Unboxing: Canon 5Ds, o poder da nitidez

36 Comentários

Conhecida por muitos como uma das melhores máquinas fotográficas de gama alta lançada pela conceituada Canon, chegou-nos às mãos a Canon 5Ds.

Equipada com uma fantástica lente Canon EF 24-70mm f/2.8 L II USM, esta é uma combinação que parece desde já ser uma aposta ganha. Hoje abrimos-lhe a caixa e apresentamos algumas das suas poderosas características.

Canon5ds-lente-capa

A gama profissional Canon é uma das gamas profissionais que mais curiosidade atrai. Apesar do design das máquinas ser muito semelhante entre todas as gamas, cada uma tem algo que a faz destacar.

Esta Canon 5Ds foi anunciada pela Canon em Fevereiro de 2015 e depressa conquistou muitos dos apaixonados pela fotografia e profissionais da área. Apesar de não ser uma máquina acessível a todos os bolsos, pois não é uma máquina feita para quem faz da fotografia um simples hobbie, é sem dúvida uma máquina poderosa.

Ao colocarmos esta máquina na mão, e estando alguém habituado a uma reflex de gama média/baixa, vai imediatamente perceber que este é um corpo robusto e que não é feito propriamente para os passeios de domingo. Na primeira utilização pode tornar-se confuso, se for a primeira vez que mexe numa máquina destas, tudo isto porque a gama profissional tem mais opções no corpo da máquina ao invés de ter apenas nos menus como as gamas mais baixas.

Em resumo, o primeiro impacto é óptimo e aguça a curiosidade para o que possamos fazer com esta Canon 5Ds.

Na caixa
  • Canon 5Ds (corpo)
  • Bateria
  • Carregador de bateria
  • Cabo USB
  • Alça de ombro
  • Manuais

A Canon permitiu ainda a possibilidade de testar esta câmara com a lente a lente EF 24-70mm f/2.8F II USM. Este vem com uma bolsa de pele a protegê-la.

Canon5Ds-01.jpg

A nível das especificações, a Canon 5Ds promete uma nitidez extrema com os seus 50 megapíxeis. Mas não é só deste valor que esta máquina se faz.

Especificações Canon 5Ds:
  • Sensor: CMOS 36 x 24 mm
  • Píxeis Efectivos: 50,6 megapíxeis
  • Total de Píxeis: 53 megapíxeis
  • Processador de imagem: Digic 6 duplo
  • Sensor de medição: 150 000 pixeis RGB+IR
  • Velocidade do disparo: 30-1/8000 seg
  • Focagem automática: 61 pontos
  • ISO: 100 – 6400
  • Até 5 frames por segundo
  • Ligação: USB 3.0; HDMI tipo C
  • Duração da Bateria: entre 660 a 700 disparos
  • Peso: 845g (só o corpo)

canon5ds-tamanho

 

A Canon 5Ds tem encaixe para lentes EF, excluindo as objectivas EF-S e as EF-M. A que temos, de momento, é a Canon EF 24-70mm f/2.8 L II USM. Esta promete ser uma óptima amiga da Canon 5Ds.

Especificações Lente:
  • Abertura mínima: 22
  • Menor distância de focagem: 0,38m (Macro)
  • Ampliação máxima: 0,21 (a 70 mm)
  • Diâmetro do filtro: 82mm
  • Comprimento máximo: 88,5mm x 113mm
  • Peso: 805g








anterior próxima

Os quase 2kg (corpo + lente) podem realmente assustar, mas é uma questão de hábito e todos os utilizadores de máquinas profissionais já estão habituados a estes pesos. Aliás, este não é dos equipamentos mais pesados da gama de máquinas profissionais.

Mas a maior curiosidade desta máquina são mesmo os mais de 50 megapíxeis que ela nos oferece, isto com a promessa de uma nitidez extrema.

O Pplware irá testar esta máquina e brevemente irá trazer-vos todos os pormenores numa análise detalhada.

