Ciência já está a desenvolver uma vacina para a próxima pandemia

67 Comentários

Apesar dos avisos, a COVID-19 e o seu impacto apanharam o mundo desprevenido. Portanto, a ciência já está a preparar munições, especificamente uma vacina, para a próxima pandemia.

Vacina

A pandemia provocada pela COVID-19 desamparou o mundo, apanhando-o desprevenido. Muitos foram os problemas que resultaram dela, indo muito além da própria infeção e das suas consequências diretas.

Agora, considerando os avisos constantes que alertam para uma nova pandemia, a ciência decidiu antecipar-se, e já entrou em ação: um grupo de cientistas britânicos está a desenvolver uma vacina como um seguro contra uma nova pandemia causada por uma doença desconhecida, a Doença X.

Vacina

O trabalho está a ser realizado no complexo laboratorial governamental de alta segurança de Porton Down, em Wiltshire, no Reino Unido, por uma equipa de mais de 200 cientistas.

Os investigadores enumeraram as ameaças de vírus animais capazes de infetar seres humanos e passíveis de, no futuro, se espalharem rapidamente pelo mundo. Por não se saber qual deles espoletará a próxima pandemia, os cientistas estão a trabalhar no combate da Doença X. Neste momento, estão a monitorizar patogénicos de alto risco, como a gripe das aves e a varíola dos macacos.

O que estamos a tentar fazer aqui é garantir que nos preparamos para que, se tivermos uma nova Doença X, um novo agente patogénico, tenhamos feito o máximo de trabalho possível com antecedência.

Esperemos conseguir evitá-la [uma pandemia]. Mas se não conseguirmos e tivermos de reagir, então, já começámos a desenvolver vacinas e terapêuticas para a combater.

Disse Dame Jenny Harries, professora e diretora da Agência de Segurança Sanitária do Reino Unido (em inglês, UKHSA), ao Sky News, que foi guiado pelo laboratório onde a vacina está a ser desenvolvida.

Alterações climáticas estão a abrir o caminho para a próxima pandemia

Segundo a professora Harries, as alterações climáticas, bem como as mudanças populacionais, estão a aumentar a probabilidade de vivermos uma nova pandemia.

Estamos a assistir a um risco crescente a nível mundial. Parte disso deve-se a fatores como a urbanização, em que o vírus pode saltar para os seres humanos [que vivem perto], como aconteceu com a gripe das aves. E outra parte deve-se às alterações climáticas, em que animais como as carraças e os mosquitos se deslocam para locais onde antes estava frio e agora está a ficar cada vez mais quente.

Por isso, na sua perspetiva, apesar de se tratar de uma agenda de risco crescente, “podemos utilizar ativamente a nossa ciência para evitar o impacto humano”.

Dame Jenny Harries, professora e diretora da Agência de Segurança Sanitária do Reino Unido
Dame Jenny Harries, professora e diretora da Agência de Segurança Sanitária do Reino Unido

A UKHSA faz parte de um esforço global que pretende desenvolver uma vacina no prazo de 100 dias, após um novo agente patogénico ser reconhecido como potencialmente pandémico. Segundo a professora, “historicamente, isso seria inédito”.

Normalmente, demoraria cinco ou dez anos. Para a COVID foram necessários cerca de 360 dias.

Apesar de ser uma missão ambiciosa, a professora acredita que, para alguns vírus, é “definitivamente possível”.

Comentários

67

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui
    Rui

    Curiosamente em 2023 que devíamos ser mais inteligentes e responsáveis é quando as vacinas são mal vistas mas se aparecer um vírus suficientemente grave para limpar 1/3 da população os negacionistas começam logo a adorar vacinas novamente

    1. Avatar de Realista
      Realista

      O termo “negacionista”, oportunisticamente, serve como um grande saco onde cabem todos os que não concordam ou têm a mais pequena dúvida sobre certos processos ou decisões tomadas no período da pandemia (e não só). É uma etiqueta que serve para calar tanto os maluquinhos de chapéu de alumínio na cabeça como as pessoas ditas normais que questionam certos pensamentos mainstream. Eliminando-se o contraditório, abre-se o caminho para se fazer o que se quiser, sem oposição.

        1. Avatar de iDroid
          iDroid

          Bem dizido.

        2. Avatar de Hugo
          Hugo

          Sou o primeiro a duvidar de TUDO e acho muito bem que todos o façam, no entanto anda por aí muito boa gente que se limita a desacreditar todo o conhecimento cientifico e empírico para acreditar cegamente em teorias bastante mal fundamentadas ou mesmo sem qualquer fundamento válido. Ainda que alguma dessas teorias possa vir, por acaso ou não, a ser efetivamente verdade, quem o faz está-se a revelar ignorante por opção. Os negacionistas confundem-se um pouco com estes mas também não acho que seja mal empregue o termo.

