BYD Atto 3: A conquista do mercado europeu não podia ter começado de uma forma melhor

26 Comentários

Com cada vez mais marcas a abraçar os carros elétricos, há marcas que se destacam por várias razões. A BYD é uma dessas marcas, que com uma linha de propostas muito interessantes quer conquistar o mercado europeu. O BYD Atto 3 passou pelo Pplware e temos já muito para mostrar. Vamos conhecer esta proposta que temos no nosso mercado dos carros elétricos.

BYD Atto 3 carro elétrico

BYD Atto 3: não podia ter começado melhor

A BYD (Build Your Dreams) é uma marca que poucos ouviram falar. Ao contrário do que se possa pensar, esta empresa chinesa está no mercado há muitos anos, mas sem nunca ter propostas formais e oficiais no campo dos automóveis elétricos no nosso mercado. Agora rumou em força ao mercado europeu e quer assumir um lugar de destaque. Os argumentos estão presentes e vão certamente agradar a todos.

A proposta que o Pplware teve acesso é o modelo compacto, o Atto 3. Este é um carro elétrico que se destaca de imediato por várias razões. Foram várias as vezes que esteve estacionado e que rapidamente atraiu muitos interessados. A pergunta recorrente era, “mas que carro é este?”.

Linhas exteriores que conquistam de imediato

Começando no seu exterior, o BYD Atto 3 atrai por ter linhas muito simples, mas, ao mesmo tempo muito interessante. Todos os elementos integram-se naturalmente e é, como muitas vezes ouvimos, um “carro muito bonito e que está muito interessante”.

Ainda que possa ter uma imagem que lembra muitos dos elétricos no mercado, e não só, tem um cunho único e que é muito interessante. Não tem dimensões muito grandes e é simples de conduzir, sendo confortável e com o desempenho esperado.

Quer seja numa condução mais agressiva, quer seja numa toada mais calma, o BYD Atto 3 dá a todos, condutor ou passageiros, o conforto necessário e equilibrado. Assim, será possível fazer muitos quilómetros neste carro sem que o corpo se queixe.

A grande arma deste carro elétrico está mesmo no seu interior. Numa visão geral tudo está acessível e bem organizado, mas é no pormenor que este se destaca e deia a concorrência a uma distância muito longe. é muito atraente de usar e quase que nos perdemos a explorar tudo o que tem para oferecer.

O grande destaque está mesmo no ecrã de 15,8 polegadas que está no centro desta zona de condução. É aqui que controlamos tudo e onde vamos vezes sem conta, quer seja para controlar o ar condicionado ou a música que temos a tocar.

Interiores que complementam a estética

Ainda mais interessante é a forma como este pode ser usado. Se preferirem podem tê-lo de forma horizontal e mais alargado, mas com um toque de botão este roda para uma posição vertical, ficando mais central e mais simples de usar. O condutor é que escolhe como o quer usar.

Esta consola central tem presente tudo o que o utilizador precisa. Em termos de sistema de entretenimento temos presente o normal rádio, o Spotify como app nativa, mas podemos ligar um smartphone e ter acesso ao que quisermos tocar. O sistema de som é rico e permite uma experiência de utilização muito boa.

Temos também um serviço de mapas que consegue dar ao condutor uma visão muito alargada quando estiver a ser orientado. Ainda mais curioso é que as apps podem ser colocadas lado a lado e assim ter o mapa próximo do condutor e o controlo da música junto do passageiro.

Se olharmos com atenção vamos reconhecer a base deste sistema de entretenimento. Encontramos uma versão Android, ainda que limitada no que toca à instalação de apps e de outros extras. Sendo uma versão adaptada do sistema da Google, temos a certeza de que é simples de usar e intuitivo.

Continuando no interior do BYD Atto 3, temos pormenores que misturam a funcionalidade com a originalidade. Um desses exemplos é a bolsa das portas, que ao olharmos vemos ser composta por cabos elásticos, a lembrar o braço de uma guitarra. O mais curioso é que ao tocarmos nesses cabos temos som, mais uma vez a personificar uma guitarra.

Um extra presente que será muito usado é o teto de abrir que aqui tem duas funções. Se por um lado é um teto panorâmico que acompanha todo o carro, por outro faz uma abertura do teto. Este último elemento acabou por ser muito ruidoso e ser usado por pouco tempo.

Uma experiência de condução que não desilude

Há ainda que contar com uma consola central onde temos o controlo da caixa de velocidades e que se estende depois para um lote de controlos de diferentes funções. No volante também encontramos muitos controlos, mas sem que seja complicado de usar ou de gerir. Acima deste temos um pequeno ecrã para as funções básicas do carro.

