Redes – Sabe o que é uma VPN (Virtual Private Network)?

48 Comentários

Nos últimos tempos temos trazido até aos nossos leitores algumas tecnologia/protocolos/conceitos que são usados no mundo das redes informáticas. Recentemente um leitor enviou-me um e-mail para eu lhe explicar qual o objectivo das VPNs e qual a razão de ser uma das tecnologias mais usadas nos dias de hoje.

Hoje deixo-vos aqui uma breve explicação sobre os benefícios da utilização de VPNs.

vpn_00

Antes de explicar o conceito de VPN vamos a um exemplo actual, presente e frequente nos dias de hoje. Vamos considerar uma empresa que revende vários tipos chocolates e que tem “na rua” vários vendedores que tentam vender esse produtos às lojas.  Esses vendedores trazem normalmente consigo um smartphone/tablet ou um PC para registar/validar de imediato as encomendas no sistema de stocks/encomendas interno da empresa. No entanto, como o vendedor está “na rua”, ligado a uma rede pública (Internet), como fazer para se ligar em segurança (a partir do exterior) ao servidor interno da empresa onde está o sistema de stocks/encomendas? As VPNs (Virtual Private Network) são uma das soluções!

Uma VPN é:

  • Virtual – informação para uma rede privada é transportada “em cima” de uma rede
  • Privada – A comunicação é cifrada, de forma a manter a confidencialidade dos dados ponto a ponto.

Quando um utilizador estabelece uma ligação VPN é criado um canal de comunicação seguro, usando técnicas de criptografia e autenticação, permitindo assim a troca confiável de dados sobre redes públicas (no exemplo anterior, o vendedor estando ligado à Internet, pode estabelecer uma VPN para a empresa e assim aceder ao sistema interno sistema de stocks/encomendas, como se estivesse fisicamente ligado a rede local da empresa, para consultar ou registar algum tipo de informação de uma forma segura). Outro exemplo da utilização de VPN é por exemplo quando um aluno necessita de aceder a serviços que apenas estão disponíveis apenas internamente na Universidade/Politécnico/Escola.

vpn_a

As VPNs permitem também interligar redes privadas. Imagine por exemplo que  tem uma empresa em Lisboa e uma filial no Porto e pretende constituir uma única rede privada (Lisboa+Porto) sem contratar circuitos dedicados. Além da redução de custos, fiabilidade e estabilidade,  a utilização de VPN (Site-to-Site VPNs) neste cenário irá permitir o acesso remoto em segurança entre máquinas da empresa e Filial e vice-versa.

vpn_b

Suite IPSec

O IPSec (IP Security Protocol) é uma suite de protocolos que permitem a construção de túneis seguros sobre redes (internet ou intranet). Tudo o que passa através da rede é cifrado pelo gateway IPSec e decifrado pelo outro extremo da comunicação. Disto resulta uma Rede Privada Virtual (VPN).

O IPSec pode ser utilizado de duas formas distintas: em modo de transporte, ou em modo de túnel.

Foi desenvolvido pelo IETF (Internet Engineering Task Force) sendo inicialmente pensado para operar sobre o protocolo IPv6 mas, rapidamente se adaptou ao contexto do protocolo IPv4. O IPSec pode ser utilizado de duas formas distintas: em modo de transporte, ou em modo de túnel:

O IPSec pode ser usado em qualquer máquina que disponha de rede IP (router, PC, …), utilizando 3 protocolos:

  • AH (Authentication Header) – Permite a autenticação dos dados da origem, a integridade não orientada à ligação da totalidade ou de porções do cabeçalho do pacote IP, e opcionalmente a detecção de reenvio afim de evitar ataques de DoS;
  • ESP (Encapsulating Security Payload), que disponibiliza encriptação e autenticação, permitindo assim a confidencialidade do fluxo de tráfego; Permite também a integridade não orientada à ligação e opcionalmente a detecção de reenvio.
  • IKE (Internet Key Exchange), responsável pela troca de chaves para o ESP incluindo a sua ligação (negoceia parâmetros de ligação).
OpenSwan – Implementação  do open source do IPSec

É uma implementação open source sob a licença GPLv2 do IPSec para Linux. O Openswan foi desenvolvido a partir do FreeS/WAN Project e oferece funcionalidades IPSEC e IKE.

Algumas características do OpenSwan:

  • Suporta Linux Kernels 2.4 via KLIPS e Linux Kernels 2.6 com IPSec nativo;

A Versão 2.1, suporta certificados X509, NAT-T e XAUTH Cliente e Servidor. Para saber mais sobre este projecto, clique aqui

Considerações finais

As organizações que usam VPNs beneficiam com um aumento de flexibilidade e escabilidade a nível de comunicações e até produtividade. As VPN’s permite “trazer” as máquinas remotas para dentro da rede interna, garantindo de certa forma uma nível de segurança idêntico como se o utilizador estivesse dentro da organização. Além dos benefícios referidos, realçar também a poupança de custos a nível de comunicações (já que não é necessário contratar circuitos dedicados). Para quem exerce teletrabalho, as VPNs são sem duvida uma forma de estar ligado à organização/empresa remotamente e de  forma segura.

