Worldcoin: Como? Diariamente 4 mil portugueses vendem a íris

82 Comentários

Costuma-se dizer que por dinheiro as pessoas fazem tudo! E a provar tal afirmação, está a notícia que todos os dias, cerca de  4 mil pessoas em Portugal oferecem-se para fazer um scan da íris em troca de dinheiro (criptomoeda). É inacreditável…saiba porquê!

Worldcoin: Diariamente 4 mil portugueses vendem a íris


Worldcoin distribui criptomoedas em troca de uma fotografia à íris

A notícia está a ser avançada pelo jornal Expresso e a Comissão Nacional de Proteção de Dados já está a averiguar. Segundo o jornal, uma empresa do criador do chatGPT, a Worldcoin, distribui criptomoedas em troca de uma fotografia à íris.

Do que se sabe, mais de 300 mil pessoas já passaram pela banca da Worldcoin que está na Gare do Oriente, em Lisboa. A fila é grande e, do que se sabe, as pessoas recebem de forma rápida um valor que pode superar os 100 euros em apenas um dia. Jovens e carenciados são os mais tentados a esta oferta, mas…!

Worldcoin: Diariamente 4 mil portugueses vendem a íris

Íris é mais identificativa de uma pessoa do que a impressão digital

Ambos são meios de identificação únicos, mas cada um tem as suas próprias vantagens e desvantagens. A íris é considerada altamente identificativa porque a sua estrutura é única para cada pessoa e dificilmente muda ao longo da vida. No entanto, a obtenção de uma imagem de alta qualidade da íris pode ser mais complicada em algumas situações.

Já no que diz respeito às impressões digitais também são únicas e amplamente utilizadas para identificação, mas podem ser menos distintas em alguns casos e podem ser mais facilmente comprometidas por danos à pele. Em geral, ambos os métodos são poderosos quando usados corretamente em sistemas de identificação biométrica.

Ainda segundo o jornal, são muitos que não sabem propriamente o que vão fazer à banca, sabendo apenas que podem receber dinheiro “Não faço ideia, mas uns amigos disseram-me que se instalasse uma aplicação e viesse aqui podia receber muitas moedas”.

A Worldcoin consiste numa identidade digital que preserva a privacidade (World ID) e, onde as leis permitirem, uma moeda digital (WLD) recebida simplesmente por humanos.

Comentários

82

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Será que a seguir essas moedas podem ser gastas para comprar coisas no Vasco da Gama ali em frente?

  2. Avatar de luis
    luis

    Surpreendentemente porque? Há milhares de anos que as mulheres vendem o próprio corpo por dinheiro, só a íris e o que é surpreendente? Realmente contratem me que escrevo melhor conteudo

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Isso é uma resposta machista! Enfim…pensei que a sociedade já tinha outra mentalidade.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Ele não disse mentira nenhuma, sempre foi assim. Machista porque se sao factos?

        1. Avatar de Joao
          Joao

          Simples, porque são coisas completamente diferentes, nunca pensai haver ainda mentalidades tão tacanhas e retardadas.

          1. Avatar de Ricardo
            Ricardo

            Vender a iris e diferente de vender o corpo porque? E com cada cromo por aqui que jasus me livre

          2. Avatar de Rrrrrrrr
            Rrrrrrrr

            Vender o corpo é diferente de vender a íris uma vez que, como está escrito no texto, a íris pode ser usada como identificador pessoal, tal como a impressão digital, e que provavelmente será usada no futuro.
            Estão a vender a sua identidade.

            Já agora, se não há problema com isso, vendam também as vossas impressões digitais! Força!

          3. Avatar de Ifm
            Ifm

            Achar que vender o corpo é melhor que vender a íris…

            Prefiro ser tacanho mesmo.

            Estamos a caminhar para uma sociedade de degradação social gigante.

            E quando uma constatação de factos leva uma comutação machista, racistas, xenofobica.
            Onde os sentimentos das outras pessoas se sobrepõem a realidade e a factos.
            Onde o certo e o errado, não vem de um lógica objectiva e sim de sentimentos que podem mudar a cada segundo.

            E assentar as bases da sociedade um sentimento e coisas que não tem lógica palpável, é mesmo caso para dizer que vamos mesmo muito mal.

