ownCloud 2 – Cria a tua própria Cloud

47 Comentários

Hoje em dia falar em tecnologia é sinónimo de falar em cloud! Embora pareça ser uma tecnologia recente, a verdade é que a tecnologias associada as clouds começou a ser investigada em 1960 por John McCarthy, grande impulsionador desta tecnologia. Tendo em conta que o início desta investigação começou já  há cerca de 40 anos, o seu sucesso deve-se em muito à Amazon que teve/tem um papel importantíssimo na sua evolução. A partir de 2007, grandes empresas como a Google, Microsoft e IMB começaram também a apostar nesta tecnologia.

E se nós podemos criar a nossa própria cloud?  Vamos conhecer o projecto ownCloud.

cloud_00

O projecto ownCloud permite aos utilizadores implementarem a sua própria cloud privada. Este projecto assume-se como um alternativa gratuita aos vários serviços cloud-based já existentes e disponibiliza como base um gestor de ficheiros, suporte para partilha de musica, streaming, calendário, contactos e muito mais..tudo no nosso computador ou servidor. É também possível desenvolver pequenos webservices para a cloud (ver aqui)

Antes de instalarem o ownCloud podem testar o serviço acedendo aqui a um demo. Eis um conjunto de imagens do que é possível ter numa cloud implementada com base no ownCloud.








anterior próxima

Como instalar o ownCloud no Ubuntu?

Para instalar um servidor de clouds no Ubuntu baseado no ownCloud devem seguir os seguintes passos:

Passo 1 – Instalar dependências

sudo apt-get install apache2 php5 php-pear php-xml-parser php5-sqlite php5-json sqlite php5-mysql mp3info curl libcurl3 libcurl3-dev php5-curl zip

Passo 2 –  Download do ownCloud 2 e cópia para o directório /var/www/

cd
wget http://owncloud.org/releases/owncloud-2.tar.bz2
tar -xvf owncloud-2.tar.bz2
sudo mv owncloud /var/www/owncloud

Passo 3 – Definição de permissões

sudo chown -R www-data:www-data /var/www/owncloud

Passo 4 – Restart ao Apache

sudo /etc/init.d/apache2 restart

Depois de realizados os passos anteriores com sucesso, basta abrir um terminal e introduzir o endereço http://localhost/owncloud para acederem à vossa própria cloud

Nota: Quem pretender instalar em outras distribuições, pode dar uma vista de olhos aqui.

Homepage: owncloud

Partilhar:
Tags:

Comentários

47

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João Nascimento

    E instalar num servidor Pedro? É possivel?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, claro. Tens aí os passos para o Ubuntu. Se quiseres ter num servidor Linux ou Windows tens aqui como fazer
      http://owncloud.org/install/advanced/

      1. Avatar de João Nascimento

        Eh, eh, eh vou acabar o que estou a fazer e testar.

  2. Avatar de Regis
    Regis

    Com o Opera consegue-se uma coisa muito semelhante, não é?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Hum…como assim? O objectivo deste projecto é vocês implementarem a vossa própria Cloud…com um conjunto de serviços

      1. Avatar de Regis
        Regis

        Com o Opera Unite posso criar pastas, calendários, aplicações num Pc acessíveis remotamente.
        Não é mais ou menos isto?

        1. Avatar de André Almeida
          André Almeida

          Sim vinha cá dizer que o Opera permite fazer algo semelhante,permite partilha de stream de video, fotos, filesharing, musicas, entre outras coisas…vale a pena experimentar

  3. Avatar de jpng81
    jpng81

    Por acaso estou neste preciso momento a criar uma maquina virtual no meu servidor de maquinas virtuais, para ter isto a correr só mesmo para troca de ficheiros.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boa! Isso é mesmo muito simples de implementar.

      1. Avatar de jpng81
        jpng81

        Pedro já tinha experimentado a versão anterior e tinha ficado muito decepcionado depois de ter instalado, pois estava muito incompleta, mas pelo que tenho visto esta versão já está muito á frente.
        Usar isto a nível empresarial, deve ser uma boa solução.

  4. Avatar de serva
    serva

    boa tarde ,

    Também vou experimentar , eu experimento tudo , sempre para frentesse .

    Obrigado pelo tópico

    Serva

  5. Avatar de CarlosA05
    CarlosA05

    Conceito porreiro
    Mas, eu como adepto de NAS, consigo ter esse serviço no meu QNAP

    (Somos representante QNAP, caso estejam interessados..)

