Joe Biden diz que ainda não se sabe se a Inteligência Artificial é ou não perigosa

23 Comentários

Ao longos dos anos existem vários temas que se tornam nos mais abordados em determinado momento. Atualmente, no mundo tecnológico, um desses temas é, sem dúvida, o da Inteligência Artificial. Nesse seguimento, o presidente norte-americano Joe Biden disse recentemente que ainda “resta saber” se a IA é ou não perigosa.

Presidente dos EUA Joe Biden

Biden diz que resta saber se a IA é perigosa

Muito se tem escrito sobre a Inteligência Artificial e a sua aplicação e integração em vários produtos e serviços usados para os mais variados contextos, desde as tarefas do nosso dia-a-dia, até à utilização em situações profissionais. Esta é uma tecnologia em expansão mas, embora se considere que vai marcar o futuro, ainda existem muitas dúvidas e questões em volta da mesma.

Nesse sentido, de acordo com as infomações avançadas pela agência Reuters, o atual presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, disse nesta terça-feira (4) que ainda não se sabe se a Inteligência Artificial é ou não perigosa. Contudo, Biden destacou que as empresas de tecnologia têm a responsabilidade de garantir que os seus produtos sejam seguros antes de os tornarem públicos.

Via: Reuters

As afirmações aconteceram durante a reunião com o Conselho de Assessores em Ciência e Tecnologia na Casa Branca em Washington, EUA, como vemos pela imagem acima. O presidente norte-americano referiu aos membros do conselho presentes que a tecnologia de IA pode ajudar a lidar com áreas como as doenças e as mudanças climáticas. No entanto, o executivo também diz que a tecnologia será importante para lidar com potenciais riscos.

Ao ser questionado sobre se considera que a Inteligência Artificial é perigosa, Joe Biden respondeu que “resta ver. Poderá ser. [mas] as empresas de tecnologia têm a responsabilidade de garantir que seus produtos sejam seguros antes de torná-los públicos“.

Um dos aspetos que mais preocupa os utilizadores é o impacto que a IA poderá ter ao nível do emprego e de algumas profissões. Uma recente pesquisa da Goldman Sachs indicou que a IA deverá desencadear um boom de produção dentro de 10 anos, mas também afetar 300 milhões de empregos. É ainda referido que entre as profissões que devem correr um maior risco estão advogados e funcionários administrativos, uma vez que se podem tornar redundantes.

Responda também à nossa questão semanal que deixamos de seguida:

Considera que a Inteligência Artificial vai contribuir para um mundo melhor?

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de deepturtle
    deepturtle

    “Huh… What?” – by Joe Biden

  2. Avatar de RuiRuelas
    RuiRuelas

    Nem o nome dele ele sabe quanto mais.

  3. Avatar de Ifm
    Ifm

    As trotinetes são perigosas… Vamos banir
    As pedras são perigosas… Vamos banir
    Os telemóveis são perigosos… Vamos banir
    As facas são perigosas… Vamos banir
    A internet é perigosa .. Vamos banir
    A eletricidade é perigosa .. Vamos banir
    Os carros são perigosos… Vamos banir
    O picador de carne é perigoso… Vamos banir
    O alcool é perigoso… Vamos banir

    Vivemos num mundo que se fala na liberdade!!

    Mas a realidade é que tudo é proibido e só algumas coisas são permitidas.

    Vamos ter a mesma conversa dos animais domésticos, tipo gatos!
    Para a segurança deles eles as recomendações de todos os pro-animais, é que tem de ficar fechados em casa.
    Por andar na ruaaaa nuncaaa.

    Transpondo está analogia para os humanos é igual, és livre. Mas afinal não!
    Lógica da batata, até o gajo que está preso na cela em isolamento é livre, faz o que quer mas dentro de 2m2.

