Europa a alta velocidade: inaugurado o túnel mais longo para testar a tecnologia hyperloop

36 Comentários

Foi inaugurado, nos Países Baixos, o túnel mais longo da Europa para testar a tecnologia hyperloop. A ideia é que os passageiros sejam transportados entre cidades e países de forma rápida e eficiente.

European Hyperloop Center: inaugurado o túnel mais longo para testar a tecnologia hyperloop

O conceito de hyperloop foi introduzido por Elon Musk, que queria um “quinto modo de transporte” que ligasse São Francisco e Los Angeles. Na altura, o empresário afirmava que um tubo hyperloop poderia ligar as duas cidades em cerca de 30 minutos, em comparação com as até seis horas por estrada ou uma hora de avião.

Desde então, vários projetos foram sendo trabalhados, nomeadamente um assinado pelo britânico Richard Branson. Apesar de ter enviado dois passageiros numa viagem de teste, em 2020, a sua empresa Virgin Hyperloop acabou por fechar.

Agora, foi inaugurado aquele que é o mais longo túnel da Europa para testar a tecnologia hyperloop.

 

Hyperloop entregará viagens rápidas entre cidades e países

O novo túnel branco estende-se por 420 metros, é composto por 34 tubos interligados com cerca de 2,5 metros de largura. Segundo informações, quase todo o ar é sugado para fora do túnel, de modo a reduzir a resistência do ar e o veículo ser impulsionado por ímanes a velocidades que podem eventualmente atingir os 1000 quilómetros por hora.

Em forma de Y, o European Hyperloop Center é a única instalação do mundo que possui um “lane switch”, um túnel que se ramifica da pista principal, permitindo aos cientistas testar o que acontece quando um veículo muda de direção a alta velocidade.

É preciso isto para criar uma rede. O lane switch é uma parte divergente da infraestrutura, por isso uma parte vai, por exemplo, para Paris e a outra vai para Berlim.

Disse o diretor do European Hyperloop Center, Sascha Lamme, que prevê uma rede de 10.000 quilómetros de túneis a atravessar a Europa até 2050.

Se olharmos para a forma como as autoestradas se desenvolveram ao longo do tempo, a evolução é exponencial quando a tecnologia está pronta.

Nós criámos algo que é muito escalável. Pode avançar muito rapidamente. Por isso, deve ser possível entrar numa estação em Amesterdão e viajar para uma cidade como Barcelona em duas horas.

Partilhou Lamme com a Agence France-Presse, explicando que é “tal como se faz com um avião, mas sem todo o incómodo”.

European Hyperloop Center: inaugurado o túnel mais longo para testar a tecnologia hyperloop

A empresa neerlandesa Hardt Hyperloop planeia realizar os primeiros testes com veículos nas próximas semanas e o European Hyperloop Center está disponível para as empresas que desenvolvam qualquer aspeto da tecnologia hyperloop.

Embora estejam otimistas, os cientistas admitem que há um “longo caminho” a percorrer até que a tecnologia esteja completamente pronta, além de ainda estarem longe dos testes com passageiros.

Estes deverão estar disponíveis em 2030, provavelmente numa rota curta de cerca de cinco quilómetros – de um aeroporto para uma cidade, por exemplo, segundo Lamme.

European Hyperloop Center: inaugurado o túnel mais longo para testar a tecnologia hyperloop

 

Tecnologia hyperloop pode integrar o futuro da mobilidade

Segundo aqueles que defendem a tecnologia hyperloop, esta não produz poluição nem ruído, e integra-se em ambientes urbanos e rurais.

O consumo de energia do hyperloop como meio de transporte é muito menor (do que outros).

Também requer menos espaço para funcionar, porque temos estes tubos que podem ser facilmente colocados no subsolo ou em locais elevados. Portanto, temos uma pegada de infraestrutura menor.

Afirmou Marinus Van der Meijs, diretor de tecnologia e engenharia da Hardt Hyperloop.

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mestre Interespacial
    Mestre Interespacial

    Isto a ir para a frente só servirá as grandes cidades e metrópoles. Não serve as restantes em nada.

    1. Avatar de Entusiasta
      Entusiasta

      lol! Da mesma forma que um aeroporto liga Paris a Berlim!

      Não podemos esperar que se ligue Mexilhoeira da Carregação ao Fundão.

      Mas tal como uma rede de comboios seria muito mais fácil conectar cidades mais pequenas com esta rede de transportes.

    2. Avatar de Contador
      Contador

      Então o menino quer um hyperloop no campo? Pagas tu? lol, sempre a grande argumentação…

    3. Avatar de Realista
      Realista

      Imagina tu que eras o condutor de um taxi e todos os dias tinhas de ir buscar alguém a casa e leva-lo à escola que fica a 20km. Cobravas pela viagem o mesmo valor que um bilhete de autocarro?

  2. Avatar de Zé

    Jetsons did it.

  3. Avatar de rjSampaio
    rjSampaio

    Why?
    Não acredito que está parvoíce saiu dos EUA.

    O quote é completamente parvo, o consumo de energia para criar o vácuo necessário contrária a poupança, e em relação ao espaço… Qual a diferença para um túnel de metro?

    Ridículo, é só sacar dinheiro a investidores…

    1. Avatar de JL
      JL

      Dizem que é muito menor que outros, e faz todo o sentido.

