Foi construído o PC mais lento do mundo com um CPU de 1 núcleo

21 Comentários

Quando falamos de hardware, a tendência é divulgar os equipamentos mais poderosos, com características diferenciadoras que contribuem para termos produtos cada vez mais potentes que possam ser capazes de responder às necessidades dos utilizadores.

No entanto, agora foi criado algo completamente oposto. Foi construído aquele que é considerado como o computador mais lento do mundo. A máquina conta com um processador com apenas 1 núcleo e sem Turbo. Vamos então conhecer melhor este equipamento.



O computador mais lento do mundo

Um dos elementos do site tecnológico PCWorld decidiu fazer algo ao contrário do que é normal. Ou seja, em vez de se esforçar para criar uma máquina poderosa, Gordon Mah Ung, que é editor executivo do canal, construiu aquele é que o computador mais lento do mundo. Para que tal fosse possível, o PC foi equipado com um processador com apenas 1 núcleo e sem Turbo.

Relativamente às especificações, para além das já referidas, este PC traz consigo uma placa gráfica AMD Radeon Fury X, lançada em junho de 2015, que é um chip que pode ser comparado a uma Nvidia GTX 980 Ti. Por outro lado, a máquina conta com uma fonte de alimentação recente, a Gigabyte P750GM de 750 W.

Veja o vídeo abaixo o PC mais lento do mundo:

Aprofundando mais o processador, este é da família Intel Celeron D e já tem quase 20 anos de existência. Falamos em concreto de um Celeron D 325/326 com 1 núcleo fabricado na litografia de 90 nm (valores completamente diferentes dos atuais, uma vez que já se fala de chips de 1 nm) e uma frequência de 2,53 GHz. Quanto ao disco rígido, este tem uma capacidade de 160 GB e o sistema operativo fica a cargo do Windows Vista.

Mas falar apenas do hardware não nos dá dados concretos e, para provar a significativa lentidão deste computador, o mesmo foi então submetido aos populares testes do Cinebench. Posto isto, o desempenho revelado no teste Cinebench R15 Single Core mostra que este computador conseguiu uma pontuação incrivelmente baixa de apenas 17 pontos.

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de donkeykid
    donkeykid

    Bom dia,
    Ainda tenho um DX2… não será mais lento?… Lentium…

  2. Avatar de André R.
    André R.

    Se corressem Linux não conseguiriam a proeza do PC mais lento do mundo… o Vista foi boa escolha.

  3. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    O PC mais lento do mundo deve ser o Sony Vaio que guardo na gaveta por questões sentmentais.
    Se alguém estiver interessado podemos negociar. Nunca abaixo dos 2000€ que foi qt larguei na altura.

    1. Avatar de Carlos Alberto
      Carlos Alberto

      Mete o Sony no ..

    2. Avatar de André R.
      André R.

      Tenho pena não poder ficar com ele, estava a pensar pagar no máximo 1999€. Enfim vou procurar por outras bandas…
      Bom Natal.

  4. Avatar de João Carlos
    João Carlos

    Lento…. Pffff.. Celeron D… Pfffff foi o que conseguiram com o pior material que tinham na estante, mas a estante deles não é o mundo

  5. Avatar de r41m31
    r41m31

    qualquer serviço público em Portugal tem máquinas bem mais lentas que envergonhariam este senhor do seu trabalho 😀

    1. Avatar de André R.
      André R.

      Enganas-te…

  6. Avatar de Boquinha
    Boquinha

    Façam um igual em Portugal a ver se não é ainda mais lento.

  7. Avatar de Pedro H.
    Pedro H.

    Scheinder EuroPCII… 8086mhz, 512kb ram, sem disco rígido e disquete de ms-dos 3.3 e já não falo no 48k 😀

    1. Avatar de Pedro H.
      Pedro H.

      *Schneider

    2. Avatar de dedro
      dedro

      Grande maquinão, 8086mhz é o flash dos intel 8086. 😉
      5Mhz ou 10Mhz no máximo e já gozas a vida. 😉
      Mesmo assim, grande máquina.

  8. Avatar de Godlike
    Godlike

    Qualquer PC a correr Windows Vista torna-se o PC mais lento do mundo.

    1. Avatar de N1ldo
      N1ldo

      Hahahahaha verdade.

  9. Avatar de JSNunes
    JSNunes

    Ainda tenho um Toshiba 386 DX e um Olivetti 286 com disco rigido de 20 Mb…
    Acho que mais lento que isto não deve haver…
    E estão funcionais, excepto o portátil Toshiba que só funciona ligado à corrente.
    Hei-de fazer-lhe uma bateria nova, só por gozo.

  10. Avatar de PiniponSelvagem
    PiniponSelvagem

    Tenho um AthlonXP 2000 com uma ATI da altura… facilmente ganho se quiser.

  11. Avatar de Rui
    Rui

    Amstrad PC1512, 8086 a 8mhz, 2 drives diskette de 5 1/4, disco de 20 MB e um monitor hércules verde!

  12. Avatar de Luis Henrique Silva
    Luis Henrique Silva

    Sei que há aqui comentário a demonstrar que têm pc’s mais lentos, mas penso que neste caso, deve ter sido com componentes mais ou menos actuais, e tentaram o mais lento possível nos dias de hoje, com o que se pode encontrar à venda nas lojas, isto é o que eu penso.

  13. Avatar de Vitor Afonso
    Vitor Afonso

    Ainda tenho um Compaq Presario 7360 com 128 mb de ram e um AMD K6, placa gráfica Nvidia Riva TNT 2 (e já foi um upgrade lol)

  14. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Que parvoice… meu rico Topis 286 16mhz

  15. Avatar de Lopes
    Lopes

    Pentium D lento, experimentem lá o Intel 4040 de 1971 que se calhar vão descobrir que afinal existe algo mais lento ainda…