Comissão Europeia está “disposta a considerar” subsídios para a tecnologia nuclear

51 Comentários

A energia é indispensável ao nosso quotidiano e, talvez por sê-lo, gera muita discórdia e acende fortes debates. Agora, indo além de fontes como a solar e a eólica, por exemplo, a Comissão Europeia admitiu estar “disposta a considerar” a atribuição de subsídios à tecnologia nuclear.

Energia nuclear

A escolha do cabaz energético é e continuará a ser uma prerrogativa nacional […] sabemos que o nuclear desempenha um papel central no sistema energético da República Checa e que continuará a exigir investimentos para desempenhar o seu papel na transição energética checa.

É por isso que estamos sempre dispostos a considerar auxílios estatais, desde que as condições sejam adequadas. Mas isto é importante.

Disse Ursula von der Leyen, numa conferência de imprensa, ao lado do primeiro-ministro da República Checa, Petr Fiala.

Na sua intervenção no país, que recebe mais de um terço da sua eletricidade de centrais nucleares, a presidente da Comissão Europeia afirmou que cada Estado-membro é livre de traçar o seu próprio caminho para a neutralidade climática.

 

Comissão Europeia quer considerar energia nuclear, apesar de polémica

Enquanto principal responsável pela aplicação das regras da concorrência, a Comissão Europeia tem o poder de aprovar e rejeitar os fundos públicos que os governos injetam nas suas indústrias nacionais, que podem assumir a forma de subsídios, preços reduzidos, impostos mais baixos, entre outros.

Uma vez que o órgão europeu orienta as suas decisões no sentido da equidade e da igualdade, se considerar que a intervenção estatal representa um risco excessivo para o mercado único e pode colocar outros países da União Europeia em desvantagem, pode rejeitar as propostas.

No início deste ano, a Comissão Europeia flexibilizou as regras para a aprovação de subsídios em seis áreas-chave da transição ecológica: baterias, painéis solares, turbinas eólicas, bombas de calor, eletrolisadores e tecnologia de captura de carbono. Além disso, apresentou a Lei da Indústria Net Zero, de modo a aumentar significativamente a produção nacional destes produtos essenciais.

O projeto original da lei exclui a tecnologia nuclear da sua lista de “projetos estratégicos” e apenas menciona as “tecnologias avançadas (que) produzem energia a partir de processos nucleares com o mínimo de resíduos” e “pequenos reatores modulares”, ainda em desenvolvimento.

Apoiamos as tecnologias nucleares de ponta no âmbito da nossa Lei da Indústria Net Zero para promover a inovação e a cooperação transfronteiriça.

Partilhou a presidente da Comissão Europeia.

Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia
Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia

A lei está a ser negociada entre os Estados-Membros e o Parlamento Europeu, na medida em que se pretende que o nuclear seja considerado um “projeto estratégico”. Contudo, este é um tópico polémico e altamente polarizado.

Recordei a presidente da Comissão Europeia que a energia nuclear é muito importante para a República Checa. É um sector industrial tradicional no nosso país. É uma das formas de o nosso país atingir os objetivos climáticos e ter fontes de energia suficientes.

É importante que a energia nuclear continue a ser uma das fontes preferidas de energia limpa na República Checa. E estamos a fazer o nosso melhor para que a energia nuclear continue a ser a fonte de energia aceite.

Afirmou o primeiro-ministro Fiala, acrescentando que o seu executivo está a avaliar propostas que visam a expansão da capacidade da central nuclear de Dukovany, que contém quatro dos seis reatores nucleares do país.

Comentários

51

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jorge
    Jorge

    Ontem era tarde. É a única forma de ter energia livre de CO2 em quantidades suficientes.

    1. Avatar de André
      André

      Ahahah, ainda comes com essa do CO2, triste.

  2. Avatar de mikado
    mikado

    Se podem dar subsídios à energia nuclear então também podem dar carros elétricos às pessoas.

    1. Avatar de GM
      GM

      Carros esses que têm de ser carregados com energia eléctrica. Proveniente de onde??

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Não concordo com subsídios, trabalho e quero ter possibilidades de comprar. Não quero que paguem por mim.

      1. Avatar de Rui Miguel
        Rui Miguel

        Mas o amigo não pode pensar so em si. Eu pessoalmente não gosto de trabalhar e prefiro que me deem. A maioria dos portugueses prefere subsidios e não gosta de trabalhar. Quem trabalha e gosta devia pagar ou ajudar quem não trabalha

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Ai sim? então viva das ajudas, mas não reclame quando lhe faltar condições, ou quiser fazer algo e não tiver dinheiro.
          Eu trabalho porque quero ser útil para a sociedade e ter uma vida justa, não quero que me paguem nada, quero é receber suficiente para não precisar de ajudas.

