Análise ao Huawei G8 – A elegância faz-se notar

39 Comentários

A Huawei tem colocado no mercado smartphones notáveis, mesmo quando o equipamento é segmentado para gamas mais baratas.

Depois do Pplware ter mostrado um pouco do potencial deste novo Huawei G8, vamos agora pormenorizar um pouco mais este modelo. O que poderá acrescentar o G8 ao mercado Android?

huaweig8-capa

1 – Características Gerais

Este é um smartphone elegante, leve e que o levará facilmente a apaixonar-se por um grande ecrã. O Huawei G8 traz consigo um ecrã Full HD de 5,5 polegadas, que deixa o utilizador com vontade de não o largar. Ao nível do processador, o G8 vem equipado com um Qualcomm Snapdragon MSM8939, octa-core a 1,5GHz.

O G8 vem ainda equipado com uma câmara traseira de 13 megapíxeis e uma câmara frontal de 5 megapíxeis. Para poder guardar todos os momentos captados, este smartphone traz 32GB de memória interna com a possibilidade de expansão através de microSD.

Em termos de RAM, a Huawei disponibilizou 3GB de memória RAM, que mostraram ser mais do que suficientes para a utilização normal de um smartphone.


 

Nano SIM com Micro SIM ou nano SIM com microSD

Apesar de ter a possibilidade de expandir o espaço de armazenamento do smartphone com um cartão microSD, terá de decidir antes disso se pretende ter um segundo cartão SIM. Ou seja, poderá ter em utilização um nano SIM e um micro SIM ou um nano SIM com um microSD.

 

Leitor Biométrico

Um dos pormenores que saltará logo à vista, é o leitor de impressões digitais na parte traseira do equipamento. E ao contrário do que possamos pensar, apesar de ser considerado de gama média, o leitor do G8 responde de forma extremamente rápida e eficaz.

pplware_g8_leitor_biometrico
 

Elegância até na embalagem

Este é um smartphone fino e leve, os seus 167g são apresentados inicialmente numa caixa cheia de simplicidade. O G8 vem acompanhado dos seus manuais de instruções, uns auriculares, cabo USB e o carregador habitual.

 

Huawei G8 – Especificações

Altura: 152.5mm

Largura: 76.5mm

Profundidade: 7.5mm

Peso: 167 g (com a bateria incluída)

Dourado, Cinza, Prata

Tamanho: 5,5″

Tipo: Ecrã TFT

Cor: 16M cores

Resolução: 1920×1080 (FHD)

Qualcomm® MSM8939™, 1.5GHz+1.2GHz 8-core (processador)

Android 5.1+EMUI 3.1

ROM: 32.0GB

RAM: 3.0GB

Disponível da ROM para o utilizador: cerca de 22.0GB

Categoria LTE 4: 50 Mbit/s (UL), 150 Mbit/s (DL)

DC-HSPA+: 5.76Mbit/s (UL),42 Mbit/s (DL)

WCDMA: 384 Kbit/s (UL), 384 Kbit/s (DL)

Classe EDGE 12: 236.8 Kbit/s (UL),236.8 Kbit/s (DL)

GPRS: 40 Kbit/s (UL), 60 Kbit/s (DL)

GPS/AGPS/Glonass

Bluetooth 4.0

Wi-Fi 802.11b/g/n, 2.4G

Alta Velocidade USB2.0

Acelerómetro

Sensor de proximidade

Sensor de luz ambiente

Câmara traseira: 13.0 MP AF

Câmara frontal: 5.0 MP FF

Formato Codec:

Áudio codec: MP3, MIDI, AMR-NB, AAC, AAC+, eAAC+, PCM

Vídeo codec: H.263, H.264, MPEG-4

Imagem codec: PNG, GIF (Static only), JPEG, BMP, WEBP, WBMP

Formato de ficheiros:

Formato de ficheiro áudio: *.mp3, *.mid, *.amr, *.awb, *.3gp, *.mp4, *.m4a, *.aac, *.wav,*.ogg, *.flac

Formato de ficheiro vídeo: *.3gp, *.mp4, *.webm

Formato de ficheiro imagem: *.png, *.gif (Static only), *.jpg, *.bmp, *.webp, *.wbmp

Formato Codec:

Áudio codec: AMR-NB, AAC, AAC+, eAAC+

Vídeo codec: H.263, H.264, MPEG-4

Formato de ficheiros: *.mp4, *.3gp

EMUI 3.1

Capacidade: 3000 mAh

 

2 – Design

O novo telemóvel da Huawei, tal como toda a sua gama, mantém a qualidade de construção em linhas simples. Ao pegar neste novo G8, a sensação que terá é a de estar com um dos topo de gama da marca e não apenas com um equipamento de gama média.