          4. Avatar de Joao
            Joao

            Ricardo, não acredito que nos dias de hoje ainda haja pessoas tão mal informadas, então tu achas que vender algo como a iris, mais única que a impressão digital, é a mesma coisa que receberes 100€ para dares o pacote? Pacotes há muitos e não identificam ninguém, iris são únicas.

          5. Avatar de Ifm
            Ifm

            O João acabou mesmo de dizer isto???
            Vender o pacote por 100€ é melhor que vender a íris!!!!

            Eu preferia oferecer os dados da minha íris que dar o meu pacote por 100000€.

            Cada um tem valor e gostos diferentes mesmo…

            Já a minha avó dizia ” um burro (animal), cheio de notas, não deixa de ser um burro, por isso estuda”

      2. Avatar de Jose Afonso
        Jose Afonso

        Pode ser machista, ou outra coisa qualquer, mas nao apaga o facto de ser verdade.

      3. Avatar de Carlos
        Carlos

        é machista porque?

      4. Avatar de gttt
        gttt

        Nao concordo Pedro, vender o corpo pode ser para homens ou mulheres e é igual a vender os dados…

        1. Avatar de Pedro Pinto

          OK, cada um com a sua ideia. Mas também não foi essa a comparação que fiz.

        2. Avatar de Joao
          Joao

          Quando vendes o corpo, entregas a alguem para uso no momento e mesmo que tirem fotografia não serve como identificador. vender a iris é estar a vendar um dado único que serve para te identificar.

      5. Avatar de AlexS
        AlexS

        Porque raio é uma reposta machista? Factos são machistas?
        Muitas mais mulheres vendem o corpo desde que existe humanidade do que homens.

    2. Avatar de A. Joao
      A. Joao

      luis esse exemplo é um orgulho para a tua mae, que te criou com essa ideia misógina. Es um orgulho para a tua mãe nao ha duvidas. e que não tenhas irmas.

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        O joao anda muito sensivel….veja la se a sua mae nao anda assim a pagar lhe as contas da net para andar a debitar tantos disparates porque. Nao seria a primeira

      2. Avatar de Ifm
        Ifm

        a.joao eu não tenho a problema nenhum e até tenho orgulho em mostrar a minha mãe, e família onde trabalho e o trabalho que faço.

        Agora pensa se tu tens orgulho em mostrar o trabalho e o Instagram da tua mãe e das tuas irmãs ao mundo.

        Se sim, vamos bem, se não… É porque algo de errado não está certo.

    3. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      E homens também.
      Achas que os monges estão no convento a rezar o tempo todo?

    4. Avatar de Tó

      vender o corpo não dá a outros acesso aos teus dados. Se calhar pensas um bocadito antes de escrever imbecilidades.

      1. Avatar de Penso eu de que.....
        Penso eu de que…..

        investiga melhor , toda mulher que se envolve sexualmente , fica com o dna do homem impregnado no seu para sempre a estudos que falam.sobre isso

        1. Avatar de Profeta
          Profeta

          E em que e que isso reflecte-se para a mulher ? Quer dizer que se tiver varios homens fica com varios dnas impregnados ? Isso faz especificamente o que a mulher ? Torna-a mais bela ? hehe

    5. Avatar de Joao
      Joao

      Este deve ser o comentário mais ignóbil que já li até hoje. Nem pelo facto de ser retardado, machista e demonstrativo de mentalidade tacanha, mas sim pelo tipo de comparação que é feita. Contratar-te está fora de questão, pois nem sabes que conteúdo tem acento no u (ú).

      1. Avatar de luis
        luis

        Agora em portugues

    6. Avatar de WhiskasSaquetas
      WhiskasSaquetas

      Luis essa resposta é rídicula, para não dizer coisa pior. Os dados biométricos são únicos em cada pessoa e estão a vender essa informação pessoal a uma empresa de cripto?!?! Já pensaram nisso?!?! Uma coisa é ser exigido para o passaporte outra coisa é uma empresa da “conchichina” recolher essa informação.

    7. Avatar de Zerto
      Zerto

      Compara a venda da iris com o corpo não tem qualquer sentido, podes vender (ou mais correcto seria alugar) pois o corpo contibua a ser tua propriedade fisica, já quando vendes os dados biometricos da tua iris estas entregar a totalidade da propriedade desses dados a terceiros que podem fazer o que quizerem com eles.

      tal como hoje o CC tem o registo de impressão digital, se amanha mudarem o sistema de autenticação para iris, que para votares, teres um emprego, ou mesmo levantar dinheiros tens de te autenticar com os dados biometricos da iris. Quem vendeu os seus dados biometricos, vai ter de pagar para poder usar pois não tem qualquer direito sobre os mesmos.

