Blackmagic Disk Speed Test – Teste o disco do seu Mac

10 Comentários

Se entende que a sua máquina está a perder performance e não sabe de onde poderá estar o problema, comece por despistar a qualidade de leitura e escrita do disco do seu Mac.

Uma ferramenta que lhe permite fazer uma análise rápida é o Blackmagic Disk Speed Test.

Esta aplicação foi desenhada para lhe dar com rigor valores sobre o comportamento do disco em alto desempenho. Desta forma o utilizador poderá agir em conformidade.


Blackmagic Disk Speed Test, embora tenha sido desenhado para testar discos rígidos, pode também fazer uma análise aos cartões multimédia, permitindo assim, e no caso de os usar em câmaras de fotografar ou filmar, dar-lhe uma ideia se são adequados os valores de escrita para aqueles dispositivos.

É uma aplicação com uma interface simples e intuitiva para rapidamente avaliar e certificar o desempenho do disco, isto para quando, por exemplo, pretende alto desempenho em funções como edição de vídeo de alta qualidade! 

Basta clicar no botão Speed Test START e será iniciado um procedimento que escreve no seu disco grandes blocos de dados, levando o disco ao máximo do seu esforço, posteriormente serão apresentados os resultados desse teste. Esta recolha não é pontual, os valores serão tidos em conta mais vezes para fazer uma avaliação de desempenho ao longo de um certo tempo.

Alguns discos SSD usam “compressão oculta” durante o processo de gravaçao de dados, tornando aparentemente a velocidade de gravação mais rápida. O Disk Speed Test consegue avaliar a verdadeira velocidade de gravação e dessa forma conseguimos saber se é uma boa opção para vídeo sem compressão.

Fica esta sugestão para que possam avaliar o desempenho do mais requisitado dispositivo dentro da vossa máquina.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Mac OS X 10.6.6+
Download: Blackmagic Disk Speed Test 2.1 [14.3MB]
Homepage: Blackmagic

Partilhar:
Tags:

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de tactos
    tactos

    boas comprei na semana passada um imac, por isso sou novo nas andanças do mundo mac.
    sei que no windows tem desfragmentaçao de disco, o que existe de equivalente para melhorar o desempenho do disco?
    neste momento tenho 120 de escrita e igual para ler. é normal? processador i5

    1. Avatar de Alguem
      Alguem

      é mais que o dobro do meu MB pro do ano passado…

      Quanto a desfragmentação ,penso que é uma coisa que nunca vais ter que te preocupar com essa máquina

      1. Avatar de tactos
        tactos

        digo uma coisa fiquei um pouco desiludido com a maquina pensei que fosse mais rápida ….dai estar a ver ja se existe algo para a manutenção da maquina a começar pelos discos 😛

        1. Avatar de Cristiano
          Cristiano

          Pelo que sempre ouvi dizer nao se deve mexer nesses parametros do Mac, porque pode corromper a sua estabilidade.
          Cuidado com esses programas, OSX nao é Windows… e os vicios do janelas têm que ir é mesmo pela janela fora.
          !20 é pouco?
          OK… Compra um SSD que isso nao é da maquina… é mesmo do disco porque nao dá mais…

          1. Avatar de tactos
            tactos

            e os vicios do janelas têm que ir é mesmo pela janela fora.
            não entendi essa parte….
            ok ja entendi que não se deve mexer muito mas de vez em quando convêm fazer não e?tudo precisa de manutenção.

    2. Avatar de Bónus Betclic

      NUNCA desfragmentes o disco de um Mac!
      A Apple diz qua além de não ser necessário, devido ao SO ter um sistema de gravação que não fragmenta os ficheiros, uma desfragmentação poderia mover ficheiros do sistema que estão gravados numa parte específica do disco para acesso mais rápido.
      Queres um conselho de que tem um Mac há mais de 3 anos sem nenhum problema?
      Não te preocupes com nenhuma manutenção, nem instales nada para esse efeito.

      1. Avatar de tactos
        tactos

        obrigado pela dica assim o farei.
        apenas o acho lento pensei que fosse muito mais rápido 🙁
        quanto ao lion tb me está a desiludir vamos indo e vamos vendo

  2. Avatar de Cristiano
    Cristiano

    Onde podemos ter “dados comparativos”?
    É que aqueles numeros tanto podem ser bons como maus…

  3. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    Conheço a pessoa ideal para vos esclarecer qualquer assunto sobre Macs. Basta irem à Fnac do Chiado e falar como Sr. Frederico Ferreira. Terças a Sábados entre o meio dia e as 21 horas…

    Só não lhe digam que vão da minha parte 😉

  4. Avatar de Toni Antonio
    Toni Antonio

    SSD Samsung 470 – 256GB in Macbook PRO 17″ 2,8 – Mid 2009

    200 de Escrita

    265 de Leitura

    Muito bom material – recomendo