EUA querem utilizar resíduos radioativos para construir estradas

33 Comentários

Nem a instalação de pontos de carga para carros elétricos, nem novas formas de promover os transportes públicos. O que se debate há semanas nos gabinetes da administração da Florida (EUA) dedicados à gestão rodoviária é inesperado: a construção de estradas com resíduos radioativos.


 

O que está em cima da mesa, o que colocou o seu governador, o republicano Ron DeSantis, em plena campanha presidencial, numa posição difícil, é nada menos do que a possibilidade de construir estradas com resíduos radioativos.

 

Um projeto interessante

O que está a ser proposto no estado americano da Florida é a possibilidade de pavimentar as estradas com um material com propriedades radioativas: o fosfogesso. Por enquanto, a medida é apenas um projeto de lei aprovado pelo Senado que ainda precisa da aprovação de DeSantis para poder avançar. Se for aprovada, a norma autorizará o Departamento de Transportes da região a utilizar o fosfogesso como “material agregado” na construção de estradas.

O fosfogesso é um produto residual gerado durante o processamento de ácido fosfórico para fertilizantes. A Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) define-o como um “produto residual” que contém os elementos radioativos urânio, tório e rádio.

Como os resíduos estão concentrados, o fosfogesso é mais radioativo do que a rocha fosfática original. Pode infiltrar-se pelo fundo e contaminar as águas subterrâneas locais.

Afirma a agência, que salienta que os resíduos gerados durante a produção de fertilizantes acabam por ser armazenados em pilhas conhecidas como “montes”, alguns com centenas de hectares e metros de altura.

 

Então porquê utilizá-lo nas estradas?

A enorme quantidade de fosfogesso gerada nos EUA constitui um desafio. De acordo com a EPA, a extração de rocha fosfática é a quinta maior indústria mineira dos EUA em quantidade de material extraído e grande parte da sua atividade está concentrada na Florida, Carolina do Norte e Tennessee.

Ragan Whitlock, advogado do Center for Biological Diversity, explicou recentemente que a indústria gera cerca de 30 milhões de toneladas de resíduos por ano.

O que quer que façamos com o fosfogesso nas estradas, é apenas uma gota num balde enorme.

Alertou Whitlock.

Por cada tonelada de ácido fosfórico produzido, são geradas mais de cinco toneladas de resíduos de fosfogesso. Este volume deu origem a grandes pilhas de resíduos que cobrem mais de 320 hectares e 60 metros de altura. Em toda a Florida, mais de vinte pilhas deste tipo estariam espalhadas pelo estado, contendo, no total, perto de mil milhões de toneladas de fosfogesso.

Como se estes números não fossem suficientes, há relatórios que afirmam que não seria um mau material, nem em termos de custo nem de eficiência, para utilização em estradas.

 

Proposta tem opiniões divergentes

Se a iniciativa for avante, o fosfogesso juntar-se-á a outros “materiais recicláveis”, como a borracha, o plástico misto, o aço de construção, o vidro e as cinzas da combustão do carvão, que contribuem para os problemas de espaço nos aterros e poderão ser utilizados na construção de estradas, de acordo com a lei.

A interpretação do Centro para a Diversidade Biológica dos EUA é bastante diferente. Tanto que, há algumas semanas, divulgou um comunicado a exigir que DeSantis vetasse “a lei das estradas radioativas”.

Representa um risco inaceitável para os trabalhadores da construção de estradas, para a saúde pública e para o ambiente… Este plano perigoso para pavimentar as estradas da Florida com resíduos tóxicos da exploração mineira de fosfato é um presente terrível para a indústria… Como a indústria está a ficar sem lugares para colocar estes resíduos, permiti-los nas estradas abriria caminho para mais.

Afirma o Centro para a Diversidade, que diz que mais de 20 grupos de conservação são contra.

Com a assinatura de DeSantis, a agência já poderia levar a cabo “projetos de demonstração” para estudar a sua viabilidade. De qualquer forma, a medida exigiria que um estudo de “adequação” fosse concluído no próximo ano, antes de abril de 2024 – um período “excessivamente curto”, segundo os ambientalistas.

