Portugal: Rede 5G continua a ser à borla até 31 de março…

24 Comentários

Portugal foi, infelizmente, um dos países da União Europeia que mais tarde disponibilizou a rede 5G para os utilizadores. A “culpa” foi do leilão de atribuição de frequências às operadoras que demorou bastante tempo (foram realizadas 1727 rondas e o leilão demorou mais de 9 meses).

As operadoras passaram a disponibilizar gratuitamente a rede 5G aos seus clientes desde essa altura, mas esta “borla” vão acabar já a 31 de março de 2023.

Portugal: Rede 5G continua a ser à borla até 31 de março...


Vodafone, Nos e MEO tinham confirmado que iriam manter o 5G gratuito para todos os clientes móveis até 15 de janeiro de 2023. No entanto, as últimas informações, indicam que o dia 31 de março de 2023 será agora o novo limite para o fim das borlas para quem pretender usufruir da rede 5G.

Segundo a Vodafone “Até 31 de março de 2023 todos os nossos tarifários terão 5G disponível automaticamente,
sem exceção e sem encargos adicionais. Experimente já!”. A Vodafone revelou também que cerca de 15% dos seus clientes usam rede 5G. A MEO e a NOS também confirmaram que iriam “prolongar a gratuitidade do 5G até 31 de março”.

Portugal: Rede 5G continua a ser à borla até 31 de março...

A rede 5G (rede de quinta-geração) permite velocidades 10x mais rápidas que o 4G usando a mesma quantidade de dados. Tal como se tem dito, o 5G não será uma Internet para o utilizador final… mas também. O 5G permitir dar resposta a serviços críticos de emergência, de elevada resiliência, tais como aplicações industriais (Indústria 4.0), viaturas autónomas, cirurgias à distância ou serviços de emergência.

Desde que foram atribuídas as licenças 5G, no final de 2021, os operadores têm vindo a garantir que a rede 5G chega a todos os portugueses. De acordo com os últimos dados da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), no final do terceiro trimestre de 2022 havia 4.317 estações de base 5G instaladas, distribuídas por 271 concelhos, o que equivale a 88% dos concelhos no país, e por 1.191 freguesias (39%) – saber mais aqui.

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel
    Miguel

    Depois tenho de desactivar?

    1. Avatar de ifm
      ifm

      bem vindo as operadoras de telecomunicaçoes!!

      Sim, se não desactivares, eles automaticamente vão combrar.
      normalmente 90% das pessoas paga logo o 1 mes, se o valor for baixo, so reparam meses depois.

  2. Avatar de Fusion
    Fusion

    E depois a partir de março é até agosto e por aí fora.. 5G é a evolução do 4G, não faz sentido pagar mais por isso (era a mesma coisa que montar escadas rolantes num qualquer estabelecimento com escadas e passar a pagar uma entrada só para andar nas escadas).
    E eles sabem que ninguém vai pagar pelo 5G tirando meia dúzia de pessoas que efetivamente precisam da baixa latência. O 4G serve perfeitamente para a maioria da população

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      Se essa meia dúzia de pessoas forem empresas com mais de 5000 funcionários, está pago o sistema

  3. Avatar de Rui leite
    Rui leite

    A meo e a vodafone vao passar a cobrar 7.5 euros extra por mes para ter 5g. Na NOS ainda não esta definido

    1. Avatar de PM
      PM

      Pagar?? Altero a minha rede no telemóvel para 4G. Afinal não se vê quase diferença nenhuma.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Mas tens de alterar?
        Ou se não pagares não tens acesso?

  4. Avatar de Pedro
    Pedro

    Se não se pagou do 3g para o 4g porque se tem que pagar para o 5g?

    1. Avatar de PM
      PM

      Alguém tem de pagar o leilão 😉

      1. Avatar de iDroid
        iDroid

        Das outras vezes também existiram leilões…

        1. Avatar de PM
          PM

          Então, porquê se vai pagar agora?

        2. Avatar de Hugo Pombo
          Hugo Pombo

          Sim, mas o governo esticou o leilão mais do que vale o mercado, logo alguém têm que pagar o extra

          1. Avatar de iDroid
            iDroid

            Não tivessem esticado.

  5. Avatar de João Tavares
    João Tavares

    Á borla… Um speedtest que demora 1 minuto limpa logo 300 e tal megas de dados.

    1. Avatar de Ze Manel
      Ze Manel

      Estás a ser bonzinho! um speedtest em 5G e que atinja velocidades perto de 1 Gbps já me comeu 1.5Gbytes

  6. Avatar de Adriano
    Adriano

    Pagar por acesso 5G ? Lol… Com os tarifários dos mais caros da Europa para o rendimento, devem fumar coisas estranhas…

  7. Avatar de Joaquim Sobreiro
    Joaquim Sobreiro

    As operadoras não dão nada de borla. Atualizam anualmente de forma concertada, ao abrigo de cláusulas comuns nos contratos.

    1. Avatar de oh
      oh

      +1
      Exatamente o que vinha dizer. De borla?! Somos chulados todos os meses, oferecem migalhas e temos que estar agradecidos?

      A borla está agora nos aumentos de preço. Nunca vi as operadoras baixarem o preço de nada.

  8. Avatar de Paulo
    Paulo

    Era capaz de ser bom dizer das outras operadoras.
    Experimenta a velocidade NOS 5G, grátis até 31 de março de 2023
    https://www.nos.pt/particulares/5g-portugal/Pages/5g.aspx?gclid=EAIaIQobChMI4MqDqYPP_AIVVbvVCh3VnwylEAAYASAAEgLz1_D_BwE&gclsrc=aw.ds

  9. Avatar de daniel
    daniel

    os 7.5 euros é para ter mais 20GB de net? é que com plafond de 3GB fico sem net logo ao fim de 3 dias no 5G.
    5G Sim mas com um plafond de internet, que permita aos utilizadores utilizar a net nos 30 dias.

  10. Avatar de Gabriel
    Gabriel

    Não fui eu que fiz a alteração de 4G para 5G. Na minha zona quando passou a haver 5G o telemóvel passou a mostrar que se liga a 5G. Portanto foi a operadora, neste caso a NOS, que fez essa alteração sem o meu consentimento. Porque havia de pagar por uma coisa que não pedi nem tenho interesse?

    1. Avatar de Ze Manel
      Ze Manel

      Só te está a comer mais bateria… Eu trago o meu fixo no 4G, gasta menos bateria (menos comutações 2/3/4/5G e faz o mesmo

  11. Avatar de Filipe
    Filipe

    Por mim pode ser pago ou gratuito à vontade, uma vez que na minha cidade apenas existe rede até ao 4G.

  12. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    A MEO anda deserta que eu vá trocar o cartão SIM… para que é que será que eu preciso de um cartão SIM novo? Será para suportar o 5G? O tal 5G que não é para os clientes individuais, mas também? Acho muito estranho, é que o meu smartphone não suporta 5G e nem estou a pensar comprar um que suporte nos próximos tempos, e a operadora de certeza que não o vai oferecer a não ser à troca de algum contrato de 24 meses ou coisa parecida.
    Mesmo que tenha 5G aqui na região e seja bom (duvido), a saber que a qualquer momento vai acabar a “borla” e começarão a cobrar o acesso, além do que já cobram sempre que uso os serviços, não me sinto incentivado a mudar para algo que traga sequer 5G, e se trouxer vou-me certificar que desactivo. Claro, o que escrevi é com base nas condições actuais e perspectivas para o futuro próximo, talvez no futuro as coisas que escrevi deixem de fazer sentido, seja por alterações de ofertas, seja por alterações das minhas próprias necessidades.