Apple estará a preparar-se para permitir a instalação de aplicações fora da App Store

23 Comentários

A Apple é muito estreita com os seus produtos e serviços, não dando grande margem para misturas (a tal da exclusividade que a cunha). No entanto, agora, sabe-se que isso poderá estar prestes a mudar, uma vez que a empresa de Cupertino deverá começar a permitir a instalação de aplicações fora da sua App Store.

App Store da Apple

A Apple pauta pela exclusividade e, em grande parte, é isso que conquista e retém os utilizadores. Contudo, as barreiras que ela foi construindo estão a ruir aos poucos, com o esbater dessa unicidade.

Primeiro, com a mudança para USB-C. Em seguida, com a permissão de instalação de aplicações fora da App Store nos seus dispositivos.

 

2024 trará mudanças importantes ao universo Apple

A última ainda não aconteceu, mas, para seguir a Lei dos Serviços e Mercados Digitais, imposta pela União Europeia, a Apple terá de permitir a instalação de aplicações em lojas de terceiros, a partir do primeiro semestre de 2024.

O iOS 17 trouxe vários novos recursos, mas dentro de alguns meses teremos aquela que é, provavelmente, a mudança mais significativa no iOS em muitos anos.

Conforme observado pelo 9to5Mac, o iOS 17.2 beta dá algumas pistas de que a Apple está a preparar-se para aceitar a instalação de aplicações que não estão na App Store. O jornalista especializado em Apple, Mark Gurman, partilhou no seu boletim informativo que a mudança chegará algures no primeiro semestre de 2024.

Para a Apple, instalar aplicações fora da App Store representa um sério risco de segurança. Aliás, em 2021, Tim Cook comparou a prática a conduzir um carro sem airbag ou cinto de segurança.

Assim sendo, apesar da permissão, os utilizadores fá-lo-ão sob um “sistema altamente controlado”, através do qual os utilizadores receberão uma mensagem de alerta sobre os perigos e responsabilidades de instalar uma aplicação fora da loja de apps da empresa.

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Mais uma lei estúpida da Europa, que vai acrescentar fragilidades ao iOS.
    Espero que a Apple só ative essa opção na Europa.

    A União Europeia gosta de mandar constantemente nas empresas e no que elas devem fazer, eu acho que o utilizador final é que deveria saber se quer comprar um sistema fechado ou aberto.

    1. Avatar de Nhecos
      Nhecos

      Ninguém te obriga a instalar aplicações fora da appstore. O utilizador final tem o direito de fazer o que quiser com o dispositivo que comprou.

      1. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Não é software aberto é proprietário a Apple numa proibiu ninguém de fazer o que quiser com o seu iPhone até o podes partir todo, pois o equipamento é teu.

        Se eu faço um OS acho que eu é que sei como deve ser o OS, depois cabe ao utilizador final comprar ou não Apple se não gosta do OS.

        Mas a Europa Socialista adora mandar nas empresas dos outros!

        1. Avatar de Tretas
          Tretas

          Se as empresas querem vender na Europa são as entidades europeias que sabem como os produtos devem de ser vendidos, depois cabe às empresas decidir vender os seus produtos nesses mercados ou não, se não gostam das regras impostas.

          Vês o que eu fiz aqui?

    2. Avatar de nick ghur
      nick ghur

      oh ze, isto é so bom para os consumidores. tu é que vais decidir se queres instalar apps fora da app store ou nao. simples

      1. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Isto é mau porque vai abrir um buraco que é conhecido por todos que é uma das barreiras de segurança mais importante.

        Mas não estou contra que queiras um OS para fazer isso e que tal ires um Open source?

        1. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          É um possivel buraco se TU instalares.
          No Android surge um alerta se instalares fora de Store e acredito que no iPhone será igual

        2. Avatar de Artur
          Artur

          Mas tás preocupado com a segurança porquê? Tens algo no telemóvel que seja ilegal? Ou andas a mandar fotos de coisas a quem não deves, ou melhor até mensagens? É que a meu ver só te estás a enterrar, algo se passa pra quereres um sistema assim fechado, nada tem a ver com a Europa a ser socialista, apenas aceita que dói menos e deixa de ser mente fechada e retrogada.

