Análise ao smartphone Lenovo ZUK Z1

34 Comentários

Sob a chancela da Lenovo, a ZUK Mobile chegou ao mercado para deixar a sua marca no mundo dos smartphones.

Uma construção de qualidade, um desempenho ao nível dos melhores que se conhecem, com as mais recentes tecnologias integradas é um pouco do que o novo ZUK Z1 pode oferecer. Mas há muito mais para descobrir.

ZUK Z1


A ZUK Mobile, uma recente fabricante de smartphones subsidiada pela Lenovo, foi fundada em Maio passado e apresenta-se no mercado com um smartphone topo de gama e cheio de classe. O Lenovo ZUK Z1 foi anunciado em Agosto passado e chega às nossas mãos por parte da HonorBuy, que o tem disponível no seu armazém europeu pelo preço promocional de 299,99 dólares (cerca de 275€) e com 2 anos de garantia, até dia 1 de Novembro. Pode ainda utilizar o voucher “PPLWARE” para um desconto de 5€.

 

1 – Características Gerais

O ZUK Z1 é um smartphone Dual SIM LTE (2x Nano-SIM) de ecrã IPS de 5,5″ FullHD. Tem o SoC Qualcomm Snapdragon 801 (MSM8974AC) quad-core, o mesmo que o Xiaomi Mi4 integra (tendo este sido lançado há um ano), e um GPU Adreno 330.

O ZUK Z1 está disponível com 3 GB de RAM e 64 GB de armazenamento interno, o que dispensa a utilização de um cartão de armazenamento externo para a maioria dos utilizadores.

ZUK Z1 - Lenovo

Vem com o Android na versão 5.1.1 Lollipop, com todas as aplicações e serviços Google e com a interface CyanogenMod 12.1. Tem suporte de rede LTE (4G) e suporta 2 cartões SIM em simultâneo (dual-standby), tal como qualquer outro smartphone Dual-SIM.

A câmara traseira é de 13 MP, com flash dual-LED, foco automático e estabilizador óptico de imagem. A câmara frontal é de 8 MP. Tem ligação USB 3.0 Tipo-C e leitor de impressões digitais. A bateria não removível tem uma capacidade de 4100 mAh, das maiores capacidades actualmente no mercado para nestes smartphones de gama alta.

Dentro da caixa a acompanhar o ZUK Z1 vem o carregador, o cabo USB/USB Tipo-C e o manual de instruções rápidas. Veja os detalhes no vídeo de unboxing, abaixo.

Especificações completas

  • Ecrã
    • 5,5″ LTPS LCD (1080 x 1920 píxeis), densidade ~401 ppp
  • Processador
    • Qualcomm MSM8974AC Snapdragon 801, Quad-core 2.5 GHz Krait 400
    • GPU: Adreno 330
  • Rede
    • GSM/HSPA/LTE
  • Sistema Operativo
    • Android 5.1.1 (Lollipop) com interface CyanogenMod 12.1
  • Memória
    • 64 GB memória interna, 3 GB RAM
  • Câmara
    • Principal (traseira): 13 MP com foco automático, estabilizador óptico de imagem, foco a laser, dual flash LED
    • Secundária (frontal): 8 MP com capacidade de gravação de vídeo a 1080p@30fps
  • Vídeo
    • Gravação: FullHD (1080p@60fps)
    • Dimensões e peso
      • 155,7 x 77,3 x 8,9 mm, 175 g
    • Conectividade
      • Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, dual-band, hotspot
      • GPS com A-GPS, GLONASS
      • Bluetooth 4.1 (LE)
      • USB 3.0 Tipo-C reversível
    • Bateria
      • Li-Po 4100 mAh (não removível)
Preço:

 

2 – Hardware e Design

Ao olhar para o ZUK Z1 não existe nenhuma característica de design que seja impactante. Segue a mesma linha simples que tantas outras marcas seguem na construção dos seus smartphones.

zukz1_1

Neste caso, começando pela zona frontal, temos um ecrã generoso de 5,5 polegadas, muito bem integrado em toda a estrutura. Acima do ecrã está o LED de notificações, os sensores de luminosidade e proximidade, o altifalante de chamadas e a câmara de 8 MP.

ZUK Z1 - Câmara frontal

Abaixo do ecrã encontra-se o botão físico Home que tem integrado o sensor de impressões digitais. Este botão fica no meio de dois outros botões capacitivos que têm a função de retroceder e aceder às aplicações mais recentes (tal como os smartphones Samsung Galaxy). Com excepção do botão retroceder, os dois outros botões permitem a inclusão de outras acções dependendo do tipo de toque ou pressão que se exerce no botão.

ZUK Z1 - Botões de volume e power

O friso lateral é em alumínio com boleado e do lado esquerdo inclui a ranhura para ambos os cartões nano-SIM. Do lado direito os botões de Volume e Power.