Artigos relacionados

Partilhar:
Tags:

Comentários

48

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ryan
    Ryan

    Eu sei o que e uma rede VPN… E daquelas coisas que quando nao funciona da-me muito trabalho a resolver.

    1. Avatar de João Cardoso
      João Cardoso

      mesmo!!!!!!!!!

  2. Avatar de Marcos
    Marcos

    Muito bom! Obrigado.

  3. Avatar de JSilva
    JSilva

    Eu costumo usar a OpenVPN, o meu PC de trabalho é cliente de 10 servidores OpenVPN dos quais 6 fui eu que os configurei.

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Boas

      Eu também uso o OpenVPN, mas tenho um problema que deixo de poder usar impressoras instaladas em rede localmente. Sabes como configurar para ultrapassar este problema?

      1. Avatar de JSilva
        JSilva

        Nunca tive problemas com a OpenVPN ligada para imprimir nas impressoras da rede local. Quanto à remotas nunca tentei, nem precisei. As configurações que tenho feito não são restritivas ao ponto de negar o acesso à rede local, mas há quem as configure dessa forma.

  4. Avatar de Duarte Mechas
    Duarte Mechas

    Acho que podiam desenvolver mais o assunto do IPSec. Seria muiiiiito útil

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Eu tenho um documento ja prontinho com implementação de IPSec usando o OpenSwan. Vou ver se o “porto” para aqui.

      1. Avatar de Duarte Mechas
        Duarte Mechas

        Muito boa iniciativa

      2. Avatar de Felipe Estades
        Felipe Estades

        Pedro Pinto, quando poderia nos disponibilizar esse documento?

  5. Avatar de click here xD

    Continuem com estes artigos. São actuais e sempre é bom adquirir novos conhecimentos 🙂

  6. Avatar de aver
    aver

    Para os que usam o Hotspot Shield no computador e têm iPhone, talvez gostem de saber que saiu o Hotspot VPN.

    É um bocado difícil – não é de configurar é de que a configuração funcione, entre Always On e Manual (este permite alguma escolha de IPs). Por motivos que não vêm ao caso, às vezes dá jeito ter um IP dos EUA.

    Dizem eles que também permite poupar tráfego de dados por 3G, porque é usada compressão. Eu acho é o Always On gasta muita bateria.

  7. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    Já aprendi qualquer coisa hoje. E que tal ensinar a fazer uma rede assim?

  8. Avatar de Ricardo Silva

    Para muitos utilizadores de Windows é provavel que conheçam mais VPN (PPTP).
    Este tipo de artigos é muito bom para o tipo de alvo que pretende atingir. É bom ter sempre presentes os conceitos sobre a técnologia.
    Numa forma de “adenda” mas já fora do âmbito deste artigo, existem também VPN’s que funcionam exclusivamente na segunda camada do modelo OSI (Layer 2) sendo muito usadas pelos providers, assim como em Layer 3 (IP).
    Podem procurar por VPLS e saber um pouco como funcionam as VPN’s a nível de operador.
    Mais acrescento que tudo isto está fora do target original do artigo, contudo e para aqueles que gostam de saber sempre mais um pouco aqui fica.

    Larguras e cumprimentos.

  9. Avatar de Tiago
    Tiago

    Eu utilizo uma ligação VPN na minha escola mas não sabia que era tão útil. Apenas uso porque raramente vai abaixo a ligação à Internet.

    Cumprimentos.

  10. Avatar de a friend®

    Para quem gosta de ver filmes em sites estrangeiros, VPN é também uma optima solução.

    Uma dica para quem tiver iOS, descarregue a aplicação gratuita (via Store Americana) do ABC Player. Configura uma VPN (Americana) e consegue ver todas as series sem restrições.

    De resto, VPN já faz parte do meu dia a dia por várias razões. Pedro Pinto, excelente artigo!

    1. Avatar de Someone
      Someone

      Eras rapaz para fazer para aqui, um tutorial, ou pelo menos indicar-me um link na web onde se explique detalhadamente como o fazer!? Sou um pouco noob em redes, mas aquilo que disseste interessou-me muito.

      Abraço

      1. Avatar de a friend®

        Para ser mais fácil, tentei procurar um tutorial que explica-se mais ou menos como se faz:

        http://www.iphoneincanada.ca/how-to/how-to-setup-hotspot-shield-free-vpn-for-iphone/

        De resto é so “Googlar” VPN’s free nos EUA. O Hotspot Shield tinha vários.

        1. Avatar de Someone
          Someone

          Muito obrigado! =)

  11. Avatar de Chirucca
    Chirucca

    Off Topic: o Passatempo Impetus/Pplware: Ganha uma Impetus Innovation, já tem vencedor?

    Boa semana….

    1. Avatar de Vítor M.

      Está mesmo no processo final, deve sair já amanhã.

      1. Avatar de Chirucca
        Chirucca

        Obrigado Vitor, fico a aguardar pelo resultado.

  12. Avatar de João Cardoso
    João Cardoso

    Basta usarem o multibanco que estão a usar vpn. Hoje em dia todos os mb’s da sibs é assim que comunicam, já não existe uma rede dedicada, trabalham sobre a rede ip com um túnel vpn.

