Portugal é uma das 30 economias mais inovadoras do mundo

63 Comentários

Apesar de sermos um pequeno país, Portugal tem-se destacado em várias áreas. De acordo com o Índice Global de Inovação, Portugal está entre as 30 economias mais inovadoras do mundo.

Portugal é uma das 30 economias mais inovadoras do mundo


Portugal: percentagem do PIB investida em software é um ponto forte

Portugal subiu dois lugares no Índice Global de Inovação (IGI) 2023, estando agora no 30.º lugar entre 132 economias mundiais. De acordo com o relatório, os pontos fortes da economia portuguesa são a diversidade da indústria nacional, a percentagem do PIB investida em software e os artigos científicos ou técnicos por cá publicados.

Portugal é uma das 30 economias mais inovadoras do mundo

Portugal tem um desempenho acima da média Europeia no que diz respeito às seguintes categorias: Outputs Criativos, Capital Humano, Investigação e Instituições. Nestas áreas, ficamos, respetivamente, na 19.ª, 23.ª e 35.ª posição no ranking global.

No que diz respeito às Infraestruturas, o nosso país ocupa a 45.ª posição, a 42.ª no que diz respeito à sofisticação do mercado, a 34.ª na Sofisticação dos Negócios e a 32.ª posição em termos de Outputs de Tecnologia e Conhecimento.

Comentários

63

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mouro
    Mouro

    Sendo que há cada vez mais pobreza no mundo, faz sentido.

    1. Avatar de Ifm
      Ifm

      Não sei onde vez isso, Portugal já foi superado por países da Europa , que há 10 anos eram considerados se 3° mundo.

      Eu vejo é Portugal a afundar se a cada dia, todos os dias batemos recordes de dívida pública, o que devia ser o inverso, com a inflação alta e carga absurda de impostos, a nossa dívida pública devia contrair e não aumentar.

      1. Avatar de Aves
        Aves

        E tem baixado – de um máximo de 138,2% no primeiro trimestre de 2021 para 113,6% do PIB, no primeiro trimestre de 2023.
        Em valor bruto só não baixava se houvesse excedente em vez de défice.
        E por que é que atingiu 138,2% em 2021? Devido à forte contração da economia nesse ano a que correspondeu uma grande quebra na receita de impostos.
        https://bpstat.bportugal.pt/conteudos/noticias/1910

        1. Avatar de Aves
          Aves

          Em valor bruto só – baixava – se houvesse excedente em vez de défice. O que pode acontecer em 2023 – e que vai levar a um coro de que há margem para o Estado conceder mais apoios e baixar impostos.

          1. Avatar de Ifm
            Ifm

            Estás pior tu não??

            Vamos por isto mais fácil por contas de mercearia.
            Imaginemos que os estado português é uma mercearia ” que é comparado com o resto do mundo”

            Tens uma dívida de 100€ aos teus credores.

            Agora de um momento para o outro tema uma grande inflação, os teus produtos esgotam nas prateleiras, sobre o preço, mais dinheiro em caixa. A tua facturação dispara para 200%
            Mas com a inflação os teus lucros fixam se nos 120%

            E a tua dívida aumenta para 110€.

            Como assim?

            Em relação aos lucros a tua dívida baixa correcto.

            Mas está seria a altura ideal para pagares aos credores.

            Por outro lado está a dizer que uma contração economia, que é quando as pessoas deixam de ir a tua mercearia, óbvio que tens de baixar os preços para seres mais competitivo, literalmente quando estás com a corda ao pescoço, é que vais diminuir a dívida!!?

            Whatt??? Tu aprendes a fazer as contas com o Costa.

            Mas o que tu estás a dizer não faz sentido nenhum.

            Os períodos mais difíceis para uma empresa/ nação, tudo é quando existe uma contração economia, quando ela para de funcionar, é aí que o crédito aumenta e é aí que toda a economia se vê em dificuldades.