          O iOS sempre teve fragilidades, se pensas que tens o telemóvel seguro só por causa disso estás bem, eu nem sou um gajo expert na área e aposto com toda a certeza que consigo entrar no teu iOS de diversas maneiras e roubar-te a informação, no entanto, vocês andam nesse mundo de fantasia que pensam que são intocáveis, que gozo autêntico.

          E antes que venhas com histórias disto e aquilo tenho a certeza também que tenho mais bagagem que tu no assunto, só pra ficar bem claro.

      2. Avatar de aaa
        aaa

        exacto. como no windows.

    3. Avatar de Uga Buga
      Uga Buga

      Só acrescenta fragilidades se instalares aplicações fora da App Store, é uma questão de escolha, o dispositivo é TEU, tu é que sabes o que fazes com o mesmo.
      Fanboys da Apple são sempre a mesma coisa.

      1. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Tem lá calma amigo, eu tenho um equipamento Apple, 2 Windows/Linux e 4 android.

        Como eu disse podes fazer o que quiseres com o iPhone pois ele é teu não podes querer é mandar num firmware proprietário.

    4. Avatar de Zeno
      Zeno

      Está dificil de entenderes bolas…. Já toda a gente te disse, só instalas fora da appstore se quiseres, os outros se instalarem não te vão comprometer, não estás numa rede LAN. Em relação ao adicionar fragilidades, acredito que seja o contrário, serão detetadas mais vulnerabilidades, a Apple vai ter é mais trabalhinho para as tapar, mais nada. Abraço

    5. Avatar de darth
      darth

      nao queres, nao instalas.
      eu nunca arranjei iphone poque nao podia instalar fora da store. agora equaciono

  2. Avatar de Ze Luis
    Ze Luis

    Apple a ceder às pressões. Aplicações fora da Apple Store? Nao obrigado!

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      É obrigado por lei se quer vender na Europa, e como a Europa é uma fatia bem grande das vendas não tem forma de retaliar, no entanto espero que não permita fora da UE para minimizar os riscos que vão ser grandes como sabemos maior parte dos vírus em Android é quase tudo apps fora da PlayStore.

  3. Avatar de AJ
    AJ

    Não vejo nenhum problema, só instala quem quer, e apps fora do App Store já é feito desde sempre nos MACS, em 13 anos nunca tive problemas em instalar 90% das apps for a do App Store.

    1. Avatar de Ze Luis
      Ze Luis

      Nunca tiveste problemas até ao dia. Ou então tens e nem sabes. Os poucos problemas que existem nos Mac são justamente com apps fora da App Store e que estão minadas. Então se falarmos em apps tiradas de sites manhosos, ou em torrents pior ainda.

  4. Avatar de 0°0
    0°0

    Lá está a ditadura da UE em ação.
    Mas o gado gosta.

    1. Avatar de papagaio
      papagaio

      lol..ditadura quando te estão a dar maior liberdade de escolha?
      e pra mais esses aparelhos são todos produzidos na maior democracia do mundo la xine,não te preocupa esse facto ?desses aparelhos serem produzidos num pais que:”gosta de mandar constantemente nas empresas e no que elas devem fazer”

      a apple tem solução,não vender na europa,simples

    2. Avatar de papagaio
      papagaio

      se calhar o gado és tu ahaha,tás baralhado

  5. Avatar de Eutech
    Eutech

    Cuidado ai que segurança que o IOS na recolhe dados nenhuns do utilizador…calma povo instala so quem quer como no android…nada de outro mundo

  6. Avatar de Joaquim Afonso
    Joaquim Afonso

    se o iOS for seguro não há motivos para preocupações.. ihihihi

  7. Avatar de Manuel
    Manuel

    isso já acontece atualmente. A apple já permite instalar apps fora da store através do seu programa empresarial. Tenho uma a ser distribuida no app center da microsoft desde 2018