CyanogenMod 7.1 foi lançado, baseado no Android 2.3.7

109 Comentários

A comunidade CyanogenMod lançou ontem a versão 7.1, baseada no AOSP na versão 2.3.7.

Tal como já referimos, a comunidade CyanogenMod modifica e melhora o software de dispositivos Android de forma a que o utilizador tire o máximo partido do seu terminal. Relativamente à anterior versão 7 (2.3.3), esta versão 7.1 adicionou suporte a mais 39 modelos, totalizando assim 68 modelos de smartphones e tablets suportados.


Já é do conhecimento geral que os fabricantes de terminais Android, com excepção para os modelos Nexus suportados directamente pela Google, lançam actualizações muito tardias para os seus modelos. Aparentemente, o motivo dever-se-á a questões de marketing e gestão de recursos pois, uma vez o suporte terminado, o utilizador tenderá a adquirir um novo dispositivo já actualizado.

As operadoras, com os contratos de venda que fazem com os fabricantes, são também um entrave adicional (e por vezes o pior) pois a inclusão da sua “tralha” nesses terminais atrasa acentuadamente o lançamento de novas versões, piorando ainda mais o panorama.

É aí que entra a comunidade. A mais conhecida e organizada, a CyanogenMod, continua a surpreender e disponibiliza a versão 2.3.7 (oficialmente lançada para o Nexus S 4G a 19 de Setembro) com a adição do “toque CyanogenMod”. Esse “toque” inclui várias modificações como melhorias de aspecto, optimização do desempenho, novas funcionalidades, um enorme leque de personalizações e, claro, um suporte “garantido”, algo que um fabricante para o qual pagamos não é capaz de o fazer de forma competente e razoável. Relembro que, para a nova versão Ice Cream Sandwich (a lançar) é suposto haver um suporte “obrigatório” dos fabricantes por um período mínimo de 18 meses, disse a Google.

Uma das funcionalidades mais interessantes, que vem de certa forma colmatar um problema inerente ao Android Market, é a possibilidade de seleccionar permissões em cada uma das aplicações, permitindo assim deixar os utilizadores mais descansados mesmo na utilização de aplicações mais suspeitas. Por exemplo, não fará sentido a instalação de um wallpaper necessitar de permissão para ler informações pessoais ou uma calculadora necessitar de permissão para gravar áudio. Então, bastará usar essa funcionalidade para restringir esse acesso. Caso seja bloqueada uma permissão determinante para o funcionamento de uma aplicação, então será provável que essa aplicação bloqueie… mas isso é apenas uma consequência da utilização de segurança adicional.

Existe ainda a hipótese de utilizar um dispositivo apontador bluetooth, como um rato, tocar para focar na aplicação câmara, e foram adicionadas novas opções no ecrã de bloqueio e vários outros melhoramentos.

O lançamento da versão estável não foi unânime e existem ainda alguns modelos com a versão no estado beta, nomeadamente o HTC Sensation, myTouch 4G Slide, HTC EVO 3D, HP TouchPad e LG Optimus 3D.

Está interessado nesta ROM melhorada? Visite o CyanogenMod e verifique se o seu Android é suportado. Se não for, não deixe de passar pelo fórum XDA-developers.


Partilhar:
Tags:

Comentários

109

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ruimgp
    ruimgp

    O LG P500 não é compatível 🙁

    1. Avatar de Hugo Cura

      “Se não for, não deixe de passar pelo fórum XDA-developers.”

      http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=946354

      1. Avatar de Kombo
        Kombo

        O problema é que quem já tem a versão da rom original 2.3.3 é uma grande pincelada passar para a CyanogenMod por causa da baseband

        1. Avatar de JA
          JA

          Já há métodos simples para fixar a baseband antiga.

          http://www.gsmfans.com.br/index.php?topic=167880.0

  2. Avatar de Carlos Miguel [CM]
    Carlos Miguel [CM]

    impressão minha ou no novo market do android retirou uns launcher que havia no antigo market do android?

    1. Avatar de Hugo Cura

      Retirou launchers? Quais? Explica melhor.

