Redes – Como funciona um Router?

50 Comentários

Para quem gosta de artigos sobre redes informáticas, hoje apresentamos mais um artigo nesta área, que dá a conhecer o funcionamento básico de um router. De modo a entenderem melhor como tudo se processa, é importante (para quem ainda não o fez) que leiam o artigo sobre o modelo de referência OSI da ISO (ver aqui) e o artigo que mostra o funcionamento de um switch (ver aqui).

router_00

O que é um router?

Em traços gerais um router (ou encaminhador) é um equipamento activo de uma rede de dados quer permite a comunicação entre dispositivos de redes diferentes (e também de redes com diferentes tecnologias) e totalmente autónomas. Os router funcionam na camada 3 do modelo OSI (ver aqui) e têm a capacidade (com base nos protocolos de encaminhamento, rotas estáticas ou por conhecerem as redes directamente ligadas) de fazer chegar os pacotes de dados de uma rede de origem a uma determinada rede de destino.

Vamos considerar o seguinte cenário com as seguintes configurações:

PC A PC D
Endereço IP: 192.168.1.1 Endereço IP: 192.168.2.1
Mascara: 255.255.255.0 Mascara: 255.255.255.0
Gateway: 192.168.1.254 Gateway: 192.168.2.254
PC B PC C
Endereço IP: 192.168.1.2 Endereço IP: 192.168.2.2
Mascara: 255.255.255.0 Mascara: 255.255.255.0
Gateway: 192.168.1.254 Gateway: 192.168.2.254

 

router_01

Se o PC A pretender comunicar com o PC B, como os dois pertencem à mesma rede estando assim no mesmo domínio de broadcast, a comunicação é simplesmente feita via switch (Podem ver aqui como tudo funciona).

Agora vamos considerar que uma máquina da rede azul (rede: 192.168.1.0) quer comunicar com uma máquina da rede amarela (rede: 192.168.2.0). Considerando então que por exemplo o PC B quer comunicar com o PC D e partindo do principio que os switchs e router já conhecem os Mac Adresses dos equipamentos da rede.

Vamos ver como se processa a comunicação entre os dispositivos:

Como vimos pelo vídeo anterior, quando o PC B com o IP.192.168.1.1 quer comunicar com o PC D (IP.192.168.2.2) que está numa outra rede, a informação segue para o gateway respectivo (que não é nada mais que uma interface no router) e em seguida o router, com base na sua tabela de encaminhamento, encaminha os pacotes para a rede de destino.

Resumindo

De uma forma geral, quando duas máquinas estão em redes distintas é necessário que exista um equipamento que faça encaminhamento de pacotes como por exemplo um router (Existem algumas distribuições que permitem também transformar um PC num router). De referir que os PC’s devem ter configurado o gateway (saiba porquê aqui).

Partilhar:
Tags:

Comentários

50

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Carlos
    Carlos

    Que software de simulação é esse??????

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Fantástico….PACKET TRACER da CISCO! 🙂

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Obrigado!!!

        Já andava atrás disso faz tempo. Como estou na área das redes, dá sempre jeito!

        1. Avatar de tiago
          tiago

          és da área das redes e não conheces aquilo ? LOOOOL deves ser bom , deves =D

          1. Avatar de Brain By-lituai
            Brain By-lituai

            Sim

          2. Avatar de a tua madrinha
            a tua madrinha

            isso é bullying

    2. Avatar de Viriato
      Viriato

      O Packet Tracer para o inicio é optimo, mas para cenários mais complexos eu prefiro o GNS3 instalado em Linux claro.

    3. Avatar de Bill Gates
      Bill Gates

      Packet Tracer, atenção que é ilegal desde que se esteja na academia.
      Packet Tracer é simulação, GNS é emulação, pelo que é muito melhor.

      Como é emulação precisa de uma imagem IOS e claro, os requisitos são muito maiores, pois está a EMULAR um router no computador em questão (pode ser um 3725 and so on).

      Claro que o GNS não consegue emular L2, pois ASIC’s não é possível emular.

      Packet Tracer é bom para iniciação, e para uns testes para STP. Mas PVST já tem BASTANTES limitações.

      Cumps.

      1. Avatar de DUH
        DUH

        O GNS é para meninos, o Packet Tracer então…
        O GNS3 nao simula L2, com um processamento muito intensivo, necessita muita memória…
        O GNS3 já foi…
        Tenho instalado o IOU, com 9 routers, 4 switchs, 3 routers de BB, um frame-relay switch, num PC P4 com 1Gb de RAM…
        Antes de aprofundarem-se em conhecimentos de networking, primeiro estudem os livros base sobre TCP/IP, depois apliquem-nos, usem o wiresharj ou outro sniffer e vejam o que acontece e como acontece.

  2. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    É sempre um bom assunto!!!

