98% das famílias pagam para ter TV! Faz sentido a TDT?

80 Comentários

Em Portugal quase todas as famílias pagam para ter TV. No final do 3.º trimestre de 2023, o número de assinantes do serviço de distribuição de sinais de TV por subscrição (TVS) foi de 4,6 milhões, mais 107 mil do que no trimestre homólogo. Faz sentido a TDT.

98% das famílias pagam para ter TV! Faz sentido a TDT?


MEO foi o prestador com a maior quota de assinantes do serviço de distribuição de TV

A esmagadora maioria das famílias dispunha de serviço de TV (97,8%) no 3.º trimestre de 2023 . O crescimento do serviço deveu-se às ofertas suportadas em fibra ótica (FTTH/B), que atingiram 2,9 milhões de assinantes e que registaram mais 212 mil assinantes face ao trimestre homólogo (+7,9%). Este crescimento resultou não só da captação de novos clientes, mas também da transferência para FTTH/B de clientes que anteriormente se encontravam suportados noutras redes.

O número de assinantes de TVS suportados em fibra ótica registou o crescimento anual mais baixo (+7,9%) desde o surgimento desta tecnologia (2007). Desde 2018 que a FTTH/B tem sido a principal forma de acesso a este serviço. No final do 3.º trimestre de 2023, a FTTH/B representava 63,2% do total de assinantes, seguindo-se a TV por cabo (27,3%), a TV via satélite – DTH (7,3%) e o ADSL (2,3%).

No final do 3.º trimestre de 2023, o número de assinantes residenciais do serviço de distribuição de TVS alcançou os 4 milhões, mais 78 mil (+2%) que no trimestre homólogo, e representava 88,7% do total de assinantes.

No que se refere aos prestadores, a MEO foi o prestador com a quota de assinantes do serviço de distribuição de TVS mais elevada (41,4%), seguindo-se o Grupo NOS (36,5%), a Vodafone (19,1%) e a NOWO (2,8%).

98% das famílias pagam para ter TV! Faz sentido a TDT?

Relativamente à TDT, a ANACOM deferiu o pedido de renovação do Direito de Utilização de Espectro de Radiofrequências (DUER) pelo período de 7 anos apresentado pela MEO. Assim, os portugueses vão continuar a ter acesso a canais de TV sem qualquer tipo de subscrição.

Será que faz sentido manter-se o serviço da TDT com tantas famílias a subscreverem o serviço de TV?

Comentários

80

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ifm
    Ifm

    Se não faz sentido a TDT, e é para acabar.

    Então também não fez sentido pagar taxa de audiovisual na conta da luz.

    E era acabar com os subsídios as televisões públicas. Já que não é de ” borla” deixa de fazer sentido subsidiar uma coisa que não é pública.

    Por mim podiam acabar com tudo, inclusive o imposto associado a isso. E acabar com o subsídio.

    1. Avatar de José Magalhães
      José Magalhães

      O pior é que eu pago esse subsídio e não consigo ter acesso a esse serviço

    2. Avatar de Mais um
      Mais um

      Se souberem, a quem é que é entregue o dinheiro da taxa do audiovisual, saberão porque é que ela não acabará. É que “eles” têm uma língua muito porca e não há político que queira ver as suas taras expostas na praça pública.

  2. Avatar de Anastacio Bernardino
    Anastacio Bernardino

    Porque será… Estou na grécia e tenho 50 canais gratuitos para ver à vontade sem qualquer tipo de assinatura.

    Acham que se a TDT em PT tivesse 50 canais seria 98%/2%?