ZUK Z1 - Jack de áudio 3.5 ZUK Z1 - Porta microUSB Tipo-C

Em baixo encontra-se o microfone, a porta USB Tipo-C e a grelha do altifalante principal, que, por sinal, reproduz um som fantástico como é difícil encontrar num smartphone. Em cima, apenas está colocado o jack de áudio de 3,5 milímetros.

Falta apenas referir que a traseira inclui uma tampa em plástico não removível, neste caso em cinzento, mas também existe disponível em branco. A câmara de 13 MP bem como um microfone e o duplo flash LED encontram-se colocados ao centro da capa junto à parte superior.

ZUK Z1 - Traseira

ZUK Z1

Índice

  • Página 1
    • 1 – Características Gerais
    • 2 – Hardware e Design
  • Página 2
    • 3 – O que distingue o ZUK Z1?
    • 4 – Câmara
    • 5 – Autonomia
    • 6 – Veredicto

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Uma correção, o gpu acho que e o 330 e nao 430!

  2. Avatar de Andre
    Andre

    Obrigado pela análise, aguardava-a para decidir se comprava o telemóvel ou não, e deixaram-me com boa telefone. Neste momento estou indeciso entre o zuk z1 e o one plus x, por causa do tamanho do ecrã me parecer muito grande(5.5″) contudo o one plus perde bastante na bateria e no tamanho do espaço de armazenamento.

    Neste momento tenho um Moto G 1st gen(ecrã 4.5″), já houve alguém que tenha feita mudança para 5.5″ ou 5″ e que possa partilhar as vossas impressões?

    Já agora é normal o custo de envio na honorbuy ser $39? Há alguma razão para o custo de envio ser tão elevado?

    1. Avatar de Hugo Cura
      Hugo Cura

      Sim, essencialmente deve-se à qualidade e segurança do envio. Vê este exemplo. Podia ser útil haver uma modalidade com custo mais baixo sabendo que o tempo de entrega seria mais elevado, mas optaram por não trabalhar dessa forma.
      Aproveita o voucher PPLWARE para desconto de 5€, sempre é melhor que nada 🙂

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Humm.. mas levar 36€ de portes X 3.. é muito… visto querer 3 telemoveis eles estão a cobrar os portes a triplicar…

        1. Avatar de Hugo Cura
          Hugo Cura

          Deve haver 1 erro na contabilização dos portes. Com 2 dispositivos adiciona $10, com 3 adiciona $50.
          Vou notificar o responsável para que verifique a situação.

          1. Avatar de Ricardo
            Ricardo

            Boas!
            É que assustei-me com o preço dos portes de 3 Xiaomi Redmi 2 Pro.
            Eles passam fatura? pois para comprar a eles.. preciso que eles passem fatura..
            obrigado

          2. Avatar de Hugo Cura
            Hugo Cura

            Já recebi informação da loja:
            – Na questão do preço dos portes para 3 smartphones, estão a averiguar a razão, com o objectivo de corrigir (já que compensa mais 2+1 do que 3).
            – Quanto à factura, a ser emitida será pela empresa chinesa dona da loja, que não pode ser usada para questões de IVA.

    2. Avatar de João
      João

      Estou indeciso entre este(zuk z1), one plus x e moto x play, qual o melhor??

      1. Avatar de nmartins
        nmartins

        Tou na mesma situação.
        Acho que a minha escolha vai recair pelo 1plusx mas agradecia sugestões dentro do mesmo preço, specs e qualidade de construção.

  3. Avatar de jorge ribeiro
    jorge ribeiro

    vai haver algum passatempo para este telemóvel? 🙂

  4. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Boas tardes!
    Alguem sabe me dizer se essa empressa/site Honorbuy passa faturas ??!!
    Obrigado desde já.

  5. Avatar de xi7
    xi7

    lol, 2 horas e meia a carregar na totalidade…. homtomo ht6 6250mah, 37min apenas.

  6. Avatar de Bruno
    Bruno

    Adquiri este telemóvel no início de Novembro na geek apesar do tamanho não ser muito funcional o que acho que será uma questão de hábito estou muito satisfeito com ele em todos os aspectos.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Hoje é 29 de outubro e adquiriste o telefone no inicio de novembro? Caramba, isso é que é estar à frente no tempo! 🙂

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        Peço desculpa foi início de Outubro

  7. Avatar de Ruben
    Ruben

    Faltou só dizer que este telefone não tem suporte completo para as frequências 4G usadas em Portugal, já que não suporta a Banda 20 / 800 Mhz.. Pelo que fora das grandes cidades, LTE é para esquecer.

