Funcionária do Aeroporto de Lisboa fazia compras com cartões de passageiros

17 Comentários

Todos os dias há revelações de esquemas fraudulentos aos mais diferentes níveis. Recentemente uma funcionária de handling do Aeroporto Humberto Delgado foi constituída arguida por suspeitas de usar dados dos cartões de débito dos passageiros para compras on-line.

A funcionária ficou também sujeita a termo de identidade e residência, decorrendo agora o processo-crime.


Burla rendeu 1.495,10 euros…

Em comunicado, a PSP informa que a funcionária, de 22 anos e que trabalhava desde outubro de 2022 no aeroporto, foi surpreendida em flagrante a fotografar cartões de débito de passageiros, que os entregavam na altura do embarque, sendo os dados usados, mais tarde, para compras on-line e para garantir as deslocações “em viaturas de transporte por plataforma”.

“Em uma das situações que fora denunciada e que permitiu a ação policial, a vítima viu ser congelada a sua conta por suspeita de movimentos indevidos tendo, neste caso, o montante da burla ascendido a 1.495,10 euros”, refere a PSP.

Na ação policial, foram apreendidos um telemóvel e 58 artigos de cosmética adquiridos desta forma. Foi igualmente apreendido o cartão aeroportuário, entretanto devolvido à entidade emissora.

“Foi ainda possível perceber que parte das compras que ao longo do tempo tentou fazer foram bloqueadas por o(s) vendedor(es) suspeitar(em) das transações”, acrescentou a PSP.

A funcionária do aeroporto de Lisboa foi constituída arguida e sujeita a termo de identidade e residência, decorrendo agora o processo-crime.

A PSP aconselha a que se mantenha sempre comportamentos seguros relativamente aos cartões de débito e crédito, não perdendo de vista os cartões sempre que estes forem manuseados por terceiros.

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Os tugas e o Ps é um amor sem fim.

      1. Avatar de João Machado
        João Machado

        Um dos responsáveis por levar a TAP ao charco foi um tal de Miguel Frasquilho.
        Pode confirmar qual foi a posição dele na TAP e a respectiva filiação partidária em qualquer motor de pesquisa.

        1. Avatar de Helio
          Helio

          Nem mais, e se fosse só esse…
          Esse coitado, também esteve até ao BES se afundar.
          Muita gente se esquece ou nem sequer notam, que onde esse é filiado, já andam a vender o país desde os anos 80.

  1. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    “A PSP aconselha a que se mantenha sempre comportamentos seguros relativamente aos cartões de débito e crédito, não perdendo de vista os cartões sempre que estes forem manuseados por terceiros.”

    Isso é muito bonito não fosse a sua maioria turistas que estão habituados a nos seus países entregar o cartão de crédito para pagamentos em todas as ocasiões, ninguém se importa que levem os seus cartões para fazer pagamentos.
    Cá os tugas é que pegam por excesso de zelo por a maioria das pessoas não estar habituadas a usar cartões de crédito, viagem e vejam o que vos espera.
    Também copiarem os cartões de crédito de bancos tugas para compras na EU não vale de muito, maioria exige aprovação na aplicação do banco.

  2. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    As empresas ainda não adoptaram todas o 3D Secure, e então estas pessoas ainda têm oportunidade para cometer estes erros.

    1. Avatar de Tiago Rodrigues
      Tiago Rodrigues

      A Uber, bolt e afins não querem introduzir essa tecnologia, porque perdem imenso!

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        e não só, vai lá falar com bancos norte-americanos, onde a tip é descontada no cartão de crédito depois de já terem autorizado o pagamento, ficariam impedidos depois de receber a tip? provalvemente não voltarias a entrar nesse estabelecimento.

  3. Avatar de Joaquim Sobreiro
    Joaquim Sobreiro

    A segurança do dinheiro digital. Assim já não se fazem roubos de dinheiro papel moeda.

  4. Avatar de DQ
    DQ

    Ela não trabalhava para a TAP pois não? Senão lá vai mais 500 mil nossos…

  5. Avatar de secalharya
    secalharya

    Coitada, era feia.

  6. Avatar de jorge santos
    jorge santos

    Mas que raio de idiota é que entrega os cartões de débito a um qualquer funcionário na altura do embarque no avião. Eu nunca vi isso acontecer em nenhum voo!
    As únicas coisas que os funcionáros têm de ver é o passaporte e o talão de embarque, nada mais.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      vejo que viajas pouco, se queres algo mais para além de soft drinks, se queres subscrever serviço wifi, se tens uma dieta especifica que precisa de pagamento, até mesmo para as compras duty free, tudo isso carece de cartão de crédito, eu por exemplo tenho o meu cartão de crédito associado nas apps das companhias areas, assim sempre que quero algo “extra” desde que esteja no lugar destinado a mim é tipo via verde.

      1. Avatar de Piloto
        Piloto

        Ya, eu viajo bue…sou bue viajado…tenho bues cartões

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          basta saíres da aldeia e deixares de usar moedas para o café.

    2. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Pagar excesso de bagagem? (por ex)

  7. Avatar de Luís de Sousa
    Luís de Sousa

    É muito simples, basta tomar atenção. Acham normal tirar uma foto ao cartão de débito/crédito?… Nenhuma transação é feita em lado nenhum com fotografias tiradas aos cartões..