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Nem mais, o termo negacionista devia ser banido e considerado insulto e incentivo ao ódio.

      2. Avatar de Aves
        Aves

        Diz a UOL (MIn. da Educação, Brasil):
        “O negacionismo é o ato de negar-se a acreditar em uma informação estabelecida em áreas como a ciência e a história. Os negacionistas são vistos como irracionais, pois não acreditam em consensos obtidos por amplo e profundo estudo e escoram suas crenças em informações falsas e teorias conspiratórias.”
        Diz o dicionário Priberam da língua poruguesa – Negacionista:
        “Que ou quem nega ou não reconhece como verdadeiro um facto ou um conceito que pode ser verificado empiricamente.
        Que ou quem tem tendência para a negação sistemática de ideias, propostas, solicitações, etc. = NEGATIVISTA”
        Eles andam por aí, não vale a pena negar. Mas distingue-se facilmente uma questão sensata, por exemplo – era necessário vacinar toda a população, incluindo os jovens, ou apenas a população de risco? Outra coisa são afirmações como – as vacinas não serviram para nada, foi apenas um negócio para as farmacêuticas, com a indústria do armamento vão dizimar a população mundial, Bill Gates aproveitou para injectar microships para controlar a população. Enfim, o negacionismo tem várias variantes, mas sempre dentro do mesmo registo.

      3. Avatar de Rui
        Rui

        Uma coisa é questionar certas medidas que sejamos sinceros é normal ninguem estava a espera do que aconteceu o 1º ministro não estava o presidente não estava a ministra não estava portanto é perfeitamente normal sob pressão tomares uma decisão questionável ninguem foi treinado para tal cenário.
        Outra coisa é dizer que a pandemia não existe as mascaras não fazem nada e que uma parede de acrílico não funciona

        1. Avatar de João
          João

          Estava a concordar contudo até às paredes de acrílico.

  2. Avatar de Miguel
    Miguel

    Já acabaram com o outro dinheiro todo??

  3. Avatar de jota
    jota

    …e depois vão lançar a doença na população para poder vender a vacina?

    1. Avatar de aaa
      aaa

      sim. aliás já na última foi assim. e depois tomei 3 vacinas e neste momento tenho 4 braços e metade das pessoas que conheço ficaram com chip integrado e apanham 5G.

      1. Avatar de rui
        rui

        🙂
        A próxima o pessoal fica com 6G ou 7G.
        Eu estou a espera, dava me muito jeito, mas com net ilimitada…..
        🙂

      2. Avatar de Realista
        Realista

        Uma das consequências em algumas pessoas foi o aparecimento de transtornos psicóticos. Por isso nada disso aconteceu. É tudo na sua cabeça 😀

      3. Avatar de Hugo
        Hugo

        Pois eu se fosse a ti reservava já mais 3 doses desta nova vacina não vá esgotar.

      4. Avatar de Luís Costa
        Luís Costa

        De todo o pessoal (jovem) que eu falo que tem as vacinas todos me dizem que estão arrependidos, que se soubessem o que sabem hoje não voltavam a tomar.. porque será

        1. Avatar de Aves
          Aves

          Não tem mistério nenhum, não tiveram nenhuma epifania. Foi porque muitos tiveram bastantes dores no braço e mesmo febre com as vacinas.

        2. Avatar de Gonçalo
          Gonçalo

          Tenho vacina e não estou arrependido pronto já conheces te um e todos os que conheço também não estão arrependidos que diferença é que fez não fiquei com o braço magnético portanto estou bem, tomei bem mais vacina quando nasci e também não me caiu um braço

          1. Avatar de Joaquim Sobreiro
            Joaquim Sobreiro

            Vacinado e inoculado com um produto experimental em que o criador do produto não revela o seu conteúdo, incluindo coadjuvantes, os governos fazem contratos assumindo as responsabilidades de efeitos “colaterais” são grandes diferenças. Para os governos a contrapartida foi o de tomarem a legitimidade de decretarem medidas de todo o tipo de suspender direitos e liberdades. As consequências estão a ser sentidas na economia e nas tão frequentes repentinites.

