uma imagem mesmo muito boa em ambiente com pouca luz, e os videos 4K com o estabilizador estabilizador óptico de 4 eixos podemos tremer a vontade, no final parece que os nossos videos foram feitos por um profissional 🙂

      1. Avatar de RF
        RF

        Experimenta a câmara do iPhone 6s… praticamente sem luz nenhuma os vídeos ficam praticamente como se fossem de dia! Acho que não vale a pena comparar um telemóvel acabado de sair com um iPhone 6 que já está no mercado há 2 anos..

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Eu não tenho o6s mas tenho colegas de trabalho que tem e já fizemos umas comparações por carolice e ficaram admirados com a qualidade em baixa luz.

          Sobre o estabilizador deixo este video que tem uma comparação com o 6S.
          https://www.youtube.com/watch?v=WaHeVE3RxxU

        2. Avatar de Darkvoid
          Darkvoid

          iPhone?! A estabilização de imagem do mi5 dá 10 a 0!

      2. Avatar de joao
        joao

        tu deves ser adivinho…já testaste o mi5 ainda antes o teres experimentado..gg

    2. Avatar de Plq
      Plq

      Xiaomi não tarda está a passar à frente da Samsung e Apple.

      Wait for it

      1. Avatar de eRRe
        eRRe

        Nos mercados emergentes já passou 😉 (a Samsung pelo menos)

  3. Avatar de Miguel
    Miguel

    Tenho o meu a cerca desde o dia 4 ficou mais caro um pouco 380€ com portes e não paguei nada na alfandega, e já incluía desconto do vendedor no ali.

    Hoje passado alguns dias posso dizer que esta a ser uma experiência fenomenal, o melhor equipamento que já me passou pelas mãos, recomendo.
    Eu já jogei os jogos mais pesados da playstore e ele não dá um lag, e sempre com temperatura normal mesmo no fim de 30 minutos de jogo, navegar na web é uma coisa de outro mundo parece que estamos num I7 as paginas respondem e abrem mesmo rápido.

    Recomendo!

    1. Avatar de Aline
      Aline

      Nada na alfândega? Qual o vendedor e quanto tempo pra chegar? Qual tua versão?

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      De onde compraste?

    3. Avatar de Alexandre Assunção
      Alexandre Assunção

      O software está em português? Obrigado

  4. Avatar de Cavaleiro do Asfalto Digital
    Cavaleiro do Asfalto Digital

    Durante o teste, verifiquem a questão das compatibilidades c/ as bandas europeias nomeadamente a velha questão da banda 20 no LTE – 800MHz

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Não é preciso testar, só ler as specs está lá bem explicado!

      O que posso dizer é que sempre tive cobertura 4G, mas também ainda não fui para o interior de Portugal…

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Tenho um redmi note 3 e sendo da Beira Baixa, LTE nem sinal dela..

      2. Avatar de Cavaleiro do Asfalto Digital
        Cavaleiro do Asfalto Digital

        Eu não sei se está e anda muita dúvida nesse assunto!

        Diz-me onde encontras a banda 20 aqui:
        http://www.gsmarena.com/xiaomi_mi_5-6948.php

        1. Avatar de Hugo Cura
          Hugo Cura

          Não há qualquer dúvida nesse assunto.
          Em Portugal, os 3 operadores têm FDD-LTE nas Bandas 3, 7 e 20. A banda 20, dadas as suas características, tem longo alcance mas menor prestação, por vezes pior que o 3G, embora possa chegar onde o 3G não chegue. As bandas 3 e 7 só existem nos locais com população mais densa.

          A Xiaomi, desde sempre, comercializa os seus dispositivos com LTE nas bandas 1, 3 e 7. Resumindo, todos os smartphones Xiaomi com LTE funcionam com LTE em Portugal, excepto na banda 20.

          este screenshot feito no Redmi 3.

          1. Avatar de RuiC
            RuiC

            Hugo,

            Pelo screenshot e seus valores sem problema usar Xiaomi em Portugal correcto?

          2. Avatar de Hugo Cura
            Hugo Cura

            Sim, claro.

  5. Avatar de HMC
    HMC

    eu tenho um mi4 e uma coisa que me “irrita” é a faixa negra ao redor do ecrã. Se a cor do smartphone for preta disfarça um pouco melhor mas sendo branco notasse bastante. Não percebo o porquê de ele ter isso sendo que noutras marcas quase nem se nota…

    De qualquer forma é um smartphone de topo!

  6. Avatar de Pedro Pedrosa
    Pedro Pedrosa

    Aquela frame preta é que pronto.
    Para darem a entender que o ecrã ocupa grande parte do telemóvel e depois porem uma frame preta à volta mais valia estarem quietos.
    Querem enganar os consumidores à força toda

    1. Avatar de André
      André

      Se tiver a mesma função de sensor lateral do Mi4-c tem lógica para não ficar colado a essa área.

