Paris vai cobrar taxa de estacionamento mais elevada a SUVs

44 Comentários

A Câmara municipal de Paris vai impor taxas de estacionamento mais elevadas aos proprietários de SUVs, como parte da estratégia para a redução da poluição na capital. A medida já foi aprovada em assembleia municipal.

Paris vai cobrar taxa de estacionamento mais elevada a SUVs


O número de SUVs na cidade aumentou 60% nos últimos quatro anos

Os conselheiros de Paris aprovaram a medida em votação unânime no passado mês. Frédéric Badina-Serpette, vereador do partido ecológico EELV que propôs tal medida, referiu que: “Gostaríamos que a cidade de Paris mudasse o preço do estacionamento pago para torná-lo progressivo conforme o peso e o tamanho dos veículos”.

Segundo informações recentes, o número de SUVs na cidade aumentou 60% nos últimos quatro anos e agora representam 15% dos 1,15 milhão de veículos particulares estacionados em Paris todas as noites.

Paris vai cobrar taxa de estacionamento mais elevada a SUVs

De acordo com o comunicado, “A partir de 1º de janeiro de 2024, os proprietários de SUVs poderão ter de pagar taxas mais elevadas para estacionar na capital francesa”.

De relembrar que em final de 2019 a França impôs uma taxa ecológica de 20.000 euros para SUVs. O objetivo passava também por reduzir o impacto negativo no que diz respeito a emissões poluentes.

Um SUV (Sport Utility Vehicle), é um tipo de automóvel com características dos veículos de passeio e dos veículos todo-o-terreno (off-road).

Comentários

44

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Duarte
    Duarte

    Quando a doença se torna ideologia e depois é normalizada.

    -O senhor tem suv vai ter de pagar mais.
    -Porquê
    -Poluição
    -Mas isto é um 1.5 de 105cv!
    -Temos pena
    – E aquele 340d alí ao lado?
    -É rasteio, polui menos…..

    1. Avatar de Paulo Martins
      Paulo Martins

      Há vários aspetos relativamente à poluição que não se limitam aos consumos, a manutenção das estradas também tem um impacto grande nas emissões globais dos carros, veículos mais pesados obrigam a trocas de piso mais frequentes no Reino Unido à também sugestões para taxar os veículos com base no peso.

      1. Avatar de Danny
        Danny

        E essa troca de piso “tão frequente”, tem intervalos entre quantos anos?
        Mas nao podemos esquecer que os eletricos tb sao pesados, logo taxam mais?

        1. Avatar de Realista
          Realista

          São mais pesados 20 a 30% mas em termos relativos é cerca de 200 a 300kg o que não é muito quando a base de peso é a Tonelada…

      2. Avatar de RMR
        RMR

        Ora nem mais, siga acabar com os elétricos então, já que por volume, são os mais pesados.

      3. Avatar de Duarte
        Duarte

        Provavelmente o comentário mais ridículo que li este ano.

        Motor e velocidade média. Mais 100, 200 ou 300kg não faz diferença.

      4. Avatar de Aí aí ai
        Aí aí ai

        Que trocas de piso? As estradas cá estão iguais ha mais de 10 anos…. As obras que vês nas autoestradas tem mais a ver com as novas que estão a construir ou com o facto de que estão a fazer algumas maiores

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      É mesmo. A solução para consciencializar as pessoas dos problemas ambientais passa pela mudança da mentalidade das pessoas, não é a taxar que se resolver alguma coisa.

      1. Avatar de Duarte
        Duarte

        Ainda bem que não cobram sobre a nhanhisse, senão estavas individado até ao pescoço.

      2. Avatar de Grunho
        Grunho

        As mentalidades só mudam quando os bolsos mexem.

        1. Avatar de Realista
          Realista

          O teu raciocínio está errado porque as mentalidades mudaram sem os bolsos mexerem porque os consumidores passaram a querer SUV em vez de SW…

    3. Avatar de Danny
      Danny

      O pessoal já nao tem coragem de usar a cabeça. É pela ideologia que o pessoal comanda, depois vai criando problemas em vez de solucionar.

    4. Avatar de mcGoms
      mcGoms

      Facto curiosioso, tendo em conta que as marcas com mais modelos são a Renault, Peugeot e Citroën.. ou seja.. made in França

  2. Avatar de Blackbit
    Blackbit

    Medida populista e a vulso, sem sentido.