          2. Avatar de Luís Costa
            Luís Costa

            Que diferença? Nem tu sabes.. simplesmente tomaste porque sim e pronto é basicamente isso.. espero então que estejas acima dos 40 anos porque abaixo dos 40 a 2a dose é pior do que apanhar o covid

          3. Avatar de Gonçalo
            Gonçalo

            Não revela o seu conteúdo? aquilo não é top secret o conteúdo para alem de ser revelado podes analisar uma dose de vacina em casa mas claro com um comentário destes não me parece que tenhas capacidades para tal.
            Sim o governo estava mortinho para meter toda a gente em casa para o costa correr no marques de pombal à vontade foi das melhores coisas que lhes aconteceu, funcionários em casa a receber 75% do ordenado era mesmo o que o governo precisava.
            Olha a mim sim veio mesmo a calhar bem trabalho em casa há 3 anos e é a melhor coisa do mundo, a mim se me queriam meter em casa bastava dizerem para vir trabalhar para casa a mim e a não sei quantos milhões não era preciso tanto trabalho a criar uma pandemia para meter as pessoas de férias durante 2 meses.

          4. Avatar de Joaquim Sobreiro
            Joaquim Sobreiro

            Em algo de dou razão. O cão do meu vizinho adorou o confinamento. Todos o queriam levar a passear. Era o seu salvo- conduto. Evidentemente, sempre protegidos da devida máscara, os humanos, claro.

  4. Avatar de Alves
    Alves

    Hehe mas já tomaram as vacinas todas do COVID? Já deve ir aí na 8 não?

    Tomem todinhas e calma #vaificartudobem

    1. Avatar de Aves
      Aves

      Achas então que sem a vacinação massiva a epidemia de COVID-19 tinha sido controlada? Se, ainda, não apanhaste COVID agradece aos que se vacinaram.

      1. Avatar de Joaquim Sobreiro
        Joaquim Sobreiro

        E com o fim da pandemia aumentou o número de falecimentos.

        1. Avatar de Aves
          Aves

          Em Portugal a COVID-19 iniciou-se oficialmente a 3/03/2020. O fim do estado de alerta foi declarado em Portugal em a 30/09/2022. O fim da pandemia (fim do Estado de emergência a nível mundial) passando a endemia, foi declarado pela OMS a 5/05/2023.
          Numero de óbitos de residentes em Portugal:
          2018: 113.051
          2019: 111.843
          2020: 123.396
          2021: 124.841
          2022: 124.311 (último ano de que há dados do INE)
          É fácil de ver o aumento do número de óbitos nos anos da pandemia. E muitas mais foram enviadas graças à vacina.

          1. Avatar de Aves
            Aves

            Evitadas (em vez de enviadas). Tenho mesmo que enviar este corretor automático para a cucuia.

      2. Avatar de Américo Mendes
        Américo Mendes

        Responda, pf: Os vacinados interrompiam a proliferação do vírus? Ainda vai nessa fase??

        1. Avatar de Aves
          Aves

          Não me custa nada. As autoridades de saúde recomendaram a vacinação. Uns atrasados (uns educados e outros nem por isso), dizem que a vacinação não servia para nada.

          1. Avatar de Luís Costa
            Luís Costa

            No inicio as autoridades de saúde também diziam que não era necessário máscara entre outras coisas.. uma vacina nunca serviu para evitar propagação muito menos esta que estava em fase de testes ainda (não tinha chegado aos 3 anos de implementação)

      3. Avatar de PoisPois
        PoisPois

        “não apanhaste COVID agradece aos que se vacinaram.”

        Gostei dessa anedota, fartei-me de rir.
        Conta outra.

  5. Avatar de Aves
    Aves

    A pandemia COVID-19 acabou. Instalou-se a endemia COVID-19, como qualquer outra doença contagiosa.
    Escrevia o “Público” a 15 de agosto: “Na semana a seguir à Jornada Mundial da Juventude casos de covid-19 mais do que triplicaram em Portugal. Em Portugal, na última semanas, os casos diários de covid-19 passaram de 126, no domingo 6 de Agosto, para 442, no dia 10. ”
    Haverá mais porque atualmente basta usar máscara, não se faz qualquer comunicação. Tenho dois familiares com COVID que deu positivo no teste em casa e não comunicaram nada ao SNS.
    https ://www.publico.pt/2023/08/15/sociedade/noticia/semana-seguir-jornada-mundial-juventude-casos-covid19-triplicaram-portugal-2060284

    1. Avatar de Paulo Dias
      Paulo Dias

      Antes das vacinas as pandemias não acabavam?

      1. Avatar de Aves
        Aves

        Sim, tal como a Gripe Espanhola, de 1918, ao fim de 50 milhões de mortos,

        1. Avatar de Paulo Dias
          Paulo Dias

          Vende vacinas?