  7. Avatar de P
    P

    E em relação a assistência, já alguém teve de recorrer á assistência da marca?

    1. Avatar de pedro
      pedro

      Essa é a grande questão….

      1. Avatar de Andre Andrade
        Andre Andrade

        Funciona como as outras marcas, o único entrave é que em vez de demorar os 30 dias, pode demorar uns 45 dias!

        Mas pensem sempre, nos 300 € que pouparam em relação ao que a concorrência oferece aqui na europa! Já para não falar, nos updates… em que a XIAOMI, ainda hoje da suporte oficial ao MI2, de 2012….

        Samsung, LG, Motorola, etc… Updates para os smartphones do 2012?? Nem velos!!!

        Da que pensar isto!! Metade do preço de um galaxy s7, com updates e sem lags!

        E a qualidade de construção, meus amigos, é top mesmo 🙂

        Vale a pena a XIAOMI, desde a Mi Band ate as TV´s, uma marca simplesmente TOP. Preço vs qualidade é imbatível .

        XIAOMI FANBOY AUTODETECTED 🙂

  8. Avatar de Joao Torres
    Joao Torres

    acham que justifica comprar o PRO ?

    1. Avatar de André
      André

      Sem dúvida. Mais pelos 4gb de ram..

      1. Avatar de Marco Rua
        Marco Rua

        e 128gbs de espaço e a cor preta em ceramica. Fica top…… vai é demorar a sair. por agura so branco 🙁

        1. Avatar de Joao Torres
          Joao Torres

          não será mais bonito em Gold ?

  9. Avatar de Pedro Fernandes
    Pedro Fernandes

    Nota:
    Na descirção indicam:
    Sistema Operativo: Android 6.0 Lollipop, interface MIUI 7.2

    Se for Android 5, é Lollipop.
    Se for Android 6, é Marshmallow.

    Peço que corrijam, sff 🙂

    P.S.: Seria agradável uma comparação da camera fotográfica com o Samsung Galaxy S7 e o iPhone 6s, em termos de captação de luz (fotografias com pouca luminosidade), quando fizerem a análise. Fica a sugestão.

    1. Avatar de Hugo Cura
      Hugo Cura

      É do hábito 🙂 Obrigado.

    2. Avatar de Andre Andrade
      Andre Andrade

      Pelas comparações que já vi na net, ganha em situações de baixa luminosidade, e sobretudo, em situações em que a estabilização optica de 4 eixos entra em accao…. ai, não da hipóteses ao iphone 6S… Nem ao 6S Plus!

  10. Avatar de Aline
    Aline

    Correção: o mi3, que eu tenho, por sinal, possui NFC. Obrigada pelo vídeo, vou aguardar ter em armazém europeu pra pegar o meu.

    1. Avatar de Hugo Cura
      Hugo Cura

      É verdade Aline, tem sim. Obrigado.

  11. Avatar de Cláudio
    Cláudio

    O problema é o preço.. Por esse valor deveria ser o pro.. E não a versão mais básica do telemóvel.

    1. Avatar de Artur
      Artur

      O quê?? Achas isto caro para as specs que tem? (não comparo performance porque não o utilizei ainda).

      1. Avatar de gajo de alfama
        gajo de alfama

        Quem é que compra um smartphone pelas suas specs?

        1. Avatar de João Magalhaes
          João Magalhaes

          Huummm, eu penso que a maioria das pessoas, aliás, quase tudo é comprado pelas specs, ou não ?

          1. Avatar de joao
            joao

            diz isso a metade das compradores que são as mulheres….

    2. Avatar de Andre Andrade
      Andre Andrade

      Realmente, o problema é o preço… este telemóvel deveria ser dado!!!

      Ou então, a Xiaomi deveria aceitar permutas… Do género, dávamos 7 galinhas em troca de um Xiaomi MI5.

      Realmente, pensando bem, este Xiaomi é super caro!

  12. Avatar de Cláudio
    Cláudio

    Não se trata de ser caro.. Mas o real preço não têm nada haver.. Se o pro me ficasse por 350 euros eu vendia o meu s6 sem hesitar e adequiria um mi5 pro

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Por 350e nem um o ultimo Bq trazes quanto mais este xiaomi na versão pro.. Não sei o porque da “queixa”.. Visto que já deves ter dado mais por um Samsung, dares 400e ou mais pela versão pro deste não e nada de mais.

      1. Avatar de Felipe Teixeira
        Felipe Teixeira

        Se fosse 350€ queria a 300€…

        1. Avatar de Andre Andrade
          Andre Andrade

          Realmente, 350 € sem ter uma maça gravada atras é um roubo!

  13. Avatar de Mr.T
    Mr.T

    Hugol, tem radio FM?
    Tem Led de notificações?