        1. Avatar de Hugo Cura

          Eu pesquiso “zeam” e aparece o Zeam Launcher em primeiro lugar.
          Se pesquisar “launcher” aparecem uns 20 resultados (de 9350 resultados indicados) e não é possível ver mais. Será esse o problemas que detectaste? Segundo a Google, essa uma funcionalidade da versão mais recente que torna as pesquisas mais rápidas e eficientes. Mas na verdade não é pois não permite ver mais que esses resultados, apenas usando o browser…

          1. Avatar de Carlos Miguel [CM]
            Carlos Miguel [CM]

            yap. já encontrei. mas é pena acontecer isso no novo market

  3. Avatar de m4x
    m4x

    Não entendo, eles teem listas a dizer que suportam os Sony Ericssons, e listas em que eles não estão….

    Aqui não estão os Sony
    http://www.cyanogenmod.com/devices

    Aqui estão…
    http://www.cyanogenmod.com/blog/cyanogenmod-7-1-released
    http://www.cyanogenmod.com/blog/sony-ericsson-xperia-support

    1. Avatar de click here xD

      Realmente é estranho… se alguém com mais conhecimentos sobre este assunto poder esclarecer seria muito bom! 🙂

    2. Avatar de Hugo Cura

      Se deres uma olhadela na página de downloads, notas que não existem lá modelos SE Xperia.
      MAS, se reparares melhor, grande parte dos modelos está “apelidado”. Não sei bem a razão, mas posso-te dizer que os modelos mango, mimmi, shakira, smultron, urushi, zeus (e talvez outros, não contei) são Sony Ericsson Xperia. 😉

    3. Avatar de ajbadboy
      ajbadboy

      Foi anunciado muito recentemente que iam ter suporte para os SE no cyanogenmod, muito provavelmente ainda está a ser desenvolvido.

      1. Avatar de Hugo Cura

        Mas já há. Lê o meu comentário acima.

  4. Avatar de David Luís
    David Luís

    já esta instalada e a funcionar 5 estrelas
    HTC Desire

    1. Avatar de jocapoga
      jocapoga

      E o consumo de bateria, que é o meu principal problema do android, já alguém informa?

      1. Avatar de Daniel Cardoso

        Esse problema, continua, na verdade a ser um problema 😡

        1. Avatar de jeton90
          jeton90

          Eu uso no SGS e a Bat dura 2 dias e algumas horas desde que instalei os BOOTLOADER do Ginger

  5. Avatar de Rafael
    Rafael

    Olá a todos, tenham cuidado ao realizar a mudança de “kernel” o meu Xperia X8 estava desbloqueada e ficou novamente bloqueado :S

  6. Avatar de Pisca
    Pisca

    Para além dos aparelhos suportados pelo Cyanogen, existem ainda outros “cozinheiros” que desenvolvem Roms para diferentes aparelhos.

    No caso do Galaxy S, é agora também suportado, no entanto existem as chamada Roms Nightly, que têm actualizações diárias
    Para o Galaxy Tab 7″, existe também uma CM7.1 já a ser distribuida, apesar de não ser suportada pelo Forum Cyanogen

    Nota: Estou a usar as duas nos meus Galaxys e posso dizer que são muito boas

  7. Avatar de Fábio
    Fábio

    Utilizo no meu Sapo A5 à uma semana e estou a adorar! Para não falar que a bateria dura-me exactamente o dobro do tempo 😀 CyanogenMod FTW

    1. Avatar de Nuno Rodrigues

      Fábio estou a utilizar CyanogenMod no meu sapo A5 mas a bateria parece-me durar menos estas a utilizar alguma aplicação para fazer essa gestão?

  8. Avatar de Ricardo Silva
    Ricardo Silva

    Cá esta o meu Bladesito(sapo a5/optimus S.Francisoc) a bombar 😛
    http://download.cyanogenmod.com/?type=stable&device=blade

    quem quiser que “bote” update nisso.