    Só tenho um pequeno apontamento Pedro. Por baixo do esquema de rede dizes “…estando assim no mesmo domínio de colisão…”. Eu acho que não é um domínio de colisão mas sim um domínio de broadcast. Um domínio de colisão é quando existem 2 ou mais equipamentos num determinado segmento de rede que quando comunicam podem gerar colisões (exemplo- 2 pc’s ligados a uma bridge ou 2 pc’s ligados a um AP).
    Neste caso ambos os PC’s estão ligados a um switch, logo em full-duplex (se estiver tudo em default) eliminando os domínios de colisão e criando um domínio de broadcast (isto é se estiverem todas as portas na mesma VLAN).

    De resto, subscrevo o que dizes sobre o packet tracer, óptimo software para começar a praticar networking! 🙂

    Continuem com o bom trabalho!!!

    1. Avatar de Pedro Pinto
  3. Avatar de Dlencastre

    Ora eu só uso o PackeTracer e a nível profissional 🙂
    Qualquer CCNA 4 usa o PT

  4. Avatar de Diogo Gomes
    Diogo Gomes

    Tambem estou ligado a redes, andava louco a procura de um programa deste tipo. obrigado pela sugestao, grande artigo!

  5. Avatar de NUNOvSKY
    NUNOvSKY

    A explicação está fixe.
    Dá uma noção geral.
    No entanto para quem é menos tecnico ou ainda esta no principio pode ser tudo um pouco abstracto. No inicio isto tudo fazia-me muita confusão. Os pacotes de dados, routers, proxies ,etc.
    Só lá fui com a ajuda de um video que recomendo para todos os iniciantes de redes.
    É um video utilizado para fins educacionais a nivel redes.

    http://www.warriorsofthe.net/movie.html

    Recomendo vivamente !

  6. Avatar de Visitante
    Visitante

    Boa partilha, e já agora desculpem o OffTopic, excelente gosto musical, Muse- Starlight 🙂
    Continuação de bom trabalho.

  7. Avatar de azazel.pt
    azazel.pt

    A fugir do assunto mas não tanto queria saber onde se pode tirar o curso CCNA 4 ja que pelas novas oportunidades só há CCN3 e são 3 anos gostava de saber onde posso tirar esse curso a borla se possivel já que estou desempregado e o dinheiro não abunda tenho experiencia na área trabalhei 3 anos como informático numa empresa que se especializa em redes e software de gestão (Primavera software, winmax, artsoft) e trabalhei + 2 anos 1 como spv na staples e outro como spv para a PackardBell.

    Agradeço qq ajuda, onrigado.

    1. Avatar de cris.
      cris.

      material self-study: google->(certcollection;careercert)
      Exame Pearson Vue (150€) com muito self-study e muitas horas de simuladores google->(PacketTracer 5.3;GNS3)

    2. Avatar de Ping

      Cris! 3 anos de CCNA? Hoje já não tens necessidade de perder tanto tempo com isto, já que em apenas 10 dias podes obter uma certificação CCNA numa academias cisco ou num centro autorizado. Em portugal podes contactar a rumos.pt o vários centro ciscos que lá abundam.
      Podes te certificar em segurança fazendo o módulo CCNA Security, Voz através do módulo CCNA VoIP e outros módulos.
      Só presisas te informar… Não perca 3 anos.

      Espero que tenha ajudado

      Reply!!!!!

      1. Avatar de gteles
        gteles

        10 dias? Desculpa mas, ou estas maluco ou não sabes do que falas… qualquer modulo do ccna é um mês, com umas horas diarias…

  8. Avatar de M.Manuelito
    M.Manuelito

    Excelente explicação e boa escolha musical para o video 🙂

  9. Avatar de Bill Gates
    Bill Gates

    Já agora.
    O artigo está bastante bom.
    Cumprimentos.

  10. Avatar de Bill Gates
    Bill Gates

    Já agora, convinha dizer que a nível de routing (L3) o Frame é sempre alterado, o que leva a uma latência muito maior em relação ao switching, em que o switch só lê o Frame, e faz forward.

    Cumprimentos.

  11. Avatar de ZiLOG
    ZiLOG

    Uma pergunta…

    Posso ligar um switch ao router Meo de modo a poder ligar mais computadores por cabo?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, basta que liguem uma porta do switch a uma porta LAN do router thomson

  12. Avatar de Nelson
    Nelson

    Desculpem a pergunta, posso ter duas redes diferentes com o mesmo router?

    1. Avatar de JORGE
      JORGE

      Claro que podes, o router é que têm de ter capacidade para isso.
      Objectivo do router é mesmo isso, faz ROUTEAMENTO das redes que existem.

