Sam Bankman-Fried, ex-CEO da FTX, detido nas Bahamas é acusado de fraude aos investidores

16 Comentários

Foi no final do mês passado que surgiu a notícia da falência da FTX que tinha provocado uma perda de 3,1 mil milhões de dólares aos credores. Na altura a empresa estava já a ser acusada de estar por detrás de um esquema Ponzi maciço.

Agora, o seu cofundador e ex-CEO Sam Bankman-Fried, foi detido nas Bahamas e está a ser acusado pela SEC de fraude aos investidores.

Sam Bankman-Fried, ex-CEO da FTX, detido nas Bahamas é acusado de fraude aos investidores


Depois de ter sido detido nas Bahamas, a Securities and Exchange Commission (SEC) dos EUA acusou o cofundador da FTX, Sam Bankman-Fried, de “fraude de investidores”, anunciou. A SEC alega que Bankman-Fried “escondeu o seu desvio de fundos de clientes FTX para a empresa de negociação de criptomoedas Alameda Research enquanto levantava mais de 1,8 milhões de dólares de investidores”.

O Ministério Público dos EUA do Distrito Sul de Nova York e a Commodity Futures Trading Commission (CFTC) também anunciaram acusações contra Bankman-Fried em ações paralelas, de acordo com a SEC.

Alegamos que Sam Bankman-Fried construiu um castelo de cartas com base na fraude, enquanto dizia aos investidores que era um dos edifícios mais seguros em cripto.

A suposta fraude cometida pelo Sr. Bankman-Fried é um alerta para as plataformas criptográficas de que elas precisam estar em conformidade com as nossas leis

| disse o presidente da SEC, Gary Gensler.

A SEC alega que, desde pelo menos maio de 2019, a FTX levantou US$ 1,8 mil milhões de investidores em ações, incluindo 1,1 mil milhões apenas de 90 investidores americanos. O Bankman-Fried promoveu a bolsa como uma plataforma de negociação segura com “medidas sofisticadas e automatizadas para proteger os ativos dos clientes”, afirmou. No entanto, na realidade, Bankman-Fried orquestrou uma fraude para ocultar o desvio de fundos de clientes para seu fundo de hedge cripto de capital fechado, a Alameda Research.

Esse fundo recebeu tratamento especial, “incluindo uma linha de crédito ilimitada financiada pelos clientes da plataforma e isentando a Alameda de certas medidas importantes de mitigação de risco FTX”, acrescentou o comissário. Finalmente, os clientes foram expostos a riscos não revelados da exposição da FTX às participações da Alameda de “ativos ilíquidos e supervalorizados, como tokens afiliados à FTX”. Alega ainda que Bankman-Fried usou fundos de clientes FTX misturados para fazer “investimentos de risco não revelados, luxuosas compras de imóveis e grandes doações políticas”.

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Carlos Almeida
    Carlos Almeida

    Esquema Ponzi + FTX = “Mercado Cripto”

    1. Avatar de joao
      joao

      E onde e que esta’ o esquema ponzi mesmo?
      Deixo so aqui este link so assim na amizade para ajudar os mais indecisos:

      https://wtfhappenedin1971.com/

      Nao e uma questao de ‘sera’ que o mundo financeiro esta a beira de um colapso, mas sim uma questao de ‘quando’… Comecem a juntar uns trocos de bitcoin… Tenho dito…

      1. Avatar de jorgeg
        jorgeg

        “The 30-year-old Bankman-Fried has been a major force in Democratic politics, ranking as the party’s second-biggest individual donor in the 2021–2022 election cycle, according to Open Secrets, with donations totaling $39.8 million. That ranks only behind George Soros (about $128 million) but ahead of many other big names, including Michael Bloomberg ($28.3 million). What’s more, he had promised to spend far more on Democrats moving forward, predicting in May that he’d fund “north of $100 million” and had a “soft ceiling” of $1 billion for the 2024 elections.”

        E ainda perguntam de que lado da esfera se encontra o mal!

        1. Avatar de Paulo Martins
          Paulo Martins

          Ele já admitiu que andou a doar a ambos os partidos, aliás ele está neste momento a ser investigado porque não divulgou as doações ao partido conservador que também foram basicamente do mesmo valor:

          “I donated to both parties. I donated about the same amount to both parties,” Bankman-Fried told the crypto commentator and citizen journalist Tiffany Fong.

  2. Avatar de Eu
    Eu

    O próximo vai ser o Satoshi Nakamoto.

    1. Avatar de Rrrrrrrr
      Rrrrrrrr

      Ouvi dizer que vivia na Bahamas tb…

      1. Avatar de joao
        joao

        Opah, fizeste-me rir tambem!! 🙂
        hahahaha 🙂
        “Not your keys, not your coins!”

    2. Avatar de Stanley
      Stanley

      Nakamoto é um mito moderno. Não existe monte Tártaro que prenda ele.

  3. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    ainda há dias era aclamado pelo governo do avó Bidé, maquina lavar, ucrânia

    1. Avatar de jorgeg
      jorgeg

      loolll +1
      o tipo financiou o Bidé e compinchas corruptos democratas!

      1. Avatar de Paulo Martins
        Paulo Martins

        Ele na realidade já admitiu que financiou ambos os partidos, e está neste momento a ser investigado por não ter declarado cerca de 40 milhões em doações.

  4. Avatar de incognita
    incognita

    Só é bom quando eu não perco

  5. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Estava nas Bahamas,no bem bom.Em vez de estar fugido num local recôndito no mundo estava na maior nas Bahamas.Esta é boa. 😐

    1. Avatar de joao
      joao

      E tu que nao viesses aqui comentar… Sempre se soube onde ele estava… Nunca foi esse o problema…
      Agora vai ter de pagar pelo que fez (muito ou pouco, a ver vamos…) mas o bitcoin ficou mais fraco por causa disto? O protocolo levou com algum patch (chama-se BIP) por causa disto? Nada vai mudar no bitcoin… Quanto as exchanges, espero que muita coisa mude, e espero que a malta finalmente tenha aprendido e pare de deixar as suas moedas nas exchanges…
      “Not your keys, not your coins!”

  6. Avatar de sa.pong
    sa.pong

    Agora já pode falar sobre o esquema de lavagem de dinheiro entre Biden, familia Biden e Zelensky… Naquilo que é a maior fraude e lavagem de dinheiro de sempre.

    1. Avatar de Paulo Martins
      Paulo Martins

      A corrupção não tem cor política, favorece apenas mais quem está neste momento no poder, ele já admitiu numa entrevista que doou basicamente o mesmo valor aos Republicanos que aos Democratas.
      Ele sabia que não podia manter a FTX longe dos olhares dos reguladores se apoia-se só um partido, mais cedo ou mais tarde os Democratas iram perder uma eleição e aí quem viesse a seguir iria investigar a FTX, assim a doar milhões a ambos ninguém teria interesse em investigar a FTX.