Música demasiado alta no carro é proibida em Portugal?

39 Comentários

Por estes dias circulou no Facebook uma publicação que “levar a música demasiado alta no carro” é punido em Espanha com “multa até 3 mil euros”. A notícia é verdadeira e já foi inclusive validada pelo Polígrafo.

E em Portugal, será que tal andar com a música em alto volume também é punível por lei?

Música demasiado alta no carro é proibida em Portugal?


De acordo com o disposto no Artigo 80.º(Poluição sonora) do Código da Estrada é referido que…

  • 1 – A condução de veículos e as operações de carga e descarga devem fazer-se de modo a evitar ruídos incómodos.
  • 2 – É proibido o trânsito de veículos a motor que emitam ruídos superiores aos limites máximos fixados em diploma próprio.
  • 3 – No uso de aparelhos radiofónicos ou de reprodução sonora instalados no veículo é proibido superar os limites sonoros máximos fixados em diploma próprio.
  • 4 – As condições de utilização de dispositivos de alarme sonoro antifurto em veículos podem ser fixadas em regulamento.
  • 5 – Quem infringir o disposto no n.º 1 é sancionado com coima de (euro) 30 a (euro) 150.
  • 6 – Quem infringir o disposto nos n.os 2 e 3 é sancionado com coima de (euro) 60 a (euro) 300, se sanção mais grave não for aplicável por força de outro diploma legal.

Relativamente ao tema do artigo, tal como é referido, “no uso de aparelhos radiofónicos ou de reprodução sonora instalados no veículo é proibido superar os limites sonoros máximos fixados em diploma próprio”.

“Quem infringir” essa proibição “é sancionado com coima de 60 a 300 euros, se sanção mais grave não for aplicável por força de outro diploma legal”.

Segundo o Polígrafo, esses limites sonoros máximos estão fixados no Regulamento Geral do Ruído, cujo âmbito incide sobre “infra-estruturas de transporte, veículos e tráfegos”, entre diversas “atividades ruidosas permanentes e temporárias e a outras fontes de ruído suscetíveis de causar incomodidade”.

 

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Ui,nem me falem !! Há por aí indivíduos que andam em autênticas discotecas ambulantes.É um suplício ouvir aquela m****.

    1. Avatar de PTO
      PTO

      E normalmente o gosto musical desse pessoal é do piorio.

  2. Avatar de Infinity
    Infinity

    Não sei o que é pior, se andar com música aos altos berros ou a música em si

    1. Avatar de Tiriri
      Tiriri

      É que é cada azeiteiro….
      Ou é trance ou kizomba ou funk….
      Já ninguém ouve U2 e Coldplay no carro…

      1. Avatar de Secadegas
        Secadegas

        Mas quem é que ainda ouve U2, tirando pessoal que ficou parado no tempo?

        1. Avatar de MegaDrive
          MegaDrive

          oLhEm PaRa MiM sOu MoDeRnO pOrQuE oUçO cOlDpLaY!

        2. Avatar de luis bastos
          luis bastos

          Calado eras um poeta.

        3. Avatar de PTO
          PTO

          Ah, ok.

          Agora a música tem prazo de validade.

          Já não posso ouvir Mozart, ou Beatles, ou Nirvana, ou Frank Sinatra, ou Metalica, ou Rammstein, ou Police, ou Bauhaus, ou Cure, ou Queen, ou Kraftwerk, ou GNR, ou Jorge Palma, ou Rui Veloso, ou Xutos, ou, ou, ou…………..

          O que se aprende contigo, fantástico.

        4. Avatar de DiáconoBebâdodaAldeia
          DiáconoBebâdodaAldeia

          Você realmente fez um comentário hilariante. Por vezes estou é parado no trânsito a ouvir U2, agora no tempo, nunca me aconteceu.

          1. Avatar de Tiriri
            Tiriri

            O #secadegas deve estar mais interessado na pinga do que em ouvir boa musica! 😉

        5. Avatar de Sabe-se lá
          Sabe-se lá

          Quando tu percebes que:
          – a música hoje “na berra” ou é kizomba ou funk
          – qualquer dj que ouças, ou é funk ou kizomba
          – a música hoje é como os cupcakes: O bolo é sempre o mesmo, só muda a cobertura
          – Já não cantam, a máquina é que canta
          – Até nos concertos ao vivo o “auto-tune” trabalha. Percebes mais claramente quando eles falam entre músicas e a voz sai cheia de efeitos…
          – Não é preciso talento, e sim apresentação e “padrinhos” para ser artista (porque cantor é outra coisa)

          O Problema é que esta música genérica tem público: a camada jovem. Esta geração que, falando genericamente, educou os filhos com o pensamento “não vai faltar nada aos meus filhos”, agora são adolescestes que estão a ter tudo de maneira fácil, daí ser mais fácil perceber o “ai se eu te pego” e o “roça com a bunda no chão” do que um “fix you”, “sunday bloody sunday”, “Deixa-me rir”, “ninguém é de ninguém”…. e por ai fora…

        6. Avatar de Hugo
          Hugo

          É cada um mais labrego que o outro. Mas quem são vocês pra tirar conclusões de quem quer que seja baseado na música que ouve?
          Música é música. Ponto. Gostem ou não.

  3. Avatar de PoPeY
    PoPeY

    Duvido que esses valores sejam ultrapassados em carros originais… Se houver alterações é bem mais vantajoso para o estado multar em 250€ por alterações as características do veiculo.