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel
    Miguel

    Parece que tira fotos tão boas como o Lumia 950 🙂

    1. Avatar de GiGA
      GiGA

      Tão inocente…

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Claro que uma DSLR é claramente superior à camara do melhor smartphone actual como é o caso do Lumia 950. 🙂

        1. Avatar de Mark
          Mark

          Digamos antes a qualquer smartphone.

        2. Avatar de miguel
          miguel

          Hoje em dia já não é preciso que seja dslr, qualquer camêra (actual) só por si já é melhor que qualquer camera do telemóvel, pois é uma máquina feita a pensar em fotografia ou video(ou até o 2 juntos), logo tem melhores lentes, sensores e processadores que qualquer telemóvel!

      2. Avatar de dsa
        dsa

        É engraçado como comparão uma camara de um telemovel a uma máquina fotografica, uma pessoa ri para não chorar…

  2. Avatar de Pedro
    Pedro

    Giveaway? 🙂

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Isso é que era assunto! 😀

  3. Avatar de Miguel
    Miguel

    Andreia de Almeida faz um teste em HDR se for possível.

    1. Avatar de Andreia de Almeida

      Obrigada pela sugestão. São sempre bem-vindas e tidas em conta. 😉

      1. Avatar de somaisum
        somaisum

        HDR, ISO alto + baixa luminusidade. Longa exposição (tanto de noite como de dia, ver como resulta os tempos de exposição, tanto com tripé como sem ele). sff, claro 😀

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Esta não sei, mas a mais velhinha 5D Mark III de 22,6M com 2 processadores Digic 5+ tem um comportamento suberbo. Posso dizer-te que ao fotografar os interiores de Igrejas (as Igrejas têem muita falta de luz), consigo que a máquina ilumine melhor na foto os objectos fotografados, só com luz muito difusa e alguma natural do que a própria vista humana. E não estou a falar em nada de mais, exposição 1/40 a 1/60 e iso 100 a 1600.
          Mas Mesmo com ISO 12000 a foto continua com bastante nitidez, por isso uma máquina com 2 processadores Digic 6 faz seguramente melhor!!!!

          1. Avatar de Silva Jorge
            Silva Jorge

            Olá Ana, O digic 6 não é sinónimo de menos ruído! aliás a 5D markIII tem melhores prestações em alto iso do que a 5ds. Tenho as duas, e sendo da mesma linha, para mim são câmaras muito diferentes para propósitos diferentes. A 5ds sai a perder com a sua irmã no iso e em algumas specs no vídeo, contudo tem uma qualidade brutal em vídeo e a cereja desta câmara é a qualidade de imagem, rapidez, usb 3.0, flicker mode, informação no viewfinder e RGB+IR metering sensor.
            Esta câmara em estúdio alegra-me os olhos quando faço um zoom 100% 🙂

          2. Avatar de Vlad
            Vlad

            @Silva Jorge
            O DIGIC é um processador de imagens e não um sensor. Embora o DIGIC utilize redução de ruido, a sensibilidade é máxima determinada principalmente pelo sensor CMOS. Mas tens razão, a Canon 5DS, bem como a Canon 5DS R têm um propósito muito diferente da 3D Mark III. A série 5DS é mais para ser usada como máquina de estúdio, enquanto a 5D Mark III é para uso geral. Existem rumores que a Canon vai lançar uma maquina para substituir a 5D Mark III durante este ano. Afinal de contas a 5D Mark III já é comercializada desde 2012.

          3. Avatar de Rui
            Rui

            Eu sei que os processadores duplos Digic da Canon processam as imagens e quem as regista é sensor full frame. No comentário não refiro o contrário. Mas é nesses processadores que é feita a filtragem de todos os dados, ISO, abertura de diafragma, etc, só dessa forma é possível ter uma foto mais brilhante do que o sensor regista!
            A Canon prevê lançar a Canon EOS 5D MarkIV no 4º trimestre Fiscal, mas…… pouca coisa se sabe…. que processadores utiliza (digic 6+ duplo? Digic 7 duplo?), resolução, etc, etc…… Vídeo 4K, 5K…….

