Protótipo de câmara concebido para a Lua testado na Terra

5 Comentários

A primeira missão tripulada à Lua em mais de 50 anos está planeada para dezembro de 2025 e os astronautas têm estado a testar uma nova câmara concebida para a expedição espacial aqui na Terra. Conheça a Handheld Universal Lunar Camera.

Imagem do astronauta da ESA e fotógrafo Thomas Pesquet testa a Câmara Lunar Universal Portátil (HULC) em Lanzarote, Espanha.


A Handheld Universal Lunar Camera, ou, em português Câmara Lunar Universal Portátil (HULC), foi desenvolvida pela Agência Espacial Europeia (ESA) e pela equipa de imagiologia Artemis da NASA e será a primeira câmara portátil sem espelho utilizada no espaço.

O protótipo da câmara destina-se a ser utilizado na missão Artemis III e é composto por peças de “câmaras profissionais prontas a usar” e lentes contemporâneas, mas foi modificado para o ambiente lunar extremo.

As temperaturas na Lua variam entre os 200 e 120 graus Celsius negativos, pelo que foi adicionada uma manta à câmara para proteção térmica, que também a protege do pó.

Foram concebidos botões ergonómicos especiais para que os astronautas, que usarão luvas volumosas, possam operar o dispositivo nos seus fatos espaciais.

Testar a câmara Handheld Universal Lunar Camera

Para se prepararem para a utilização na Lua, os cientistas da ESA levaram a câmara para as paisagens “lunares” de Lanzarote, em Espanha, e para a escuridão das grutas vulcânicas para testar a câmara com pouca luz.

A missão Artemis III deverá ser a primeira aterragem lunar tripulada desde a Apollo 17, em dezembro de 1972, e os astronautas chegarão ao Polo Sul da Lua perto de crateras permanentemente sombreadas para procurar indícios de água.

O astronauta da ESA e fotógrafo de perfis Thomas Pesquest, que tirou mais de 380.000 fotografias no espaço durante duas missões à Estação Espacial Internacional, afirma que a captação de imagens no espaço será um desafio.

As condições para fotografar serão complicadas em muitos aspetos: desde operar a câmara com as luvas até níveis de luz muito baixos e grande contraste entre fontes claras e escuras.

Os engenheiros fizeram um excelente trabalho ao reconfigurar os botões e dispo-los de uma forma simples, mas fiável para proteger a câmara.

Referiu Thomas Pesquest.

Imagem câmara HULC que será usada na missão Artemis 3
A astronauta da ESA, Rosemary Coogan, segura o HULC com luvas de traje espacial.

Enquanto estiverem na Lua, os astronautas fotógrafos irão tirar uma variedade de fotografias, incluindo grandes planos da superfície, fotografias panorâmicas e vídeos.

Estamos a tentar escolher as melhores lentes para as fotografias na Lua e otimizar as definições de uma forma inteligente. Queremos que os astronautas consigam obter uma imagem detalhada de uma estrutura cristalina numa rocha e captar paisagens, tudo com a exposição correta.

A câmara lunar será uma das muitas ferramentas que terão de manusear na Lua, pelo que deverá ser fácil de utilizar. O fator humano é muito importante para nós, porque queremos que a câmara seja intuitiva e não exija muito da tripulação.

Explica Jeremy Myers, responsável da NASA pela câmara HULC.

Imagem da Handheld Universal Lunar Camera, uma câmara desenvolvida pela ESA e NASA para levar à Lua

Está previsto que uma versão da câmara vá para a Estação Espacial Internacional para mais testes num futuro próximo. A NASA também efetuou testes extensivos para os três principais desafios do espaço: efeitos térmicos, de vácuo e de radiação.

Continuaremos a modificar a câmara à medida que nos aproximamos da aterragem lunar da Artemis III.

Tenho a certeza de que acabaremos por ter o melhor produto – uma câmara que captará imagens da Lua para a humanidade, utilizada por equipas de muitos países e durante muitos anos.

Concluiu Myers.

Comentários

5

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Há cada gajo
    Há cada gajo

    Era suposto ser testada onde?

    1. Avatar de RuiRuelas
      RuiRuelas

      Era para ser testada em Marte xD

    2. Avatar de Painkiller
      Painkiller

      Ahahahahahahah

  2. Avatar de Paulo Pinto
    Paulo Pinto

    Nos anos 60 a NASA testava as câmaras em Jupiter! Agora é na Terra? Estão muito fracos. 🙂

    1. Avatar de John
      John

      Nos anos 90 a Sega foi em saturn… Ohh wait!!