    Portanto a resposta é: Faz sentido continuar a haver obviamente, e aumentar a oferta faz ainda mais sentido.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Sim acho, 99% das pessoas não subscreve para ver a AXN subscreve pela internet e telefone que hoje em dia vem tudo junto(telefone cada vez menos)

      1. Avatar de Manuel Santos
        Manuel Santos

        Faz sentido ter a tdt porque não há cobertura de fibra em muitos locais.I nesses locais só e possivel o satélite mas como sabem só podem ver nu local onde existe a box ou têem que adquirir mais do que uma

    2. Avatar de Luís Sousa
      Luís Sousa

      Exatamente, se houvesse mais canais em Espanha o cabo e muito mais barato porque existem 20 ou 40 canais de TDT, o pessoal contratava só internet e telefone mais nada, mas assim até tem de contratar e com canais que nunca vê

  3. Avatar de mikado
    mikado

    Não faz sentido a existência da TDT pois a quando da discussão a sua criação esta acabou por ser atribuída a quem tinha a ganhar se fosse mal feita, nomeadamente a MEO. Em relação ao imposto acho que devia ser removido pois não faz sentido ter publicidade a pagar o canal e ainda receber dinheiro dos portugueses.

    1. Avatar de Albe
      Albe

      E só gente rica neste País de tristes !

  4. Avatar de Person
    Person

    Se tivermos em consideração que somos um país com 10M de habitantes, 2% são 200 000 pessoas.
    Estes dados falam em 98% das famílias. Se considerarmos que uma familía é um agregado composto por uma média de 4 elementos, estamos a falar de 50 000 famílias (acredito que sejam bem mais!) que ficariam sem acesso a TV, serviço que já por si é péssimo.

    Muitas destas familias são idosos que vivem em locais mais remotos, sendo muitas vezes a única “companhia” que têm diáriamente.

    Portanto não, não faz sentido acabar com o serviço.
    O que também não faz sentido é a forma como o mesmo se foi detiorando, em vez de ser melhorado e aumentar a oferta.
    Mas como é óbvio, o objetivo é favorecer os grandes grupos económicos, o bem estar das pessoas fica sempre para segundo (terceiro, quarto,…) plano.

    1. Avatar de PAULO PEDROSO
    2. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      +1
      A oferta no TDT é miseravel quando comparada com o que se vê la fora e sim deve manter-se pois nao todos conseguem suportar os custos de uma subscrição por cabo ou fibra.

    3. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      “Muitas destas familias são idosos que vivem em locais mais remotos, sendo muitas vezes a única “companhia” que têm diáriamente.” Muito bem dito. É totalmente verdade o que diz.

    4. Avatar de Realista
      Realista

      100% de acordo. Ora aqui está uma opinião não fundamentada no “achismo”.
      Para muitas pessoas no interior, não é uma questão de escolha porque não têm o luxo de ter outra opção.

  5. Avatar de Adriano
    Adriano

    A pergunta deveria ter sido feita ao contrário, e respondida de forma clara, pq somos um país pobre e essa % da população possui tv por cabo e pq chegamos a este ponto ?

    Pq temos pouca concorrência ou cartel nas telecomunicações ? Somos um país estranho com opções estranhas… Mesmo sendo uns pelintras da Europa.

    1. Avatar de António de Oliveira S
      António de Oliveira S

      Nunca saíste de Portugal…

      1. Avatar de Adriano
        Adriano

        Pode explicar o raciocínio ?

        1. Avatar de Alguém Que Saiu do País
          Alguém Que Saiu do País

          Porque saberias que (entre outras coisas do foro administrativo) por exemplo em relação a cobertura de fibra optica Bélgica tem 12%, Alemanha 22%, UK 27 %… Portugal tem 87 % (dados de 2021) e passamos a meta dos 70% em 2015 se não me engano, outra, em Bruxelas o rollout de 5G começou em Setembro de 2023! Outra na Europa central a velocidade media de upload (mesmo com fibra) não passa dos 50mbs… isto são velocidades ADSL… literalmente o rollback do ADSL foi iniciado em 2022 (na Bélgica)

          “pq somos um país pobre e essa % da população possui tv por cabo e pq chegamos a este ponto ?”
          Porque a internet neste momento é essencial, e as operadoras fazem tudo para conseguir vender o máximo, por exemplo: todas as operadoras (menos a vodafone por alguma razão) têm pacotes só de internet… contudo tenta subscrever um pacote só de internet (a começar nos 20€ – NOWO – até 40€ – MEO/NOS), e vais ver o quanto te tentam impingir outros que não queres