    2. Avatar de Daniel Belém Duarte
      Daniel Belém Duarte

      podes, nos routers tens a opçao de criar Vlan, que sao Virtual Lans, e assim podes criar separadamente duas redes.
      Fisicamente encontram-se ligadas mas logicamente sao duas redes distintas em que uma nao ve a outra.

      Não sei se é isto que pretendes.

      Cumprimentos

      1. Avatar de Bill Gates
        Bill Gates

        Boas Daniel
        Criar Vlans e uma coisa, inter-vlan routing é outra coisa completamente diferente.
        Um switch pode ser capaz de criar Vlans, mas para fazer routing entre elas é necessário um L3 switch.

        E mais, se o user fizer isso num router caseiro com firmwares do estilo DD-WRT, tem que se ter em conta que o routing leva bastante processamento, não é como o switching, logo o impacto na performance no routing é muito maior.

        Resumindo, para uma rede caseira, não é necessário de maneira nenhuma mais do que uma rede.

        Cumprimentos.

  13. Avatar de Joao Vicente
    Joao Vicente

    Tás desculpado, mas volta a ler o artigo lol
    Ou então dá uma vista de olhos na imagem https://pplware.sitedev.pt/wp-content/uploads/2011/10/router_011.jpg

    Cumpz 🙂

  14. Avatar de Básico
    Básico

    Boas, será que me podem informar?
    Tenho 1 router sem fios, mas o sinal ñ é suficiente então através dum cabo liguei 1 router ao outro (tb sem fios) e configurei como nas instruções. O problema é que ñ funciona mto bem, umas vezes dá outras não. Será que se eu instalar um switch a coisa melhore.
    É que tenho utilizado o 1º router mas o sinal é tão baixo q tá sempre a falhar.
    Obrigado

  15. Avatar de Básico
    Básico

    Há os routers são Linksys….

  16. Avatar de JOSE MESQUITA

    BONS DIAS MEUS SENHORES- AS, PESSUO ACTUALMENTE UM ROUTER DA SAPO ADSL DA ««« P T ««« DE 54 MBps DE FREQUENÇIA, NO ENTANTO POR VEZES TENHO ««« FALHAS ««« NO SISTEMA DE ««« REDE – WIRLESS ««« NO MEU – PORTATIL, PERGUNTO EU SERA NORMAL ESTA SITUAÇAO, OU SERA FALHA OU FALTA DE ««« REDE ««« OU ALGUMA ««« IMCOMPATIBILIDADE DO SISTEMA – VERSUS – P C «««…

  17. Avatar de Ping

    Bom artigo,
    Pelo número de comentários vejo que siscitou a atenção de muitos. Hoje por hoje as empresas não vivem sem um router.
    Continuação de bom trabalho.

    Replay !!!!!

    1. Avatar de Pedro Pinto

      É o coração de uma rede 🙂

  18. Avatar de José
    José

    Uma pergunta já que este artigo é sobre redes.
    Será que é possivel localizar um computador se estiver ligado a internet atraves do numero de serie?
    e que roubaram-me o computador a dias e ja pesquisei e nao encontro nada sobre como localizar um computador

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Com o número de série é complicado, mas podes se for numa rede interna o administrador pode sempre pesquisar nos logs pelo macaddress da maquina

  19. Avatar de MoraisPalos
    MoraisPalos

    Aulinhas de redes saudades….hihi
    Muito bom recordar…

  20. Avatar de silva
    silva

    Boas,
    Sou iniciante e tenho uma questao,

    Gostava de saber qual o ip que este router na imagem tem, porque supostamente ele só pode ter um, como faço para encaminhar para outra rede diferente?

    Cumps..

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas Silva,

      Neste exercício, o router tem duas interfaces de rede, logo pode ter dois endereços associados (há outras técnicas que até permitem ter vários endereços lógicos por cada interface fisico)

      1. Avatar de silva
        silva

        Boas Pedro,

        Obrigado pela resposta,

        Então quer dizer que num router como o zonhub, não consigo fazer os encaminhametos? Terá de ser num router superior?

        Cumps.

  21. Avatar de Dé

    Olá Boa Tarde!!!

    Se algém poder ma ajudar agradeço!!

    Há possibilidade de obtenção do Mac Adress de tendo em mãos apenas o nº de série do fabricante? se houver, como faço isso?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Não. Queres obter o MacAdress de qual equipamento?

      1. Avatar de Dé

        Notebook Lenovo!

  22. Avatar de Dé

    Quer alguma especificação?

  23. Avatar de Dé

    Favor me ajude!!!

  24. Avatar de Edson Gonçalves
    Edson Gonçalves

    Obrigado por me ajudar aperceber sobre o roteador

  25. Avatar de pedro
    pedro

    Gostei adorei saber mais sobre o router

  26. Avatar de Djoe samuel Malonga
    Djoe samuel Malonga

    Gostei saber mais sobre o router