Hotmail: Microsoft lança aplicação oficial para Android…

23 Comentários

… e apresenta novas funcionalidades na interface web-based.

Até agora, no Android, a melhor forma de usar e interagir com um email do Hotmail era a partir do browser, numa interface mobile bastante bem adaptada e construída. No entanto, a sua usabilidade e facilidade de utilização em nada se comparam ao que é possível obter de uma aplicação dedicada.

Isso agora mudou e a Microsoft lançou para Android uma aplicação de email dedicada ao Hotmail.


Aplicação Hotmail para Android


Antes de usar Android, a minha conta principal de email era do Hotmail. Embora a utilização de um dispositivo Android obrigue a criação de uma conta Google, o email pode funcionar independentemente mas… a sua utilização a partir do browser não chegava ao que a aplicação Gmail conseguia fornecer. Se, na altura, já existisse esta aplicação para o Hotmail, provavelmente teria sido adoptada! Sim, porque está ao nível da aplicação Gmail.

O Hotmail para Android permite sincronização push (sempre que surgir novo email), sincronização de contactos e sincronização de calendário.

Esta aplicação vem recheada de opções, mais opções que as existentes na aplicação Gmail, de forma a que tudo seja a gosto do utilizador. Permite usar simultaneamente várias contas Hotmail. Existem até funcionalidades úteis, que não existem na aplicação Gmail, como configurar a sincronização em intervalos de tempo (em vez de push) e até ajustar o zoom de uma mensagem de email (funcionalidade “pinch-to-zoom”) aquando da sua leitura. Já na aplicação Hotmail não é possível definir emails como SPAM enquanto que na aplicação do Gmail é possível fazê-lo.

O utilização e visualização de emails é bastante semelhante ao encontrado da aplicação Gmail e, na minha opinião, é o mais adequado que há para smartphones.

Resumindo, as suas funcionalidades são:

  • Obtenção de mensagens sem atrasos (push)
  • Sincronização de calendário e contactos no Android
  • Envio e recepção de anexos
  • Envio de ficheiros, imagens, ou vídeos directamente para a aplicação Hotmail
  • Organização de mensagens em pastas e sub-pastas
  • Widget que mostra as últimas mensagens na caixa de entrada
  • Suporte de várias contas Hotmail

Se é, ainda, utilizador de Hotmail e utiliza também um smartphone Android, então é esta a aplicação que lhe faltava.

Melhorias no Hotmail web-based


Já era sabido que a Microsoft se preparava para lançar novidades no seu serviço de email Hotmail. As novidades mostradas foram bastantes e demonstram que está aqui um concorrente feroz aos serviços Gmail e Yahoo! Mail. O desempenho foi melhorado (emails colocados em cache), pré-carregamento de mensagens, operações feitas de forma assíncrona, espaço ilimitado e… mais, muito mais. Vejamos:

  • Protecção SPAM e Graymail: o SPAM é como uma praga, algo que tem de ser combatido, e o Hotmail conseguiu reduzir o SPAM que chega à caixa de entrada de 35%, em 2006, para menos de 3% actualmente. Este melhoramento significativo deve-se à tecnologia SmartScreen. O Graymail surge agora como um complemente e é a característica atribuída a correio electrónico desinteressante, ainda assim separado de SPAM (algo como newsletters e ofertas de produtos de sites fidedignos).
  • Desinscrição “One-click”: são muitas as newsletters que chegam ao correio electrónico sem que essa inscrição tenha sido solicitada. Esta nova funcionalidade permite, facilmente, desinscrever da newsletter sem ser necessário ler as letras pequenas das instruções para desinscrição (que por vezes nem existem).
  • Limpeza automatizada (“Schedule Cleanup”): esta funcionalidade, integrada nas opções Sweep, permite definir regras automáticas de organização em determinado intervalo de tempo, isto é, permite ter apenas os emails mais recentes de determinado remetente podendo definir, por exemplo, apenas a intenção de ver emails com apenas 3 dias, 10 dias, etc. Esta funcionalidade é útil para, por exemplo, ver apenas as últimas ofertas de determinada loja, apagar todas as newsletter com mais de 10 dias, etc.

  • Sinalização de emails: a partir de agora é possível não só sinalizar um email (como já era até aqui) mas também organizá-los em separado, ficando todos os emails sinalizados no topo da lista (algo semelhante às estrelas no Gmail).

  • Acções instantâneas: esta funcionalidade acrescenta, bem junto de cada email, botões de funcionalidades rápidas que surgem quando o cursor passa sobre esse local. É possível definir os botões pretendidos para assim, dependendo da organização de cada utilizador, ter sempre à mão as funcionalidades mais utilizadas. Existem botões para apagar mensagens, sinalizá-las, marcar como não lido, sweep, etc, tudo para usar sem sequer abrir a mensagem.
  • Categorias: as newsletter são identificadas e colocadas automaticamente numa categoria distinta. É possível definir manualmente outras categorias.

Todas estas novas funcionalidades colocam o Hotmail num patamar mais alto e permitem que continue a ser depositada confiança neste serviço.


Hotmail


Inside Windows Live blog

Partilhar:
Tags:

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de António
    António

    Lol…o que se segue a seguir? um MS Office?

  2. Avatar de jpng81
    jpng81

    mas a bodega do hotmail ainda existe???????? lololol

  3. Avatar de Jlourenco
    Jlourenco

    Boas!