    Eu vou fazer agora xD

  9. Avatar de lol

    nao troco MIUI por nada…

    1. Avatar de Filipe Antunes
      Filipe Antunes

      A MIUI é baseada na CM… No meu SGSII, por exemplo, ainda não estão disponíveis algumas coisas (como o rádio FM) e essas funcionalidades só vão aparecer na MIUI quando a CM tiver isso a funcionar…
      A MIUI é CM com um tema, basicamente! Por isso não podes dizer isso 😛

    2. Avatar de bruno3691
      bruno3691

      Digo o mesmo.
      MIUI melhor em tudo 😉

      1. Avatar de Joao
        Joao

        Once you go MIUI, you never go back!

  10. Avatar de Bruno A.
    Bruno A.

    Já uso as nightly 2.3.7 a algum tempo, inclusive fiz hoje a actualização para a última que inclui tudo da CM7.1.

    Cyanogenmod esta cada vez melhor, sem dúvida a melhor rom, pelo menos para o meu Blade 🙂

  11. Avatar de Miguel Augusto
    Miguel Augusto

    Tenho a anterior versão 7 (2.3.5) no meu velhinho HTC Magic e funciona perfeitamente 🙂 só é pena que noto que a bateria está a durar menos tempo que a cyanogen 6

  12. Avatar de Bruno

    já está a correr no meu Lg GT540…muito bom

  13. Avatar de Daniel
    Daniel

    perco a garantia se instalar o mod??

    1. Avatar de Ricardo Macedo
      Ricardo Macedo

      Depende, se o conseguires por de origem antes de mandares para a garantia não há problema. O problema não está na rom (é como se enviasses um pc para a garantia sem ter o SO que vinha de fabrica, o problema é que para instalares a rom tens que fazer root ao terminal.

    2. Avatar de Hugo Cura

      É tal como o Ricardo Macedo disse. Acrescento ainda que há marcas que não “condenam” o root. É uma questão de pesquisares testemunhos da utilização da garantia no modelo que tens.

    3. Avatar de Faganhoto
      Faganhoto

      Boas pessoal,
      por acaso estou com a mesma duvida =S

      1. Avatar de Hugo Cura

        Para quem quer mesmo salvaguardar a garantia, convém pesquisar e certificar antes que o processo por ser revertido na totalidade. Normalmente isso torna-se facilmente possível quando já existe um update oficial… mas não é regra.

  14. Avatar de Nuno Rodrigues

    Alguém sabe se o sapo A5 é compatível não o encontro na lista 😐

    1. Avatar de ns
      ns

      Um pouco mais acima tem um comentário que diz que usa no sapo A5 há uma semana por isso eu diria que sim 🙂

    2. Avatar de Miguel Almeida
      Miguel Almeida

      Sapo A5 = ZTE Blade está na lista da Cyanogen.

      1. Avatar de elcuco
        elcuco

        Já agora, para lançar a discussão, que poderemos esperar da nova versão Ice Cream Sandwich? Poderá ser instalada nos nossos terminais, ainda que mais antigos? será preciso esperar pelas marcas para que dêem o suporte ou serão as ROM’s alternativas a tomar a dianteira?
        Cumprimentos

        1. Avatar de Hugo Cura

          Suporte vindo das marcas não será, apenas os modelos mais recentes terão essa sorte (e de certeza não serão todos).
          Quanto ao resto, é só esperar para ver…

  15. Avatar de jedi
    jedi

    boas, alguém sabe se ja esta disponível ou quando estará disponivel a versão 2.3.4 ou 2.3.5 para o SG 2?

    1. Avatar de Hugo Cura

      Só depende da tua operadora. Para os “desbloqueados” já foi lançado no início do mês.

      1. Avatar de jedi
        jedi

        mas nao depende da marca samsung atraves do kies? a operador é a vodafone. 🙂

        1. Avatar de Hugo Cura

          Sim, depende. Tal como referi no artigo, cada marca tem a sua tralha e as actualizações para modelos “presos” às operadoras não são simultâneas. Depende da Vodafone e da Samsung.

          1. Avatar de jedi
            jedi

            ok, brigado

  16. Avatar de jedi
    jedi

    mas oficial, ok.

