China quer chegar ao centro da Terra. Para já, vai escavar um poço com 10 mil metros

34 Comentários

O interior da crosta terrestre continua a ser um mistério em muitos dos seus aspetos, mas a China parece querer dar um passo mais além. O país está a construir um poço de 10 mil metros de profundidade.

China quer chegar ao centro da Terra. Para já, vai escavar um poço com 10 mil metros


Recentemente, uma equipa de investigadores publicou um artigo científico relativo ao núcleo interno da Terra. A principal conclusão é a de que o núcleo está a parar e a inverter-se. Estima-se ainda que calor intenso do núcleo da Terra pode ter as condições ideais para a existência de uma enorme “fábrica de diamantes de carbono”… mas a verdade é que ainda existem muitas incógnitas quando ao que realmente existe até chegar ao centro do nosso planeta.

A China está a escavar um poço profundo que poderá vir a trazer algumas respostas. Numa região rica em petróleo, Região Autónoma de Xinjiang Uygur, na Bacia de Tarim, está a ser construído um poço estreito que penetrará mais de 10 estratos continentais e atingirá o sistema cretáceo na crosta terrestre, que contém rochas com mais de 145 milhões de anos, segundo a agência de notícias estatal Xinhua.

China quer chegar ao centro da Terra. Para já, vai escavar um poço com 10 mil metros

Este, no entanto, não é o poço mais profundo construído no mundo. Em 1970, a União Soviética iniciou a perfuração de um poço que atingiu os 12262 metros de profundidade ao fim de 20 anos de escavações.

Este poço da China será perfurado com recurso a material altamente pesado, 2 mil toneladas de brocas e tubos de perfuração de alta tecnologia. Este será um processo altamente complexo. “A dificuldade do projeto pode ser comparada a dirigir um camião grande em dois cabos de aço finos”, disse Sun Jinsheng, cientista da Academia Chinesa de Engenharia.

O que quer a China encontrar?

A operação assume-se como um marco na exploração da Terra e oferece uma oportunidade única para estudar bem abaixo da superfície. A China já explora o interior da Terra há vários anos e com este buraco superprofundo, quer encontrar recursos minerais e energéticos que possam ser usados para ajudar a sua economia a prosperar.

Além disso, em 2021 o presidente Xi Jinping já tinha dito que a nação pretende também estudar a composição inexplorada da Terra para avaliar os riscos de desastres ambientais, como terramotos e erupções vulcânicas.

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de PM
    PM

    Ainda vão fazer mer***. A terra vai mandar um peido e vai dividir a China em 2, depois daqui a uns anos eles vão reclamar o terreno como querem fazer com Taiwan.

    1. Avatar de Step
      Step

      Se vai dividir não deixa de ser China

    2. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      Um favor que faziam era levar também os seus aliados e mudarem-se todos para o centro da terra, ficávamos com mais oxigénio para respirar 🙂

  2. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    É um plano para invadir os USA

  3. Avatar de IKAROS
    IKAROS

    Lava. Vão encontrar muita lava.

    1. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      qt mt magma.

      1. Avatar de IKAROS
        IKAROS

        OK, ganhaste. Mas no fundo é o mesmo material.

  4. Avatar de Gomas
    Gomas

    The core 2003. Ja fomos ao centro da terra, e so preciso uma nave perfuradora com materiais raros mas pode ser construida em 3 meses

    1. Avatar de jorge
      jorge

      Pode passar 50 vezes na tv e vou ver 50 vezes… grande filme!

      1. Avatar de Jesusita
        Jesusita

        A parte em que o hacker desbloqueia o smartphone com uma pastilha elastica e passa a ter chamadas gratis para sempre. Tentei fazer isso e realmente funciona! Mas so para telemoveis dos anos 90

  5. Avatar de KeyboardWarrior
    KeyboardWarrior

    A china vai descobrir que Julio Verne, já lá tinha chegado primeiro :D.

  6. Avatar de Tim
    Tim

    Algum matemático que faça as contas porque estou curioso:

    Se alguém cair nesse poço de 10mil metros, quanto tempo demora a chegar ao fundo e em que estado fica? Desintegra-se? Esborracha-se apenas?