        2. Avatar de Silvan
          Silvan

          Que raio de comentário! Era o que faltava!

        3. Avatar de Fusion
          Fusion

          Bro se todas as pessoas pensarem como tu a sociedade colapsa, por esse pensamento ninguem trabalhava.

  3. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Que já considera o gás como energia verde… Já nada me espanta.
    https ://www.poder360.com.br/internacional/ue-define-gas-natural-e-energia-nuclear-como-fontes-renovaveis/

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      E ler o artigo @Yamahia? Já chateia estares a postar links (ou de outras pessoas) e nem lês o que está lá

      “Uma vez que a Comissão acredita que o investimento privado em gás e energias nucleares tem um papel na transição verde, propôs a classificação de certas atividades de gás fóssil e de energia nuclear como práticas transitórias que contribuem para a mitigação das alterações climáticas”, disse o Parlamento em comunicado.

      O legislativo europeu pontua ainda que a alteração é “limitada no tempo e depende de condições específicas e requisitos de transparência.”

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Quem te disse não li?
        Aliás nem precisava pq isso já foi sobejamente discutido. Gás energia verde e nuclear energia verde…2xgrandes loles pá esta cambada de hipócritas!

        1. Avatar de João
          João

          Já sabem o que fazer ás pás das eólicas? Tipo sem ser enterrar e queimar?
          Na zona de Coimbra, arrasaram uma mata inteira para meter fotovoltaicas… Segundo o Yamahia isto é ser verde!

        2. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          Leste mas não entendeste, de certeza!

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Entendi perfeitamente.

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      fake news.. porque se dão ao trabalho de ver cenas em sites br ?

      1. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        Não são fake news. São unread news.
        É o problema de só ler o título…

      2. Avatar de Stanley
        Stanley

        Site com viés político. Postado com a mão esquerda.

  4. Avatar de Awake
    Awake

    Inevitável se forem sérios e não pretendam deixar a população sem energia.
    SE investirem nisto começo a acreditar mais no futuro dos carros elétricos, uma vez que passará a existir energia limpa e praticamente inesgotável a um valor mais acessível para todos.

  5. Avatar de Joao M
    Joao M

    Finalmente..
    Quando apanharam o susto da dependencia do gas e carvão da Russia lá aprenderam que independencia energética, e limpa, passa pelo Nuclear (agora) e um dia fusão.

  6. Avatar de Rui
    Rui

    Só quem não vive neste mundo é que poderá achar que é possível evoluírmos a nossa economia só com energia solar e eólica! Para além de intermitentes (impossível para garantir o funcionamento da indústria), não é suficiente!!!!

    Como os políticos dão um passo maior do que a perna, agora vão ter de voltar atrás….. as centrais hídricas já são verdes, o gás também é verde, a energia nuclear é verde e…. se for preciso qualquer dia o carvão também é verde!!!!! O que demonstra que não podemos confiar apenas nos ambientalistas, alguém tem de ter os pés bem assentes em terra!!!!!

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      na verdade, o nuclear é mais verde que qualquer outra fonte de energia, apenas não é renovavel

      1. Avatar de Alves
        Alves

        Ela é mesmo verdinha, então o local onde se deita o lixo radioactivo é que fica mesmo verdinho, até flores saiem desses contentores.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          E brilha. Tem um efeito lindo a lembrar os gambuzinos.

        2. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Devias informar-te melhor, os resíduos há muitos anos que são “desfeitos” através do processo de vitrificação e na maioria dos casos ou enterrados bem fundo ou enviados para o fundo do mar, o processo de vitrificação “garante” que não haverá derrames nem contaminações durante 10.000 anos, sendo que os próprios resíduos perdem radioactividade ao fim de 1.000 anos, por isso diria que é algo perfeitamente seguro.
          Além disso GEN IV já não tem resíduos resultantes, é tudo reaproveitado.

        3. Avatar de João
          João

          @Alves e queimar pás de eólicas porque os métodos de reciclagem ainda não são fiáveis também é bom.
          Caso não saibas, se não fosse a central de Almaraz, Portugal estava ás escuras… ai ups, se estiver em espanha é energia verde.

    2. Avatar de Stanley
      Stanley

      O futuro é a fusão nuclear. Fissão faz uma sujeira danada. Aparantemente limpinha, desde que os resíduos sejam devidamente armazenados nas profundezas, para a eternidade.

  7. Avatar de AlexS
    AlexS

    Os combustiveis fosseis são das energias a mais verdes pois o CO2 é papinha para as plantas.