  17. Avatar de AndroidUser
    AndroidUser

    Alguém sabe se o Sony Ericsson Xperia X8 é compatível, é que já andei á procura e não tenho bem a certeza se é ou não, se alguem pudesse ajudar era fantástico!! 🙂

  18. Avatar de João
    João

    tutorial para instalar isto? sff

  19. Avatar de Marco Monteiro

    Ainda não fiz update para esta versão, ainda estou com a anterior. Estou a pensar instalar esta no fim-de-semana. Alguma app para fazer backup das app’s que tenho instaladas? Para não ter que instalar uma a uma depois…

        1. Avatar de Joao
          Joao

          Se fizeres backup e install pela CWrecovery não deve haver problema pois estás a fazer upgrade dentro da mesma ROM

          1. Avatar de jeton90
            jeton90

            wipe data / wipe cache

  20. Avatar de Jorge Désirat
    Jorge Désirat

    zte v9c com rom oficial 🙂

  21. Avatar de Zeze
    Zeze

    Não vi no post : e a autonomia? É que isso é importante para quem dá muito uso ao telemóvel, como eu. Com a CM7 a bateria dura me 1/1.5 dias, e com a CM7.1?

    1. Avatar de Hugo Cura

      Deverá ter a mesma autonomia (supondo que esta nova versão já está devidamente optimizada).

  22. Avatar de Jorge Moreira
    Jorge Moreira

    Já alguem instalou esta nova versao no Boston? a versao anterior 7.0.3 reduzia a duração da bateria drasticamente….mas funcionava 5 estrelas!

    1. Avatar de Diogo Spínola

      No meu está fantástico. Fluido, e sem problemas (até agora) de bateria. A Autonomia optima, mas tive que fazer Wipe à “battery stats” e recalibrar a bateria com o “BatteryCalibration” que está no market.

      🙂

  23. Avatar de Samuel Martins

    Esta versão é compatível com o TMN A1?

    Cumprimentos

    1. Avatar de Hugo Cura

      Não, para já. O Huawei U8220 (equivalente ao U8230 aka TMN a1) está listado no suporte do CyanogenMod. Pode ser que surjam novidades brevemente…

      1. Avatar de Samuel Martins

        Pois eu andei a ver no forum deles e ainda não está nada actualizado relativamente a este aparelho :/

      2. Avatar de Mendão
        Mendão

        Boas Hugo

        Sabes me dizer qual a melhor versão e mais estável para o TMN A1??

        Desde já os meus parabéns pelo óptimo trabalho desempenhado pela vossa equipa. Abc

        1. Avatar de Hugo Cura

          Pela experiência que tive continua a ser a CM6.1 0.40 v5 ou a CM 6.1 0.40 Plus.
          A primeira podes encontrar n”O derradeiro manual do TMN a1” e a outra encontras facilmente no modaco. Existem ainda outras mas aparentemente não vingaram. Mais recentemente surgiu uma no modaco, só para U8230, mas não cheguei a experimentar.

          1. Avatar de Mendão
            Mendão

            Obrigado pela informação Hugo.
            Vou entao ver essa que surgiu da modaco e se chegar a instalar passo te o feedback. Muito obrigado pela informação.

    2. Avatar de Algarvio
      Algarvio

      Gostaria também de saber de funciona no A1 ( Huawei U8230 )

      1. Avatar de Algarvio
        Algarvio

        Obrigado pela info.
        Vou ficar atento

  24. Avatar de JPedrosa
    JPedrosa

    No Boston já há CM com 2.3.7 há bem mais tempo 🙂
    Ontem saiu a “stable”, procurar pelo z71

    Para a duração da Bateria ser boa, é meter depois da CM um kernel alterado 2.6.32.9 EA#3, http://www.megaupload.com/?d=8C81QFS5

  25. Avatar de Jonas
  26. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Rom a rolar no meu Sapo A5 (ZTE Blade) e posso dizer que esta muita boa. Quase que não trocava o meu tijolito dos chineses por um tijolito da maçã… :p

  27. Avatar de Whakka
    Whakka

    Bem…comentários???para quê!!! tudo a que a Cyanogen faz, faz bem!!!

    testei a CM 7 – boa mas…mas n era bem aquilo…opnioes sao sempre opinioes.

    testei a Nightly cm_blade_full-216 – mto boa.

    esta…bem…testem, explorem e vejam os resultados.

    cumps

  28. Avatar de Luis R
    Luis R

    No sapo A5 versao 2 o auto rotate ja funciona? Na versao anterior nao. O Tejo sunshine que é baseado no CM trazia um fix, mas nao funciona no CM.