Em termos de desempenho, o BYD Atto 3 cumpre com o que se espera de um carro deste nível, tendo um único motor de 204 cv. Tem arranques que impressionam pela força, mas ao mesmo tempo é muito suave numa condução em cidade ou fora desta. Apesar de não ser algo usado de forma recorrente, também atinge velocidades elevadas e não tem problemas em mantê-las por algum tempo.

A autonomia que a marca anuncia está muita próxima da que é real e facilmente conseguimos ficar próximos dos 400 quilómetros. Se for usado um carregador de 150kW o carro conseguir carregar dos 30 a 80% em apenas 29 minutos.

Este BYD vai ter uma posição importante no mercado

Dada a experiência da BYD no campo das baterias, o Atto 3 consegue explorar o que de melhor a marca oferece. Assim, as BYD Blade Battery de 60,48 kWh estão na parte inferior do carro e ocupam o menor espaço possível. Isso garante um espaço interior muito interessante e que não é visado por este elemento.

O BYD Atto 3 mostrou-se uma proposta muito interessante como carro elétrico e na gama de preço a que é proposto. Com linhas exteriores muito atrativas, combina também um interior rico e que chamará à atenção rapidamente. Os materiais são resistentes e prometem uma vida útil longa.

Cm preços a partir dos 41.990 euros, a BYD tem no Atto 3 uma proposta que irá certamente ser um sucesso de vendas na Europa. Consegue bater-se de forma igual com propostas europeias, e não só, sendo certamente uma proposta a ter em conta. A única coisa que não conseguirá evitar é mesmo a curiosidade de todos os que o virem na rua com o BYD Atto 3.

Galeria de imagens

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jota
    Jota

    …mas não é com esta cor que há-de conquistar o mercado!

    1. Avatar de Ferreira
      Ferreira

      Nem com preços a partir de 41990 eur

    2. Avatar de PTO
      PTO

      Gosto da cor.

  2. Avatar de Pedro Aranho
    Pedro Aranho

    Fui ao Stand da BYD no Porto e fiquei bem impressionado com a qualidade deste carro. Claro que gostei mais do modelo HAN que também lá estava exposto, pois é superior em tudo. Pena é que custa quase o dobro.

    1. Avatar de Antonio
      Antonio

      Não percebo a fixação pela BYD. Não gosta do Tesla??? Mais barato e tenho a certeza que é melhor!!!

      1. Avatar de PTO
        PTO

        Mas quê, agora temos todos que gostar e ter um Tesla?

      2. Avatar de Stanley
        Stanley

        A tesla tem um líder global no comando. BYD tem um espectro que ronda a Europa.

  3. Avatar de Antonio
    Antonio

    Pode ser um bom carro mas o preço não é competitivo! A este preço temos o Tesla model 3 ou mesmo o Y que em todas as métricas o Tesla é melhor!!!! A Salvador Caetamo que abra os olhos e deixe de ferrar a unha!!!!

    1. Avatar de Lelo
      Lelo

      Verdade.
      Mas é um mal geral dos importadores desta marca em vários mercados europeus.
      Quanto a sucesso de vendas, os números falam por si e são muito fracos no mercado Europeu.
      No geral, este modelo merece mais vendas, mas a ganância de quem vende…

    2. Avatar de Carlos Fernandes
      Carlos Fernandes

      A salvador Caetano está a introduzir carros de gama superior, que venha o SEAL,
      https://pplware.sitedev.pt/motores/assim-a-tesla-nao-tem-hipoteses-byd-desce-o-preco-do-seal-para-25-mil-euros/

  4. Avatar de klimane
    klimane

    Alguns plásticos interiores parecem brinquedos de feira. Por 37K esperava mais. O interior demasiado futurista, a tampa da mala elétrica faz muito ruído a abrir e não consegui experimentar o andamento, possivelmente é bom mas desiludiu na qualidade interior.

  5. Avatar de Ferreira
    Ferreira

    41990 eur no mínimo?

  6. Avatar de Grunho
    Grunho

    O limite de preço de um carro para a classe média assalariada são 20k euros. Este vai ser para vender 1 ou 2 exemplares para colecionadores. Para a classe média só o Seagull, se não custar muito mais que na China.

  7. Avatar de Eduardo
    Eduardo

    Para um produto Chinês está caroe as pegas e as cordas musicais são de gosto discutível. Como há disseram a Tesla consome menos, logo mais autonomia mais eficiente, é mais segura e já todos conhecemos a sua fiabilidade por cá.

  8. Avatar de João
    João

    Não gostei do interior. É os preços dos chineses so são baixos na China.