      1. Avatar de rjSampaio
        rjSampaio

        menor o que? espaço ou consumo?
        Consumo, para conseguires reduzir o atritu tens de criar o vacuo, o vacue requer mais energia que um maglev.

        Espaço, um tunel de menos espaço, porque so precisa do tunel em si e a energia, já o hyperloop requer todo o equipamento para manter o vacuo.

        1. Avatar de JL
          JL

          Menor consumo, que outros transportes, está lá escrito.

          Como sabe que requer mais , o maglev é de longe o que consome mais.

          1. Avatar de rjSampaio
            rjSampaio

            “Menor consumo, que outros transportes, está lá escrito.”
            Falta as provas.

            “Como sabe que requer mais , o maglev é de longe o que consome mais.”
            Facil, o hyperloop usa “supostamente” a mesma tecnologia que o maglev, logo consome o mesmo, temos é d escolher um de dois cenarios.
            A: Consome o mesmo, mas nao consegue atingir a mesma velocidade devido ao atrito.
            B: Consome mais, para conseguir atingir a mesma velocidade para ultrapassar o atrito.

            Seja qual for a opcao que escolhida, agora tens de por em cima do consumo do hyperloop, todo o sistema de vacue, que consome imenso.

          2. Avatar de JL
            JL

            Se não sabe não pode afirmar o contrário.

            Não consome o mesmo porque atinge uma velocidade muito maior, devido a haver menos atrito, logo menos consumo.

            Tem de meter não, tem de tirar.

          3. Avatar de rjSampaio
            rjSampaio

            Relembra-me qual é o actual recorde de velocidade com passageiros do hyperloop…

          4. Avatar de JL
            JL

            Neste momento já passou os 1000 kmh.

          5. Avatar de rjSampaio
            rjSampaio

            a serio? fonte?

          6. Avatar de rjSampaio
            rjSampaio

            AI diz modelo a escala, e nao fala em passageiros…

          7. Avatar de JL
            JL

            Idêntico a este que estão a construir.

    2. Avatar de Antonio+Vasco
      Antonio+Vasco

      A diferença é de 900km/h de velocidade

      1. Avatar de rjSampaio
        rjSampaio

        Relembra-me qual é o actual recorde de velocidade com passageiros do hyperloop…

  4. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    hyperloop is now known as hyperfloop

  5. Avatar de FilipeB
    FilipeB

    Isto para transporte de carga não tem futuro? Menos problemas com as acelerações, carga e descarga, etc.

  6. Avatar de Miguel
    Miguel

    Em 2050 ainda se andará a estudar quais as futuras redes de alta velocidade para Portugal

  7. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Parece um bocado claustrofóbico. Se aquilo avaria um gajo pira-se para onde?

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Da mesma maneira que se entrares num teleférico, num barco ou num avião…

      1. Avatar de yamahia
        yamahia

        Sempre há a hipótese de usar um pára -quedas no avião e um bote e/ou colete insuflável no barco.

        1. Avatar de JL
          JL

          Para quedas num avião ? mostre lá qual é o avião que dá pára quedas aos não formados ? LOOOOL

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            A esperança é a ultima a morrer. Se não derem (depende do aviao) pode ser que tenha a sorte de amarar de barriga e dê para um gajo se pirar.
            Agora num canudo sem saída é que não me apanham.

          2. Avatar de JL
            JL

            Loooool

          3. Avatar de Antonio+Vasco
            Antonio+Vasco

            A probabilidade de ter um acidente num ambiente fechado como é um tubo de transporte do que num ambiente aberto, sujeito as condições atmosféricas, como é o transporte de avião

        2. Avatar de Realista
          Realista

          Alguém nunca usou o túnel do Marão… lololol

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Nada a ver uma coisa com a outra!

  8. Avatar de NunoManuelAlves
    NunoManuelAlves

    Eu prefiro um TDi encher o depósito com sumo de dinossauro pagar 100 paus uma maravilha da tecnologia…. Tenho um quarto da potência, ainda tenho a benece da revisão porque eu gosto da experiência e ainda pago para ter um veículo de alta tecnologia o chamado imposto IuC, para quê que eu quero andar a 1000 km por hora e gastar uns miséros cêntimos em eletroes quando posso gastar euros eu Sumo e andar a 150 km e largar fumo NOX ….nahhhh esqueçam ice é o Futuro esqueçam lá isso dos hiperloops e Bevs nahhh não serve para nada, a não ser que o hiperloop seja TDi e andar a mais de 150 km e claro tem k largar Nox e funcionar a sumo de dinossauro caso contrário ja nao gosto:):):):):)

    1. Avatar de Lachon
      Lachon

      RAIOS parta o erro que cometeram neste artigo. Falaram no nome Elon Musk. Pronto. Logo vieram e vêem os haters da Tesla dizer que isto não vale nada e que mais vale estar quieto. Regredir em vez de progredir, é a opinião dos haters da Tesla armados em engenheiros

      1. Avatar de Nuno-Manuel-Alves
        Nuno-Manuel-Alves

        eu estava a GOZAR :):):):):):) e a ser irónico, estava a meter nojo para o YAMAHIA:) eu gosto de brincar com ele:) nada mais eu tenho um Tesla M3 HGL:) HiperLoop TDi :):):):):):):):)