Países da Europa não estão empenhados em incentivar os cidadãos a largarem o tabaco

37 Comentários

Apesar de ser legal e o consumo estar altamente massificado, os avisos sobre os perigos do tabaco são constantes. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), os países não estão a responder aos apelos e não estão empenhados em incentivar os cidadãos a pararem de fumar.

Fumar tacabo

Felicito as Maurícias por se tornarem o primeiro país de África e os Países Baixos por se tornarem o primeiro país da União Europeia (UE) a aplicar o pacote completo de políticas de controlo do tabaco da OMS ao mais alto nível.

Disse Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, numa declaração, citado pelo Euronews.

Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS
Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS

Conforme partilhou, apenas quatro países – e só um da UE – aplicaram todas as medidas recomendadas pela OMS para reduzir o tabagismo a nível mundial. Apesar dos avisos relativamente aos seus perigos, segundo a OMS, “o consumo do tabaco continua a ser uma das maiores ameaças à saúde pública”. Aliás, é responsável por 8,7 milhões de mortes por ano, mundialmente, e por cerca de 700 mil mortes por ano na UE.

Em 2019, cerca de 18,4% da população da UE com 15 anos ou mais declarou ser fumadora diária. Contudo, essas taxas variam entre países.

Há países a agir contra o tabaco, mas ainda há muito a fazer…

Além dos Países Baixos e das Maurícias, já o Brasil e a Turquia haviam implementado todas as medidas recomendadas para reduzir o tabagismo.

Consciente da fraca adesão a essas medidas pelos países do mundo, de uma forma geral, a OMS mostra-se disponível para “apoiar todos os países para que sigam estes exemplos e protejam as suas populações deste flagelo mortal”.

Tabaco

De acordo com a OMS, cerca de 71% da população mundial está atualmente protegida por pelo menos uma medida destinada a reduzir o consumo de tabaco, um número cinco vezes maior ao registado em 2007.

Ainda assim, 2,3 mil milhões de pessoas em 44 países continuam desprotegidas por quaisquer medidas de controlo do tabaco baseadas na redução da procura, deixando-as em risco de sofrerem os efeitos do consumo de tabaco na saúde e na economia.

E em 53 países ainda não há proibições totais de fumar em instalações de cuidados de saúde. Trata-se de uma situação inaceitável.

Reclamou Ruediger Krech, diretor da OMS para a promoção da saúde.

 

Recorde:

Nova Lei do Tabaco aprovada! Conheça as novas regras…

Comentários

37

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Aves
    Aves

    A Holanda aplicou todas as medidas contra o tabaco e é o primeiro país europeu? Também é o primeiro a permitir a venda legalizada de canábis em lojas especiais (“coffeeshops”) . Dá vontade de rir.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Se quem fuma trocasse o tabaco por uso recreativo de cannabis não só não havia ninguém a morrer de cancro do pulmão como outras doenças ficariam controladas

      1. Avatar de Aves
        Aves

        E riam-se mais 🙂

        1. Avatar de Kush
          Kush

          Senhor culto já ouviu falar em sistema endocanabinóide?

          1. Avatar de Aves
            Aves

            Não, só na passa.

  2. Avatar de io
    io

    No brasil em cerca de 30 anos a pircentagem de fumantes foi de 40% para menos de 10%. Hoje fumar e considerado algo sujo e asqueroso pra maioria das pessoas…

    1. Avatar de Aves
      Aves

      E o consumo de maconha? Não está para ser legalizada?

    2. Avatar de Figueiredo
      Figueiredo

      Coitados.

  3. Avatar de Figueiredo
    Figueiredo

    O Estado e o Governo Português têm de fiscalizar o tabaco que está a ser vendido pois o mesmo não tem qualidade, e como tal, prejudica a saúde e o organismo dos fumadores.

    É preciso terminar com os avisos/imagens terroristas e violentas presentes nos maços de Tabaco, é uma falta de respeito para com os fumadores e não correspondem à verdade, a medicina e a ciência provam através dos seus estudos que o Tabaco não é nem nunca foi prejudicial ao Ser-Humano nem causa dependência ou altera o funcionamento da psique/cérebro ou corpo, muito pelo contrário, traz até benefícios, e é um produto natural que a Natureza nos dá para confecção e consumo.

    A Organização Mundial da Saúde (OMS) não é uma organização médica nem científica mas sim política, não tem qualquer legitimidade para emitir pareceres ou normas nem tão pouco decidir o que devem ou não fazer os Países e os seus cidadãos.