  3. Avatar de Tiago
    Tiago

    Bem vindos à Europa, terrra das taxas e taxinhas. Existe taxas para tudo, qualquer dia até para se respirar vamos pagar.

    1. Avatar de Fusion
      Fusion

      Já os Beatles falavam disso nos anos 60 com a musica Taxman

  4. Avatar de Sergio
    Sergio

    Deviam era de cobrar imposto extra às fabricantes que trouxeram esta doença dos suvs nas suas linhas

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      E barrar a esse lixo o acesso aos centros urbanos.

      1. Avatar de Blackbit
        Blackbit

        Porquê? Não ocupam a mesma area que os outros carros? Ora essa…

        1. Avatar de Grunho
          Grunho

          Mesmo quando ocupam a mesma área – e alguns ocupam mais, tipo Range ou Cadillac Escalade – consomem e poluem à bruta.

          1. Avatar de Migas
            Migas

            Grunhes baseado em que factos? E se for um suv eletrico, onde é que no dia a dia polui mais? (à Bruta)

        2. Avatar de estacionas como um burro
          estacionas como um burro

          Claro que nao. Achas que um GL da mercedes, ou um HUmmer, ou um JEEP ocupa o mesmo epsaöo que um smart? Tu é que bates mal! lol

  5. Avatar de Naodouonome
    Naodouonome

    E quem tem CUVs, híbridos ou elecricos?

  6. Avatar de Artur
    Artur

    Medidas típicas de fascistas, numa Europa cada vez mais fascista…

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      Medidas típicas de fascistas são acima de 4,50 metros de comprimento e 1,5 toneladas de peso. Carros feitos para fascistas, para os conduzirem como fascistas e para ostentar com a arrogância de fascistas. O fetiche perfeito e acabado da burguesia exploradora.

      1. Avatar de PGR
        PGR

        Disse tudo e mais não acrescento.

      2. Avatar de Artur
        Artur

        Para burro não te falta nada… Até vens com certificado!

      3. Avatar de Artur
        Artur

        Eu acho é que o que ele odeia é mesmo trabalhar… RSI para a vida!!!

  7. Avatar de Jorge
    Jorge

    O Socialismo das taxas e taxinhas … ainda bem que em Portugal isso não acontece …

  8. Avatar de Hélio
    Hélio

    As taxas de incentivo aos elétricos não se pagam sozinhas. Quem as paga terá de ser o desgraçado do costume que só consegue comprar um Dacia Sandero 1.0 a prestações a bancar os activistas verdes do elétrico. Bem haja UE!!!

    Btw: moderem-mos!!! Ou censurem-mos!!!

  9. Avatar de Infinity
    Infinity

    Entretanto a malta com Ferraris e Lamborghinis pagam menos

    1. Avatar de mamba
      mamba

      também andam menos… Diz-me quando foi a última vez que viste um

  10. Avatar de JS
    JS

    Vejam isto e depois digam …
    https://executivedigest.sapo.pt/noticias/ha-uma-nova-forma-de-poluicao-provocada-pelos-carros-que-promete-tornar-se-insustentavel-com-a-chegada-em-massa-dos-veiculos-eletricos/

    Claro que deviam ser taxados por poluírem mais, desgastarem mais as estradas, e no fundo consumirem mais e com o peso aumentarem esta forma de poluição das pastilhas dos travões e pneus.

  11. Avatar de Marko
    Marko

    Espero bem que essa ideia idiota nunca cá chegue… Pois é só estúpida por completo e maie não digo… Linhas de escape completas, e carros mais pesados que SUV’s? Vão ser taxados também de acordo com a ideologia? Quem tiver um p*nis maior também vai pagar mais IVA nos boxers/cuecas? E as senhoras com os peitos maiores ou rabo maior? Vão pagar mais pela taxa de ocupação? Enfim

  12. Avatar de palex
    palex

    Mas que salgalhada…
    Resumindo: o estado francês aloca parte dos impostos em subsídios-ajudas aos fabricantes de SUVs que por sua vez pagam impostos ao estado francês (trabalhadores e vendas), que vão novamente gerar impostos de licenças, circulação, manutenção e estacionamento… Ou seja, é como a inflação: os consumidores são espremidos e o estado engorda em impostos. Preocupações com o ambiente e os contribuintes: ZERO!