    1. Avatar de Bruno A.
      Bruno A.

      Lol… tipo esses problemas já funcionam bem a décadas, pelo menos no meu Blade.

      1. Avatar de Blueparty
        Blueparty

        Podiam sff reenviar o link do tutorial e do changelog? no http://forum.cyanogenmod.com/ que enviaram, não estou a encontrar.
        Sabem se no ZTE V9 da vodafone perde-se a garantia com o root? até agora usei o Z4root mas apenas com root temporário, mas para instalar a ROM teria de o fazer permanentemente… Há forma de reverter? com o root tenho acesso ao alerta dos updates oficiais? Quais as vantagens face ao 2.2 oficial, Jorge Désirat?

  29. Avatar de Hélder Ferreira
    Hélder Ferreira

    Eu tenho no meu A5 a GSF b21, não fiz upgrade para as versões a seguir devido a elas terem bastante falhas, uma delas é o aumento do consumo de bateria, uma vez com esta, a bateria dura-me cerca de 3 dias em uso normal.

    Estou a pensar mudar para a CyanogenMod 7.1, vi muito bons comentários sobre esta versão…

    Ainda não tinha experimentado esta ROM devido ao problema que ela tinha do consumo exagerado de bateria.

    Se a comunidade continuar assim a fazer progressos, espero que não desistam agora.

  30. Avatar de Joel abrantes
    Joel abrantes

    Olá bom dia… tenho um Samsung Galaxy S, alguém me pode ensinar como instalar esta última versão do CyanogenMod???

    1. Avatar de @daniel
      @daniel

      Bom dia, Joel dá uma vista de olhos no seguinte link:

      http://forum.cyanogenmod.com/topic/32492-cyanogenmod-7-for-the-samsung-galaxy-s-v710-9-oct-2011/

      qualquer coisa posta aí.

      Fica bem.

  31. Avatar de R3C

    Queria saber, visto que a MIUI é baseado nesta ROM, e como já sei que há funcionalidades que no meu SG II não dão na MIUI.
    A minha questão é se também com esta ROM, essas funcionalidades também não vão dar.

    Agora ainda tenho a Lite’ning 6.1, mas não há mais actualizações para ela por isso vou ter que mudar =\

    1. Avatar de nocode
      nocode

      Boas…A MIUI é baseada na RC e nao na stable…é por isso que isso acontece!

      1. Avatar de R3C

        Ou chega, a stable não tem esses problemas reportados na MIUI, correcto?

        Eu só ainda não tinha metido a MIUI por causa desses problemas, mas sendo assim sou capaz de colocar esta versão da CM

  32. Avatar de Miguel
    Miguel

    Tenho um LG C660 (Maximo Pro aka Optimus Pro).

    É impressão minha ou não há ninguém que se debruce neste modelo?
    Será esta rom compatível com ele?

    Um abraço!

  33. Avatar de Roberto F
    Roberto F

    Para users do Sapo A5:

    A camera funciona com esta versão? Já ouvi queixas em relação a isso

    1. Avatar de João
      João

      Tentei fazer, mas ficou a fazer loop no boot. Não percebo o que fiz mal… fiz conforme o manual em http://wiki.cyanogenmod.com/wiki/ZTE_Blade:_Flashing_CyanogenMod

      alguém ajuda ?

      1. Avatar de João
        João

        O meu é Gen1… tem de ser Gen2 para poder fazer o update.