  9. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Na minha opinião, é um trambolho!

  10. Avatar de Antonio
    Antonio

    Eu no barco tenho um motor chinês um Parsun de 20 cv.
    Só o tenho porque novo custou 3.400€ se fosse yamaha ou outra marca custava mais 2.000€.
    Porque os automóveis chineses não refletem essa diferença dos outros?

  11. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Sucesso de vendas com preços a partir de 42k?
    Estamos ricos e eu não sabia?
    Quanto custa este mesmo carro na China?
    Não dou este dinheiro por carro eléctrico nenhum.
    Aliás, nem eléctrico nem outro qualquer.
    Um carro de 20 ou 25k tem tudo o que se pode pedir…

    1. Avatar de NunoManuelAlves
      NunoManuelAlves

      O Atto3 custa 20 ou 22 mil no país de origem, segmento C.
      Eu nimca na vida iria pagar 40 41 ou 44 mil por um carro destes mas nunca…. É bom ? É sim senhor …se vendido ao preço que tem que ser vendido não mais de 30 mil top spec. Por 39.990 tenho um modelo 3 com perto de 300 CV e segmento D ou então ao mesmo rpeco o Model Y 45 mil mais coisa menos coisa, segundo o que o eletric viking relatou isto está a ser um falhanço épico para a BYD na Europa no guem dentro do seu juízo irá dar mais do dobro daquilo que o carro vale quando tem um carro D ao mesmo preço…. Enfim

      1. Avatar de yamahia
        yamahia

        Tens um D por 39990 pq a Tesla resolveu baixar 15000€.
        Tb tens esse model3 na China por vinte e picos k €. Acho caro em PT, portanto…pior deve estar quem comprou em Dez de 2022 por 55000€ loolooloolool

  12. Avatar de alex
    alex

    Por este preço, há o tesla 3 (40k) e o y (44k), a anos luz em termos de qualidade e prestações.
    Ou, se se quiser ir pelo design, o volvo EX30 dá 1000 a zero a este, e embora seja mais apertadito nos bancos traseiros custa menos 4000€ na versão base ou o mesmo com harman-kardon e cenas do género.
    E este carro é feio e pouco inspirado (em foto e ao vivo ainda é pior). Os BYD são comparáveis aos MG (também chineses e igualmte feios), só que os MG equivalentes custam menos 8k (o ZS ) ou até menos 10k (o MG4).
    Não se lhes afigura grande futuro de vendas a não ser que façam descontos canhão….

    1. Avatar de Darksantacruz
      Darksantacruz

      Prestações sim, qualidade sinceramente não me parece aliás não é o forte da tesla.

  13. Avatar de Santos Lemos
    Santos Lemos

    Acho graça é que já vi aqui quem dissesse que a Tesla é única que não há mais nada e que vai derrubar todas as marcas! Eu escrevi aqui há pouco tempo que estão a chegar carros muito bonitos e bons pelo que também disse que a Tesla para se manter no topo tinha ainda de penar muito e logo logo ia acabar o mito, não disse acabar a marca. Aguardem um tempo e nem é preciso ler na bola de cristal!!

  14. Avatar de PTO
    PTO

    Não consigo gostar desta mania “à la Tesla” de meterem ecrãs gigantes no meio do tablier. Desnecessário e absolutamente piroso em termos estéticos. Então estando na vertical até retira visão ao condutor, se o mesmo for de estatura baixa.

    Também a ideia de prender os fios das bolsas das portas no centro do que me parece ser a coluna de som é uma péssima escolha. Com o tempo aquilo ganha folgas e vai começar a reverberar com o som das colunas.

    Fico na dúvida quanto à fiabilidade, essencialmente por ser uma marca sem provas dadas na construção automóvel, e também questiono a representatividade e facilidade de reparação no nosso país.

    Quanto ao preço, muito caro embora na verdade até pensasse que seria mais caro, quando li as características do carro.

    Para finalizar, gosto da cor e do design, muito mais bonito que qualquer Tesla.

    A 25 mil euros ia vender como pãezinhos quentes.

  15. Avatar de PJA
    PJA

    Por este preço temos muitas marcas Tesla, Volvo, Renault, Peugeut, Hyundai, etc. Será que concertação de preços na UE. Em Portugal já estamos habituados.

  16. Avatar de Jorge Santos
    Jorge Santos

    Vamos todos comprar um carro fabricado num local que não cumpre condições ambientais, sanitárias. Utilizando mão de obra explorada e direta ou indirectamente menor de idade. Categoria. Vamos também ajudar a financiar o PCC para eles irem passear à ilha do lado. Não abram os olhos que não é preciso….