      Mas isto já foi falado e discutido em 2016, mas na altura tal como a covid espalhar pelo mundo era uma idiotice.

  3. Avatar de palex
    palex

    “É inacreditável…saiba porquê!” Fiquei sem perceber o porquê… Percebo que dar dados biométricos é perigoso, mas o artigo não parece expor o “inacreditável”.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Como diz no artigo, a irís pode ser usada como identidade de uma pessoa. Os perigos são todos e mais alguns.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        A apple ja tem isso ha anos de bilioes de pessoas, nenhuma empresa tem tantas iris como a apple

        1. Avatar de Vítor M.

          Onde é que a Apple faz recolha da íris?

          1. Avatar de lambisco
            lambisco

            Este pessoal não sabe o que diz, são daqueles que dizem que os telemóveis estão sempre em escuta e por isso é que as publicidades aparecem sempre referentes ao assunto que estão no tasco a falar com os amigos.

          2. Avatar de luis
            luis

            O faceid? Sim an Apple diz que fica no chip localmente mas só ingénuos acreditam nisso

          3. Avatar de Vítor M.

            Sim sim, os espertos, os que dizem o contrário (porque um amigo lhe disse), são os que sabem a verdade 😉 aliás, são os mesmos que conhecem o tamanho do Domo. 😉

          4. Avatar de luis
            luis

            Ou se calhar o amigo trabalha na Apple e sabe coisas que aqui ninguém sabe mas pronto acreditem no que querem

          5. Avatar de Vítor M.

            Sim sim, há pessoas que têm amigos desses, que trabalham nessas empresas e falam muito do trabalho 😉

          6. Avatar de Profeta
            Profeta

            Bem eu nao quero defender ninguem, mas toda a gente sabe que muitas empresas operam pelo secretismo, e fazem coisas as escondidas que ninguem sonha. E verdade ou mentira o que estou a dizer ? Nao foi nenhum amigo que me contou.

          7. Avatar de Vítor M.

            Depende das empresas. Há algumas, como temos visto, que o que fazem esta de tal forma escrutinado que pagam caro quando um regulador… simplesmente discorda da política de negócio. Achas que arriscam?

          8. Avatar de Vítor M.

            Claro. Ele referiu o Face ID e não está correr. O Optic ID sim.

  4. Avatar de Soberbo
    Soberbo

    Resta saber o que irão fazer com esta base de dados. Como é possível pagar 100€ a milhares de desconhecidos? Qual é o método de negócio?
    Quando a esmola é grande…

    1. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Vender os pobres escravos que lhes vendem a sua identidade e privacidade
      O mesmo que a religiões fazem há milhares de anos. Só que agora não precisas de rituais nem acreditar em nada de sobrenatural. Cegam os idiotas com os 100€ iniciais.

    2. Avatar de kyllaz
      kyllaz

      Eles não pagam 100€, recebes worldcoin que tem o seu valor único como qualquer outra cripto. Aliás ao valor que a worldcoin está e o que eles te dão pela criação de conta é literalmente impossível receberes 100€ o artigo é enganador. As pessoas estão a dar o seu dado mais pessoal a maior empresa de AI do mundo por uns trocos…surreal…vi uns vídeos das filas e aquilo é claramente malta do bairro social, mitras e uns pobres que vão atrás. Qualquer pessoa com o mínimo de inteligência não cai nisto.

    3. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Para teres 100€ terias de vender

  5. Avatar de berlaitada
    berlaitada

    Eu fazia scan da íris onde o sol não bate.

  6. Avatar de Cavalheiro na reforma
    Cavalheiro na reforma

    Anda a União Europeia desde 2009 a proteger ao máximo as impressões digitais e a iris nos documentos eletrónicos/biométricos com tido o que isso implica (com certificados, gestão de certificados, autenticação de terminais e chips) , e mesmo assim não funciona em todos os países, e nós fornecemos um identificador biométricos único, imutável e perene por 100 euros…
    Depois não nos queixemos do roubo de identidade…

    1. Avatar de lerolero.com
      lerolero.com

      Isto. Pior que vender o corpo é vender a identidade.