  34. Avatar de Umbilino
    Umbilino

    Tenho o Samsung Galaxy S.
    Alguém sabe se para este modelo é possível reverter totalmente esta alteração, em caso de ter que recorrer à garantia?
    É que já tive problemas num HTC Diamond que tinha uma ROM modificada, instalei a original, mas foi detetado na mesma e mesmo o problema não tendo nada que ver com isso, foi a garantia ao ar.
    Obrigado.

    1. Avatar de jeton90
      jeton90

      Sim é possível reverter e no SGS 1 é muito facil e simples-

      1. Avatar de Umbilino
        Umbilino

        Há instruções sobre como fazer isso? Agradecia alguma ajuda.

  35. Avatar de João
    João

    fica em portugues?

    1. Avatar de jeton90
      jeton90

      Sim fica em PT de PT

  36. Avatar de Nelson
    Nelson

    O meu A5 ficou sem o Market!! Vou ao fórum da Cyanogenmod tentar perceber o que se passa, antes do update reparei que havia mais pessoas com este problema.

    1. Avatar de Rui Paiva
      Rui Paiva

      Same here!
      Já conseguiste recuperar o Market??

    2. Avatar de Rui Paiva
      Rui Paiva

      Já resolvi. Tem de se instalar as Google Apps: gapps-gb-20110828 Link: http://forum.cyanogenmod.com/topic/31230-new-gapps-gb-20110828-signedzip-package-available/
      Eu instalei a partir da aplicação Rom Manager, mas também pode ser instalado manualmente.

  37. Avatar de Valente
    Valente

    Galaxy Tab 7″ com CyanogenMod 7 – Android 2.3.7
    Versão de Mod
    CyanogenMod-7-2011-10-09-Beta-GalaxyTab-KANG
    Com a mais recente CWM Recovery 5.0.2.6
    Acabada de sair. Possível overclock até 1400 Mhz. Vou testar o OC.

    Muita luta até chegar aqui, vou descrever em:

    https://pplware.sitedev.pt/gadgets/um-sopro-de-vida-para-o-samsung-galaxy-tab-7/

  38. Avatar de Wenderson
    Wenderson

    No galaxy 5,ficou uma bala,tudo abre muito mais rápido que a versão original,isso é um absurdo,pagamos um aparelho e o mesmo não da nenhum suporte e vem um grupo de pessoas que fazem isso de um forma tão perfeita,adorei o trabalho de voces, Parabéns.

  39. Avatar de Gon
    Gon

    Boas pessoal. Como é com as configurações do centro de sms/mms, este é actualizado quando inserimos o cartão no a5 ou é preciso configurar manualmente? Sou novo nisto por isso da actualização da rom, a única coisa que tenho é o root que fiz para eliminar as aplicações da sapo.

  40. Avatar de Zeze

    Boas
    Já instalei
    É muito mais rápida, mas a opção de focar no ecrã existe mesmo?

  41. Avatar de Pedro Ribeiro
    Pedro Ribeiro

    Instalei no TMN A1 (Huawei U8220) e a câmara e o auto-rotate não funcionam.
    Outra questão: deixei de conseguir instalar apps a partir do market web, alguém sabe porquê e como resolver?

    1. Avatar de Hugo Cura

      Sim, são problemas conhecidos nessa versão (no Huawei U8230).
      Quando se muda de ROM há informações que mudam (nomeadamente no build.prop entre outros) e, até essa informação ficar actualizada no Market Web, não costuma dar para instalar pois o dispositivo não é reconhecido como sendo esse. Volta a experimentar mais tarde que deve começar a dar.

  42. Avatar de Ponte
    Ponte

    alguém testou no htc wildfire? opinião?

  43. Avatar de Idle Consultant
    Idle Consultant

    Boas, sou um zero nisto de root a telemóveis android.

    Gostaria de saber se alguém já instalou o cyanogenmod 7.1 no HTC Hero e se sim, se recomendam o root e se todas funcionalidades estão funcionar a 100% (gps, camera, wifi, sms, mms, auto rotate, etc) ou se detectaram alguns problemas com esta rom.

    Tal como o utilizador Gon, também tenho a dúvida se as configurações dos centros mensagens, sms, mms e etc são automáticas ou se terão de ser feitas manualmente.