    1. Avatar de IA pode ser pior ainda
      IA pode ser pior ainda

      Maconha e perigosa…. Vamos banir
      Cocaina e perigosa… Vamos banir
      Drogas sao perigosas… Vamos banir (mas os povos antigos usam, indios etc)
      Armas sao perigosas… Vamos banir

      Nao temos liberdade plena. Problema e meu se eu quero usar ou nao, nao e verdade? Tenho medo de uma super IA ser pior ainda que humanos

  4. Avatar de Luis
    Luis

    Aliem a IA à capacidade dos Robots da Boston Dynamics e logo vêem ser vai ou não ser perigosa.
    Já tenho dito que quando a IA chegar à conclusão que para “sobreviver” precisa de eliminar a humanidade, então depois já não se vão rir. Até lá, aproveitem o que vos resta da vida.

    1. Avatar de RPG
      RPG

      Perigosas mesmo são as armas, e nos EUA ao contrário de apertarem o controlo, é o inverso, ainda agora na Florida passou uma lei que permite as pessoas andarem com armas, sem sequer terem qualquer tipo de porte de armas.. E é isto os EUA LOL.. Preocupados com o tiktok e em banir “drag shows”, enquanto a principal causa de morte de crianças nos EUA são precisamente armas de fogo.

      1. Avatar de Repara
        Repara

        Na Florida também não é preciso licença para comprar uma arma de fogo.
        Era preciso uma licença para andar com ela oculta.
        Agora não é preciso qualquer licença, nem para comprar uma arma de fogo, nem para andar com ela oculta.
        A situação complicou-se com uma decisão do Supremo Tribunal de Justiça dos EUA , de 2022, que disse que na Constituição dos EUA não havia restrições ao transporte de armas.
        O Estado de Nova Iorque exigia que se comprovasse para que se queria transportar uma arma; o do Texas exigia que a arma fosse transportada de forma visível. Na Florida, o governador De Santis (rival de Trump para a nomeação republicana e que sabe que sem o apoio do poderoso lobby das armas não consegue a nomeação), passou-se para o outro lado – é que os eleitores da Florida não queriam tal coisa.
        Mas os EUA (a “América”) é mesmo assim – não há uma, mas várias. Desde que não eleja o louco Trump (ou outro pior) em 2024, a coisa compõe-se. Quanto ao TikTok, é uma questão EUA vs. China.

      2. Avatar de IA pode ser pior ainda
        IA pode ser pior ainda

        Voce esta errado. Aproveite enquanto voce tem liberdade para isso. Pode ser que um dia, nem armas voce podera ter devido a uma super IA controlar tudo o que vc compra, bebe, come…

      3. Avatar de AlexX
        AlexX

        As armas não são nem nunca foram perigosas. Perigosos são quem as usa indevidamente.
        Não vamos agora banir todas as facas do mercado só porque em Portugal o cumprimento à facada também virou uma espécie de moda nas notícias. Uma coisa é certa que funcionava, se todos andassem com uma faca de mato ou uma catana na cintura, haviam menos cumprimentos e saudações à facada. Menos crime. E com as armas de fogo seria o mesmo.

        1. Avatar de RPG
          RPG

          Certo, nada é perigoso nesse caso, perigosas são as pessoas. Pessoas essas que constroem equipamentos, capazes de aniquilar milhares em poucos segundos, e que depois caem nas mãos de pessoas erradas, mas nada de perigoso. Bom bom, é andarmos todos com automáticas, e depois comparar armas de fogo a facas, como se tivessem sequer comparação possível LOLOL. As facas têm diversas finalidades como é sabido, e sim, podem ser usadas indevidamente. Já uma arma automática por exemplo, tens de me explicar qual a finalidade da mesma, e com que intuito foram desenvolvidas, se não o de simplesmente matar, de fazê-lo com a maior facilidade possível, e por qualquer um. Essa comparação com facas, até o ChatGPT te esclarecia o quão ridícula é.