  14. Avatar de Mr.T
    Mr.T

    Hugo, tem radio FM?
    Tem Led de notificações?

    1. Avatar de Hugo Cura
      Hugo Cura

      Não tem rádio FM.
      Tem LED de notificações (à esquerda dos sensores de luminosidade e proximidade).

      1. Avatar de Andre Andrade
        Andre Andrade

        Não tem radio FM? Porcaria de telemóvel !

  15. Avatar de Carlos Miguel
    Carlos Miguel

    Eu tenho o Xiaomi MI 4C desde o final de 2015 e estou muito satisfeito com este telemóvel. Até agora, o único problema que tenho, é as mensagens aparecerem sempre com a 1ª linha cortada, mas pronto dá para ler na mesma.

    1. Avatar de zecarias
      zecarias

      Isso é facil de corrigir, instala a room oficial da xiaomi.

      1. Avatar de Marco Rua
        Marco Rua

        Ate a rom compilada pelo forum miui portugal esta top. Muito mais leve e sem bugs e em termos de bateria 5 estrelas…. experimenta e deixas de ter esse bug. Tb tenho o mi4c e quando sair a versão pro do mi5 em cerâmica vou comprar. Ainda gosto dos tlms da sony mas depois de experimentar um xiaomi esquece, para mim xiaomi para sempre. Sempre meti a sony no topo da lista mas depois de experimentar o mi4c a sony passou para segundo lugar.

  16. Avatar de Mr.T
    Mr.T

    É pena não ter expansão Micro SD separada dos Sims e não ter Radio FM. Por estes 2 motivos, já não será o meu próximo telemóvel… Não fosse isto e era quase perfeito.

    1. Avatar de joao
      joao

      Precisas do micro sd separado para que? Com tanta forma de copiar conteudos sem usar fios….se mexeres no cartao uma vez por ano é muito. Quanto ao radio fm, vale o que vale….quem ouve a radio tugolandia, com sempre as mesmas musicas durante o ano inteiro, 3 a 5x ao dia repeat until….quando podes colocar tu proprio o som que queres no telemovel…cada um faz as suas escolhas….nem no trabalho oico radio…meto os meus phones e pronto isolado do lixo que me tentam impingir.

      1. Avatar de Andre Andrade
        Andre Andrade

        Radio… Com tantas apps que há para fazer isso….. Lol…. Realmente, não comprar por causa disso, é mesmo uma birrice…

        Em relação ao SD… Dou um conselho… Se for para meter la apps, esquecam… Seja la que classe for o SD, vai dar sempre barracada….

        Nada que chegue a memoria interna 🙂

        E pela diferenca de preco, ia direto para a versão de 128gb 🙂

        Na concorrência, o ultimo grito , com 128gb ronda os 1000€!!!!

  17. Avatar de Joao
    Joao

    Está previsto fazerem análise do redmi note 3 pro?

  18. Avatar de Francisco
    Francisco

    A mim na HonorBuy aparece a 376,19€ e não como no post diz 360€

    1. Avatar de Hugo Cura
      Hugo Cura

      Se escolheres a moeda em dólar, fazes a conversão do câmbio. A compra em dólares favorece-nos uns euros 🙂

  19. Avatar de André
    André

    Boas pessoal, antes de mais obrigado pelo vosso excelente trabalho a todos os níveis. Depois, só queria perguntar quais os métodos de pagamento da Honorbuy. Só Paypal ?

  20. Avatar de Joaquim Silva
    Joaquim Silva

    Boa Tarde
    Sou um completo leigo nesta matéria, mas gostaria de adquirir um telemovel destes, se o comprar no site da honorbuy, estará pronto a funcionar em Portugal? E em termos de assistencia tecnica numa possivel avaria, será que funciona? Desculpem estar a por esta questões, mas são receios logicos, para quem nunca comprou a não ser numa loja fisica.
    Obrigado

    1. Avatar de Andre Andrade
      Andre Andrade

      Honorbuy, não sei… Mas por experiencia própria, tem a geekvida.es que funciona lindamente.

      A powerplanetonline, também é muito recomendável 🙂

    2. Avatar de eRRe
      eRRe

      Eu não arriscava e mandava vir de uma loja espanhola, ou no mínimo, uma com armazém europeu. Recomendo a TechnoSpain.es ou Powerplanet (e a geekvida, mas apenas por feedback de amigos). Ainda só mandei vir da technospain, e veio sempre tudo muito bem acondicionado, e sempre com as caixas direitinhas e secas (é típico algumas empresas de entrega estragarem as encomendas aquando dos envios, mas a Nacex, que a technospain usa, tem sido SUPER cuidadosa com as encomendas que recebi até agora 🙂 )

      Há sempre o risco de ficar com encomendas na alfândega quando se compra fora da UE.. Quanto às garantias, é como tudo o que se compra, poucos centros de reparação existem cá, portanto para fora de Portugal vai muita coisa…

  21. Avatar de Duarte
    Duarte

    Joaquim Silva, essas também são as minhas questões… o risco compensa?

