Tor vs VPN: Qual devo escolher para navegar escondido?

16 Comentários

Quem quiser manter as suas atividades online privadas pode deparar-se com uma questão importante – devo usar uma rede privada virtual (VPN) ou a rede anónima Tor? Quais são as vantagens e desvantagens de cada uma? Há muitos fatores a considerar antes de fazer uma escolha.

Se não sabe o que deve fazer, a ESET dá uma ajuda.

Tor vs VPN: Qual devo escolher para navegar escondido?


Porquê escolher entre uma VPN e a rede anónima Tor? Será possível usar ambas para obter o melhor dos dois mundos? A ESET, empresa europeia líder em soluções de cibersegurança, responde a estas e outras questões.

Semelhanças e diferenças entre Tor e VPN

Embora tanto Tor como VPN sejam ferramentas usadas para privacidade online, é importante perceber que servem propósitos diferentes.

Tor foca-se na anonimidade. Depende de uma rede de servidores, conhecidos por nos Tor, que estão situados por todo o mundo. Estes servidores são mantidos por indivíduos e organizações voluntárias que alocam recursos, computadores e largura de banda para suportar as operações da rede.

O Tor funciona ligando o utilizador a uma rede aleatória com pelo menos três nós: um nó de entrada que sabe quem ele é, mas não a informação a que está a aceder, um segundo nó (ou mais) através do qual o tráfego passa para maior anonimidade, e um nó de saída final que é ligado diretamente à página requerida.

Tor vs VPN: Qual devo escolher para navegar escondido?

Uma vez que os nós de saída enviam a sua própria informação para chegar ao destino final, os voluntários têm que dar consentimento especial para serem usados neste último passo. Isto porque se um utilizador Tor estiver a tentar realizar uma atividade ilegal, a pessoa voluntária associada ao nó de saída é que poderá ser identificada como criminosa.

Para a maior parte dos utilizadores, a anonimidade concedida por Tor não é necessária. Muitos websites populares bloqueiam o tráfego proveniente de Tor e a experiência de navegação é muito mais lenta do que o utilizador comum está habituado. Por causa disto, as VPNs são suficientes para a maior parte dos casos, embora a anonimidade não seja o seu foco principal.

Os fornecedores de VPN dependem de uma rede de servidores dedicados. A partir do momento em que um utilizador se liga a eles, o seu endereço IP será escondido dos websites que visita e apenas a VPN que está a usar saberá a sua verdadeira identidade. Muitos fornecedores de VPN alegam não manter registos da atividade online dos seus utilizadores, mas mesmo assim a anonimidade não é garantida.

Tor vs VPN: Qual devo escolher para navegar escondido?

As VPNs também têm a vantagem de permitir ao utilizador escolher a localização do servidor a que se está a ligar, permitindo ultrapassar restrições de conteúdo em certos países para aceder a websites bloqueados ou a uma seleção diferente de vídeos em plataformas de streaming.

Posso usar Tor e VPN em simultâneo?

Sim, é possível fazer isto, com algumas vantagens adicionais. A maneira mais óbvia de o fazer é ligar-se primeiro a uma VPN e depois usar o navegador Tor. A isto chama-se “Tor over VPN”, e impede o seu ISP de saber que está ligado à rede Tor, criando uma camada adicional de privacidade. Para além disso, também estará a proteger o seu endereço IP contra potenciais ameaças maliciosas.

Por outro lado, a documentação oficial do Tor aconselha não optar por esta via, a não ser para utilizadores avançados. Isto porque embora permita esconder a sua atividade online do seu ISP, não estará a escondê-la do seu fornecedor de VPN, escolhendo confiar nele para não manter registos do seu tráfego. Para além disso, as ligações VPN podem cair momentaneamente, por vezes sem o avisar, e expor o uso de Tor ao seu ISP, mesmo que apenas por instantes.

Tor vs VPN: Qual devo escolher para navegar escondido?

Em conclusão, Tor e VPN são soluções de privacidade online muito diferentes uma da outra, cabendo a cada utilizador decidir qual delas usar para as suas necessidades num dado momento, podendo até optar por usar ambas ao mesmo tempo.

Para a maior parte dos utilizadores, que só precisam de privacidade e não de anonimidade total, uma VPN é suficiente. Isto porque as VPNs são boas a proteger osutilizadores contra monitorização de atividade online e ameaças em redes Wi-Fi públicas, enquanto mantêm a velocidade e conteúdo disponíveis na web superficial.

Mas para aqueles que procuram a máxima anonimidade possível, Tor pode ser a solução. Embora a rede seja mais conhecida por permitir aceder à chamada “dark web”, o seu principal propósito é escapar à censura governamental.

Seja qual for a solução que mais se adequa à sua situação, tenha em atenção que a privacidade começa consigo mesmo. Por isso tenha cuidado com a informação pessoal que partilha online, e use sempre uma solução de segurança fiável como o ESET Internet Security. De outra forma, não há camada adicional de proteção que o salve.

