Dicas de VBA – Personalizar o Friso II

10 Comentários

Por Jorge Paulino para o Pplware

No primeiro artigo sobre a personalização do friso (ribbon) foi mostrado como criar um novo separador e um novo grupo com dois controlos, neste caso, dois botões.


Mas podemos utilizar inúmeros controlos de modo a tornar as opções mais simples para o utilizador. Como referido também no artigo anterior, este é o esquema base para construção do friso.

NOTA IMPORTANTE: Caso o XML não esta correcto (tags inválidas, tags não fechadas, etc) o separador não ficará visível.

E são alguns exemplos que mostram como personalizar o friso e como utilizar o código para cada controlo. Existem muito mais opções para cada controlo e muito mais controlos. Para complementar estes dois pequenos artigos podem ver os seguintes links, que além de um PDF que podem descarregar gratuitamente, podem consultar online:

Podem ainda descarregar o ficheiro de exemplo utilizado neste artigo: download

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro A.
    Pedro A.

    Brutal… Essa nova tab fica apenas associada ao ficheiro onde criaste, ou fica disponível de todas as vezes que abres o excel? E consegues interagir com o código através de VBA?
    Eu tenho feito aqui umas coisas, mas com Excel 2003 em que criei uma toolbar para as minhas macros, que ficam alojadas no Personal workbook, e depois criei um package de instalação onde corro outra macro para mudar as ligações na toolbar, que estão a apontar para o meu personal workbook, para o personal workbook do utilizador…
    É possível fazer idêntico no 2007/2010?

    Esta é uma das coisas que me tem impedido a progressão para o Office 2007.

    1. Avatar de Jorge Paulino

      A tab fica associada apenas ao ficheiro e para ficar disponível para todos pode-se criar um add-ins (isto responde à outra questão).

      Consegue-se também interagir com a ribbon usando código.

      1. Avatar de Pedro A.
        Pedro A.

        Vou ter de investigar isto, para mudar de vez para o Excel 2007. É que a limitação de 256 colunas chateia…

        1. Avatar de Pedro A.
          Pedro A.

          Porque é que os meus comentários ficam sempre a aguardar moderação?

  2. Avatar de M.Manuelito
    M.Manuelito

    Excelente artigo. Muitos parabéns ao autor!

  3. Avatar de antony
    antony

    Muito bom artigo 😉

  4. Avatar de Miguel Goyanes
    Miguel Goyanes

    Mais um 5*

  5. Avatar de Sky
    Sky

    Eu precisava disto há uns meses atrás.
    Mas Obrigado na mesma

  6. Avatar de André Luiz Bernardes

    Parabéns!
    Exemplo bem escrito, simples, prático e extremamente útil.

    André Luiz Bernardes