Renault afirma que Ampere a vai colocar ao nível da Tesla em 2026

15 Comentários

Foi durante o Capital Market Day da Ampere que a Renault partilhou que, em 2026, estará ao nível da Tesla, impulsionada pela sua nova divisão de carros elétricos.

Luca de Meo, CEO da Renault, a discursar no Capital Market Day da Ampere

O ambicioso objetivo foi verbalizado pelo CEO da Renault, Luca de Meo, durante o Capital Market Day da Ampere, a nova divisão de carros elétricos e software da marca francesa. Até 2026, a fabricante espera estar no mesmo nível da Tesla e das fabricantes chinesas, em matéria de eletrificação.

Os futuros carros elétricos do grupo utilizarão uma arquitetura de software baseada na tecnologia Snapdragon Digital Chassis da Qualcomm, empresa com a qual a Renault colaborará, estreitamente. O Sistema Operativo será o já conhecido Android Automotive OS da Google, que permitirá à marca francesa oferecer os mais recentes avanços em conectividade e serviços.

Divisão da Renault dedicada aos carros elétricos e software, Ampere

A Renault, com a Ampere, procura reduzir em 40% os custos na sua próxima geração de carros elétricos compactos, que chegará em 2027-2028. Por essa altura, crê que a paridade de preços será alcançada com os modelos térmicos, mantendo, ou mesmo melhorando, as suas margens de lucro.

A Ampere da Renault assinará os Twingo, R5, R4, Mégane, Scénic e dois modelos adicionais do segmento C. ALém disso, a divisão dedicada aos carros elétricos vai desenvolver os próximos elétricos da Alpine e da Dacia, bem como o novo Nissan Micra e um SUV compacto global para a Mitsubishi.

Capital Market Day da Ampere da Renault

A par dos ambiciosos objetivos que vimos aqui, a Renault tem o plano da Ampere desenhado: uma redução de custos de 50% em baterias, 25% em sistemas de propulsão, 25% em plataformas e 15% em carroçarias; a rede de fornecedores será otimizada em 40%, e os custos logísticos descerão 50%; e o tempo de produção dos novos carros elétricos será inferior a 10 horas.

Aproveitando o lançamento do Ampere, a Renault renomeou as plataformas CMF-B EV e CMF-EV como AmpR Small e AmpR Medium.

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Não sei se é bom ou mau para a empresa dizer que só ficam equiparados com a concorrência daqui a 3 anos!

    1. Avatar de Naodou
      Naodou

      Se a empresa é nova, ainda não tem provas e carros no mercado, 3 anos a nível mundial é optimista.

      1. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        A empresa é a Renault não convém inventar muito, só está no mercado “desde” 1898!

      2. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Renault não é propriamente nova e já possui alguns carros no mercado.

  2. Avatar de TSSRK
    TSSRK

    Talvez à nissan ou a BYD, à tesla não me parece..

  3. Avatar de Realista
    Realista

    Aquele Twingo é lindo…

    1. Avatar de TT
      TT

      Traz o original para o séc. XXI, está fantástico

      1. Avatar de Realista
        Realista

        E com 4 portas.

    2. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      Talvez, mas o preço é horrível
      https://forococheselectricos.com/2023/11/renault-twingo-regresara-2026-asequible-coche-electrico-20-000-euros.html
      Ou seja um segmento A BEV pelo com um preço superior a uma carrinha familiar ICE (Dacia Jogger começa nos 18k).
      https://www.dacia.pt/gama/jogger/configurador.html?conf=https://pt.co.rplug.renault.com/product/model/RI1/jogger/c/A-ENS_0MDL2PSL1NIVEQPT7_
      Boa sorte com isso Renault! A mim não me apanhas!

  4. Avatar de TT
    TT

    A Renault é o único construtor tradicional que entendeu como funciona o mercado do carro eléctrico e há 5 anos que tem uma divisão dentro do grupo a trabalhar no software em colaboração com a google e a qualcomm, o resto dos fabricantes ficaram a dormir, veja-se o caso do grupo vw e das dificuldades que têm. Em 2024 o Renault 5 e o Renault 4 vão ser grandes players no mercado de eléctricos europeu, não tenho grandes dúvidas e em 2025 o Twingo eléctrico por menos de 20.000€ será o único no segmento A.

    1. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      Por esse valor é preferível o Citron e-C3, que já é um segmento B, que para já começa nos 23K, mas em 2025 (portanto antes do Twingo em 2026) disponibilizará uma versão que começa nos 20K! Continua caro o Citroen e-C3 face a um do segmento equivalente ICE.

      1. Avatar de TT
        TT

        LOL! Comparar a Marca low cost da Stellantis com a Renault? Concorrência para a Citroen é a Dacia não a Renault! Mas fico a aguardar pela versão de 20 mil euros do C3 =)

        1. Avatar de freakonaleash
          freakonaleash

          Para mim low cost na Stellantis são os FIAT, mas prontos, gostos não se discutem:) Sempre considerei A Citroen uma marca a par da Renault, ora compare um C4 com um Megane, há assim tanta diferença? Mas veja este link para ver como em termos de preços a gama elétrica da Citroen até está competitiva (cara de mais à mesma mas prontos!)
          https://forococheselectricos.com/2023/11/byd-dolphin-contra-sus-rivales.html

  5. Avatar de Poisè
    Poisè

    Esqueçam isso… É o mesmo que dizer que a Lili Canekas vai competir com a Yana Kudryavtseva no campeonato mundial… Ambas são loiras…..