    Estou muito tentado a a fazer o root ao meu HTC Hero, mas estou com algum receio de acabar com um tijolinho na mão.

    Muito obrigado

  44. Avatar de Rui B.
    Rui B.

    Boas,

    Algo que não foi dito na notícia e que pode gerar algumas dúvidas relativamente à compatibilidade, é o seguinte:

    Virtualmente, qualquer versão do Android é compatível com qualquer dispositivo, basta que para isso existam pessoas e fazer um port para cada dispositivo. Mas à medida que vão saindo novos terminais (telemóveis) e consecutivamente novas versões do Android, é normal que o suporte para dispositivos mais antigos sejam descontinuados (mesmo da parte do Cyano).
    Por exemplo no caso meu HTC Magic, este foi descontinuado no final de vida da versão 6 da CM.

    Daí o comentário final do artigo, “Se não for, não deixe de passar pelo fórum XDA-developers.”.
    Que significa isto? Basicamente a ROM é lançada a público, e o que muita gente faz é um port dessa ROM para dispositivos que não são suportados pela CM oficial (Cyanogen, ou outra qualquer, pois existem centenas, milhares de ROM). Desta forma, seguindo as releases oficiais da CM o meu HTC Magic, não deveria suportar nenhuma ROM lançada a seguir à versão 6, pois deixou de ser lançada para o meu dispositivo, o que não é o caso.

    Assim sendo, o pessoal do XDA (neste caso em concreto o user CARZ12), pegou na CM 7.1 original, desenvolveu um Kernel e uma Recovery, e fez um port para o HTC Magic.
    Para isto bastou-me ter ROOT no telemóvel, e mudar o RADIO e a SPL para as versões mais recentes de forma a ser compatível com o port dele.

    Quanto ao tema em si, apenas digo que tenho a CyanogenMOD 7.1 a funcionar a 100% no meu já muito desactualizado HTC Magic. Se estivesse à espera do fabricante ou do operador (Vodafone neste caso), ainda estaria com a versão 1.5 que vem por defeito nestes dispositivos.

    De referir também que antes de actualizar o dispositivo com uma ROM “caseira”, convém ler tudo o que exista antes de experimentar e tentar sempre usar versões estáveis dessas mesmas ROMs, tentando deixar de parta as versões Nightly e RC. Neste casos muitas vezes a câmara, GPS, dados, poderão não funcionar.

    E já que estamos a falar de CM, para quem tem um HTC Magic, recomendo também as YOSHI (baseadas na CM).

  45. Avatar de Joao
    Joao

    Sabem me dizer se estes CyanogenMod depois de instalados desbloqueiam os telemoveis a outras redes? se n, como

    1. Avatar de Hugo Cura

      A instalação de uma ROM nada tem a ver com o desbloqueio de rede.

  46. Avatar de Marco Carmo
    Marco Carmo

    Boa tarde, Será compatível com o LG C660 Máximo Pro (Penso de que o Optimus Pro é o mesmo do que o máximo Pro).

    Alguém consegue esclarecer a minha dúvida?

    Cumps,

    Marco Carmo

  47. Avatar de Campinhos
    Campinhos

    Ola pessoal boas, tenho um A5 a trabalhar com a versão 2.3.7 – CyanogenMod-7.1.0-blade e estou bastante satisfeito, só há uma coisa que gostaria de saber se da para mudar. com esta Rom quando esta ligado ao cabo USB o telefone não carrega.
    se alguém souber onde mudar a essa configuração agradeço.
    Obrigado

  48. Avatar de Marc Silva
    Marc Silva

    Boas pessoal alguém sabe se isto é compatível com o TMN A1??
    ou se ja existe uma ROM mais actualizada?

    fico a espera de resposta cumps

  49. Avatar de rodrigomagic
    rodrigomagic

    ja procurei em tudo que é site e blogs afim de encontrar cyanogenMod 7.1.0 ou 7.0 para o meu LG L PRIME D337 Mais não encontrei. Onde posso encontrar ?