    1. Avatar de jpng81
      jpng81

      Nunca gostei de qnaps… esses pseudo servidores, são uma maravilha em termos de funcionalidades até aí não discordo. Mas já me aconteceu ter um cliente em que a fonte de alimentação avariou e ter de voltar ao representante, ainda levou umas semanitas a ser arranjado, mas o cliente ficou agarrado sem ter acesso aos ficheiros devido ao RAID.
      Quanto a mim não há nada como ter um servidor com board,memoria, fonte alimentação e etc etc tudo standart, é que em caso de avaria arranjo mais fácilmente hardware standart do que componentes “proprietarios” em que só o representante tem acesso.

      1. Avatar de Pikiman
        Pikiman

        Só para tentar esclarecer (sem querer ofender ninguem), As QNAP são simplesmente máquinas devidamente testadas, com um Hardware certificado (tipicamente muito baratas, e que faz com que muitos clientes mais ingenuos pensem que podem substituir um storage/SAN por este tipo de equipamentos) e uma distro Linux que disponibizam uma série de serviços. Estes equipamentos (QNAP)são classificados como NAS (Network Attached Storage), a QNAP para alem de disponibilizar N serviços para um target especifico (SMB), no fim continua a ser uma NAS, que como o CarlosA05 diz e bem, consegue também disponibilizar este tipo de serviço sem ter que usar uma máquina dedicada (mas este tipo de serviço até os discos IOMEGA oferecem). Mas a questão aqui, é que o conceito de Cloud abordado neste artigo, não passa de uma pagina WEB bonita que apresenta um repositorio de ficheiros, uma aplicação “dropboxizada” (perdão pela adaptação, http://owncloud.org/discover/), porque uma cloud é muito mais do que isso, seja ela publica, privada ou hibrida.

        A minha questão final é: qual a diferença entre este produto (owncloud) e um Joomla, ou Mambo, ou simplesmente um Apache/IIS? Simples, se tivermos um problema de maior, corremos um sério risco de não conseguir recuperar os nossos dados visto que o suporte é escasso.

        1. Avatar de Anonymous #3
          Anonymous #3

          Qnap é uma solução interessante para quem movimenta grandes volumes de informação ou ficheiros de grande porte num âmbito mais local.

          Transferir ficheiros via FTP de uma computador local para o Qnap via ethernet é extremamente rápido.

          É a solução a adoptar para quem gosta de partilhar filmes com os amigos (mais prático que isto só mesmo partilhando filmes via pendrive) sem ter que incomodar os amigos sempre que quiser enviar/copiar filmes de pastas partilhadas. A desvantagem: se o tráfego não for encriptado, o operador pode ver tudo o que está a ser transferido. Se faltar a luz em casa por um periodo de tempo mais prolongado (assumindo que não exista um UPS), lá se vai a partilha.

          Mas como alguém já disse, há discos iomega que fazem praticamente o mesmo que os QNAP e são muito mais baratos.

          As soluções propriamente cloud-based (um script instalado num servidor web próprio a servir de file-manager, ou um serviço fornecido por terceiros tipo dropbox) são mais indicadas para ficheiros de pequeno porte e que são actualizados com frequência.

          Embora hoje em dia existam serviços como o dropbox que até permitam partilhar ficheiros de maior porte (filmes, músicas…), não são tão viáveis para quem não tem uma ligação à internet rápida ou limitada em termos de tráfego (ou ainda quem dependente de internet móvel via pen).

          A melhor solução tem de ser vista caso a caso, conforme as necessidades.

          Pessoalmente uso ambos os sistemas descritos. Irei testar esta sugestão e o tonido.

    2. Avatar de Pedro Pinto

      e-mail me ppinto[at]pplware.com

  6. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Será que esta solução oferece alguma segurança?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Isso pode depender da forma como for implementada. Quando a problemas/falhas no próprio software, ainda não li qualquer registo.

  7. Avatar de João
    João

    Uma solução bastante bem pensada. Provavelmente vou criar a minha própria Cloud nos próximos dias!

  8. Avatar de Qu1ck
    Qu1ck

    Alguém me diz um programa para Mac, para fazer download de vídeos do youtube?