  7. Avatar de Carlos
    Carlos

    Qual a diferença de usar o face unlock de um iphone?
    ou a iris num apple vision pro?
    ou de uma impressão digital de um smartphone?
    ou de dar a impressão digital para acesso a edificios?

    1. Avatar de Vítor M.

      O Face ID não faz leitura da íris, nem da retina. Gera um mapa do rosto e guarda a informação na conta única do utilizador, no Secure Enclave. O serviço da Apple é escrutinado pelas autoridades e reguladores, como, possivelmente, nenhuma outra empresa o será. Basta ver tudo o que a Apple apresenta que recebe da UE e reguladores de outros países uma atenção sempre minuciosa.

      No caso do Optic ID, a luz de infravermelho ilumina o olho, para que as câmaras oculares Apple Vision Pro possam captar imagens da íris do utilizador.

      Esses dados de imagem da íris são enviados e processados no Secure Enclave e numa parte do mecanismo neuronal do chip Apple M2 que é protegida dentro do Secure Enclave, onde é transformada numa representação matemática para inscrição.

      No caso da impressão digital, o processo de armazenamento é o mesmo, não há como os “roubar” de dentro do Secure Enclave.

      Outras entidades, principalmente este tipo de empresas, não há como comprovar que os dados recolhidos não são vendidos, até para entidades e organizações “menos sérias”. Basicamente as preocupações são essas, o certo pelo incerto.

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        > onde é transformada numa representação matemática para inscrição.

        é exactamente o que o world coin faz. além disso é opensource, e por isso, escrutinado.

        O que eles fazem é validar que um hash (uma iris – ou seja uma pessoa) só faz um levantamento uma vez. Dai isto a ser um air drop justo e fiável

        não estou a ver onde está o problema.

        > que é protegida dentro do Secure Enclave
        até ao dia. https://tech.hindustantimes.com/tech/news/-unpatchable-flaw-found-in-iphone-s-secure-enclave-here-s-what-it-means-for-the-user-71596515416940.html

        1. Avatar de Vítor M.

          Vender esse material, pode ser uma solução rentável. Ou não vender, por isso é o certo pelo incerto. Mais ainda que “pagam” por algo que as pessoas não sabem o devido valor 😉 convenhamos que é uma situação muito… estranha.

        2. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Ando na CosmWasm desde a sua concepção e tenho AirDrops a chegar aos 5k só por fazer hold de determinadas quantias.. não preciso de me vender

  8. Avatar de Rr
    Rr

    Mas o que é que eles ganham com isso ? Não me estou a referir ás pessoas …que deixam os dados da íris , esses pelo que percebi recebem 100 euros , mas a empresa dá 100 euros para quê ?

  9. Avatar de Redin
    Redin

    Não era suposto existir uma “coisa” acho que chamada de RGP”não sei o quê” que estaria ao serviço público? Onde está o nosso dinheiro pelos impostos ser aplicado ao serviço da segurança?
    Fuja à tirania e do adotando o Bitcoin como a sua poupança e controlo da inflação mantendo a sua completa privacidade.

  10. Avatar de Lanterna Vermelha
    Lanterna Vermelha

    Como uma notícia sobre a LEITURA da Iris se torna uma discussão sobre machismo! Pelo que vi no site do Expresso, a maioria das pessoas que vendem a Íris nem sabem o que estão a vender e porque é que estão a venderm. Por 90 ou 100€ e pagos logo na hora, dá jeito a muita gente que não tem nada ou tem pouco dinheiro para viver. Resta saber o que vai acontecer no futuro com estes registos…

    1. Avatar de Sanches
      Sanches

      Eles estão em todo o lado, Europa, Africa, Asia,Americas. Dizem querer uma moeda que inclui a todos…bem , esse tal todos sao 8 bilhoes de pessoas. Eles vão gastar no minimo quase um triliao de dolares. Essa empresa foi buscar esse dinheiro aonde? É só usar a lógica e a matematica que começam a surgir dúvidas e mistérios.