    O Governo Português tem de legislar por forma a proibir o consumo de drogas e alertar para o perigo dos cigarros electrónicos, ambos são um veneno e extremamente prejudiciais à saúde levando inclusive à deterioração e falência do organismo, que acaba por terminar na morte dos consumidores.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Não faltam é exemplos de produtos naturais que te fritam os neurónios.

      1. Avatar de AP
        AP

        Até as raposas gostam!

      2. Avatar de Figueiredo
        Figueiredo

        Está a ver como você não tem argumentos, e pior, confunde tudo.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          “Tabaco não é nem nunca foi prejudicial ao Ser-Humano nem causa dependência ou altera o funcionamento da psique/cérebro ou corpo, muito pelo contrário, traz até benefícios”
          Todas as tuas afirmações estão erradas com prova científica.
          Se é necessário mais argumentos porque não argumentas tu a asneira que acabaste de dizer?

          1. Avatar de Figueiredo
            Figueiredo

            A medicina e a ciência provam através dos seus estudos que o Tabaco não é nem nunca foi prejudicial ao Ser-Humano nem causa dependência ou altera o funcionamento da psique/cérebro ou corpo, muito pelo contrário, traz até benefícios.

            Você não tem argumentos, confunde tudo.

    2. Avatar de AP
      AP

      Bem dito! Os cogumelos também são naturais e por isso não fazem mal nenhum às pessoas!

      1. Avatar de Figueiredo
        Figueiredo

        Outro(a), está a ver como não tem argumentos, e pior, também confunde tudo.

    3. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Eu acho que estão a fazer um bom trabalho, os impostos do tabaco dão muito jeito e as mortes também pois controlam a população envelhecida, é deixá-los morrer

  4. Avatar de Zé

    Fazer mais ainda? Os coitados dos fumadores já são humilhados publicamente com estas regras novas, querem mais o que? Vai ser legal encher alguém de porrada sempre que mete um cigarro na boca? Uma taxa de fumador? É que só falta proibir a pessoa de fumar dentro da própria casa.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      E se coabitasse com não fumadores achava muito bem

  5. Avatar de Mouro
    Mouro

    É so tabaqueiros que cheiram a mofo a chorar nos comentários ahaha, tadinhos, ate parece que não gostam de oprimir pessoas com problemas respiratórios e de matar pessoas com o fumo de segunda mão.

    1. Avatar de domdiego
      domdiego

      O número de fumadores decresce todos os anos, e os casos de cancro no pulmão, aumentam. Será o fumo de tabaco assim tão perigoso? É um excelente culpado, isso é certo.

      1. Avatar de Ribeiro
        Ribeiro

        A culpa é dos seat ibizas

  6. Avatar de adolf santos silva
    adolf santos silva

    tenho 74 anos fumo hoje em dia 2 maços de tabaco por dia mas quase 40 anos fumei 3 a 4 e ja nem me lembro a ultima vez que estive doente infelizmente vivemos em uma sociedade que com as campanhas de meter medo a tudo deixa as pessoas medrosas uns autenticos afeminados

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Verdade, conheço um viciado em heroína que também nunca teve problemas de saúde.

      1. Avatar de Figueiredo
        Figueiredo

        Você não sabe o que é a heroína nem os danos devastadores que traz para a saúde e o organismo dos drogados que a consomem, e o mais grave, confunde tudo, equipara a droga – substância que destrói o organismo, cérebro, corpo, e causa dependência – com o Tabaco, demonstrando a assim a sua ignorância ou então é mal-intencionado.

        1. Avatar de JL
          JL

          Então a nicotina é o quê ?

        2. Avatar de Hugo
          Hugo

          LOLOL nem sarcasmo entendes. Está bonito isso.

    2. Avatar de Aves
      Aves

      Pois, há assim uma coisas há … O pessoal começa a argumentar e depois destrambelha.
      Também fumei três maços por dia e deixei de fumar. “Não sou um não fumador. Sou um fumador, que todos os dias decide não fumar”. Com o tempo custa menos, mas nunca me atrevi a fumar, nem que fosse uma passa. Se isso acontecesse, estou em crer que ficava agarrado outra vez. Nada tenho contra o tabaco. Sem o tabaco não acredito que conseguisse trabalhar tanto (e isto é uma coisa que os anti-tabagistas não percebem).
      Custou-me deixar de fumar. Não consegui deixar nem à primeira, nem à segunda (nem à terceira, provavelmente).Mas sempre soube que o tabaco fazia mal à saúde.
      Sei muito bem o que é aturar as pregações, insuportáveis, anti-tabaco, sobretudo de quem deixava de fumar e queria obrigar que os outros deixassem. Mas o teu discurso à “Malboro man” (alguns morreram de cancro) também já não se usa. Se queres acreditar que não tens os pulmões cheios de alcatrão não acredites, mas essa de quem fuma é que os tem no sítio – é discurso parvo. Machismo idiota.
      Que deus te conserve em tabaco e álcool e feliz durante muitos anos.