Este smartphone tem um corpo de alumínio, o que lhe confere um toque elegante e confortável. O G8 destaca-se também, tal como já referido, pela presença de um leitor de impressões digitais na parte traseira e, acima deste, está a câmara de 13 megapíxeis e o flash LED.

pplware_g8

Na parte frontal do equipamento temos, como habitual, o LED de notificações e a câmara frontal de 5 megapíxeis. Na lateral esquerda, contamos com a ranhura onde colocamos os cartões SIM (ou microSD) e na lateral direita temos disponíveis os botões de volume e ainda o botão de ligar/desligar.

Na parte de baixo do equipamento, encontram-se as colunas de saída de som, o microfone e a porta micro USB. Já na parte superior, encontrará a tradicional porta de áudio de 3,5mm e um microfone de cancelamento de ruído .






anterior próxima

 

3 – Desempenho e Funcionalidades

O Huawei G8 vem com o Android Lollipop 5.1, com a promessa da actualização para o novo Android 6. Tal como noutros equipamentos da marca, trazem as aplicações divididas por ecrãs, de forma semelhante ao iOS, graças à interface própria da Huawei, a EMUI 3.1.

Uma das vantagens em relação aos equipamentos habituais de gama média, é sem dúvida o leitor de impressões digitais. Após testado vezes sem conta, só podemos dizer bem. O local onde se encontra está pensado para que o utilizador tenha um acesso ágil e directo, por isso esta foi a escolha quando chegou a hora de decidir a forma de desbloqueio do ecrã.

pplware_g8_02

No que toca às aplicações que traz de origem, não é de todo exagerado. Já temos pré-instaladas algumas aplicações que todos nós usamos hoje em dia, alguns jogos e pouco mais. Desta forma, dos 32 GB de memória temos cerca de 22 GB completamente livres para tudo o que possamos querer colocar no nosso equipamento.

Ao nível do desempenho, foi rara a vez que passámos a marca dos 2 GB de memória RAM em utilização, dos 3 GB disponíveis. A qualidade do ecrã é espantosa para um dispositivo que não é considerado de topo, proporcionou um agradável momento de boas imagens de vídeo.

 

4 – Teste às Câmaras

Este G8 conquistou no primeiro resultado fotográfico. A fotografia mais simples do dia-a-dia ganha uma nova cor que vamos querer partilhar de forma imediata.

Com uma câmara frontal de 5 megapíxeis e uma aplicação pronta para apanhar o nosso melhor ângulo, vamos assim conseguir a selfie perfeita… mas não só. Esta característica é óptima, não apenas para quem adora fotografia mas também para quem utiliza de forma frequente o smartphone para vídeo chamadas, por exemplo.

Relativamente à câmara principal, esta tem 13 megapíxeis e vai certamente deixar todos os utilizadores satisfeitos. Esta câmara tem uma óptima qualidade, tanto diurna como nocturna. Todos os utilizadores activos das redes sociais, gostam de obter bons resultados de forma simples e este é o equipamento certo para tal. Além da óptima capacidade fotográfica, este novo telemóvel traz uma aplicação de edição de fotos bastante completa e assim temos todo processo facilitado para uma partilha perfeita.

Foto com Huawei G8 - Com Flash Foto com Huawei G8 - Sem Flash

Todas as cores que tanto adoramos numa fotografia captada de forma rápida, estão presentes quando captadas com este equipamento. Todos os exemplos que aqui mostramos, são imagens sem qualquer tipo de edição.






anterior próxima
 

 

5 – Conclusão

O Huawei G8 é um óptimo investimento e dentro do segmento Android, por este preço e com estas características, este é um dispositivo de combate.

A única questão que terá de pensar antes de adquirir um equipamento como estes é: necessita de um dual-SIM? Se sim, até que ponto poderá abdicar de ter mais memória interna? Bem, existem de momento bastantes formas de contornar estas questões e é por esta razão que não levamos este argumento com um problema.

huawei-g8-7

Ao longo do período de análise, este equipamento mostrou ser muito competente para o uso regular e intensivo que uma pessoa mais ligada ao mundo tecnológico faça. Pessoalmente, é muito raro ter um telemóvel em mãos em que obtenha resultados com autonomias de um dia completo ou até dois dias. No entanto, isto foi possível com o Huawei G8.

Numa utilização regular e não intensiva, ou seja só com envio de mensagens, realização de chamadas, captura de algumas fotografias e utilização muito esporádica da Internet, o smartphone aguentou facilmente os 2 dias. Com a visualização de vídeos e com o 4G ligado, assim como com o Wi-Fi, a autonomia baixou para um dia completo. De salientar que nunca foi usado nenhum modo de poupança de energia, que a Huawei também disponibiliza.