      2. Avatar de Rui
        Rui

        Claro que acabavam depois de matar milhões, a varíola matou 500 milhoes de pessoas foi erradicada em 1977 por causa da vacina foi uma das 1º vacinas do mundo nos ultimos casos conhecidos vacinava-se imediatamente toda a cidade e assim é que foi erradicada e a vacina era algo primordial pegavas em amostras de pessoas infetadas metias ao sol durante os dias para enfraquecer o vírus e pulverizavas ou colocavas na pele das pessoas para terem contacto com o vírus e como já estava enfraquecido e não era o meio ideal(o meio ideal era a garganta) não fazia nada mas criavam-se anti-corpos, mais tarde descobriu-se a varíola das vacas que era um virus da mesma familia mas mais fraca e vacinava-se as pessoas com esse vírus para criarem anti-corpos.
        Se um dia vier um vírus como a varíola que tinha uma taxa de mortalidade de 30% e vires a tua família a ir embora começas logo a adorar as vacinas

        1. Avatar de Paulo Dias
          Paulo Dias

          Tem a certeza que estas vacinas têm alguma coisa a ver com as que acabou de referir?

  6. Avatar de mikado
    mikado

    Próximo vírus será o que cria Mortos-vivos 😛

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      Comentário muito estúpido. Mas fora isso o que mais estranho é como é possível “alguém” publicar um emoji desses aqui no Fórum. No mínimo é de “estranhar”(ou não…) visto que ninguém consegue publicar um emoji destes por estes lados.

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Ninguém conseguir e ninguém perder tempo com isso são coisas bastante diferentes.

        1. Avatar de SANDOKAN 1513
          SANDOKAN 1513

          Ok,”Hugo”. Bem observado. Eu “percebi”. 😉

      2. Avatar de R
        R

        Eventualmente vacinou se para os emojis.

  7. Avatar de Joaquim Sobreiro
    Joaquim Sobreiro

    Se “a ciência já está a preparar munições, especificamente uma vacina” já não será útil continuar a guerra que terminou com a pandemia. Indústria Farmacêutica alternando com a armamentista. Expressam os mesmos termos e interesses.

  8. Avatar de João Carlos
    João Carlos

    Para quem diz que as farmacêuticas é que ganharam milhões com as vacinas é porque não sabem que podiam ganhar milhões também. Bastava terem comprado ações das mesmas e bastou aparecer as vacinas que a valorização foi bastante boa. Por isso só não lucrou qu não percebe nada do que anda nesta vida a fazer.

    1. Avatar de Joaquim Sobreiro
      Joaquim Sobreiro

      Compreendo. Investindo nas petrolíferas, indústria bélica, farmacêuticas ou tráfico de drogas é o que fazem os que dominam. Para que isso não seja tão visível são os donos dos meios de desinformação.

    2. Avatar de João
      João

      Sim, João Carlos.
      Isso é tão evidente que, até um qualquer João Carlos já sabia.
      O João Carlos sabia que as ações das farmacêuticas iam subir e ganhou milhões. Mas, certamente por ignorância, quem lhas vendeu não sabia que iam subir, nem quiseram ganhar esses milhões.
      Fenomenal a astúcia do Joao Carlos.

      1. Avatar de Gonçalo
        Gonçalo

        Claro que ninguem sabia mas as pessoas queixam se que ganharam milhões como se não fosse o trabalho deles ahah se querem ganhar abram também um laboratório o tuga sempre gostou de criticar os ganhos dos outros mas depois para mexer uma palha não querem têm medo

        1. Avatar de Joaquim Sobreiro
          Joaquim Sobreiro

          Mais uma vez estou de acordo. A promessa de saúde é um grande negócio. Tanto maior quanto o medo incutido pelos meios também subsidiados, como forma de investimento.

          1. Avatar de Gonçalo
            Gonçalo

            Só é um negocio para quem quer ou alguém te obriga a ir ao médico ou a fazer exames? Ainda bem que não, assim escusas de cair no grande negócio da tua saúde mas já te disse para abrires um negócio se achas que a saúde é um grande negócio tens aí uma excelente oportunidade ou és daqueles que fala fala mas depois tem medo de mexer uma palha por isso é que estão sempre no mesmo sitio parece uma passadeira rolante

        2. Avatar de Joaquim Sobreiro
          Joaquim Sobreiro

          Como não sei analizar o conteúdo de uma vacina em casa, talvez fosse melhor abrir um laboratório na China. Nunca saberiam se tinha criado um novo vírus ou se era coisa de pangolim ou morcego.

          1. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            Não esquecer que foi com fundos norte-americanos. Este mundo está perdido!