          “Pq temos pouca concorrência ou cartel nas telecomunicações ?”
          Pouca concorrência ? Eu conto pelo menos 5 operadoras, 3 com boa cobertura por todo o país… novamente em Bruxelas há 1 provider de fibra, e se tiveres a “sorte” de viver numa rua que ainda não tem fibra só tens 1 provider de cabo, ah e se quiseres internet em casa por 4G (sim porque ainda nenhuma operadora móvel fez rollout de 5G para internet em casa) estás limitado a 250GB de trafego por mês por isso 5 operadoas não me parece nada mal, mas talvez esteja enganado… quanto a cartel nas comunicações, a culpa é sempre dos clientes… se granbde parte tivesse apenas o que precisa (ou internet, ou tv ou telefone etc) as operadoras não tinham tanto poder… e falar é fácil, mas a lei da concordância existe por alguma razão.

          Por isso sim, a TDT deve existir

  6. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Não faz é sentido entregar a TDT a uma empresa que tem mais a ganhar se a TDT não tiver sucesso.

    Acabem lá com a corrupção/compadrios por trás disto tudo e deixem uma empresa que não faça parte dos 3 operadores e vão ver como a TDT faz sucesso.

    Existe um monte de canais regionais que neste momento só emitem via WEB mas não se importavam de estar na TDT mesmo pagando algo pois o retorno era enorme.

  7. Avatar de Rrrrrr
    Rrrrrr

    faz sentido ter TDT.
    alias! o TDT deveria ter mais canais em aberto como acontece noutros paises!
    e ai deixava muito posivelmente de fazer sentido pagar para ver tv.

    1. Avatar de Nuno Nunes
      Nuno Nunes

      A meo e que detem o tdt e por isso eles querem que mais pessoas comprem a meo

      1. Avatar de Fusion
        Fusion

        Percebo, mas as pessoas não adquirem tv da meo e afins porque querem, adquirem porque já vem no pacote. Eu tenho ali televisão e sabes o que fiz a box da meo? Foi para a despensa porque estava ali a ocupar espaço.

  8. Avatar de livre
    livre

    E acabar com a tv paga isso sim.
    E so canais a passar lixo!!
    Ja imaginaram a quantidade de co2 que se poupava ao desligar a porcaria da tv paga?
    Porque raio hei-de pagar para ter canais brasileiros indianos chinos franceses alemães e ate russos????? alguém me pode explicar???

    Viva a Internet livre de porcarias!!!

    1. Avatar de filipe
      filipe

      NA casa do meu avo e no domingo a tarde na TDT tens direito a um variedade de programas nos principais canais portugueses como o domingao e etc… mau demais. Ponho-me a ver a rtp memoria a ver baywatch (e sabiam que jason momoa, aka Aquaman, fez parte do elenco do Baywatch Hawaii?)… Os canais portugueses tb precisavam de melhorar a qualidade dos programas e nao de se copiar uns aos outros..

  9. Avatar de Rui
    Rui

    Porque será? TDT é um Serviço miserável sem conteúdo e qualidade.
    No entanto creio que a razão se deva a muita gente ter internet em casa e acaba na maior parte das vezes em subscrever um serviço de net + TV. Logo não deve usar TDT

  10. Avatar de Manuel
    Manuel

    Uma vergonha o que se passou e passa com a TDT.
    Tudo fizeram para que a TDT não tivesse sucesso, desde má colocação de antenas emissoras, adulterar o sinal nas horas de maior procura, etc, etc..
    Ter a MEO como detentora do serviço é o mesmo que ter uma raposa dentro de um galinheiro!
    Olhem à volta na Europa e sintam a diferença. Basta apontar a antena para Espanha. Até assusta…

    1. Avatar de João Gomes
  11. Avatar de Vasco
    Vasco

    Faz sentido ter SNS se quando é necessária uma consulta com rapidez ela tem de ser paga nas instituições privadas…? Neste país a TDTA é deliberadamente um meio de transmissão merdoso, abandonado, pois interesses mais altos existem.

