Investigadores aproveitam o ar quente do verão e transformam-no em água potável

9 Comentários

Há uma velha máxima que diz que, na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. E neste caso os investigadores decidiram aproveitar o ar quente do verão e transformá-lo em água potável com um novo dispositivo de hidrogel.

Ilustração de água no calor do verão


O calor abrasador do verão pode ser um aliado inesperado na luta contra a escassez de água. Os investigadores da Universidade do Texas em Austin conceberam um dispositivo que, ao aproveitar as altas temperaturas, tem o potencial de mudar a vida nas regiões áridas.

A equipa não se limitou a imaginar. Conseguiram mesmo extrair água do ar e torná-la potável utilizando apenas energia solar. O mais espantoso é que este processo pode ser concretizado a temperaturas de cerca de 40 °C, típicas de um verão texano. Imagine-se a colocar um aparelho ao ar livre e vê-lo fornecer-lhe, sem esforço, água fresca e limpa.

A magia por detrás disto: o hidrogel

Guihua Yu, professor do Walker Department of Mechanical Engineering na Cockrell School of Engineering, comenta este desenvolvimento inovador:

Não estamos apenas a extrair água do nada. Estamos a fazê-lo rapidamente e sem consumir muita energia. O que é único no nosso hidrogel é a forma como liberta a água. Com as flutuações de temperatura de um verão texano, não há necessidade de um aquecedor.

O que é realmente revolucionário nesta investigação é a adaptabilidade do hidrogel em micropartículas, chamadas “microgéis”. Estas partículas minúsculas melhoram a velocidade e a eficiência do processo de captação e libertação de água. Weixin Guan, líder da investigação, salienta:

Ao transformar o hidrogel em partículas microscópicas, a captação e libertação de água torna-se ultra-rápida. Isto resulta numa produção de água muito mais eficiente.

Embora o dispositivo seja promissor, a equipa ainda está à procura de melhorias, na esperança de o transformar num produto comercial. Estão particularmente concentrados na otimização dos microgéis para aumentar a eficiência.

 

O grande desafio será o de ampliar esta tecnologia. Se esta for bem sucedida, poderá ser uma solução portátil e económica para fornecer água potável em todo o mundo, beneficiando especialmente países como a Etiópia, onde cerca de 60% da população não tem acesso básico a água potável.

A equipa está também a desenvolver versões do dispositivo feitas de materiais orgânicos para reduzir os custos de produção. Yaxuan Zhao, estudante de pós-graduação no laboratório de Yu, sublinha:

Desenvolvemos este dispositivo com o objetivo de o tornar disponível para aqueles que necessitam de acesso rápido e constante a água limpa, especialmente em zonas áridas.

Com estes avanços, o futuro do acesso à água potável parece mais risonho, transformando o calor do verão num aliado insuspeito.

Comentários

9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Naodouonome
    Naodouonome

    The X em X tempo aparece alguém que inventa um desumificador

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      Sim, mas o destes fulanos é especial: consegue produzir água a partir de ar completamente seco…

  2. Avatar de Eu
    Eu

    Cheira-me mais a uma daquelas soluções milagrosas como a de energia perpétua.
    Onde é que em alguma situação árida ou de calor se consegue retirar agua?
    Mesmo que o hidrogel possa fazer esse milagre, a agua ja deve constar do proprio hidrogel. O nome hidro ja diz tudo.
    Mas como eu nao percebo nada de quimica e sou um burro nesta questão, talvez a escola nao me tenha preparado bem.

    1. Avatar de Castro
      Castro

      Ar quente não significa que não tem água/humidade. O ar “quente” até pode conter mais água do que ar “frio”.

      1. Avatar de Eu
        Eu

        E em que enciclopédia isso está escrito. No Facebook?

        1. Avatar de Castro
          Castro

          Não é preciso enciclopédias é algo que se pode aprender na escola. A quantidade de água por volume de Ar a 100% de humidade relativa, aumenta com a temperatura. A 30°C a capacidade máxima de “carga” de água no ar é 3 vezes maior do que a capacidade máxima a 10°C.
          Por outras palavras, precisas de muito mais água no ar a 30°C para que se observe condensação.

        2. Avatar de Tó Jó
          Tó Jó

          Eu, admiro como consegues ser um ignorante convicto!

      2. Avatar de Grunho
        Grunho

        Estes caras até de ar completamente seco, humidade zero, vão produzir água, pelos vistos.

  3. Avatar de Técnico Meo
    Técnico Meo

    Interessante. +1