            É quando não obter receitas, é quando tens de apertar com impostos para, para continuar a funcionar ou contrair dívidas para continuar a funcionar.

            Isto é o Basico, isto são contas de matemática básica, dizer o contrário é só atirar areia para os olhos

          2. Avatar de Aves
            Aves

            Mas qual contração da economia (recessão)?! As previsões para 2024 é de que a economia continue a crescer – com abrandamento do crescimento, mas continua a ser crescimento. O emprego está-se a aguentar bem. A inflação desceu para os 3,6%.
            O resto das tuas contas de mercearia nem li, abrevia.
            Um dia ainda se chega a um post é há alguém a dizer que alguma coisa corre bem. Parece o muro das lamentações, se não houver assunto até deitam o muro abaixo 😉

          3. Avatar de Ifm
            Ifm

            Aves é simples eu para tá vou abreviar porque tu és um Xuxalista, que não sabe fazer contas igual ao Costa.

            Se no momento onde existe mais receita(fiscal), devia ser o momento onde a tua dívida devia contrair/ pagar ao teu credores.

            O único caso onde isso não existe ÚNICO, é quando estás a fazer investimentos, onde os teus lucros não chegam para o crescimento que estás a tentar criar.

            No caso de uma receção, os teus lucros diminuem logooooo, tens menos dinheiro disponível para abater a dívida.

            Mais simples para ti.

            Mais lucros = podes abater a dívida
            Menos lucros = difícil abater a dívida

            Funciona assim és qualquer casa de qualquer pessoa, o que podes transpor em grande escala para empresas e nações.

          4. Avatar de Ifm
            Ifm

            Como é possível na cabeça de alguem achar que no momento que tem perda de rendimento é quando vai pagar dívidas e apoiar alguém?

            Ex: ordenado de 4000€, não consegues pagar dívidas, aumentas.

            Agora recebes 2000€, já podes pagar as dividas e ainda ajudar pessoas.

            Está tudo maluco??????
            Mas isso tem algum cabimento?

            Andas receber bem, metes te num crédito para casa, carro, viagem, sempre a crescer em dívida ( consegues pagar a tua taxa de esforço é baixa)

            Depois passas a receber menos e aí sim é que finalmente vais pagar as dividas e ajudar os amigos em dificuldade!!

            Tu és louco, que grande barrete que tens na cabeça.

        2. Avatar de PorcoDoPunjab
          PorcoDoPunjab

          Aves, essa história da dívida ter descido em função do PIB é uma falácia que de tão enviesada que é nem deveria ser usada.
          Quando o PIB cai a dívida não pode ser vista em função do PIB ( Centeno dixit), quando o PIB sobe, aí sim já pode ser vista dessa maneira.

          Essa conversa só serve para enganar os muito parvinhos, porque os só parvinhos já não caiem nisso.

          O que interessa, e venham lá as historietas que quiserem, é a dívida nominal, é isso que conta para Bruxelas.
          Quanto dinheiro se deve, qual o montante total, isso sim, é o importante.
          Infelizmente, e apesar de toda a conjuntura extremamente favorável ao longo de vários anos e da maior carga fiscal de sempre, este montante não tem parado de subir.

          Em 2015, quando o Costa, o Usurpador, tomou o poder, a dívida pública estava em 235 mil milhões, hoje já vai nuns estratosféricos 276 mil milhões.
          Olhando para estes números facilmente se vê que a dívida pública tem baixado.
          Não vão mudar de lentes que não é preciso…

          Em poucos anos foram mais 40 mil milhões acrescentados a um valor já extremamente alto, isto numa altura de boom económico e taxas de juro negativas e ainda por cima aliado a uma carga fiscal brutal, a maior de sempre.

          Notável um feito destes.
          Se nem assim baixa então não sei quando vai baixar…

          Já agora, já alguém descobriu o que é feito dos Grandoleiros?
          Aqueles que iam cantar a Grandola Vila Morena no tempo do Passos.
          Alguém sabe deles?
          Será que emigraram tb?
          Agora que eram tão precisos já não estão cá.
          Que pena…

          1. Avatar de Ifm
            Ifm

            Finalmente alguém consciente da realidade que não come gelados com a testa.