  13. Avatar de Vítor M.

    Excelente explicação… isso eu vejo todos os dias na prática 😉 Pedro isso paga direitos de autor 😉

  14. Avatar de EacHTimE
    EacHTimE

    Tenho uma grande questão sobre VPNs.

    É possível estar ligado a uma vpn e ao mesmo tempo aceder à rede externa fora da vpn? por exemplo configurar um browser para aceder à rede fora da vpn e o restante funcionar tudo na vpn.

    Não sei se me fiz entender..

    1. Avatar de a friend®

      Essa situação só dava nos Proxys. Que eram configuráveis no Browser.

    2. Avatar de Pedro Pinto

      Na prática quando estabeleces uma VPN passas a estar em duas redes. Tal como o Afriend referiu, há sempre a possibilidade de configurar proxys diferentes por browser.

    3. Avatar de arrebenta
      arrebenta

      é possivel caso a vpn não te obrigue a usar o gateway remoto…

      1. Avatar de EacHTimE
        EacHTimE

        Pois.. acho que obriga. Parece que não vou poder fazer o que queria então :S

  15. Avatar de Luisa Piratinha
    Luisa Piratinha

    isto é tudo muito util em termos de protecção de tráfego mas na verdade ao se utilizar uma VPN não se sabe a k está a dar a conhecer o tráfego e durante kt tempo é k armazena a informação .

    1. Avatar de Ricardo Silva

      Hum ????
      E agora de uma forma que se perceba 😉

  16. Avatar de João Felizardo
    João Felizardo

    Eu utiizo vpn configurada no windows e com a correspondesnte configuração do router.

    Será seguro?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, estabeleces assim um canal seguro de comunicação.

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      Olá,

      Podes-me dizer como fazer isso?

      Obrigadão.

  17. Avatar de Luisa Piratinha
    Luisa Piratinha

    e não se esqueçam k nem tudo são rosas o preco a pagar é a diminuição de velocidade , pelo menos nas k eu experimentei gratuitas , k souber de alguma k não reduza a velocidade faça favor de dizer

    1. Avatar de miguel
      miguel

      Óbvio que reduz a velocidade, nada vem de graça queres segurança pagas em velocidade.

      O motivo de ser “mais lento” é mto simples: Qd te ligas a uma VPN a comunicação que sai/entra do teu PC tem um overhead, ou seja dito de forma simples… tem mais informação que é para ir encriptado.

  18. Avatar de Raul Oliveira
    Raul Oliveira

    Boas

    Parabens pelo artigo.

    Para quando um artigo para OpenVPN, configurações e implementações.

    PC a PC.

    PC a Rede.

    Rede a Rede.

    Continuação de bons Post’s.

  19. Avatar de Joao
    Joao

    Apenas um reparo, a frase “O IPSec pode ser usado em qualquer máquina que disponha de rede IP (router, PC, …), utilizando 3 protocolos” não está correcta. O IPSec possui dois mecanismos de funcionamento que tanto podem ser utilizados em separado como em simultâneo, que são o AH e o ESP. O IKE é um sim um protocolo de troca de chaves Diffie-Hellman utilizado para a negociação de SAs entre as duas extremidades de uma conexão.

    Para configurarem IPSec podem também usar a ferramenta setkey (configurar manualmente o IPSec), ou o racoon (IKE).

  20. Avatar de alexandre
    alexandre

    pq quando saio do vpn minha net não funciona mais?

  21. Avatar de victor
    victor

    como faço pra excluir um VPN do meu computador? Já tentei remove-lo pelos programas padrões do computador e mesmo assim ele continua a barra de ferramentas no navegador.

    Ficarei grato com resposta

  22. Avatar de Ludmila Vodkavitch
    Ludmila Vodkavitch

    Meus VPN preferidos gratis sao o SECURITYKISS para ver os programas da BBC inglesa com IP de Londres e também o CYBERGHOST para navegar na rede em geral. Esses dois sao muito bons. Mas quanto tenho dinheiro para alugar um VPN muito bom para meu PC e meu multifone Android eu prefiro o HIDEMYASS.

  23. Avatar de Fabio
    Fabio

    Alguem aqui teve problemas em configurar uma vpn no linux?
    Tenho Net da PT e o server de vpn que quero por é este: http://www.securitykiss.com/

  24. Avatar de VPN Barato

    Eu costumo usar o HMA últimamente. O serviço é barato e tem bastante qualidade.

  25. Avatar de Helder Alberto
    Helder Alberto

    Porfavor veio por este meio lhe pedir me ajudar a configurar o meu zpn – open conect
    n consigo porfavor:: meu numero de celular whatsapp: +258847762965
    meu email: Helderalberto599@gmail.com, Heldermandlate862@gmail.com
    falo de moçambique

  26. Avatar de victor
    victor

    Gostaria de saber qual seria a limitação entre VPN Client to Site, se existe alguma limitação caso instale um client em um desktop e depois disso eu consiga redirecionar todas as demais maquinas para este desktop, em vez de utlizar site to site