  13. Avatar de JR56
    JR56

    Eh..eh…eh…eh..
    Pronto…vai acabar aquela clientela que vai aos Stands comprar os “maiores que aí tiver” para ter um atatus superior ao vizinho…. 🙂 🙂
    Principalmente as madames que gostam de camiões 🙂 🙂

  14. Avatar de EEQTR911
    EEQTR911

    Fazem muito bem. Os SUVs poluem mais e danificação mais as estradas devido ao peso.

    1. Avatar de JR56
      JR56

      Errado…. Quem danifica mais as estradas são os camiões com excesso de peso que arrasam por completo rotundas e são os governos/autarquias que fazem pisos de trânsito mais próprios para carroças e burros levezinhos :-O

    2. Avatar de Zé

      Eu tenho um SUV. 1,5 a gasóleo, filtro anti particulas e sei lá quantas nhecas mais anti poluição. É mais leve e gasta menos que o 1,2 a gasolina que tinha antes. Além disso, já paga imposto automóvel de acordo com os níveis de poluição que tem.
      Além disso, é mais poluente que uma carrinha?
      Era melhor eu ter comprado um golf GT para andar a arrancar alcatrão e a fazer consumos de 10?
      Se fosse possível tinha um carro mais pequeno, mas quem precisa, precisa. Quando não precisava andava de Smart.
      Há gente que anda de jipe ou de SUV sem necessidade? Há. Mas para isso também vamos taxar mais os desportivos. Ninguém precisa de um carro desportivo para nada. Vamos taxar mais os carros a combustão que esses poluem mais. Vamos taxar os camiões ainda mais. Os autocarros velhos que povoam este país. A carrinhas de 9 lugares das associações e escolas. As crianças e os velhotes não precisa de sair da escola ou do centro de dia/lar.
      Haja bom senso…

  15. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    França é dos países com maior carga fiscal.
    A criminosa taxa sucessória é uma abominação.
    Quem receber património pode pagar uma taxa de até 45% do valor .
    Mas compreende se, a França tem milhões de inúteis para sustentar e é bom que arranje dinheiro para lhes pagar porque no dia em que o dinheirinho não lhes entrar na conta é a guerra civil.
    Toda a gente sabe isto mas fecha os olhos
    O futuro o dirá…

    1. Avatar de Zé

      Olha que aqui no nosso burguinho vamos para o mesmo caminho. Num país onde o governo diz que a economia está fantástica a quantidade de pessoas a receber subsídios tem aumentado e não é pouco. O mesmo tem acontecido com a carga fiscal. Nunca se pagou tanto de impostos no nosso país. Acrescendo a isto ainda deviam somar o seguro de saúde. Da maneira que funciona o nosso SNS, seguro de saúde é outro custo imposto ao qual não podemos fugir ou morremos à porta do centro de saúde a ligar para a SNS24 (literalmente).

      1. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        Zé, Portugal, em relação à França, tem a enorme vantagem de estar sempre numa bancarrota.
        Ou saiu de uma ou caminha para outra, não há volta a dar.
        Tanto que boa parte dos imigrantes ilegais que para cá vem mal tenham os papéis de residência vão embora.
        O país é pobre, o povo é iletrado, corrupto, ignorante e invejoso do sucesso alheio e facilmente manipulável.
        Basta ver o que acontece antes das eleições, dez euros de aumenta na reforma ou no rsi e está o voto de milhões no bolso, nem desconfiando que desses 10 vai perder 15 via taxas e taxinhas…

        O que é se pode fazer com um povo destes?
        Pouco, óbvio… É um dia de cada vez.

        Este país não serve para quem queira algo mais além da miséria, tanto que a emigração continua em altas e quem para cá vem é só até ter os papéis e pira-se daqui para fora.

        Eu já aqui disse várias vezes e volto a repetir, este país, enquanto forem tugas a votarem em tugas, não vai a lado nenhum.
        É uma verdade absoluta e nem vale discutir isto.