  22. Avatar de Branets
    Branets

    quando estiver na EU avisem please

  23. Avatar de FVA
    FVA

    Eu não sei se fiz bem, ou não, mas já adquiri a versão base na Gearbest, em pré-venda (só enviam apartir de 15/4) por 416,71….

    1. Avatar de Andre Andrade
      Andre Andrade

      qual o método de envio? DHL ?

  24. Avatar de Claudio
    Claudio

    Caro Bruno e Filipe Teixeira a questao aqui nao e o telemovel valer ou nao o dinheiro ou ter comprado um s6 mais caro a questao e o valor real de um Pro sao cerca de 370 euros porque pagar esse valor pela versao base? Se estao ok com isso tudo bem…eu nao estou..foi apenas esse o meu comentario.
    Peco desculpa pela falta de acentuacao teclado britanico

    1. Avatar de Andre Andrade
      Andre Andrade

      teclado britanico? pesquisa no Google.. por pouco dinheiro ( caso existam as teclas a venda ) consegues por isso direito 🙂

      Oh amigo, em relação ao valor real…. Isto é fácil… deixem passar o hype inicial, e comprem daqui por 2 mesitos! Acredita que vais comprar a um preço mais do teu agrado 🙂

      As novidades pagam-se 🙂

  25. Avatar de Aquilino
    Aquilino

    Para quem já tem o telemóvel, o dual sim tem a função de associação de contacto por sim, memorizado essas preferências de sim, para sempre, que o torna funcional no carro, com o kit mãos livres

  26. Avatar de Bruno Castro
    Bruno Castro

    Bom dia,
    Entre este e OnePlus 2 qual seria a melhor opção? Entre Mi 5 e o Mi 5 Pro quais são as principais diferenças?
    Obrigado.

  27. Avatar de Hugo Cura
    Hugo Cura

    “Entre este e OnePlus 2 qual seria a melhor opção?”
    O OnePlus 2 não joga nesta liga.

    “Entre Mi 5 e o Mi 5 Pro quais são as principais diferenças?”
    Está tudo no artigo (e no vídeo).

    1. Avatar de Bruno Castro
      Bruno Castro

      Caro Hugo Cura,
      Obrigado pelo esclarecimento.
      Quanto à diferença entre as versões, peço desculpa mas estava desatento.
      Cumprimentos.

  28. Avatar de Roberto Rodrigues
    Roberto Rodrigues

    Olá a todos. Devo dizer que ando atento à Xiaomi há já algum tempo e para se honesto estive mesmo passa comprar o Mi 4S contudo acho que o MI5 vale bem a espera adicional. Já usei HTC Mozart 7 com Windows Phone 7.8 ja usei samsung 6s na empresa, e uso atualmente Iphone 4. De todos era juntar a potência do samsung as apps do andróide e a fluidez do Windows . Tendo em conta a notícia de haver o port do Windows 10 para os Xiaomi vai ser desta que compro. E sim será pelas sapeca em primeiro lugar e depois o valor a dar.

  29. Avatar de João
    João

    O preço é um ponto sensível. Este telemóvel pretende dizer ao mercado que ser chinês não é ser chinesisse. Pretende ainda dizer que para se entrar bem servido não é preciso gastar 800€., basta cerca de metade. Se é perfeito, não. Se vale cada euro, depende do que o utilizador procura. Se pelo preço é uma compra segura, sem dúvida. Não nos esqueçamos que quem quer estar na crista da onda paga um preço premium. E são estas empresas que pressionam as outras, as ditas trend makers, a fazerem ondas mais altas.

  30. Avatar de Ricardo Horta
    Ricardo Horta

    Como é que se compara com o Huawei P9?

    1. Avatar de Hugo Cura
      Hugo Cura

      Em que aspectos? Tenho os dois comigo.

  31. Avatar de Mauro Ezequiel
    Mauro Ezequiel

    Boas, o mi5 vem cm linguagem pt-pt é que ouvi dizer que é pt-br?

  32. Avatar de João Galhofa
    João Galhofa

    o meu telemovel avariou á 1 mês (S4 mini) e desde entao que tenho andado a procura de um novo…comecei por ver o samsung A5, depois vi o BQ Aquarius M5, agora por influencia de amigos falaram-me do Nexus 5X e este xiaomi agrada-me bastante (o de 64GB) mas também gostei bastante do Huawei P9 e do One Plus X…
    Não queria gastar um dinheirão mas é tanta a oferta que não sei qual escolher…

  33. Avatar de Sofia
    Sofia

    o site honorbuy é de confiança? obrigada