  12. Avatar de Pedro Silva
    Pedro Silva

    Para mim o serviço TDT faz todo o sentido e deveria existir pelo menos um de preferência 3 serviços de noticias tipo SIC noticias o canal 3 e TVI noticias.
    para mim isto vai mudar radicalmente em breve não se esqueçam que para o ano que vem vem 2 operadoras de internet com preços muito aliciantes mas sem televisão, o que para mim e ótimo porque atualmente vejo canais nacionais, noticias e o resto e tudo tirado dos canais de streaming, que se formos a fazer contas com estas novas operadoras vai valar mais a pena

  13. Avatar de Luís
    Luís

    Eu não sustento operadoras chulas, uso tdt e espero que não acabe. Para mim 4 canais serve perfeitamente. Agora andar a sustentar chulos para ver canais repetidos? Não obrigado. TDT serve perfeitamente. E já fui cliente tv net voz, mas cheguei à conclusão que não compensa.

    1. Avatar de livre
      livre

      ok apoio!
      . . . e de onde vem a tua internet?

      1. Avatar de Vasco
        Vasco

        Do Céu… Deve ser um acto “divino”

        1. Avatar de Realista
          Realista

          Bom… Starlink vem do céu…

      2. Avatar de Castro
        Castro

        tens noção que é possível poupar dinheiro tendo apenas internet sem pagar por uma assinatura de TV?

        1. Avatar de Eu
          Eu

          Onde? Qual operadora faz isso?

          1. Avatar de Castro
            Castro

            A UZO tem essa opção, e há outras também

        2. Avatar de Theboice
          Theboice

          Castro, está toda a gente à espera da tua resposta sobte ter net única e exclusivamente.

          1. Avatar de Não é o Castro ;)
            Não é o Castro 😉
          2. Avatar de Castro
            Castro

            Será assim tão complicado nos dias de hoje fazer uma pesquisa na internet?

      3. Avatar de Manuel
        Manuel

        Há tarifários de Internet (fibra) sem serviço de tv.!

        1. Avatar de Eu
          Eu

          Então, onde? Qual operadora faz isso?

          1. Avatar de Nuno Nunes
            Nuno Nunes

            so a liga t

  14. Avatar de Vasco
    Vasco

    A TDT apenas serve os interesses de certa “jente” que encheram, e bem, os bolsos.

    1. Avatar de Pedro Silva
      Pedro Silva

      mesmo, a maior parte dos portugueses mais idosos não querem saber de internet, muitos nem sabem mexer nela e só querem ter televisão!!!! ou será que não tem direito de existir?

  15. Avatar de Castro
    Castro

    “98% das famílias pagam para ter TV” ?????
    O problema da pergunta começa logo nesta afirmação! O único dado real é o número de assinantes de TV.
    Vocês não fazem ideia se cada família tem apenas uma subscrição para se poder afirmar que aquele valor equivale a uma percentagem real de famílias (aliás os gráficos apenas falam em nº assinantes por nº de famílias, não em percentagem de famílias) – há muita gente com mais do que uma casa, e muitas casas alugadas temporariamente…
    Segundo problema desta pergunta é que ignora que há pessoas a viver em zonas do país onde uma assinatura de TV não faz sentido. O serviço de TDT é suposto ajudar a manter parte coesão do território, não é algo para ser descartado só porque apenas uma minoria usa.

  16. Avatar de José Fernandes
    José Fernandes

    Hora bem até agora vem estes comentadores perguntar se vale á pena a TDT pois vale sim mas temos governantes de merda que deixao as firmas de tele comunicações fazem o que querem não prestam o serviço TDT para que tenham de comprar os outros serviços pagos em Vila Nova da baronia só á TDT quando eles querem e não podemos reclamar para a ANACOM porque não existe mais conto se nós queremos ver TV temos de ir para o café só peço troquem o presidente com o presidente de Angola.