      1. Avatar de Figueiredo
        Figueiredo

        Se hoje voltar a fumar um cigarro não vai gostar, o Tabaco que está a ser vendido em Portugal não tem qualidade e faz mal à saúde/organismo, é desagradável, e o pior é que isto é feito intencionalmente com o Estado a assobiar para o lado.

        1. Avatar de Aves
          Aves

          Para quem fumava as piriscas do cinzeiro se o tabaco acabasse, não há de saber pior 🙂
          Há quem diga que já experimentou uma passa e não aconteceu nada. Mas é mais frequente, sobretudo ao fim de seis meses sem fumar, quando já estava perto de deixar de fumar, que se experimente um cigarrinho ou outro – e se volte a ficar agarrado fique agarrado por muitos e bons anos.

      2. Avatar de Myself
        Myself

        Vai me desculpa, mas isso não é discurso à “Marlboro Man”. Simplesmente frisou que fuma mais que a maioria e que a ele ainda não causou problemas.
        Não disse que era melhor que ninguem, nem que os outros deveriam fumar.
        O que ele disse, e só nao concorda quem cresceu numa redoma de vidro ou é mal intencionado, foi que segundo quem enche as tv’s, redes sociais e afins, se fores a ver nem respirar se podes, porque o ar não é puro. E que essa manipulação diária que impige medo nas pessoas (atiram a tudo, para tentar acertar em todos) anda a tornar gerações inteiras, medrosas e facilmente manipulaveis. Porque quem fica com medo segue os “conselhos” de quem alerta para o problema.
        Lembre se dum ponto muito importante.
        Lembra-se quantas vezes não se molhou pela chuva a caminho da escola ou da casa de um amigo ou de ir à mercearia a pé fazer recados aos avós, aos pais ou até mesmo aos vizinhos?
        Pois tenha noção que hoje em dia existem jovens adultos que contam pelos dedos as vezes que apanharam chuva. (Como? Sempre sairam de casa de carro de garagem, e são deixados debaixo de telheiros ou ficam em parquues cobertos)
        As crianças crescem sem criar resistencia a nada e o sistema imunitário não “evolui” (até a nível mental, basta ver a quantidade de jovens hoje em dia que ficam depressivos facilmente, por haver muito pouco contraditório pelos pais e avós hoje em dia). Até o brincar com os animais que não viviam limpinhos dentro de casa como hoje, ajudava imenso na evolução do sistema imunitário.
        Chegam a adultos, apanham uma arragem e ficam constipados. Apanham uma molha e ganham uma pneumonia.
        Tudo na vida deve ser feito com moderação, e quem faz de tudo moderado não costuma ter problemas, até porque caso nao tenham reparado, o corpo humano evolui e adapta se.
        Os corpos dos militares não são especiais, são treinados.

    3. Avatar de Aindanaoseitudo
      Aindanaoseitudo

      @adolf santos silva dou-te os meus parabéns pela tua resistência, também sou fumador a 44 anos mas com menos percentagem que tu (1maço dia), contando todos os dedos do meu corpo, enumera as vezes que foi ao hospital ou consulta medica e ainda sobra dedos.
      Agora concordo contigo a 1000% que nos últimos 20 anos os homens tornaram-se afeminados e as pessoas altamente medrosas.

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Conclusão: O tabaco faz bem LOOOOL

        1. Avatar de JL
          JL

          Loool, se os médicos sabem disto….

        2. Avatar de Aves
          Aves

          Não sei para se gasta dinheiro com o SNS. É só dar pelo menos um maço de tabaco a cada pessoa, e quanto mais cedo melhor.

  7. Avatar de Adam
    Adam

    Eu fumo tabaco porque nao posso comprar Cannabis legalmente. Sou obrigado a beber achool e fumar cigarros so porque nao posso fumar uma ganza em paz apanhar uma moca sem percisar de consumir achool ou fumar tabbaco, perciso de procurar o mercado negro para arranjar uma coisa pra fumar, uma vergonha portugal Tabaco e Álcool mata duas drogas prigosas que mata, e cannabis nao mata nunca matou e ilegal. nao faz sentido