Controlo de Fronteiras já em vigor: “Bloqueadas” já 65 pessoas

10 Comentários

Desde o passado dia 22 deste mês que as fronteiras entre países passaram a ser novamente controladas. Tal medida acontece no âmbito da visita do Papa a Portugal, onde Sua Santidade marcará presença na Jornada Mundial da Juventude (JMJ). De acordo com dados recentes, já foi recusada a entrada de 65 pessoas.


Fronteiras: Controladas 13.461 pessoas nas fronteiras terrestres e 149.838 passageiros nas fronteiras aéreas

Considerando a dimensão, as características, a complexidade do evento (JMJ), a sua visibilidade mediática, o enorme afluxo de pessoas esperado e o contexto atual de ameaça, é manifesta a necessidade de garantir a segurança interna, através de medidas adequadas, entre as quais a prevenção da entrada em território nacional de cidadãos ou grupos cujos comportamentos possam ser suscetíveis de comprometer a segurança.

 A livre circulação de pessoas e bens no espaço Schengen prevê que o controlo de fronteiras internas possa “ser reintroduzido, a título excecional e por um período limitado de tempo” caso esse estado considere que possa existir uma ameaça à ordem pública ou à segurança interna do País.

Segundo refere a TSF, desde sábado foram controladas 13.461 pessoas nas fronteiras terrestres e 149.838 passageiros nas fronteiras aéreas. Destas, foi recusada a entrada a 65 pessoas, das quais 52 tentavam chegar a Portugal por via terrestre e 13 por via aérea. A GNR revela também que identificou 25 contraordenações no controlo de fronteiras terrestres, dois crimes, fez três apreensões e deteve uma pessoa.

Já o SEF, nas fronteiras terrestres, verificou 2122 viaturas e 7392 cidadãos, tendo em dois casos aplicado medidas cautelares.

Partilhar:
Tags:

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Cândido Costa
    Cândido Costa

    Deviam era ficar sempre ativas e não apenas para a visita do papa, estas verificações, e controlar-se quem para cá entra e de cá sai!!! Há que haver controlo, disciplina, mas acima de tudo respeito e civismo, principalmente de quem cá quer entrar e ficar! Aprendam a viver cá, e não a imporem-se cá!

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      De acordo. Era controlar as entradas via aérea, marítima e terrestre sempre. Não só agora por vir o Papa.

    2. Avatar de Miguel
    3. Avatar de Jota
      Jota

      200% de acordo

  2. Avatar de Técnico Meo
    Técnico Meo

    Imaginem os devaneios estatísticos nos dias a fio anteriores , o que entra quando não há controlo….

  3. Avatar de Ze Nandoooo
    Ze Nandoooo

    No sábado em Tui houve controlo à entrada da parte da manhã. Mas à noite não havia qualquer controlo. O que abstém essas pessoas que foram “bloqueadas” de voltar mais tarde?

  4. Avatar de John Dillermand
    John Dillermand

    Seria uma falta de respeito não cumprirem o horario de expediente.

  5. Avatar de gosme
    gosme

    Em tui no domingo não houve controlo de manhã, mas houve de tarde. Daí aleatório.

    1. Avatar de Ifm
      Ifm

      Quem quer passar de maneira surrateira não sabe isso…..
      São totós

  6. Avatar de John
    John

    Não chamem controlo a uma verificação aleatória de medidas, sem qualquer tipo de verificação de fraude documental entre outras coisas, mais um embuste governamental para dar a entender através da comunicação social que este país é seguro……se soubessem só metade………