  17. Avatar de observador
    observador

    Sim, faz todo o sentido, deveria ter alguns mais canais.
    Não deveria estar sob a alçada a altice por questões de conflitos de interesse.

  18. Avatar de lrf
    lrf

    O que faz sentido é licenciar e atribuir as frequências de transmissão a todos os operadores que se disponham a fazê-lo.
    Acabar com os monopólios das TVs, acabar com as taxas do audiovisual e acabar com as estações públicas.

  19. Avatar de Carlos Fernandes
    Carlos Fernandes

    Enquanto não existir um serviço de ‘internet’ puro, sem telefone fixo que ninguém utiliza, sem 3 plays com 200 canais que ninguém vê), é escusado ter TDT ou pagar para que a mesma exista.
    A ANACOM é uma prova que um Estado-regulador não serve os interesses dos contribuintes.

  20. Avatar de José Carapinha
    José Carapinha

    Faz sentido pagar para “ouver a voz dos donos”? é um país de pelintras a fazerem vida de ricos com dinheiro emprestado.

  21. Avatar de joao
    joao

    Sou a favor do serviço publico (pelo qual pagamos imposto)!

    por isso faz sentido sim a existência da TDT (a menos que comece a ser OEFERECIDO pelas operadoras um serviço básico de televisão com tantos ou mais canais)

  22. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Onde está o comentador das noticias Tesla?
    Se ele vir isto diz já que pode acabar porque ele tem todos os canais no seu model B 😀

  23. Avatar de Sintronics
    Sintronics

    A TDT serve muitas famílias e não deve acabar.

    Melhorem a oferta de canais.

    Isso devia ser um direito de igualdade para quem não tem possibilidade de subscrever um serviço.

    Olhem quantos canais a Espanha tem.

    Mais uma vez Portugal no seu melhor.

    1. Avatar de João Gomes
  24. Avatar de Realista
    Realista

    Segundo os censos de 2021 existiam em Portugal 4.149.096 famílias.

    2% desses são 82 981 famílias.

    Se entendermos que pelo menos existem duas pessoas por família, estamos a falar em cortar o acesso à televisão a 165 mil pessoas.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Bastava as operadoras serem obrigadas a ter um pacote low cost que só teria a televisão com meia dúzia de canais não vale a pena manter um serviço por 2% da população

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Em muitos locais no interior não há acesso a TV paga. Nem para pacotes low cost. Não é uma questão de escolha.

      2. Avatar de Pedro Jorge Moreira da Silva
        Pedro Jorge Moreira da Silva

        Mais viável e ficares com um servico só de Internet e com a televisão no TDT

  25. Avatar de Redin
    Redin

    Errado.
    As familias pagam para ter internet. A televisão é um apendice.

    1. Avatar de Marco
      Marco

      Está tudo dito, atualmente grande parte das operadoras obrigam a ter um serviço de TV associado, mesmo que não use. A desculpa é que não paga mais e se recusar não vai pagar menos.
      O resultado são estas estatísticas.

  26. Avatar de há cada gajo
    há cada gajo

    Claro que faz sentido a TDT. Já pensaram em sair à rua e viajar para o interior do país ? e já pensaram quantos portugueses vivem hoje no limiar da pobreza ? Tenham juízo. O que não faz sentido é pagar uma taxa para o audiovisual na fatura da eletricidade quando já pago uma subscrição de um serviço de televisão.