A legislação aprovada na Florida não afetará a exigência de que a EPA dos EUA analise as propostas de utilizações alternativas do fosfogesso numa base caso a caso.

Sublinha a EPA.

 

Leia também…

Helicóptero Ingenuity assustou a NASA: 3 mil milhões a torrar em Marte

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Repara
    Repara

    “Os resíduos radioativos ou “lixo atômico”, são formados por resíduos com elementos químicos radioativos que não têm um propósito prático. São frequentemente um subproduto do processo nuclear, como a fissão nuclear. O resíduo também pode gerar-se no processamento de combustível nuclear para os reatores ou armas nucleares e em aplicações médicas de diagnósticos radiológicos na medicina nuclear”.
    Apanhei um susto com o título. O material com propriedades radioativas – o fosfogesso, não um”resíduo radioativo”, no sentido habitual da expressão.

    1. Avatar de Vítor M.

      Como assim? Would Permit Radioactive Phosphogypsum to Be Built Into Florida Roads.

      Não se trata do sentido habitual da palavra, mas do sentido real. Se o habitual é o que estás a pensar tipo “Chernobyl”, de facto não é essa a questão, mas não se trata do que estás a pensar.

      1. Avatar de Repara
        Repara

        A Agencia americana que trata do fotogesso, no tempo de Trumpas tinha autorizado o seu uso para pavimentar estradas. Um processo judicial proibiu.
        Agora, a autorização está em processo legislativo na Florida, onde há maior quantidade de fosfogesso, sem saberem o que lhe hão de fazer, e todos os dias há mais.
        A associação ambiental que está contra (também não me custa apoiar a associação, mas gosto, antes, de estar informado), para dar força aos seus argumentos (atemorizar) chama aos fosfogesso “resíduos radioativos”. Mas não é a mesma coisa no sentido habitual – que nada tem haver com Chernobyl, mas sim com o armazenamento de “lixo nuclear”.

        1. Avatar de Repara
          Repara

          … fosfogesso (e não fotogesso) na primeira linha.
          A IA para os corretores automáticos – já. 🙂

        2. Avatar de Vítor M.

          São resíduo radiativos, não Lixo nuclear.

  2. Avatar de Técnico Meo
    Técnico Meo

    Começou a campanha anti DiSantis nos USA…. Artigo muito completo, bem haja pela partilha.

    1. Avatar de Repara
      Repara

      De Santis ainda consegue ser pior que o Trumpas.
      Antigamente havia republicanos moderados, mas extinguiram-se.

      1. Avatar de Técnico Meo
        Técnico Meo

        ya repara, ya, os Republicanos são todos bueda maus, comem crianças ao pequeno almoço com Nestum etc etc. E a culpa do covid foi do Trump ou do Passos…. Aprendam a ser imparciais, vá lá , não custa….

        1. Avatar de Vitor Tavares
          Vitor Tavares

          Nunca vi ou li algo em que o Trump ou o Passos fossem acusados de serem culpados pelo “aparecimento” do Covid…o que vi,li e escutei foi o Trump dizer que as vacinas eram inuteis e a pandemia se curava com inseticidas e “outros” parecidos com ele dizerem que era apenas uma “gripezinha” e as mortes provocadas eram apenas “danos colaterais”! Do Passos apenas sei que na opinião dele o Serviço Nacional de Saúde deveria ser extinto e a “malta” quando doente dirigir-se aos “privados”…quem tivesse dinheiro,claro! Os que não tivessem dinheiro seriam os tais “danos colaterais”…

          1. Avatar de AlexS
            AlexS

            !? As ilusões que as pessoas criam…
            May 15, 2020 — President Donald Trump is doubling down on his claim that Americans could see a vaccine for the novel coronavirus by the end of the year.

          2. Avatar de Técnico Meo
            Técnico Meo

            Arranja aí o video em que o Trump diz que as vacinas são inúteis sff. Para efeito académicos por favor

      2. Avatar de Tiago
        Tiago

        Sim, os Republicanos é que são maus. Mas no entanto foram os democratas, Obama e Biden que lixaram a economia mundial.
        Obama, crise de 2008, bombardeamentos de países, mas toma lá um nobel da Paz.
        Biden, ineficácia perante a invasão da Ucrânia, uma invasão que nunca deveria ter acontecido, inflação mundial, dívida dos EUA a aumentar.