O Pplware agradece à ESET a escrita do artigo.

Partilhar:

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Marcos Correia
    Marcos Correia

    Na China nem assim eles conseguem ser anónimos, controlo absoluto do PPC, faz a ex-URSS parecer um anjo.

    1. Avatar de Anastacio Vitorino
      Anastacio Vitorino

      fonte?

        1. Avatar de Psiu
        2. Avatar de Upsy
          Upsy

          Baralhaste o rapaz com tanta fonte, ele todo de peito feito e …..
          Não se faz
          \O/

        3. Avatar de z-life
          z-life

          Times New Roman….e tentar pesquisar um pouco.

        4. Avatar de z-life
          z-life

          KO….flawless victory

    2. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      Marcos Correia, a última vez que estive na China foi em 2017.
      Já era para lá ter voltado mas com isto da pandemia e da política zero COVID que eles lá usam tão cedo não ponho lá os pés .
      Mas quando lá estive entrei em todos os sites portugueses sem qualquer problema ou truque.
      Só inserir o URL e pronto.
      O que eles bloqueiam são os sites mais conhecidos tipo canais CNN, BBC e por aí fora.
      Sites tugas eles não bloqueiam.
      Até abri sites de meninas sem qualquer dificuldade.
      Repito, tudo sites portugueses e escrito em pt.
      Se agora já não é assim, pois não sei.
      Mas em 2017 era como eu disse…

      Mas usando certas VPN, algumas tem protocolo Stealth, consegue se contornar a situação.

  2. Avatar de z-life
    z-life

    TOR sempre. Pena a nevegação ficar mais lenta.
    Isto para o anonimato, pois usar o TOR tem perigos que a VPN não apresenta.

  3. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    ESET, pplware e comunidade pplware parados no tempo.
    dVPN’s e mixnet’s é o que se usa hoje em dia, VPN e TOR são inuteis para anonimato nos dias que correm.

    1. Avatar de Vítor M.

      O anonimato não existe, é utopia. Se te quiserem encontrar, uses o que usares, vão-te buscar até no wc 😉

      1. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        Victor, isso do se quiserem encontrar vão buscar, pode ser isso que acontece na maioria das vezes mas se do outro lado estiver alguém que sabe o que está a fazer as coisas piam fininho.
        A NSA matou-se a pensar numa maneira de apanhar o Snowden.
        Devem ter tido sob escuta todos os satélites, ISP´s, tudo e mais alguma coisa, em busca de uma pista que os levasse ao alvo.
        Pois bem, nunca o apanharam.
        Bastou-lhe ter cuidado com os telefones e usar o PGP e os NSA ficaram a apanhar bonés.
        Por isso eu digo tanta vez aqui, usem PGP antes de enviarem ficheiros para a cloud…
        Até o avião que transportava o Evo Morales foi mandado aterrar, pensavam que o Snowden ia lá dentro tb para o exílio. Lol…
        Vejam lá, mandar aterrar, sem justificação, um avião presidencial.
        Imaginem lá os recursos que eles estavam a usar para o detectar.
        Não deve ter havido folgas e férias por esta altura.
        O resultado foi o que se sabe, Snowden está na Rússia…

        Portanto, quando é alguém que sabe o que fazer, eles podem ir ao WC, mas vai lá estar outro, não ele.

        PorcoDoPunjab, o porco que usa intensivamente PGP e encantador de burros em part time…

        1. Avatar de Vítor M.

          Não tenho essa opinião e a história tem-me dado razão. Uma coisa que estás a misturar é o descobrir quem fez com o apanhar quem fez 😉 mas mesmo isso são poucos os casos em que não são levados à justiça. Se falas no Snowden (que fugiu e vendeu-se aos russos) devias também falar no Julian Assange, que foi apanhado, mesmo tendo fugido 😉 mas há mais exemplos.

          Já para não falar nos que perderam a vida. Por isso, não existe anonimato online, não sejam tolos. Para coisa sem importância, que não valha o trabalho podem enganar-se e continuar “escondidos”, mas se se meterem em esquemas e crimes cabeludos, já sabem, mais tarde ou mais cedo, vão-vos ir buscar onde estiverem.

          Ao contrario do que diz o PorcoDoPunjab, Snowden quando deixar de ser útil… foi-se 😉 pensem nisso e não vão em cantigas.

          1. Avatar de JoaoMatias
            JoaoMatias

            Discordo. É possível ser anónimo na rede.

            Cumprimentos

          2. Avatar de Vítor M.

            Concordamos em discordar então.

  4. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    10000% VÍtor M . mas nem vale a pena tentar … se não conseguem ver o que lhes esta na frente dos olhos é deixar os miudos serem felizes … um dia talvez acordem …

    Saudinha !