            Um simples problema matemática:

            Mais receita = mais dívidas.

            E ainda conseguem convencer que estão a ter bons resultados!!!

            Nem quero imaginar estás gente a gerir a casa deles.

            Haaa muita lata de atum e arroz vão ter de comer boa próximos anos… depois vão queixar se que a Europa é má.

            O Costa era um gajo bacano, gastava o dinheiro que tinha e não tinha, quando recebia mais.

            O mau da fita vai ser o gajo que vai pegar neste país de pantanas para ar em plena receção, e vai abater a dívida a custa de apertar o cinto!!!

            Parece a história dos ladrões, enquanto vem o dinheiro sem trabalhar é tudo bom, quando são apanhados, malditos dos policiais!!!

            Quanto mais o Costa estourar e se individar, mais todos nós ( os que trabalham), vão ter de apertar mais o cinto, não é agora é mais tarde.
            A procissão ainda vai nem começou.

      2. Avatar de Rui Miguel
        Rui Miguel

        Os paises de leste que dantes emigravam para portugal agora e ao contrario. A polonia esta prestes a superar o PIB do reino unido ate 2030. Um pais que foi arrasado ha 60 anos e neste momento tem um nivel de vida fantastico

    2. Avatar de AlexS
      AlexS

      Mais pobreza no mundo?!

    3. Avatar de ttttttttttttttttttttt
      ttttttttttttttttttttt

      ….uma das mais fracas economias da Europa é das mais inovadoras ? Só como anedota

  2. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    O governo já vai usar isso como arma de propaganda…

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      na verdade só estão a correr atrás do prejuízo, decadas sem investimento resultariam nisto mais tarde ou mais cedo, mas por ser das que mais investe em inovação não quer dizer que seja a mais inovadora, é uma falacia tendenciosa

  3. Avatar de PN
    PN

    Imaginem então como seria, se os trabalhadores e as empresas não fossem tão sufocados com impostos.

  4. Avatar de João Gomes
    João Gomes

    Não seria algo de novo!

  5. Avatar de pedro
    pedro

    o nos principais indicadores económicos, na UE somos o 3 a contar do fim !!!

    1. Avatar de Ifm
      Ifm

      Pois é isso que eu reparo, mas há artistas, que conseguem criar números mágicos.

      Mas lá está os números não mentem a interpretação dos mesmo é que ponto….

      Vamos PS!!!!!! Pro ambiente, pro tachos, pro boys.
      Vamos tornar isto numa Brasil ou numa Venezuela

  6. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    Claro que somos os maiores, até temos o CR7..

    1. Avatar de paulo
      paulo

      tinha este que puxar futebol!!

  7. Avatar de Eduardo
    Eduardo

    ….a vender empresas públicas.”

    1. Avatar de Ifm
      Ifm

      Fazia já uma lista delas para despachar, começava pela TAP e RTP.

      E pegar nos altos cargos dessas empresas e enviar num submarino ver o Titanic

  8. Avatar de Fla
    Fla

    Ser um dos mais inovadores do mundo e estar nessas posições é mesmo para fazer rir!

  9. Avatar de KodiakShadows
    KodiakShadows

    Que bom, tudo se consegue com baixos salários, é assim que a esquerdalha fica feliz

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      E achas que se as pessoas ganhassem bem eles tinham clientela? Eles alimentam-se dos pobres, e quanto mais pobres houverem melhor para eles.

  10. Avatar de Zé

    Por isso vivemos tão bem, não precisamos de sair para trabalhar o mesmo noutros paises e ganhar bem mais, miserável povo que tem este destino controlado pelos mesmos de sempre.

    1. Avatar de Ifm
      Ifm

      É nos só mandamos os que não são inovadores, os bons e inovadores mantemos cá, não vez a notícia!!!