  3. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    O que o futuro nos reserva, o cocktail perfeito para a destruição.
    Material radioactivo nas estradas e elektros pesadões a desgasta-las na forma de micro partículas.

    1. Avatar de AlexS
      AlexS

      Muitos estudos universitários no aproveitamento do fosfogesso. Inclusive por cá, por exemplo para cimento.
      É só pesquisar.

      1. Avatar de yamahia
        yamahia

        Perfeito, eliminamos o Lusalite rico em amianto mas agora vamos usar fosfogesso rico em matéria radioactiva. Muitá frente.

        1. Avatar de AlexS
          AlexS

          Bananas são radioactivas. Granito é radiactivo etc.

  4. Avatar de José Bonifácio Boni
    José Bonifácio Boni

    Daqui a pouco vão querer construir casas também.

    1. Avatar de Vítor M.

      Já o fazem também. O produto, apesar de ter estas propriedades, não quer dizer que sejam prejudiciais à saúde.

  5. Avatar de PJA
    PJA

    Usar produtos radioativos nas estradas. Grande ideia, já agora nas casa também.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Já tens cá as casas com granito a libertar radão…

      1. Avatar de PJA
        PJA

        São completamente diferentes

  6. Avatar de denunciante
    denunciante

    Estradas e casas? Isso é pouco…
    Podem adicioná-lo a cremes dermatológicos, sabonetes, champôs, garrafões e garrafas de plástico, escovas de dentes, parquet para pavimentos, colchões, estuques… existem muitas possibilidades.
    E deixo de fora a indústria alimentar que seria uma conversa sem fim… com enorme potencial.
    🙂

  7. Avatar de João Melo
    João Melo

    Agora é que vai ser…já nem é preciso baterias, pois os carros carregam-se sozinhos ao passar nessas estradas..o problema das pessoas morrerem de cancro?
    nah…isso não é relevante até porque as Elites andam maioritariamente de avião, ou carros de alta cilindrada.

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      E os carros de alta cilindrada estão protegidos contra a radioatividade? /s

      1. Avatar de yamahia
        yamahia

        Precisam da alta cilindrada para se conseguirem mexer atendendo a que o chassis teria que ser que ser protegido com chumbo reforçado. Lool
        Mas sinceramente acho mais importante um fatinho da moda com proteção contra a contaminação radioativa e máscara, luvas e botas, tudo a fazer pandã, eheh

  8. Avatar de Luís Rosa
    Luís Rosa

    Gostava mais de ver alcatrão feito com os miseráveis corruptos que nos roubam e nos fazem a vida cara; que embora tóxicos não são tão perigosos como os resíduos radioativos!

  9. Avatar de Joaquim Sobreiro
    Joaquim Sobreiro

    Maravilhas da era industrial. Quando não sabiam que fazer com os resíduos da indústria petrolífera, vai para as estradas, em forma de alcatrão. Se é rentável, há forma de justificar as soluções, como inofensiva.

  10. Avatar de Tiago
    Tiago

    Trabalho numa empresa multinacional amaricana, fora de Portugal. Isto para dizer que tenho um colega de trabalho, que esteve alguns anos em Nova Iorque. Ele diz que trabalhou para uma empresa que tinha um projeto piloto que usava restos “humanos” para fazer combustível.

  11. Avatar de Profeta
    Profeta

    Eu quero, posso e mando. Mais nada.

  12. Avatar de Mike Sierra
    Mike Sierra

    Cascas de banana também são resíduos radioativos.

  13. Avatar de DV
    DV

    Ninguem faz a pergunta que realmente conta, esse pavimento brilha no escuro!? só aceito se brilhar no escuro, torna tudo mais belo!

    1. Avatar de Rambo
      Rambo

      Verdade. Boa ideia. Eles (os interessados) deveriam pesquisar isso

  14. Avatar de Grunho
    Grunho

    Os imperialistas já eliminaram quase 1,5 milhões da população deles com o covid. Agora, com os resíduos radioactivos, preparam-se para eliminar muito mais do que isso com leucemias e cancros. Campeões imbatíveis.