  11. Avatar de Sanches
    Sanches

    A Europa tem 740 milhões de pessoas , vezes 100 euros iniciais por pessoa, são 74 000 000 000 de euros . Quem é que distribui assim facilmente 74 mil milhoes de euros? De onde vem esse dinheiro? Quem tem esse dinheiro todo para distribuir certamente não precisa de digital coins. A única coisa mais importante que o dinheiro para essa malta é controlo da população . Controlo por quaisquer meios, inclusive distribuir dinheiro.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Não destribuem, destribuem tokens em airdrop, o seu valor está indexado ao seu market cap que por sua vez varia conforme a robustez das liquidity pools, facilmente se a maioria vender os AirDrops o token desvaloriza e os 100€ esfumam-se em cêntimos, ou em último caso as liquidity pools esvaziam e ficam com tokens que não valem nada porque não existe liquidez para o swap/trade.
      So um esquema “legal” de roubo consentido de dados biometricos, enjoy

    2. Avatar de Profeta
      Profeta

      Onde e que voces concluem que estao a pagar 100€ pela venda da iris ? O meu colega fez isso e nao ganhou assim tanto dinheiro. E pediu-me para fazer tambem mas eu nao fiz. E pelo que sei ele tinha de andar la de volta da moeda para aquilo valorizar mais ou nao. Nao me falou que ganhou 100€ A nao ser que seja outro esquema. Isto que se passou foi a uns meses atras. Ele nao foi o unico houve la outros colegas que tambem o fizeram. Mas obviamente que esta claro, ninguem da nada a ninguem. Isto e a recolha de dados para o juizo final. Fujam. Sandokan o que vem a seguir a isto ? lol

    3. Avatar de Profeta
      Profeta

      Sanches tens ai uma falha no teu raciocinio. Quem te garante que esses supostos 740 milhoes de pessoas, todos eles foram vender a sua iris ? E ai que falha as tuas contas matematicas. Isto ja parece o esquema da roleta, ao fim de 6 vezes a sair preto a chance de sair vermelho e maior. Nada mais errado.

  12. Avatar de Mario
    Mario

    É verdade que as pessoas estão a se inscrever na WorldCoin sem saber do projeto e apenas com o fim de ganhar uma criptomoeda (WLD), o valor de 100€ é relativo porque a moeda tanto pode valor 5€ como tem estado ou 1€ como já esteve.

    Esta noticia além de falar dos perigos tambem deveria falar do projeto em si e dar a conhecer o WorldID: https://whitepaper.worldcoin.org/

    E conforme os proprios dizem no whitepaper:

    “The Orb uses multispectral sensors to verify humanness and uniqueness to issue an Orb-verified World ID, with all images being promptly deleted on-device per default (absent explicit consent to Data Custody). ”
    https://whitepaper.worldcoin.org/technical-implementation#image-custody-opt-in

    Todas as imagens são eliminadas depois da verificação mas cabe a cada um acreditar ou não e também se autoriza ou não que eles fiquem com essa informação, da mesma forma como eu acredito que o meu telemovel é seguro e utilizar a Cara ou até mesmo a impressão digital para o desbloquear é um configuração apenas local e que ninguém tem acesso, não esquecer que o Bilhete de Identidade para quem se recordar era necessario colocar a impressão digital no entanto sempre foi feito sem preocupações que o estado ou algum trabalhador poderia usar essa informação para outros sentidos visto que naquela altura a tecnologia não era tão avançada como é neste momento.

    Infelizmente nem todos conseguem chegar as informações que necessitam antes de tomar uma decisão, mas cabe a este tipo de websites poderem partilhar o mesmo.

    1. Avatar de Um gajo qualquer
      Um gajo qualquer

      A esta ninguem responde. Eu não queria fazer isto pelo motivo da tal “Venda de olhos” mas após ler as diretrizes e ficar alguns dias a pensar sobre o assunto eu decidi realmente fazelo, ainda não acho que foi a escolha correta, porque confiar nesta impresas é como confiar no diabo mas eu coloquei tudo na balança, e a ideia de perder a oportunidade de ver 500 gratis subir com o tempo para muito mais enquanto a OpenAI cresce pesava-me mais do que o facto das minhas retinas poderem supostamente ser vendidas á china ou algo assim.

      1. Avatar de Mario
        Mario

        Obrigado por ter respondido, realmente foi um facto que verifiquei não responderem ao comentario conforme fizeram com outros publicados posteriormente.

        Espero que o meu comentario tenha ajudado na sua decisão não pela WLD mas também pelo projeto em si que é o WorldID que a meu ver tem um grande futuro, apesar que o mesmo ainda poderá ser melhorado e acredito que eles vão trabalhar nesse sentido.