  27. Avatar de João Gomes
    João Gomes

    Claro que sim a TDT nunca pode desaparecer deve e meter mais canais e HD….e meter com mais sinal pra não ir abaixo…as pessoas não têm dinheiro para comer …fora pra tar agarrado a ladrões de operadoras !!!e o país precisa de TDT portuguesa

  28. Avatar de João Gomes
    João Gomes

    A TDT portuguesa se fosse como e noutros países Espanha e Inglaterra a TDT portuguesa tinha muitas pessoas mas as operadoras não querem e as pessoas são burras em adquirir pacotes TV estar presas dois anos kkkk

  29. Avatar de Pipoca
    Pipoca

    Tudo a haver com a estratégia da MEO, tenho uma pequena quinta, onde não ha TDT.
    Sugestão da MEO era colocar TDT Satelite MEO. Tentei fazer um pedido de linha telefónica também porque a rede movel é fraca, mas a MEO não instala apenas telefone, então o unico disponível era um triplay (TV+NET+VOZ). Ou seja, quando não ha alternativa, vendem o pacote completo com os serviços que deviam ser universais.

    1. Avatar de Victor
      Victor

      E depois de te obrigarem a um contracto de 2 anos, o serviço nunca iria funcionar… mas o que interessa é mesmo chupar o máximo de euros possível

  30. Avatar de manuel
    manuel

    Em Espanha a TDT tem canais que em Portugal são pagos…

  31. Avatar de Rui Goncalves
    Rui Goncalves

    Faz todo o sentido. Tenho cabo, mas na cozinha tenho tdt.

  32. Avatar de Roy Sudo
    Roy Sudo

    Ganância de gente medíocre.
    As prioridades é o lucro em vez de aquecimento.

  33. Avatar de José Avelino Costa Magalhães
    José Avelino Costa Magalhães

    Muito boa tarde. Que remédio ter esse tipo de TV, não é possível obter a TDT, fizeram um péssimo serviço foram colocados os emissores ja para que não se tenha TDT, e o melhor é que pagamos um serviço que não temos. É este o meu comentário.

  34. Avatar de João Rolo
    João Rolo

    Faz sentido com apenas 7 canais? De todo! Fazia sentido juntar os canais da SIC e da TVI que estão apenas na TV por subscrição? Era o mínimo…

  35. Avatar de Não sei quem sou
    Não sei quem sou

    Quem fez estás contas? Fogo ….. 80%? Com 4 milhões de assinantes? Portugal engordou? Não era cerca de 11milhoes de habitantes? Fiquei baralhado. . A ter não é importante? Ok fechem a TV, internet, telefone, telemóvel tudo aquilo que pensam ser futel… Ah esqueci me só opninamos quando nos convém. Dia 10 de março façam a diferença

    1. Avatar de Pierre
      Pierre

      A diferença é sempre a mesma, vais ver!

      Tuga invejoso, burro e ainda por cima: aldrabão!

      Ser honesto neste país é que é difícil… bem que sou gozado muitas vezes, porque sou burro, mas não invejoso e aldrabão.

  36. Avatar de Pierre
    Pierre

    Na faixa do Gamanço tudo é pago… tudo sobre!!!
    Haver uma ponte entre o roubar e o disponibilizar é só ver como isto está…

    Nem DAB temos, a miséria que isto é… únicos na europa, é FM super comprimido… raro ouvir rádio mas no outro dia estava a passar no meu do trânsito por estações e apanhei música com compressão quase dos tempos de 2001 ou 2

    Não vale a pena, mais vale imigrar…. para os eucaliptos e fotovoltaicos!

    1. Avatar de João
      João

      @Pierre, em que é que o DAB faz sentido? Pergunto porque não sei mesmo. A RTP chegou a ter emissão experimental em DAB e acabaram com aquilo por não ter dado em nada.
      Além disso, não via pequenas rádios a investir milhares de euros para emitir em DAB, além de que o FM ainda é o meio que chega aos mais desfavorecidos.
      Sinceramente não noto diferença.

  37. Avatar de Pierre
    Pierre

    Digital Audio BroadCasting

    Faz muita… mas como este país é o que é…. siga a procissão!

    A diferença está em conhecer e perceber… como em tudo; streaming versus High Audio Definiton… tem tudo haver.

    Por exemplo, não nota a compressão nos canais de TV no serviço que tem??? Um miséria… e nem falo no audio, stereo e está bom….