  8. Avatar de Gerardo
    Gerardo

    Boas, fiquei sem o meu Find 5 de repente (problema estranho de carregamento, ainda por cima comprei uma bateria nova). Alguém me aconselha um telefone até 150€ ?

  9. Avatar de David.pt
    David.pt

    nada mau para o preço

  10. Avatar de Diamantino Mendes
    Diamantino Mendes

    Boa análise. O problema de acentuação em alguns caracteres em alguns menus é facilmente resolvido por se mudar o tema. Assim que o fiz resolveu por completo essa questão.

  11. Avatar de Carlos
    Carlos

    Nexus 5X já disponivel na GoogleStore Portuguesa

  12. Avatar de Nelson
    Nelson

    Excelente artigo. Um verdadeiro deleite. Mesmo para mim que não tinha qualquer interesse no telemóvel acabei por ler tudo até ao fim. Bom trabalho!

  13. Avatar de Zé

    Optei pelo Xiaomi Mi4c . Atenção que o Mi4c embora seja externamente igual ao Mi4i, por dentro é um upgrade e é bem diferente e já tem Snapdragon 808. O Mi4c só tem 6 core mas é uma máquina e supera os 50K no Antutu, além de que tem a gestão de memória muito bem equilibrada superando muitos de 8 core. Fica a opção.

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Pelo que estive a ver de reviews comparativos, o Mi4c consegue melhor resultados no Antutu comparativamente ao Mi4, no entanto em utilização real perde performance em tudo para o Mi4 (inclusive há um video no youtube do Mi4 e Mi4c lado a lado e o Mi4 consegue correr tudo e renderizar tudo com 1 a 3 segundos mais rápido).
      Tendo em conta que o Zuk Z1 é identico ao Mi4 (feita a devida excepção à lente), eu decidi-me pelo Zuk Z1 só por causa do storage, bateria e o extra do fingerprint sensor… e o Mi4 não ser dual sim. Ah, e ter Cyanogen oficial 🙂

  14. Avatar de Pedro
    Pedro

    Qual é a protecção de ecrã deste telemóvel?
    Corning Gorilla Glass 3? Por exemplo?
    Agradecia uma resposta da vossa parte.
    Obrigado

    1. Avatar de Hugo Cura
      Hugo Cura

      No site refere Corning Gorilla Glass, mas não especifica a versão.

  15. Avatar de Duarte Vicente
    Duarte Vicente

    BOM DIA
    COMPREI ESTE APARELHO QUE CONSIDERO TER EXCELENTE QUALIDADE /PREÇO.
    GOSTAVA DE SABER COMO SE FAZ O REENCAMINHAMENTO DE CHAMADAS. OBRIGADO

  16. Avatar de Rui Mendes
    Rui Mendes

    Onde comprar em Portugal ou na EU a bom preço e com garantia?

    1. Avatar de Duarte Vicente
      Duarte Vicente

      Bom dia comprei na Honorbuy EU

  17. Avatar de Rui Mendes
    Rui Mendes

    Onde comprar em Portugal ou na EU a bom preço e com garantia?

  18. Avatar de mpaco
    mpaco

    alguem sabe se zuk 1 apanha 4 g no interior de portugal

  19. Avatar de Eduardo Rego
    Eduardo Rego

    Bom dia,

    Comprei recentemente um e tenho duas questões:

    1. alguém sabe como se reencaminham as chamadas?
    2 . É possivel escolher o cartão de saida das chamadas quando se marca o número? ou temos de andar a ligar/desligar constantemente porque sai sempre pelo cartão 1?

    Obrigado antecipadamente pela Vossa ajuda

    1. Avatar de Gerardo
      Gerardo

      Reencaminhar não sei. Mas nas definições tens lá Cartões SIM, ai dentro em “Cartão SIM preferido para”

      Podes escolher o cartão pr’e definido para chamadas, SMS e internet. Também tens a opção de “Perguntar sempre” Aí ele vai perguntar sempre que fizeres uma chamada/sms, qual queres usar.

  20. Avatar de Marcos
    Marcos

    Em menos de 3 meses, deu problema no leitor de digitais, não funciona mais essa função, olhando as configurações é ótimo, porém na prática é descartável.
    Comprei pelo site GEARBEST.COM, como já havia passado dos 45 dias da compra, eles me ofereceram enviar o telefone de volta pra ser arrumado ou então, receber 20 dólares de indenização, como eu trabalho com o telefone não tive como enviar pra ser reparado e tive que aceitar os míseros 20 dólares pra não ficar no prejuízo total… FOI MINHA PRIMEIRA COMPRA EM SITES DA CHINA E FIQUEI decepcionado, FOI COBRADO UMA TAXA DE IMPORTAÇÃO MUITO ALTA E DEMOROU QUASE DOIS MESES PRA chegar EM GOIÂNIA -GO.