        Em relação a iris espero que com esta informação tenha ajudado que na hora de fazer a verificação não tenha marcado a opção de eles ficarem com as imagens com o intuito de melhorarem o sistema, é verdade que vamos sempre a confiar no que dizem sem garantias de que realmente o fazem, a uns anos diziam que o facebook vendia a nossa informação e até hoje estamos para saber se isso realmente foi verdade apesar de os mesmos dizerem que não.

        No meio disto tudo apenas fico “triste” pelo facto dos media continuarem a mencionar o dinheiro etc e não o projeto em si.

        Verdade também dizer que já existe noticias de pessoas que se aproveitaram da verificação para roubar dados as pessoas (moradas, emails, numero de telemovel, etc) isto apenas mostra que a parte da seleção dos colaboradores da WorldCoin devera sofrer alterações de forma a impedir isto e também fazer com que os mesmos tenham “formação” para assim providenciar a informação necessaria aos utilizadores.

        Extra:.

        É possivel eliminar imagens da iris assim como outros dados mesmos depois da verificação pela App seguindo os seguintes passos:
        – Settings -> Security & Privacy -> Optional Data Custody

        Depois de confirmar a eliminação terão que fazer novamente a verificação de forma a garantir que o WorldID continua ativo. (Ter atenção aos vistos que colocam na hora de fazer a verificação).

  13. Avatar de virtuacool
    virtuacool

    A iris é a substituição da impressão digital, no futuro.
    Continuará a ser utilizada a impressão digital no sentido de investigação criminal, mas no que diz respeito a autenticação em plataformas do futuro será a iris. A Worldcoin já está a construir um banco de dados dessas autenticações. Se um dia, mais no futuro,virem os teus dados vazados não estranhem. É como estarem a fazer um bancos de dados de impressões digitais quando elas começaram, e alguém ter quase todas as impressões digitais da população num banco de dados. Só que quando apareceram as impressões digitais não havia tecnologia para guardar, mas hoje há para guardar a iris. O que eles estão a vos comprar é a vossa identidade do futuro. A autenticação visual. Nunca vendi a minha impressão digital. Ninguém a tem. Mas a Worldcoin já tem a vossa íris.
    No futuro, quem vendeu a iris hoje, terá que se lembrar que a sua íris não é segura.

  14. Avatar de andam a pagar
    andam a pagar

    falam a vender , mais todo mundo que viaja paga a passagem e ainda ficam com a tua digital ou iris ou face id de borla . na maioria dos paises deixas qualquer dado biométricos a entrada e saida do mesmo e pagas por isso , agora se te pagam , fica tudo , assustado,

    1. Avatar de Profeta
      Profeta

      Sim tambem recolhem dessa forma, mas ai nao ha como fugir. Vai dar tudo ao mesmo, depois se as empresas quizerem partilhar esses dados entre si e uma festa e nos nao fomos convidados. Vendem a melhor oferta sem nos perguntarem nada. Acorda toto.

  15. Avatar de Elias Oliveira
    Elias Oliveira

    Não vendem, e nem sequer emprestam. Apenas mostram, para validarem uma codificação que lhes foi pré-atribuida, sendo os dados da íris apagados de imediato. Só espero é que a CNPD não seja tão ignorante como quem titulou ou veio comentar esta notícia errónea. Vão lá discutir a conversa dos estadistas visionários da campanha eleitoral, ou então estudassem.

    1. Avatar de Vítor M.

      A ideia é não fazerem negócio com os dados recolhidos, agora… tu acreditares que vão apagar. 😀 ok. Possivelmente não haverá qualquer ilícito neste cenário, ou algo que prejudique quem “vendeu” o seu dado biométrico. Mas mete tu lá as mãos (os olhos, neste caso).

      A CNPD poderá até nem ter como seguir o desenvolvimento do serviço e do processo de recolha, terá de “acreditar” nas boas intenções da empresa.

  16. Avatar de Carlos
    Carlos

    Isto é um clássico negocio de pirâmide, em que a inovação vem do facto que não precisas de pagar 100 euros para entrar em vez disso “dão” alguma coisa “virtual” para entrar e ficas com a tua identidade capturada, após isto começa a segunda fase do negocio porque a malta já mordeu o isco, que é a injeção do dinheiro na negociação da moeda, em que a moeda cresce e finamente vem a fase do estouro e a malta perde tudo desvalorando a moeda para 0.