      E importamos de outras países melhores ainda que nós!!!
      Haaa grande PS!
      Há que integrar pessoas empreendedoras, somos bons nisso.

      É com nada notícia que leio, que até penso que estou a ler o diário da Venezuela.

  11. Avatar de Aves
    Aves

    A lista completa
    Portugal está em 30º (subiu dois lugares) e em 19º na Europa. Ocupa a posição a seguir a Espanha.
    https://www.wipo.int/edocs/pubdocs/en/wipo-pub-2000-2023-section1-en-gii-2023-at-a-glance-global-innovation-index-2023.pdf

    1. Avatar de Juanita
      Juanita

      Claramente PIQUETE DO PS…

  12. Avatar de Víctor
    Víctor

    E dos mais corruptos…

  13. Avatar de Pedro António
    Pedro António

    Claro que é a mais inovadora!! Qual economia faz isto? A TAP está na ruína, o estado nacionaliza-a, paga caro ao proprietário, enriquece os gestores, e, se por acaso começa a dar lucro, volta a vendê-la a baixo custo! E assim vai a economia com toda a inovação e essência portuga.

  14. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Se for no índice de inovar em corrupção e criminosa incompetência, aí estamos à frente do primeiro.

    De resto, isto só pode ser para rir.
    Em breve seremos o carro vassoura da Europa.
    Mesmo ao fim de todos estes anos e de todos estes milhões de milhões, ficamos nesta situação de dependência.
    Que vergonha…. crescemos tanto que todos nos passam à frente.

    1. Avatar de Ifm
      Ifm

      Em breve???

      Há anos que já andas no fim da lista, a correr a trás do prejuízo, e com estas políticas, és mesmo o carro vassoura.

      Tens praias e boa comida. És o Algarve da Europa.

      Pouco ou nada desenvolvido, com uma indústriazeca, onde a malta vai passar férias e gastar dinheiro… mas não passas disso.

      1. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        lfm, calma, acho que a Roménia ainda não nos passou, mas está previsto que ultrapasse ainda durante este ano e a Bulgária só deve passar daqui a uns tempos
        Portanto, nem tudo é mau.

        Isto é tão terrível que já levo na palhaçada, se bem que não tem graça nenhuma porque é o futuro do país que está super comprometido.

        Vão embora os qualificados e entram tvde e Uber eats aos magotes.
        Alguém me diga onde é que isto já funcionou em algum lado, se faz favor.
        A ideia é mesmo destruir Portugal e vão conseguir e digo mais, depois não culpem os políticos porque a culpa é do povo.
        Não é dos políticos, é nossa…

        Alguém vê alguém fazer algo em relação a esta política de portas abertas?
        Ninguém diz nada, ninguém faz nada.
        Depois queixem-se ao Totta…

  15. Avatar de Infinity
    Infinity

    Deve ser à pala do bolso do contribuinte

  16. Avatar de AlexS
    AlexS

    O Indice é rídiculo. Não tem sentido algum.

  17. Avatar de Ferreira
    Ferreira

    Pois… Mas não saímos da cepa torta.

  18. Avatar de Juanita
    Juanita

    Propaganda e mais propaganda

    A realidade nua e crua é a notoria miseria e pobreza

    Ainda agora a CIP ofereceu o 15 mês e a proposta nem foi analisada…

    1. Avatar de Aves
      Aves

      Do que se está a falar é do aumento das remunerações para o próximo ano. A CIP propôs um aumento de 4% e um 15.º mês, isento de impostos e contribuições para a segurança social, dos trabalhadores e das empresas.
      Não há nada para analisar, a CIP sabe que a legislação não o permite. Agora aumentavam-se os salários sem descontos para a segurança social. Mais tarde pagavam-se as pensões de reforma para as quais não houve contribuições. Pura demagogia.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        não é bem assim, em concertação social tudo pode ser aberto a negociações, mesmo que não fossem essas as medidas facilmente conseguiam alavancar um bom posicionamento negocial

        1. Avatar de Aves
          Aves

          E as negociações prosseguem. A CIP quis abrir com o show off do 15º mês livre livre de impostos e contribuições. Está no seu direito. Que o pessoal não perceba que não é possível é que é estranho. Até parece que se está a falar deste ano – os patrões vendo as dificuldades dos trabalhadores oferecem um 15º mês, que foi recusado. Não, estão a fazer as suas contas para pagar menos em 2024 … e ficar bem no filme.