    A China vai usar esse povo para fazer desaparecer inimigos! Hehe

    1. Avatar de Zé

      Madness? THIS IS CHINA!!!

    2. Avatar de bot
      bot

      segundo o CHAT, poderia chegar ao fundo em cerca de 44,72 seg, não considerando a resistência ao ar, pois teríamos que definir a forma e a massa, no momento do impacto iria a uma velocidade de cerca de 1610km/h, superior á do som, o estado em que ficaria? eu diria que seria necessário ir lá abaixo, com uma colher e trazer para cima para se observar 😀

    3. Avatar de Mike
      Mike

      O tempo depende do peso da pessoa em questão, uma vez que quanto maior o peso mais que duplicará a velocidade da queda! O estado em que fica é mais que óbvio…

      1. Avatar de Zé da Esquina
        Zé da Esquina

        não percebes nada de fisica.

        1. Avatar de Zé da Esquina
          Zé da Esquina

          A velocidade de um corpo em queda livre não não depende da massa.

  7. Avatar de Álvaro Campos
    Álvaro Campos

    Vão esvaziar a esfera…….

  8. Avatar de Stanley
    Stanley

    Vão construir um silo para chineses morarem tipo aquele da série da Apple TV? lol

  9. Avatar de pto
    pto

    Começam a mexer onde não devem e ainda corre mal para todos nós. Se usassem esse dinheiro para tirar da pobreza pessoas que bem precisam dessa ajuda, é que eram inteligentes.

  10. Avatar de Profeta
    Profeta

    Antes de chegarem ao centro da terra ficam derretidos.

  11. Avatar de Vitor Tavares
    Vitor Tavares

    Talvez um dia a “ciência” deixe de perder tempo e dinheiro a “estudar” aquilo que não tem interesse imediato para a evolução da humanidade…e comece a estudar a estupidez humana. De certeza que o resultado da pesquisa será mais fiável,mais rápido e MUITO mais barato!

  12. Avatar de Kush
    Kush

    E uma jogada para produzir energia limpa

  13. Avatar de Kilmane
    Kilmane

    O raio da Terra, isto é, a distância do centro até a superfície, é de 6.371 quilômetros, com uma margem de erro de dois metros. Ou seja 10 km é nitidamente e chegam ao centro é uma hipérbole.

  14. Avatar de Maria
    Maria

    Só “cientistas” e “pseudo-politicos” a comentar…
    Assim se percebe a “inteligência” que abunda em Portugal.

  15. Avatar de manuel pereira
    manuel pereira

    segundo dizem os entendidos em giografia que em portugal não se pode fazer furos mais que dois kilometros de profundidade já que segundo se consta que a china fica mesmo por baixo dos nossos pés coisa que cada vez acredito mais já que é dificil encontrar um chinês maios que aquela média … mas pronto o que realmente quero é sabere se alguem sabe qual é o país que fica por baixo da china para que sejam avizados que os chineses andam a fazer esse poço e assim começarem a usar capaçetes tipo o das obras para que com o tremer das brocas não lhes caia pedras em cima da cabeça e acabarem por irem encher as urgencias dos hospitais

  16. Avatar de berlaitada
    berlaitada

    Tanto enfiam que depois sai merdum!!!

  17. Avatar de Mike
    Mike

    Se saíssem do outro lado estariam de cabeça para baixo?

  18. Avatar de André
    André

    Se calhar querem abrir uma loja de bugigangas no inferno.

  19. Avatar de Pedro
    Pedro

    Vitor Tavares….estou por cento de acordo com você

  20. Avatar de Pedro Almeida
    Pedro Almeida

    Vitor Tavares….estou por cento de acordo com você

  21. Avatar de jotabê
    jotabê

    Vale o que vale, anunciar que querem chegar ao centro da terra e começam com um “buraquinho” de 0,3% em ralação ao raio médio, parece-me pouco ambicioso, alem disso, se começarem no topo do Everest, nem sequer chegam o nivel do mar, e se começarem na Depressão Challenger, nem precisam escavar.

    1. Avatar de jotabê
      jotabê

      Enganei-me nas contas, afinal a percentagem ainda é menor! 0.15%, metade do que escrevi no post anterior!