Redes: ainda se lembra do modelo de referência OSI?

3 Comentários

Quem gosta ou estudou redes de computadores, certamente que já ouviu falar no modelo OSI (Open Systems Interconnection). Este modelo de referência da ISO (International Organization for Standardization) é um modelo conceptual, que nos ajuda a perceber como os sistemas comunicam. Vamos lá recordar…


Apesar de, na prática, não ser usado (pois é um modelo conceptual), este é um modelo importante, pois define um conjunto de camadas e funções para a comunicação, em rede, de sistemas abertos.

O Modelo OSI começou a ser desenvolvido em 1970 e foi publicado como standard ISO 7498 em 1984.

O modelo de referência OSI contempla sete camadas, sendo que cada uma delas tem associado funções específicas.

CAMADAS DO MODELO OSI

  • Aplicação(Application)
  • Apresentação(Presentation)
  • Sessão(Session)
  • Transporte(Transport)
  • Rede(Network)
  • Dados(Data Link)
  • Física(Physical)

 

Explicação de cada uma das camadas

  • Camada Física
    • Define as características do meio físico de transmissão da rede, conectores, interfaces, codificação ou modulação de sinais.
    • É nesta camada que é definida a forma e a representação lógica da informação sendo que os bits com valor lógico 0 ou 1 são convertidos em sinais elétricos ou óticos;
  • Camada de ligação de dados
    • Esta camada tem por objetivo controlar o acesso ao meio físico de comunicação. É também nesta camada que é feito a numeração das frames (quadros ou tramas), o controlo de erros da camada física e o controlo de fluxo de informação.
    • Esta camada subdivide-se em duas subcamadas: a subcamada superior de controlo de acesso ao meio (LLC – Logical Link Control), que define e controla quando uma estação de rede pode começar a transmitir informação e a subcamada inferior de controlo das ligações lógicas (MAC – Medium Access Control) que faz o controlo de fluxo, controlo de erros e também o controlo de sequência;
  • Camada de rede
    • É nesta camada que é definida a interligação entre dispositivos de rede.
    • A camada de rede assegura questões como o endereçamento lógico e é responsável por funções de encaminhamento (routing) de pacotes na rede (do sistema de origem para o de destino) que pode ser suportado por diversos protocolos; É também feito o controlo de congestão.
  • Camada de transporte
    • A comunicação fim-a-fim, entre terminais, é realizada pela camada de transporte. Através do protocolo TCP (Transmission Control Protocol), é possível garantir um canal de comunicação fiável.
    • Esta camada disponibiliza também mecanismos de gestão de fluxo e deteção de erros em comunicações fim-a-fim. É nesta camada que é realizada a segmentação de dados e sequenciação;
  • Camada de Sessão
    • Esta camada é responsável pelo controlo (estabelece, faz a gestão e termina) e sincronização do diálogo/sessões entre aplicações.
  • Camada de Apresentação
    • A camada de apresentação assegura a compatibilidade entre camadas de aplicação de sistemas e sintaxes de dados diferentes.
    • Nesta camada são executados alguns processos como, por exemplo, a cifra ou transcodificação de dados;
  • Camada de Aplicação
    • Por fim a camada de aplicação fornece serviços às aplicações do utilizador.

Cada camada do Modelo OSI comunica com as camadas adjacentes por meio de interfaces bem definidas, permitindo a interoperabilidade entre dispositivos de diferentes fabricantes e a modularidade no design de sistemas de rede.

Modelo OSI – Protocolos por camada

A seguinte imagem mostra em que camada funciona um determinado protocolo. Por exemplo, quando falamos ao nível de TCP/UDP estamos mais especificamente a falar da camada de transporte.

Modelo OSI – Protocolos

A seguinte imagem mostra em que camada funciona um determinado protocolo. Por exemplo, quando falamos ao nível de TCP/UDP estamos mais especificamente a falar da camada de transporte.

Referências:

Comentários

3

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Glauber Pinheiro
    Glauber Pinheiro

    Essa matéria me lembrou o Novel Netware que (apesar de ser muito caro a licença) dominava as redes de computadores no século passado. Era tão fácil de trabalhar. Comandos em linha de texto, fácil ver o que os usuários estavam executando e derruba se estivem fazendo algo indevido no trabalho. Depois surgiu o Windows Server, e acabou com ele. Hoje em dia nem sei se alguém ainda usa Novel Netware.

    1. Avatar de Vítor M.

      Usei com a Infologia 😉

  2. Avatar de Filipe Sousa
    Filipe Sousa

    Muito bom artigo