Ouvidos ruídos durante as buscas pelo submarino que desapareceu na visita ao Titanic

22 Comentários

Um grupo de curiosos partiu rumo aos destroços do Titanic. Contudo, a viagem não está a correr nada bem, pois o submarino está desaparecido e as autoridades estão numa corrida contra o tempo, à medida que as reservas de oxigénio escasseiam.

Submarino da OceanGate Expeditions, que opera viagens turísticas aos destroços do Titanic

A viagem era promissora e despertou o interesse dos curiosos: oito horas no fundo do mar, a 3.800 metros de profundidade e a cerca de 700 quilómetros da costa da Newfoundland, para ver os destroços que resultaram do naufrágio do Titanic.

Contudo, o submarino que os levou na aventura está desaparecido, desde domingo, e a Guarda Costeira dos Estados Unidos da América (EUA) estima que as reservas de oxigénio do veículo subaquático da OceanGate durarão, no máximo, 96 horas. O tempo está a esgotar-se…

Destroços do Titanic

Depois de muitas horas de busca pelos três passageiros e dois tripulantes a bordo, a Guarda Costeia dos EUA tweetou, ontem à noite, aquela que parece ser uma luz ao fundo do túnel:

Um avião equipado com tecnologia para buscas subaquáticas detetou sons periódicos de pancadas, na zona onde os socorristas estão a procurar o submarino que desceu com o objetivo de ver o que restou do Titanic. Embora as buscas a partir daí não tenham tido resultados, as autoridades asseguraram continuar a procurar.

Embora a deteção do submarino seja um grande avanço, as equipas de salvamento terão um tempo limitado para o trazer à superfície e resgatar os ocupantes. Entre eles está o americano Stockton Rush, CEO da OceanGate Expeditions, o bilionário Hamish Harding, o empresário paquistanês Shahzada Dawood, bem como o seu filho Suleman, e o explorador francês Paul Henry Nargeolet.

Num documentário da BBC, emitido no ano passado, Stockton Rush, CEO da empresa que opera as viagens turísticas aos destroços do Titanic, descreveu o submarino como “experimental” e explicou que “as pessoas são informadas de que é muito perigoso lá em baixo”.

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de PoPeY
    PoPeY

    Creio que curiosos não será bem o termos mais adequado.

  2. Avatar de João Câmara
    João Câmara

    Infelizmente já todos sabemos que esta missão de regate terá um final dramático.
    Espero que pelo menos encontrem o submarino e possam apurar as causas.

  3. Avatar de Hugo Nabais
    Hugo Nabais

    Vai ser muito dificil aquelas profundidades trazerem o submarido para cima a tempo!

    1. Avatar de luisa
      luisa

      Como é que sabes? Ninguém sabe o que se passou com o submarino nem os danos que possa ter.

      1. Avatar de João Câmara
        João Câmara

        As hipóteses não são muitas:
        – Ou colapsou e não há nada a fazer
        – Ou está inteiro com algum problema e já não há tempo para o trazer para cima

        Se estivesse a funcionar estava a emitir um sinal

        1. Avatar de João Ribeiro
          João Ribeiro

          E se estivesse na tona já tinham apanhado rede nos telemóveis

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Acho que é possível trazer rapidamente para cima sem respeitar os tempos de descompressão, desde que na superfície exista um navio com câmara hiperbárica a postos para colocar lá a tripulação.

  4. Avatar de Joao
    Joao

    Vai dar um filme bom

    1. Avatar de DV
      DV

      Sempre achei ridiculo nunca terem feito a sequela Titanic 2: The Unravel!

      1. Avatar de Joaquim Afonso
        Joaquim Afonso

        harsh!!

  5. Avatar de Moina
    Moina

    Infelizmente, mais um titanic…

  6. Avatar de André
    André

    73 anos para encontrar o Titanic, boa sorte com isso! Entretanto naufragou um barco com emigrantes sem dinheiro, que morreram ás dezenas e os media esqueceram-se de fazer “Breaking News”. 5 pilinhas, cheios de pasta a brincar aos marinheiros, num supositório e está meio mundo chocado.Prioridades 🙂

    1. Avatar de João Câmara
      João Câmara

      Durante muitos anos não havia tecnologia que permitisse encontrar o Titanic nem se sabia bem onde estava.
      Desta vez sabem (mais ou menos) onde o submarino esta mas não há tempo para encontra-lo em tempo útil.

    2. Avatar de Luis Marques
      Luis Marques

      +1, esta tudo dito.

    3. Avatar de Rodrigo C
      Rodrigo C

      Por acaso estas a falar de um barco de “emigrantes” ilegais no mediterrâneo? Por que se sim, Isso é o pão do dia a dia no mediterrâneo, se fosse para os media estarem a cobrir isso a cada vez que há um naufrágio desses não havia espaço para outros segmentos de noticia.

      1. Avatar de Duarte
        Duarte

        Esses já tivam muito tempo de antena no passado. Não valeu a pena, continuam a enfiar-se dentro dos botes para uma viagem ILEGAL

    4. Avatar de Tiago
      Tiago

      E qual é a obrigação de um milionário paquistanês, outro inglés, resolverem o problema da crise migratória no mediterrâneo? O dinheiro é deles, fazem o que querem. Já agora, se fores de férias e acontecer algo, digo o mesmo, “em vez de ter ido gastar dinheiro, tivesse ficado em casa, ou então, deveria ajudar os migrantes”.

      O problema da crise migratória, é culpa da UE e das associações que promovem as travessias.

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        Em capitalismo primeiro pensa-se em ganhar dinheiro, só depois se pensa em segurança. Estes talvez tenham questionado a ordem das prioridades, mas já um pouco tarde. E a crise migratória não é crise, é oportunidade. Para os capitalistas repovoarem o exército industrial de reserva. Aquele excedente de gado humano disponível além do gado utilizado, que lhes dá total supremacia sobre o valor dos salários. E se alguém torcer o nariz, oh, “vês ali aqueles todos à espera do teu lugar”?

    5. Avatar de GM
      GM

      Não são 5, são apenas 3. O 4º e 5º é o piloto e o “guia turístico”.

    6. Avatar de Luís Costa
      Luís Costa

      Emigrantes ilegais que não sabem entrar por vias legais na Europa e depois acontecem destas coisas.. já foram mais do que avisados mas tentam sempre a sua sorte.. por mim eram todos recambiados de volta para trás.. tanto simples quanto isso

  7. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    A esperança será a ultima a morrer …

    Porque o pobre é o primeiro …

  8. Avatar de Pedro Antunes
    Pedro Antunes

    Felizmente a morte é ainda a coisa mais democrática… todos lá vão, ricos ou pobres, não escapam…por enquanto!