          2. Avatar de Gonçalo
            Gonçalo

            Que não sabias já eu desconfiava mas como duvidas tanto ainda pensei que tivesses inteligência para ir aprender mas não é só falar falar mas conhecimento nem vê-lo.
            Os burros adoram desconfiar de quem estudou

          3. Avatar de Joaquim Sobreiro
            Joaquim Sobreiro

            Depois do Relatório Flexner todo o conhecimento médico de séculos/milénios anteriores passou a ser considerado de burros.

  9. Avatar de João
    João

    A verdade é que a adesão às vacinas caiu a pique e duvido que volte a haver a mesma adesão. Eu cá já vendi as minhas ações da Moderna.

    1. Avatar de rui
      rui

      https://www.cmjornal.pt/sociedade/detalhe/farmacias-vao-administrar-vacinas-contra-a-gripe-e-covid-19?ref=HP_PrimeirosDestaques

      Covid vai entrar juntamente com a Gripe (como já tinha sido dito anteriormente).
      Saiu hoje esta noticia.

      Vai ser sazonal…

      🙂

      1. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        Pronto, lixaste tudo! Agora vão dizer que as farmacêuticas também ganham dinheiro com a gripe

        1. Avatar de rui
          rui

          Pois é. E ainda vão dizer que eu também por promover ou fazer publicidade….
          🙂

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Claro que caiu a pique porque o covid também caiu a pique e com 80% da população vacinada é um não problema, é como a vacina da varíola já caiu a pique porque a doença já foi erradicada.
      No entanto milhares de pessoas todos os anos vacinam-se contra a gripe, mas vamos ver se não apareça aí um vírus que tenha uma taxa de mortalidade de 50% que vamos ver quem é que não adere às vacinas, até era bom que não aderissem era seleção natural

      1. Avatar de Paulo Dias
        Paulo Dias

        Agora é que disse uma coisa acertada. É deixar que quem não acredita na segurança das chamadas “vacinas” se sujeite à seleção natural.
        Sendo as “vacinas” seguras e eficazes quem as toma poderá deixar de aborrecer quem não acredita na segurança nem na eficácia das mesmas.

        1. Avatar de R
          R

          Pode ser que essas coisas a que chamam vacinas, ditem a nova seleção natural.

          Negacionista é aquele que nega a ciência, OK.. A ciência também fala mal das vacinas.. E agora? Qual campo negar? Vou ver se faço aqui um emoji e já venho.. Não, venho depois de me vacinar contra os furacões. Sigam o senhor Biden como regra.. E vacinem se contra furacões. Palavras dele e não minhas. Kiss volto ja

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Quem te deu essa informação das vacinas CONTRA furacões deu-ta mal. Tanta inteligência e nem ler sabem lol

    3. Avatar de Aves
      Aves

      Não é uma questão de adesão. O que caiu a pique foi o número de pessoas a vacinar.
      Em 2022, no reforço sazonal de outono, foram vacinadas pessoas com mais de 50 anos ou com doença de risco, profissionais de saúde e de lares.

      1. Avatar de Paulo Dias
        Paulo Dias

        Ficaram “totalmente imunizados”, sem precisar de aborrecer quem não se quer vacinar.

  10. Avatar de Joaquim Sobreiro
    Joaquim Sobreiro

    Para Pplware e especialmente Ana Sofia Neto, o meu agradecimento. Independentemente da opinião que cada um expresse permitem que se defendam diferentes opiniões. A minha, é da minha responsabilidade, não é melhor que qualquer outra, apenas quero deixar que cada um procure a sua em completa liberdade informativa. É essa liberdade que os meios controlados não permitem, eles sabem porquê.

  11. Avatar de AlexX
    AlexX

    Isto é só um ensaio, calma que dali ainda não sai o St Mary’s Virus.
    O próximo bitxo mau medonho real será cartoonificado na TV como tendo dentes pontiagudos como o tubarão. Será o terror. A má notícia é que não haverá vacina que valha, o bitxóvírus agarrar-se-á ao escroto à dentada, sendo esse o único órgão/tecido onde incidirão os ataques. Serão milhões e bilhões e os…. de bitxóvírus devorando o escroto à dentada. Pode ser doloroso. A boa notícia é que haverá cura fácil com solução permanente, bem como prevenção. Capação. Aceitam-se desde já inscrições, todo o procedimento será gratuito. Com isso passam também a falar fininho enquanto salvam o planeta não se reproduzindo nem agravando as alterações ‘climastéricas’.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Mistura mais tabaco.

      1. Avatar de AlexX
        AlexX

        Outra vez tu? Outro papagaio que não dá mais que isso…
        De 0 a 17 letras em quantos segundos?