Este é um dos smartphones que provavelmente nunca o irá desiludir, até pela promessa de evolução para a mais recente versão do Android. Chegou por isso ao mercado a elegância e a qualidade de desempenho num único equipamento.


Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de kader
    1. Avatar de Ragnar
      Ragnar

      360€ compras.

    2. Avatar de Francisco Almeida
      Francisco Almeida

      Tens lá em grande e de mercado. Melhor é impossível. 😀

  2. Avatar de Rui Colaco
    Rui Colaco

    Ando a pensar comprar um Huawei, acham que vale a pena ou é demasiado “xinoca”? Tenho orcamento até 1000euros para um smartphone. Iphone 6s plus, Galaxy s6 Edge plus ou lumia 950…mas pondero tb um Huawei topo de gama por gostar dos modelos recentes

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Se tiveres pressa claro que NA MINHA OPINIÃO seria o iPhone 6s (Plus), se não aguarda pela chegada da proxima geração da maçã

      1. Avatar de Rui Colaco
        Rui Colaco

        nunca tive um iphone mas tenho ipad e adoro o sistema IOS, embora use os 3 sistemas. Nao tenho pressa, de momento tenho um lumia 925 e sinto alguma frustracao pela falta de apps mas ate setembro posso esperar

      2. Avatar de Rui Colaco
        Rui Colaco

        So ponderaria o lumia 950 se o projecto islandwood desse frutos mas não estou muito optimista

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          É uma possibilidade, mas terias de esperar tambem para ver

          1. Avatar de Rui Colaco
            Rui Colaco

            sim se calhar até setembro espero e vejo como o windows10 mobile vai evoluir, se continuar estagnado aproveito a dica do Hugo e avanco para o iphone 7.

          2. Avatar de Ricardo Raimundo
            Ricardo Raimundo

            Pelo que se diz a MS já está a contactar developers para começarem a testar a “portagem” de apps iOS para W10 universal. Vamos ver como corre. Já são mais de 200 milhões de utilizadores em W10.

    2. Avatar de GiGa
      GiGa

      Se fores comprar smartphones que não sejam iphone, quando futuramente o quiseres vender, vai ter um enorme desvalorização. Qualquer samsung, qualquer outro que leve com android. Falo por experiencia própria, quando vendi o meu galaxy Alpha.

    3. Avatar de cacun
      cacun

      Lumia 950, sem duvida nenhuma

    4. Avatar de Tiago Santos
      Tiago Santos

      Jovem com 1000€ de orçamento compra um Xiaomi Redmi 3 para ver se gostas do android (custa tipo 200 € com portes, lol).

      Caso não gostes compra um iphone 6s (~800 bombocas) :P, caso gostes mas aches que o telemovel não cumpre (o.O) compras um o supra sumo da batata do android tipo HTCs, SAMSUNGs ou HUAWEIs.

      Com tanto dinheiro podes comprar um bom smartphone android.

      1. Avatar de Rui Colaco
        Rui Colaco

        xiaomi e marcas chinesas jamais, o huawei ainda pondero mas nao gosto de produtos chineses

        1. Avatar de Sérgio E.
          Sérgio E.

          Marcas chinesas não, já da marca sueca Huawei compras… parece-me cada vez mais um post de troll…

        2. Avatar de Pedro
          Pedro

          Oh meu deus..
          Então pensas que samsungs e assim são marcas europeias é?Quase tudo é feito na Ásia..Não percebo como ainda existem estes comentários atirados p ar..a Huawei já tem um grande espaço na Europa mas pronto.

        3. Avatar de Tiago Santos
          Tiago Santos

          Americanas, coreanas, chinesas ?! isso é um critério? lol

          Para mim só interessa qualidade e fiabilidade.

        4. Avatar de Paulo Pires
          Paulo Pires

          lol não gostas de produtos chineses mas é tudo feito na China por isso não tens escolha.

    5. Avatar de Ragnar
      Ragnar

      Depende de qual SO mais gostas. Se gostas de iOS compra o iPhone se gostas de Android tens o Edge plus, G4 ou mesmo Huawei. Tudo depende do SO que mais te serve e não oiças os fanboys fanáticos da maçã, compra aquilo que mais te satisfaz.