    Parece uma app muito interessante! E pelo que li ate parece melhor que a propria app do Gmail.
    Há uns tempos fiz o encaminhamento dos meus mail do hotmail para a minha conta do gmail utilizando este tutorial: http://www.sodicas.org/como-receber-os-e-mails-do-hotmail-no-seu-gmail#disqus_thread
    Será que dá para anular o encaminhamento de mails? se sim como? É que a minha conta do gmail está quase a estoirar!! lol

    Obrigado e cumps

    1. Avatar de Hugo Cura

      Eu também tenho a minha conta Hotmail a reencaminhar para a do Gmail que é a minha principal. Aliás, reencaminha a do Hotmail e mais outras 7 contas.

      Mas o que esse tutorial faz não é reencaminhar correio do Hotmail para o Gmail mas sim descarregar o correio de lá. Essa não é a melhor forma por ser feito por POP3 (verificação periódica) e o email não é recebido no Gmail ao mesmo tempo que chega ao Hotmail.

      No entanto, se queres anular e passar a usar o Hotmail deves ir a:
      – Opções do Gmail -> Contas e importação
      – em “Verificar correio utilizando POP3” eliminar a conta do Hotmail que lá está
      – feito

  4. Avatar de tiago
    tiago

    Boas, esta aplicação saca os emails para o telefone? Ou deixa-os nos servidores? É que o hotmail é só spam, já tive configurado no thunderbird e aquilo só me sacava lixo para o pc.

    1. Avatar de Hugo Cura

      O Hotmail, actualmente, filtra bastante bem o SPAM.
      Os emails não são descarregados na totalidade. É possível definir o limite de tempo que se pretende transferir (entre 1, 3, 7, 14 e 30 dias) e o limite de tamanho de mensagens, de 0KB a 100KB, poupando assim bastante em tráfego.
      Também é possível definir as pastas a sincronizar.

  5. Avatar de LuisF
    LuisF

    Não funciona no meu Galaxy S. Instalei, introduzi o endereço e password (processo simples). Não recebe, não envia e não dá qualquer mensagem de erro! “Crashou” várias vezes. A Microsoft ainda que tentando copiar continua a não unir as pontas daquilo que faz. Pena!…

  6. Avatar de João
    João

    Na notícia diz que faz sincronização com o calendário mas a verdade é que parece que não o faz..

    Já tentei e nada!!

    Mesmo assim, muito boa aplicação 😀

  7. Avatar de RC
    RC

    Deve ser um bom programa mas uso um melhor: Social Hub. Já vinha no Galaxy S2 e dá para juntar hotmail, gmail, facebook, etc 🙂

  8. Avatar de At
    At

    Só me durou um dia haha, já nem abre só “force close” “send report” Microsoft –‘

  9. Avatar de Zé

    “If Microsoft ever does applications for Linux it means I’ve won.”
    -Linus Torvalds

    🙂

    1. Avatar de Luislelis
      Luislelis

      Esta foi bem esgalhada Ze.

  10. Avatar de João Ribeiro
    João Ribeiro

    Finalmente começaram a abrir os olhos…

  11. Avatar de Nelson Fonseca
    Nelson Fonseca

    No meu LG C660 (maximo pro) funcionou na perfeição, muito bom… só não consegui por a minha conta da UNI que também pertence ao hotmail, mas aqui não aceita…
    mas a sincronização do calendário está muito boa…

  12. Avatar de Edgar
    Edgar

    Boas Pplware. Eu queria saber uma coisa que não tem nada a ver com isto. É o seguinte há alguma maneira de mudar a cor da barra de cima do Android? Aquela onde mostra o estado da bateria a hora, etc. Eu já vi algumas imagens de Android’s com a barra de muitas cores. Mas não consigo descobrir como se faz. Aguardo resposta.

    Cumps

    1. Avatar de Hugo Cura

      Há sim. Primeiro que tudo é necessário ter acesso “root” para o fazer. Depois, é preciso procurar na comunidade as modificações de layouts preparadas. A aplicação MetaMorph poderá ajudar a fazê-lo dependendo do pack que estiver disponível na comunidade.

      Por exemplo, para o TMN a1, num guia que fiz, disponibilizei 4 layouts diferentes onde 2 deles permitem por o layout do gingerbread no froyo.

      1. Avatar de Edgar
        Edgar

        Obrigado.
        Cumps

  13. Avatar de Paulo Pedrosa
    Paulo Pedrosa

    Desde que adquiri Android, procurei por esta aplicação…no entanto nada, até que encontrei o Hot Email, que dava conta do recado, pelo menos com as funcionalidades mais básicas…vou experimentar, parece ser bastante mais completo que o mencionado.

  14. Avatar de oi
    oi

    aplicação fantástica

  15. Avatar de LoboSilva
    LoboSilva

    E por falar em hotmail alguem sabe como bloquear aquele maldito Live messenger que fica integrado a pagina? Pois preciso liberar os emails mas n e pro povo ficar batendo papo… Estou usando o kerio…. Obrigado

    1. Avatar de ruben
      ruben

      Tem lá uma opção para por o Live Messenger como offline.

  16. Avatar de Pardinha
    Pardinha

    Eu uso o maildroid para ver as minhas tres contas principais: hotmail, gmail e ua, para quem usa varios emails como é o meu caso, não compensa usar uma app para cada um…

  17. Avatar de Pedro
    Pedro

    Existe alguma hipotese de quando leio o email no tlm continuar a marcar o email no Outlook do PC como não lido para não correr riscos de me esquecer de tratar o assunto no PC?