      2. Avatar de Luís Costa
        Luís Costa

        Não mintas também que ao que parece adoras.. o aumento seria de 14.75 em que 10% seria direto para o fundo que existe na segurança social, o que a CIP quis demonstrar é o ridículo que tu e toda a corja da esquerda faz de tudo para que o povo não tenha mais rendimento líquido em sua posse.. a tua conversa é idêntica ao que o Salazar tinha, de que o povo não sabe gerir o seu dinheiro então o estado paizinho fica sempre com tudo o que mexe e depois decide o que é que mereces em retorno ou não.

        1. Avatar de Aves
          Aves

          “A Confederação Empresarial de Portugal (CIP) propôs nesta terça-feira ao Governo um “Pacto Social” com 30 medidas, entre as quais o pagamento voluntário pelas empresas do 15.º mês aos trabalhadores, isento de contribuições e impostos.
          https://www.publico.pt/2023/09/19/economia/noticia/cip-propoe-pagamento-voluntario-15-mes-isento-descontos-2063924

          “Chega apoia proposta da CIP: quer 15º mês de salário sem impostos nem Segurança Social” https://expresso.pt/economia/2023-09-26-Chega-apoia-proposta-da-CIP-quer-15-mes-de-salario-sem-impostos-nem-Seguranca-Social-5e57827a

          Foi isto que foi publicado – um pagamento por fora.
          Vai chamar mentiroso ao teu paizinho.

          1. Avatar de Luís Costa
            Luís Costa

            A confederação presidida por Armindo Monteiro sugere ainda uma medida extraordinária de liquidez para as famílias, que passa por testar, em 2024 e 2025, um incremento salarial de 14,75% nos salários, com redução temporária da Taxa Social Única (TSU).

            Segundo a proposta, este aumento salarial “traduzir-se-ia num aumento da liquidez em 4,75%, sendo os restantes 10% incluídos num plano individual de reforma”.

            Está aqui do que eu falava.. misturas alhos com bugalhos.. já agora, pagamento por fora? Já é possível fazer isso com as ajudas de custo, é ilegal? Não não é, é imoral? Talvez. Agora toma o xarope que já é tarde

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      só em ordenados até 4500€, ou seja, quem desconta 50% ou mais por mês e suporta isto tudo não teria direito a nada.. sempre a mesma situação, classe media que se lixe

      1. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        Zé Fonseca, este mês quando vi os descontos que fiz, fiquei de todas as cores e mais algumas.
        Isto não é descontar, é assaltar.
        O que fazem ao dinheiro é um mistério, ou não…

        Se o arrependimento matasse já teria morrido há muito.
        Tive oportunidade de sair daqui há uns 25 anos e não fui.
        Como estou arrependido…
        Antes que algum esperto diga que ainda vou a tempo, não é agora mais perto dos 60 do que dos 50 que vou sair.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          eu saí, estive lá fora durante 15 anos e voltei numa boa altura familiar, mas cada vez me sinto mais classe média, muitas vezes incapaz de poupar

      2. Avatar de Carlos
        Carlos

        Quem desconta 50% ou mais (IRS +SS, certo?!) é considerado classe média?

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          com o preço das casas, bens e serviços? com o facto não de não teres escolas nem hospitais nem serviços publicos de qualidade e ser obrigatorio recorrer aos privados para tudo?
          o meu paysheet são 11k brutos, caem na minha conta 5.584€, somos 4 lá em casa, tem meses que não consigo poupar dinheiro, não fosse a minha mulher também trabalhar, termos umas rendas extra e eu fazer uns biscates fora para outras empresas seria duro, provalvelmente nem empregada tinha nem conseguia meter os miudos em colegios privados.
          trabalhei 15 anos no estrangeiro e nunca me senti tão empobrecido como em Portugal, tudo devido à carga fiscal.