  17. Avatar de Sima
    Sima

    Vou contar a minha experiência.
    Eu já ganhei muito dinheiro nesse aplicativo da wordcoin , apenas clicando mas participações e vai direto para minha conta . Eu faço assim guando está alta a moeda eu vendo e fica na carteira! Depois envio para a minha conta! Chega na mesma hora! Eu não invisto em nada! Eu no início não sabia e não clicava perdi 500 euros! Agora Clico em todas as participações! Tem gente aqui falando mas nem tem a aplicação…. Agora da onde vem o dinheiro não sei! Só sei que ganho dinheiro por lá…E não invisto! Mas se tivesse investido guando estava há 2.90 Hoje está guase 8.
    Deixo aqui o meu depoimento.

  18. Avatar de Diogo
    Diogo

    A identificação biométrica, única no mundo, para muita gente, vale………2 garrafões de azeite. As pessoas hoje em dia vendem-se por tao pouco

    1. Avatar de papagaio
      papagaio

      eheh..e se tirares o ego e a mania de ser unico e especial..e nem 1 garrafão vale

  19. Avatar de Marcio
    Marcio

    Qual o mau nisso, a matéria deveria explicar

  20. Avatar de O Indiscreto
    O Indiscreto

    Todos aqui desbloqueiam os telemóveis com impressão digital ou face id, e alguns até mesmo com a iris. E ninguém nunca imaginou que esses dados vão para as fabricantes dos aparelhos? Sem falar que muitos usam os de marcas do dragão do oriente, que aí sim, ninguém sabe o que fazem com isso por lá.

  21. Avatar de Jose Raimundo
    Jose Raimundo

    Só pessoas sem conhecimentos que precisam de dinheiro fazem isso,entretanto quando as câmaras de rua começarem a identificar as pessoas pela íris é que vão dar pelo erro.

  22. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Hoje dei com isto no Allegro em Sintra.
    A malta a fazer fila!!!!!
    Incrivel!!
    Dispenso.

  23. Avatar de João
    João

    E atenção que também captam de crianças …

  24. Avatar de No Future
    No Future

    Venda de identidade para controlo futuro da população.

  25. Avatar de Bento16
    Bento16

    Só digo Testes DNA.
    Única diferença é que um pagas para eles teres outros pagam para eles terem.
    Maior problema do segundo?
    Dinheiro descentralizado e governo alerta.
    Já vou em 2000€ sem investir 1€. Vejam o valor da moeda ao dia hoje.

  26. Avatar de Bento16
    Bento16

    Existe coisa pior que “vender” o ADN a uma empresa? A diferença é apenas UMA estas não andam a distribuir dinheiro descentralizado. Quem não compreender esta realidade foi completamente capturado e nem se apercebeu. Os governos querem o máximo controlo sobre cada cidadão desde o nascimento (local e data) até ao dia da nossa morte (óbito, hora e dia). Isto para mim é que é assustador. Não o dizem diariamente nas televisões, jornais e noutros meios de comunicação com agenda governamental mas fazem-no durante toda a nossa existência de uma forma tão silenciosa que até parece impossível pensar o contrário do que eles pensam.

  27. Avatar de Bento16
    Bento16

    ADN vs Íris
    Qual a diferença?
    Vamos pelas noticias… com o ADN até um clone de nós conseguem fazer.. mas nenhuma TV fala pois não?
    Tudo que envolve o cidadão a ganhar dinheiro o governo quer percentagem. Quem não perceber uma coisa destas é quase um animal capturado numa jaula.
    O governo quer cair em cima disto (Worldcoin) porque se isto começar a valorizar muita gente deixa de fazer trabalho extra (exemplo ) Quem são os únicos que podem perder dinheiro? Governos! Contribuinte deixa de dar dinheiro aos queridos pais, a esse nossos grandes amigos que nos querem tão bem e nos querem proteger de todos os perigos mesmo que seja por vontade própria.
    Isto é inacreditável e não percebo como alguém tem a cabeça tão manipula pelas caixinhas das salas.
    Pensem pela vossa cabeça,
    Pensem pela vossa cabeça!!!!

    Dão o exemplo do DNA mas posso dar N exemplo se.
    Mas pensem pela vossa cabeça pelo menos 1 vez por semana.