    Sorry pelo offtopic 🙁

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Não tem propriamente a ver com o SO (win/mac/linux) mas sim com o browser que usas. Para o Firefox, basta pesquisares por “add ons firefox” no google e tens lá varias opções. É só escolheres 🙂

    2. Avatar de João Dias
      João Dias

      Clipgrab. Simples e directo.

    1. Avatar de semnome
      semnome

      Isso é sugestão ?

  9. Avatar de Kombo
    Kombo

    Uma questão simples como é que acedo através de outro pc? ou por exemplo num telemóvel com Android?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Nesse caso terás de apontar para o teu ip publico se estivers fora da tua rede. http://ip_publico/

      1. Avatar de Kombo
        Kombo

        Já descobri de outra forma Obrigado Pedro…já agora sabes de dá para tirar a limitação dos 2mb de upload?

        1. Avatar de El Lentinho
          El Lentinho

          Penso que é num ficheiro do servidor apache…

          1. Avatar de Kombo
            Kombo

            Hum e sabes qual é?

          2. Avatar de IM
            IM

            Kombo ja conseguiste aceder remotamente? Já tentei o metodo do ip externo mas nao consigo.

        2. Avatar de Ricardo IGRI06
          Ricardo IGRI06

          é só alterar no php.ini
          /etc/php5/apache2/php.ini.

          podes ver como configurar em http://owncloud.org/install/configure/

  10. Avatar de cris.
    cris.

    Este projecto é super interessante pena é não ter, à imagem do dropbox um agente de sincronização com o servidor owncloud (que segundo algumas fontes está em fase de desenvolvimento).

  11. Avatar de Bruno Coimbra
    Bruno Coimbra

    Aqui á malta preciso de uma sugestão q em parte pode estar relacionada com este tópico, se n estiver peço desde já desculpa…
    é o seguinte, numa pequena empresa a facturação tem que estar acessível fora da rede da empresa, do tipo chegar a casa aceder á facturação criar novas facturas alterar facturas antigas coisas desse género e manter tudo sempre sincronizado…qual a melhor opção, atenção são volumes de negócios relativamente pequeno mas queria ter tudo de uma maneira simples e segura.

    Abraços

      1. Avatar de Bruno Coimbra
        Bruno Coimbra

        Obrigado pela rapidez P.Pinto 😉 já tinha lido o tutorial do OpenVPN q esta muito bom mas n sabia se seria a melhor solução mas vou experimentar

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Pode não ser a mais rápida a implementar, mas é certamente a mais segura. Abraço

  12. Avatar de Marco
    Marco

    qual e o comando que devo usar para fazer unistall?

    1. Avatar de João Dias
      João Dias

      Penso que será:
      sudo rm -rf /var/www/owncloud

  13. Avatar de El Lentinho
    El Lentinho

    O eyeOS é mais completo penso eu…

    http://www.eyeos.org/open-source/

  14. Avatar de C
    C

    Experimentem o Tonido.

    1. Avatar de Fernando
      Fernando

      Uso o Tonido e estou bastante satisfeito. Na altura comprei 1 disco de 500Gb e faço uso dele quer via Iphone quer via Android.

  15. Avatar de Diogo Bühler
    Diogo Bühler

    Uma pergunta só. Mas entao isto é igual a dropbox né? onde posso ter os meus files, musicas, imagens, doc’s online.

  16. Avatar de KnoKer
    KnoKer

    Gosto de ver que o jQuery / jQuery UI estão a tudo o que é desenvolvimento web 🙂

  17. Avatar de Canastro
    Canastro

    Estou a instalar isto em Windows7 / IIS e estou a ter problemas para aceder ao calendário via CalDAV. Introduzo as minhas credenciais e não funcionam…

    E como estou a usar isto só mesmo por causa do CalDAV, dava muito jeito por isto a funcionar :\

  18. Avatar de andre
    andre

    Uma questão simples como é que acedo através de outro pc? ou por exemplo num telemóvel com Android?
    sera que me podem explicar passo a passo ?

    obg

  19. Avatar de Marco
    Marco

    Criar um topico no proprio computador n é propriamente criar uma cloud ..

  20. Avatar de Mário Guerreiro
    Mário Guerreiro

    Boas,

    Tenho neste momento instalado no Xubunto 14.04 o Owncloud 6.

    Gostava de saber se é possível criar utilizadores a partir de uma lista de contactos? Se sim, como faço isso?

    Obrigado pela vossa atenção.