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            nota: a minha mulher é medica, por isso ganha muito menos do que eu.

          2. Avatar de Carlos
            Carlos

            Vais ter que me desculpar, mas com esse tipo de vencimento estás muito acima da classe média. Mesmo assumindo 11k*12 meses, são 130K anuais!

            Cá em casa, com esse orçamento, a minha mulher podia ficar em casa, tinha a empregada a vir 2x por semana e colocava a mais velha num colégio (a mais nova está no JI privado). Isto em Lisboa (não é periferia).

            Infelizmente não desconto isso tudo… mas mesmo assim poupo (pouco, mas poupo)!

            Coitadas as famílias que têm que se governar com 2 salários mínimos…

          3. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Eu não poupo nada, invisto ou realestate ou portefolio de risco e dou como perdido

        2. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          X14 mais prémios, 25% do base

          Cada um vive de acordo com as suas possibilidades, vai ver o preço do liceu francês

          1. Avatar de Carlos
            Carlos

            Exato. E eu poupo. Todos os meses.

          2. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Poupas quanto 100,200,300? Dinheiro desse não me aquece nem arrefece, prefiro investir tudo do que ter dinheiro no banco a desvalorizar, por vezes até vou para fora de pé e perco dinheiro em investimentos, mas antes isso que ter dinheiro parado, tenho uns 100k a ganhar pó para qualquer emermgencia que possa surgir mas o resto está tudo em imóveis, stocks e crypto

          3. Avatar de Carlos
            Carlos

            Zé Fosenca A. Fico feliz por ti, a sério que sim (apesar de também ter alguma inveja).

            Fazer parte do 1% da população Portuguesa em termos de rendimentos e ainda se considerar classe média… Ter 100K parados a ganhar pó para uma emergência… Dizer que 300 eur não aquece nem arrefece quando isso representa 1/3 do salário mínimo ou 1/8 do salário médio em Portugal… Disto não tenho inveja.

            Tudo de bom para ti, que esses teus investimentos corram bem e que ganhes também cada vez mais. Serão sempre mais impostos a alimentar os cofres do estado. Afinal, existem cerca de 20% em risco de pobreza cá no burgo… que não conseguem ir ao privado do que quer que seja. Eles (e eu que felizmente não me enquadro nestes 20%) agradecem.

  19. Avatar de V
    V

    Propaganda política.
    Com um estado castrador não se consegue chegar nem perto do potencial que este país tem.

  20. Avatar de v.guerra
    v.guerra

    Só nós temos o Ronaldo,a melhor marca portuguesa,mesmo que tal desagrade aos “intelectuais”.Mais pés do que cabeça,como no resto

  21. Avatar de Juanita
    Juanita

    N ligue aos disparates do “Aves” está a dizer: entao a Concertaçao Social propoe e o Governo ou aceita ou n aceita E LEGISLA… o disparate de “nao é possivel” é mera tonteria do Aves como se o Gov n tivesse poder legislativo…

    ACRESCE AINDA O MEGA PODER DAS CONVENCOES COLETIVAS DE TRABALHO QUE LEGISLAM SOBRE AS CONDICOES LABORAIS…

    E esta Aves? deves ser é do piquete dos TRAFULHAS a fazer contra-propaganda?

    TEM É JUIZO…

  22. Avatar de telio
    telio

    Qual Portugal ?
    Referem-se concerteza a algum país imaginário.
    Este , em que vivemos , de certeza que não.
    Cauda da Europa , e , já ultrapassados por alguns países que há cinco anos eram de terceiro mundo.

  23. Avatar de kmlml
    kmlml

    30 de 132 não me parece nenhuma posição de orgulho.