  4. Avatar de Luis Henrique Silva
    Luis Henrique Silva

    é isso e a porra das motas com barulhos estrondosos, pelo menos as motas incomodam bem mais que a musica aos berros dos carros a passar. então quando passam dentro de tuneis, essa malta com a mania que tem motas põem-se a fazer um barulho que até quase arrebenta os tímpanos a uma pessoa.
    Porque raios não inventam motas mais silenciosas. Então aqueles gajos que andam com a mania dos raters ou fazer acelera várias vezes estupidamente, só me apetece chegar ao pé deles e dar-lhes umas valentes chapadas.

  5. Avatar de ri
    ri

    Os mitras de Rio Tinto aqui é às 00:30 quase todos os dias

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Epá, Rio Tinto, Porto??

  6. Avatar de João Cartaxo
    João Cartaxo

    Quero ver como é que a policia sabe se vou com a música mais alta que o permitido.. Só se tiverem o aparelho sempre ligado

    1. Avatar de David
      David

      desde que janelas fechadas, todo o carro fechado, e ainda consigas ouvir claramente fora, devia ser multado… a musica é para ti não para o mundo ouvir… ruído não é música! queres fazer concerto, arranja lugar e cobra bilhete!

  7. Avatar de E---lectrão
    E—lectrão

    e o pior é estar parado numa fila de transito com, no carro ao lado, uma velhota evangélica a ouvir ruidosamente a sua música religiosa …

  8. Avatar de Rui
    Rui

    Prefiro um carro com um bom sistema de som a um carro que consiga chegar aos 300Km/H
    Eu ando sempre com a música alta, mas por norma ando com o carro fechado. Se abro os vidros, baixo o som da música, se passo a beira de um aglomerado de pessoas baixo o som da música, e sempre com extremo cuidado para se vier algum veículo em marcha de emergência e tenha percepcao do mesmo. As pessoas tem e que ter noção do ridículo. E bem pior levar com o fumo dos fumarentos do que com a música alta

    1. Avatar de FAR
      FAR

      Mas você é uma pessoa decente e cívica e seria ótimo que todos fossem assim. Mas muitos dos relatos aqui vistos falam de individuos que andam de janela aberta com o som no máximo, com o claro intuito de dar música aos outros, porque dentro do carro até devem ir encolhidos com o barulho…

      Dito isto, um carro que chega aos 300km/h de origem provavelmente já trará um sistema de som bastante premium.

      1. Avatar de PAULO SILVA
        PAULO SILVA

        a 300km/h eu quero ouvir é o motor e o som da aerodinamica do carro, que se lixe a musica… isso fica para quando estiver no arranca e para das cidades…

  9. Avatar de Vitor
    Vitor

    Aqui na Margem Sul parece que é obrigatório ter o rádio no máximo a tocar música trap.

  10. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    Ui lá vão os Kizombas ficarem danados… 😀 😀 😀 😀 😀

  11. Avatar de Francisco
    Francisco

    Mas neste caso não é por causa da poluição sonora para o exterior mas para que o condutor se consiga aperceber dos sons fora do carro. Em Espanha não se podem usar auscultadores na condução de qualquer veículo,troninetes e bicicletas incluídas. A única exceção são as motos só como intercomunicadores e GPS.

  12. Avatar de Francisco
    Francisco

    Mas neste caso não é por causa da poluição sonora para o exterior mas para que o condutor se consiga aperceber dos sons fora do carro. Em Espanha não se podem usar auscultadores na condução de qualquer veículo,troninetes e bicicletas incluídas. A única exceção são as motos só como intercomunicadores e GPS.

  13. Avatar de Secadegas
    Secadegas

    A única coisa que não é proibido em Portugal é sustentar a “classe” política e bancos falidos…

  14. Avatar de Altertu
    Altertu

    É uma lei que nunca será aplicada.
    Tens a dos cigarros para o chão até às forças de segurança atiram para o chão.

    Mas gostei de ler que até o polígrafo já disse que era verdade até me faz lembrar uma cena que havia que acho que era um lápis vermelho!!!

  15. Avatar de PT
    PT

    Essa poluição está ela por ela com a nova moda de falar ao telemovel em alta voz, não há pachorra para isso.

  16. Avatar de Carlos
    Carlos

    Não parece fácil provar. Porque quando a autoridade abordar o presumível infrator ele já baixou o som

  17. Avatar de Bruno
    Bruno

    Tudo serve para taxar, taxas e taxinhas, qualquer dia temos que pagar o ar que respiramos, porque o governo acha que o mundo lhes pertence.

    Há coisas bem piores, como já foram mencionadas nos comentários anteriores

  18. Avatar de Cláudio Sousa
    Cláudio Sousa

    Como é que um polícia multa certo valor de áudio? É se o polícia tiver problemas de audição e quiser multar na mesma?

    1. Avatar de Vasco
      Vasco

      Com um medidor de pressão acústica, vulgo decibelimetro. Cabe num bolso da farda de qualquer polícia. Assim haja vontade de fazer cumprir a lei.

  19. Avatar de Serfio
    Serfio

    Pode ser proibida em espanha, mas nao fazem nada, pelo menos em Palma ninguem quer saber

  20. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    As leis que nem mesmo o próprio Estado se lembra de cumprir como estas …

    Conhecem a lei do ruido ?

    Ir para o café ou esplanadas da esquina …

    O jovem DJ traquina & MC xiu

    A serem multados ….

    Davam concerto

    Em lugar errado

    E nem necessário foi medidor algum

    Foi apanhado em flagrante …

    PUMBA !!

    – Licença ?

    – Meu pai deu.

    – Quer dizer, vai dar…

    ….

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      Atenção !! A lei do ruído está em vigor todos os dias desde as 23 horas até às 7 da manhã.Se tiver alguém que esteja a importuná-lo durante essas horas a fazer barulho está no seu direito de chamar as entidades competentes,seja a PSP como a GNR.E quem fica mal são eles.

      1. Avatar de TSSRK
        TSSRK

        Não é das 22 às 7?