        Para isto ter um plano de desenvolvimento e de reformas a médio e longo prazo, têm que ser outros a mandar fazer e a termos que obedecer ou ficar sem o guito.
        Resumindo, não nos sabemos governar.
        Temos que ter alguém de fora a mandar fazer o que é necessário.
        É triste, sem dúvida, mas é assim, é o que é.
        Não damos para mais.

        Há muitos anos trabalhei no sector da navegação marítima, e nunca mais me esqueci do que um Holandês, armador, disse ao ver o Porto De Lisboa, disse algo assim, ai se nós tivéssemos estas condições naturais…
        Se fossem Holandeses a residir aqui imagino eu que Portugal seria a porta de entrada e saída da maior parte do comércio marítimo entre Europa, Américas e Àsia.
        Assim, pronto, é Roterdão… Está certo.

        Portugal é um estado falhado. Não consegue sobreviver com o que produz.
        No dia em que os subsídios da UE acabarem o país estoira no dia seguinte.
        Qualquer pessoa de bom senso consegue ver isto.

        Em relação à carga fiscal, quando vê o Costa a dizer que virou a página da austeridade, mesmo todos sabendo que a carga fiscal é a maior de sempre, e repara numa multidão a bater-lhe palmas, está apresentado o português típico e diga-me vc o que é quer fazer com gente assim.
        Chego a pensar que para votar teria que se responder antes a meia dúzia de perguntas de cultura geral e se errasse a maior parte, não vota porque é demasiado burro.
        O problema é que maior parte das pessoas ficariam impedidas de votar e isso não pode ser porque os partidos de esquerda ficariam sem votantes…

        Sinceramente, e digo isto mesmo a sério, não prevejo futuro para este país.
        Futuro esse que será pior que o presente, mas isto sem qualquer dúvida…

        Os melhores vão embora, traz-se gente sem qualquer formação, enfim, alguém me diga onde é que isto já funcionou bem…
        O exemplo de França é perfeito.
        E lembrem-se, para haver dinheiro para sustentar pensões e rsi, só pode vir de dois lados, via impostos e ou via mais dívida pública.
        Os impostos jamais irão descer, desce um sobe o outro… a despesa corrente é cada vez maior.
        Qualquer voltam a meter o imposto sucessório, não me admirava nada.

        Bom, o texto já vai longo.
        Em 50 anos destruiu-se o que levou 900 anos a construir.

        1. Avatar de Zé

          Eu trabalho no setor social.
          Nem falo na miséria que está. Este ano foi um autêntico ai Jesus nas Creches. Mudaram as regras no ano passado e trabalhar é dos critérios menos importantes para prioridade. Das famosas 5000 vagas que o costa ía criar ainda este ano letivo, nada. Há quem tente, mas a Segurança Social não sabe nem quer dar andamento aos processos. Lá vieram agora à pressa aumentar a capacidade das salas e reduzir as áreas das mesmas por criança. É sardinha em lata. Mas pior, a segurança social continua sem saber o que fazer.
          Não funciona nada neste país de faz de conta. Tudo onde o estado mete a pata, estraga… Mas continuamos a facilitar a entrada de estrangeiros quando temos milhares e milhares a viver de subsídios e a não querer trabalhar (e sei bem do que falo).

          1. Avatar de PorcoDoPunjab
            PorcoDoPunjab

            Zé, tem toda a razão quando diz que onde o estado mete as patas, estraga.
            Mas deve saber que maior parte da população portuguesa não vê as coisas assim, é subsídio dependente e está sempre à espera de esmolas do estado omnipotente e presente.
            Boa parte ou mesmo a maior parte das pessoas têm mentalidade comunista.
            Assim não vamos a lado nenhum… Ou melhor até vamos, mas é para o fundo.

            Vou dar-lhe um exemplo perfeito.
            Hospital Beatriz Ângelo, aquilo quando era PPP era um oásis, uma pérola, funcionava muito bem.
            Sei disto porque tive um familiar lá internado vários meses e ia lá muitas vezes e via as coisas como eram.

            Por razões puramente ideológicas, aquela coisa chamada Tremido acabou com a PPP e passou para a esfera da gestão pública.
            A diferença é do dia para a noite.
            Quem sofre? As pessoas.
            Mas sabe que mais? É muito bem feito. Abram os olhos…