  4. Avatar de Emanuel Vitorino
    Emanuel Vitorino

    O que assusta não é o peso, mas o preço!!

  5. Avatar de Guillherme
    Guillherme

    Um Sonho de Máquina…

  6. Avatar de Tiago Silva
    Tiago Silva

    Seria curioso ver uma foto em interior com luminosidade baixa vs uma de telemóvel, para tirar as dúvidas aos mais sépticos 🙂

    1. Avatar de Mark
      Mark

      Esses era esfrega-los bem com betadine. É um antiseptico do melhor que há

    2. Avatar de Rui
      Rui

      O interior de uma Igreja é suficiente para terem vontade de deitar o telemóvel para o lixo! Então quando descobrirem que a máquina, mesmo sem tripé (velocidades mínimas de 1/30) a máquina consegue mais luminosidade que a vista humana!!!!!!!!!

  7. Avatar de Boss
    Boss

    Quando querem equiparar a qualidade de uma dslr à de um telemóvel não sei se ria ou se chore…

    1. Avatar de Mark
      Mark

      Isso é pessoal que lê propaganda das marcas a dizer que o smartphone x tem a qualidade de uma dslr…..
      Hoje em dia já ninguém sabe distinguir a realidade da ficção

  8. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Gostei do preço da lente no El Corte Ingles!! Quero já duas!

    1. Avatar de Dinis Coelho
      Dinis Coelho

      Eu quero o stock inteiro

  9. Avatar de Silva Jorge
    Silva Jorge

    Tenho uma e esta câmara foi feita mais para estúdio (moda, produto, retrato) e igualmente boa para arquitetura e paisagem. Esta câmara não foi feita para aqueles que querem baixo ruído com iso elevado, tipo reportagem casamento ou fotojornalismo.

    1. Avatar de João MS
      João MS

      Nesse campo reina a Nikon e a Sony começa a dar cartas (e são todas trunfos…diga-se de passagem).

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      Concordo, para reportagem fotojornalismo parece que está para ser anunciada nos proximos meses a 5D IV. Espero que esteja ao nível das expectativas, é que a Sony anda a lançar equipamentos muito bons (Alpha 7r II) e muito pessoal está a deixar a Canon…

  10. Avatar de Jsp
    Jsp

    O preço ate faz doer os olhos de tanto contar os números e é só o corpo xD

    Pplware tem de guardar bem a camera no cofre e aconselho que os testes que sejam feitos seja também dentro do cofre para não estragar nada e estar sempre segura xD

    Cumprimentos

  11. Avatar de rodrigo
    rodrigo

    uma lente Canon L sem o ‘red ring’ ‘a volta? que esquesito

  12. Avatar de Eu
    Eu

    Que lente está montada na máquina? Uma série L sem a famosa risca vermelha? :\

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Não é de certeza uma L, as objectivas Canon topo de gama (série L) têem todas o aro vermelho na extremidade. A máquina está subaproveitada com aquela objectiva 🙂

      Já a 2ª objectiva, anda a tentar-me à algum tempo, tem uma luminosidade excepcional (a 24-70mm de f:2,8L II USM, mas tive de me contentar com outra L a metade do preço, a Canon EF 24-105mm f/4L IS USM 🙁

      1. Avatar de Silva Jorge
        Silva Jorge

        A 24-105 não deixa de ser uma boa objetiva, podes sempre trocar por uma art da sigma, estão a fazer furor na net e a concorrência 🙂

  13. Avatar de Silva Jorge
    Silva Jorge

    Deve ser uma objetiva de demonstração, não vem com o anel vermelho para ser mais discreto 🙂

  14. Avatar de Jared Windmüller
    Jared Windmüller

    Demonstrei essa câmera ano passado no stand da Canon na feira Fotografar. Para quem precisa de grandes ampliações, e fotografias de muita qualidade, (ex: studio ou paisagens,) sem dúvida essa câmera irá superar suas especiarias.