    6. Avatar de Helder Correia
      Helder Correia

      Rui, na minha opinião deverias comprar o iPhone 6 com esses 1000 eur. Ou então, compras um equivalente (Galaxy S6 / LG / Sony / outro) por € 400 e com os outros € 600 compras um portátil 🙂

      1. Avatar de Rui Colaco
        Rui Colaco

        portatil n preciso, ja tenho um macbook pro retina 13 que chega para os proximos 5anos no minimo. Sinto me tentado pelo 6s mas gostava de ver algum avanco no W10M pois acho o SO optimo, so faltam mesmo as apps do IOS nele.

      2. Avatar de Ragnar
        Ragnar

        É uma boa escolha. Com sorte já se compra um Surface 4 ou um Macbook Air de 11 do ano passado com pouco mais de 600€.

    7. Avatar de miguel
      miguel

      porque não um SONY Z5 ou o SONY Z5 PREMIUM?

      1. Avatar de Rui Colaco
        Rui Colaco

        sony e smartphones é algo que me faz confusao…gosto da marca mas em smartphones eles sao conhecidos por serem caros e dos piores.

        1. Avatar de SSilva
          SSilva

          Discordo totalmente, se for sonys da Gama Z é do melhor que pode haver!
          Tenho o primeiro Z que saiu, e tem android 5.1.1 oficial, software muito fluído. É da geração do Samsung S3, compara um com o outro e vê a diferença.. o S3 tá parado no tempo e não vale nada, desvalorizou muito. E tou a falar do primeiro Z que saiu

        2. Avatar de miguel
          miguel

          também eu estou na eminencia de comprar um novo smartphone: independentemente do sistema operativo, o IPHONE 6S PLUS é o meu preferido, mas o SONY Z5 PREMIUM está muito bem equipado, então na parte multimédia está ao nível do melhor…

    8. Avatar de Francisco Almeida
      Francisco Almeida

      Este parece mesmo porreiro preço qualidade.

    9. Avatar de Pll
      Pll

      Não aconselho lumias com w10 neste momento, talvez para julho quando sair o redstone o sistema esteja mais maduro. Quanto ao s6 edge esperava pelo s7 uma vez que está mesmo ai a porta. Huawei topo de gama dentro do mesmo preço talvez o melhor seria mesmo o nexus 6p. Em relação ao iphone não vale a pena esperares, é uma questao se preferes android ou ios. Eu se fosse a ti esperava por Fevereiro para ver o que o samsung pelo menos tem para oferecer.

    10. Avatar de Ragnar
      Ragnar

      Compra o SO que mais gostas e mais te serve. Ficas bem servido com iPhone, Samsung da gama 6, Nexus 6P, Huawei ou LG G4. Eu gosto de ter sempre um iOS e um Android, nos Android, por gosto pessoal, gosto e tenho um S6 e até hoje só tenho bem a dizer do terminal, com excessão da bateria que com uso intenso gasta rápido a meu ver, mas também carrega rápido. Com o iPhone tenho o mesmo problema da bateria, mas em ambos consigo um dia de trabalho útil sem carregar. Já quanto aos WP, acho que prometem e têm potêncial mas ainda estão muito verdes em termos de apps, experiência que tive com um WP 8.1 há um ano, não sei se a coisa entretanto melhorou.

      1. Avatar de Artur
        Artur

        Diz me uma app que não tenhas no Windows 10 mobile

    11. Avatar de Miguel Ribeiro
      Miguel Ribeiro

      1000€ ?
      One Plus 2 e uma PS4 🙂

    12. Avatar de Joaquim
      Joaquim

      Conselho de amigo, compra o telemovél que a DECO PROTESTE esta a oferecer e guarda os restantes 990 €.

  3. Avatar de João
    João

    É bonito e tal mas é muito caro para a performance dum snapdragon 615…

  4. Avatar de Miguel
    Miguel

    Sony Z5 premium.séria uma boa escolha…

  5. Avatar de jmso
    jmso

    Aconselho o Honor 7 que é superior a este a 300euros na loja oficial. ele está a 350 mas todos os meses fazem promoções de 50 euros, a ultima foi no dia 14. melhor custo/beneficio não há…

  6. Avatar de Mateus
    Mateus

    Estou na dúvida entre este e o honor 7, o que aconselham?

  7. Avatar de pardaluxo
    pardaluxo

    Pena o Honor 7 ter só 16 G . Se bem que até dê e se suportar OTG melhor. Tenho o Mi4 Lte e deste modo vai dando.

  8. Avatar de dina neto
    dina neto

    comprei o huawei g8 modelo rio e agora nao consigo fazer videochamada. tem o android 5.1 lollipop.
    alguem me pode ajudar.

  9. Avatar de Rui
    Rui

    Tenho um Huawei Honor 7 e não estou nada arrependido. Aconselho