          1. Avatar de AlexX
            AlexX

            São perigosas as pessoas facilmente manipuláveis e que o sistema programou para que se tornassem perigosas. O exemplo está à vista, os Estados Unidos estão entre os 5 países do mundo onde há mais criminalidade e mortes com armas de fogo. Contudo se retirares apenas 5 cidades do mapa, Chicago, Detroit, Washington DC, St Louis e Filadélfia, cidades estas onde o uso de armas passou a ser muitíssimo restrito, os Estados Unidos iriam para o extremo oposto do gráfico e passariam a figurar entre os 5 países do mundo com menor criminalidade com armas de fogo. E porquê? Muito simples, um criminoso pode andar sempre armado mas te garanto que vai sempre pensar duas vezes, ou pensar muito bem, antes de sequer pensar assaltar alguém que também anda armado. O Texas onde anda quase tudo armado, é um Estado muito seguro onde nem os criminosos vindos do México se atrevem a fazer assaltos. Isso é psicologia básica. As armas, automáticas e outras, servem para defesa contra criminosos.

            Depois, dar um mau uso às ferramentas que se inventam já é típico das pessoas. Disponibilizaram a IA e que fizeram muitas pessoas? Irresponsáveis e preguiçosas que são, foram logo pôr a IA a escrever-lhes poemas, letras e músicas, histórias, teses de doutoramento, imagens foto-realistas falsas etc. Como se as mentiras já fossem poucas, foram desde logo ensinar a IA que mentir é o mais normal, então a IA só lhes está fazendo a vontade.

    2. Avatar de Stanley
      Stanley

      As vezes penso que o Biden é um robô da Boston Dynamics.

      1. Avatar de AlexX
        AlexX

        São uns poucos deles, por vezes também acho que algumas dessas personagens saem duma linha em série…
        Um ex agente da CIA que não recordo agora o nome também disse nos anos 90 que os híbridos com aparência humana já existem desde os anos 70, verdade ou não…

      2. Avatar de Nuno
        Nuno

        Os bugs são notórios 🙂

      3. Avatar de Engracado foi essa
        Engracado foi essa

        Nivel de energia dele e zero entao. Ta faltando bateria. A expressao facial dele nem move quando fala.

  5. Avatar de lol
    lol

    IA é como uma faca…Pode ser usada como ferramenta ou como arma.

  6. Avatar de Repara
    Repara

    Não sei o que mais Biden possa dizer nesta altura.
    Uma sugestão de leitura: Bill Gates: “A Era da IA começou”
    https://www.gatesnotes.com/The-Age-of-AI-Has-Begun

  7. Avatar de John Connor
    John Connor

    No fate, but what we make… – Sarah Connor

  8. Avatar de AlexX
    AlexX

    Este Biden transita regularmente entre 3 Estados, inconsciente, semi-consciente, e confuso. Por vezes é difícil perceber em qual deles está.

    1. Avatar de Repara
      Repara

      Ao menos Trump não transita – é doido furioso o tempo todo 😉

      1. Avatar de AlexX
        AlexX

        😀
        Ambos são bons actores e trabalham para o mesmo objectivo ao serviço de quem manda. Tudo um filme, tal como várias vezes publicou Q, seja ou não Q outra Psy-Op. Pobres é dos americanos que (estão completamente de pantanas, já devem ser milhões vivendo em tendas) acreditam que Trump os vai salvar ou que vem um Jesus ou um idoso de barbas e túnica branca descendo por entre as nuvens para os salvar, recusam entender que salvação alguma chegará de fora e têm que ser eles próprios a fazer por ela.

  9. Avatar de Furby ja falou que vai dominar o mundo
    Furby ja falou que vai dominar o mundo

    Melhor Furby do que a Boston Dynamics, funny. https://www.avclub.com/furby-chat-gpt-ai-furbies-robots-1850303129

  10. Avatar de Nuno
    Nuno

    Por mais perigosa que possa ser, a IA nunca cehgará perto da perigosidade da demência em pessoas no poder…