    Num artigo da NASA obviamente pró alterações climáticas humanas:

    “A new study reports that increased vegetation growth during the recent decades, known as the “Greening Earth”, has a strong cooling effect on the land due to increased efficiency of heat and water vapor transfer to the atmosphere.
    A new study published in the journal Science Advances titled “Biophysical impacts of Earth greening largely controlled by aerodynamic resistance” reports that the entire land surface would have been much warmer without the cooling effect of increased green cover during the recent decades. The study used high-quality satellite data from NASA’s MODIS sensors and NCAR’s state-of-the-art numerical earth system model.”

    1. Avatar de joao
      joao

      Partilhe o link, sff!!! Quero ler mais sobre o tema!!!

        1. Avatar de joao
          joao

          Obrigado pelo link, mas dá 404…
          pelos vistos não dava muito jeito ter o artigo “no ar”…

          de qualquer forma, aqui está pelo archive.org:

          https://web.archive.org/web/20230728194946/https://www.nasa.gov/feature/greening-of-the-earth-mitigates-surface-warming

    2. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Alguém discorda disso? Aliás, o reflorestamento faz parte da Agenda.
      Mas isso implica que não se faça o esforço de tentar emitir menos? Além disso, os combustiveis fósseis não têm somente CO2.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Reflorestamento? Onde, onde? Só vejo o contrario!
        Sobreiros então é cortar neles a fartazana.

        1. Avatar de João
          João

          @Yamahia decide-te… não queres Nuclear, mas queres fotovoltaico e eolicas…, mas também não queres desflorestaçaõ.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @João, Nalgum ponto ou expliquei-me mal, ou tu percebeste mal. Diz lá onde defendi o nuclear? Ou que quero fotovoltaicas e eólicas a arrasar este mundo e o outro?

    3. Avatar de Joao M
      Joao M

      A Reflorestação não será derivado de, nos ultimas decadas, se ter deixado de cortar e queimar lenha para energia e aquecimento e se ter começado a usar outras fontes como – carvão, gas e mais recentemente as renovaveis? (que curiosamento, para “plantar” quintas de paineis solares é preciso limpar o terreno de fauna e flora)

  8. Avatar de Alves
    Alves

    É desta que vão aparecer centrais nucleares de “energia verde” como cogumelos.

    PS. Mas por favor não coloquem uma ao lado da casa da senhora Ursula con der leyen.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      sendo ela alemã, o mais provavel é ter vivido a vida toda dela a menos de 100 km de uma central nuclear
      até a 5 km dormia descansado, desde que não me tire a vista de mar, venha ela

      1. Avatar de Alves
        Alves

        Força com isso, faz uma petição a pedir uma central nuclear ao lado de casa, bom bom era até se disponibilizares o teu quintal para eles armazenarem lá o lixo radioactivo.

        1. Avatar de NegacionistaPorqueDáJeito
          NegacionistaPorqueDáJeito

          Excelente, baixavam o preco das casas num instantinho 🙂

  9. Avatar de Rui Carriço
    Rui Carriço

    E já vamos umas décadas atrasados.

    1. Avatar de Rui Miguel
      Rui Miguel

      Se Portugal tivesse uma central nuclear em Abrantes ou sines era auto suficiente e ainda exportava. Assim precisamos dos outros

      1. Avatar de Alves
        Alves

        Deixe lá a povoação de Sines ou Abrantes em paz, concordo se ela for ao lado da Assembleia da República.

      2. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Importante era em st torpes, pobres coitados habituados à água quentinha agora têm água gelada

  10. Avatar de PJA
    PJA

    A UE está bem entregue com estes políticos. A proliferação das centrais nucleares é perigoso para as pessoas e o ambiente.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Perigoso foi a desinformação lançada durante anos sobre o nuclear que provocou que hoje tivéssemos onde estamos

    2. Avatar de João
      João

      @PJA se n fosse o Nuclear Frances e Espanhol, estavamos bem aviados…

    3. Avatar de Stanley
      Stanley

      Em tempos de guerra na Europa, parece complicado.

  11. Avatar de Aves
    Aves

    Alguma coisa está a mudar. Notícia de hoje (Lusa):
    “Polónia constrói primeira central nuclear em parceria com EUA
    Autoridades polacas e norte-americanas assinaram esta quarta-feira um acordo para a construção da primeira central nuclear da Polónia, como parte do esforço de Varsóvia para se afastar dos combustíveis fósseis poluentes”.
    Não tenho posição sobre o assunto, mas é verdade que houve em Portugal quem quisesse discutir o tema – e era tabu. Isto também há de depender da geração das centrais, que por certo evoluiram

  12. Avatar de Pedro SIlva
    Pedro SIlva

    Bateu á porta a realidade.