CEO da Stellantis diz que Europa não precisa da Euro 7, que só vai beneficiar empresas chinesas

20 Comentários

O CEO da Stellantis é voz ativa e, por isso, é frequente dar a conhecer a sua opinião relativamente aos assuntos que vão surgindo. Desta vez, Carlos Tavares disse que a Europa não precisa da Euro 7 e que esta norma só vai beneficiar as empresas chinesas.

Na sua opinião, estamos a desviar, erradamente, investimento em investigação e desenvolvimento.

CEO da Stellantis Carlos Tavares

Já aqui vimos, por várias vezes, que o CEO da Stellantis Carlos Tavares não se priva de partilhar opiniões, ainda que essas possam ser controversas. Apesar de o Parlamento Europeu ter suavizado as medidas, recentemente, perante a nova norma Euro 7, o executivo fez questão de, mais uma vez, dar a conhecer o seu ponto de vista.

Segundo o executivo da Stellantis, a nova norma Euro 7 forçará as fabricantes a direcionar fundos para melhorar os motores de combustão dos seus modelos, desviando o foco da eletrificação, que é, na verdade, o principal objetivo.

Acho que a Europa não precisa da Euro 7. Vai desviar parte do nosso poder de I&D para algo de que não precisamos, enquanto os nossos concorrentes chineses estão a entrar no mercado apenas com carros elétricos a bateria. Porque estamos a utilizar os nossos recursos para uma tecnologia que queremos proibir? Não é senso comum.

Partilhou o CEO da Stellantis.

NIO estação de carregamento

Aliás, anteriormente, Carlos Tavares já havia dito que, na sua opinião, os carros elétricos só serão verdadeiramente acessíveis daqui a 5/6 anos, que o desaparecimento precoce dos carros com motor de combustão baratos pode representar um duro golpe na indústria, bem como outras perspetivas.

Se há uma coisa a temer, é o declínio do mundo ocidental. Precisamos de trabalhar mais eficientemente para vencer os chineses não só em tecnologia, mas também em qualidade, preço, serviço… Esse é o principal problema à nossa frente.

Desabafou o executivo da Stellantis, deixando claro que o sucesso das fabricantes chinesas, no Ocidente, é uma preocupação.

 

Leia também:

Parlamento Europeu aprova pontos de carga a cada 60 km

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Lopes
    Lopes

    Oiçam o homem que ele tem razão, é exatamente o que ele diz por a carroça a frente dos bois isto vai correr mal a curto prazo.

    1. Avatar de RC
      RC

      Ele já tem o que pediu, já anunciaram que a euro 7 vai ser suave.

  2. Avatar de fabio
    fabio

    Nao querem gastar dinheiro na investigação? parem de produzir carros com motores a combustão e foquem-se nos electricos. simples.

    1. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      sim mas isso nao se faz de um dia para o outro. Podes dizer que andaram a dormir até agora, é verdade mas a implementação das normas Euro7 obriga a I&D que nao irá ser amortizado até 2035, data em que os carros ICE serão banidos.
      Seria preferivel manter as normas actuais de poluição para os carros para assim os fabricantes se concentrarem nos BEV.

    2. Avatar de Honorato
      Honorato

      O carro ocupa muito espaço, já bicicleta um estacionamento cabem 4/5 bicicletas. Por isso a bicicleta é muito mais acessível para todos carros eléctricos já não é assim

    3. Avatar de paulog
      paulog

      Os Chineses tinham um problema, os motores deles a combustão não prestavam e tinham de os comprar aos Japoneses.
      O que eles fizeram? Investiram em carros eléctricos. Deram dois passos em frente.

  3. Avatar de secalharya
    secalharya

    O Euro 7 é um tapa olhos.

    A poluição a sério está noutras industrias.

    1. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      por exemplo nos fogos florestais, nas lareiras a lenha das casas (sério!), no transporte maritimo, etc

    2. Avatar de sdfgh
      sdfgh

      por exemplo na produção de baterias de litio…

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        E na extracção e refinação de petróleo, produção e deposição de lubrificantes, nem falemos.

      2. Avatar de RC
        RC

        Claro, tinha de ser.

        Mas olhe o que dizem os verdadeiros ambientalistas:

        Só são 300 a 400 vezes menos recursos, pois é, eles não nascem nas arvores.
        `

        https://www.transportenvironment.org/wp-content/uploads/2021/07/2021_02_Battery_raw_materials_report_final.pdf

  4. Avatar de Figueiredo
    Figueiredo

    Produzir carros eléctricos que dependem dos combustíveis fósseis para serem carregados e funcionarem.

    1. Avatar de RC
      RC

      Precisam ? o meu não precisa.

      Precisamos então urgentemente de eletrificar as máquinas que fazem mineração. Se bem que uma grande parte já o é.

      1. Avatar de Mario
        Mario

        Tu já es famoso aqui por fazer absurdas considerações. Diz la onde fostes buscar que maior parte da industria já esta eletrificada. Principalmente as maquinas.
        Adianto: https://miningdigital.com/articles/the-future-of-all-electric-sustainable-mining-technologies

        1. Avatar de RC
          RC

          Por exemplo na extração de petróleo, uma grande parte é eletrificada sim,. ou essas não contam ?

          Não estou a falar só das máquinas a diesel.

    2. Avatar de Jose Lapao
      Jose Lapao

      O meu também não, já o seu (se a gasolina, gasóleo, GPL) precisa de eletricidade para produzir o combustível fóssil, e as empresas que produzem esses combustíveis fósseis estão a mudar a forma como produzem essa eletricidade para renováveis, assim poupam dinheiro e tem mais lucro ao venderem os combustíveis mais caros.
      Abram a pestana, e como costumo dizer ambiente a parte nos tempos que correm andar elétrico e 66% mais barato que a combustível fóssil.

  5. Avatar de jorge santos
    jorge santos

    Eu como não quero carros eléctricos…
    Para brinquedos eléctricos já tenho o meu drone e chega-me.

    1. Avatar de RC
      RC

      Nem precisa de ter, vai poder continuar a andar com o que tem até não poder mais conduzir.

      Eu mudava para um drone a gasolina.

  6. Avatar de PJA
    PJA

    Os BEV são uma boa opção se tiver sitio para os carregar em casa. Os outros não.