Congressistas americanos avisam a Apple para não usar chips chineses no novo iPhone 14

16 Comentários

Com uma lista extensa de produtos, a Apple tem também um lote de fornecedores muito alargada. Com todas as tensões que existem entre os EUA e a China, é natural que surjam periodicamente problemas, que nem sempre são simples de resolver.

Com a chegada do novo iPhone 14, a Apple parece ter em mãos uma nova questão. Há quem esteja a ameaçar a empresa caso esta opte por usar memórias Nand de um fornecedor chinês, a YMTC. O alerta chegou do Congresso dos EUA e promete problemas sérios caso esta escolha avance.

Apple iPhone 14 YMTC Congresso Nand

iPhone 14 pode trazer problemas à Apple

Mesmo não tendo ainda chegado ao mercado, o novo iPhone 14 já parece estar prestes a criar problemas à Apple. Tudo assenta no hardware que a empresa escolheu para colocar neste smartphone e em especial na sua origem, que poderá vir da China.

Marco Rubio, vice-presidente republicano do comité de inteligência do Senado, e Michael McCaul, o principal republicano no comité de relações exteriores da Câmara, disseram estar alarmados após uma reportagem que mostrava que a Apple adicionaria a Yangtze Memory Technologies Co (YMTC) à sua lista de fornecedores para os chips de memória NAND, usados ​​para armazenar dados nos smartphones.

A Apple está a brincar com o fogo. Ela conhece os riscos de segurança representados pela YMTC. Se avançar, estará sujeita a escrutínio como nunca viu do governo federal. Não podemos permitir que empresas chinesas vinculadas ao Partido Comunista entrem nas nossas redes de telecomunicações e milhões de iPhones dos americanos.

Congresso dos EUA ameaça com a YMTC

As palavras de Marco Rubio são claras e mostram que estão dispostos a tudo para garantir que a YMTC não estará presente no novo iPhone 14. Não especificaram as ações que podem ser tomadas, mas certamente que podem passar pelo bloqueio da venda deste novo smartphone no território dos EUA.

Questionada sobre as preocupações do Congresso, a Apple revelou que não usa chips YMTC em nenhum dos seus produtos. No entanto, disse que está “a avaliar a fonte da YMTC para chips Nand a serem usados ​​em alguns iPhones vendidos na China“. Acrescentou ainda que todos os dados armazenados nos chips Nand usados ​​pela empresa foram “totalmente cifrados”.

Apple iPhone 14 YMTC Congresso Nand

Apple respondeu que não usa essa memória nos EUA

Desde abril que a Casa Branca e o departamento de comércio vinham a investigar alegações de que a YMTC estava a violar as regras de controlo de exportação dos EUA. Em causa está o fornecimento de chips a empresas da China e ao seu envolvimento com o Partido Comunista Chinês e os militares do país.

A base deste problema está mesmo na possibilidade da Apple transferir de forma efetiva conhecimento e know-how para o YMTC. Com este movimento, aumentará as suas capacidades e ajudará o PCC a atingir as metas. Este é um processo que deverá decorrer ainda e que a Apple tem tardado a reconhecer, esperando-se ações concretas do congresso dos EUA.

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Saldanha
    Saldanha

    Para a apple não vejo qual o problema, até podiam meter uma moeda de 1 cêntimo no lugar do chip que os fanboys compram aquilo de olhos fechados…

    1. Avatar de mamba
      mamba

      A inveja é lixada, estou a ver..

    2. Avatar de Rrrrrr
      Rrrrrr

      Saldanha, deita ca pra fora! podes desabafar!

  2. Avatar de Vasco
    Vasco

    Eu acho que os políticos norte americanos andam a confundir registros com nand e vectores de ataque com caça às bruxas. As guerras comerciais dão para todos os tipos de disparates, até para se culpar uma arrecadação pelas batatas podres que lá foram guardadas, intencionalmente ou não…

    1. Avatar de deeppurple
      deeppurple

      E tu estás tão por dentro do assunto que achas mesmo que só se deve a questões económicas para um mero chip chinês.
      Não sejas ingénuo.
      Let’s go Brandon.

      1. Avatar de Castro
        Castro

        certamente não será por questões de segurança dos possíveis iPhones com aquele chip – pelos menos não serão questões reais de segurança.

  3. Avatar de Castro
    Castro

    É sempre interessante ouvir estes políticos a falar sobre segurança, dá vontade de rir sobre o que dizem.

  4. Avatar de Filipe
    Filipe

    Mais um dia na saga dos americanos e as suas paranoias

  5. Avatar de José Orlando
    José Orlando

    Bom dia. Não é questões técnicas que está aqui em causa. Os EUA, como muito apregoam, são o farol da democracia e do capitalismo. Infelizmente ambas ideologias são falsas. Só são democracia e capitalismo se concordarem com os seus termos. E quando falam que o mundo livre os segue, porque são justos e querem promover o diálogo, mostram a sua verdadeira face, como neste exemplo da Apple. A Apple, uma empresa privada, a trabalhar no sistema capitalista, a procura da melhor solução de fornecedores, é ameaçada pelo poder legislativo do seu próprio país. A OMC (organização mundial do comércio) deveria ser como a ONU, uma organização fiscalizadora que promova o livre comércio e que impeça o poder legislativo ou executivo de interferir nos negócios de empresas privadas. A atual crise energética começou precisamente com essa interferência dos EUA na construção do gasoduto financiado pela Alemanha e Rússia, onde a UE, ao analisar este negócio, tal como os EUA, chegou a conclusão que não podia intervir, com sanções, como fez os EUA, porque não havia dinheiro público europeu no negócio. Antes disso, na Síria, impediu que a proposta de construção de um gasoduto proposto por dois países que antes eram inimigos, Iraque e Irão, fosse construído. Agora mais uma vez, com esta interferência com uma empresa chinesa, não me admira que os problemas já existentes não aumentem mais para os países europeus, que teimam em sw afastar da irracionalidade de comportamento por parte dos EUA.

    1. Avatar de Castro
      Castro

      “A atual crise energética começou precisamente com essa interferência dos EUA na construção do gasoduto financiado pela Alemanha e Rússia, onde a UE, ao analisar este negócio, tal como os EUA, chegou a conclusão que não podia intervir, com sanções, como fez os EUA, porque não havia dinheiro público europeu no negócio.”
      acho que andas a beber demais!
      A crise energética não tem em nada a ver com a interferência dos EUA na construção do gasoduto, que por sinal já estava praticamente pronto, mas sim com a guerra iniciada pela Russia contra a Ucrânia!
      Se há coisa que poderia ter evitado esta crise energética seria os países europeus não terem ficado tão dependentes da Russia! Ou seja, mais gasodutos com a Russia tornaram a coisa pior!

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Quando é que foram as ultimas eleições democráticas na Russia e China? Não houve pois não… Comparar uma democracia (que tem falhas) como a dos Estados Unidos com ditaduras como as que existem quer na China ou Russia é só lamentável!

      “A atual crise energética começou precisamente com essa interferência dos EUA na construção do gasoduto financiado pela Alemanha e Rússia” – Se os alemães soubessem ás uns anos atrás o que sabem hoje, nem o Nord Stream I existia hoje!

  6. Avatar de Pedro
    Pedro

    O lançamento do IOS 16 era hoje dia 12.09, mas ainda não chegou ao meu iPhone 13!!!! a que horas chega, alguém sabe?!

    1. Avatar de Njss
      Njss

      iOS 16 and watchOS 9 should be public around 10 a.m. PDT/1 p.m. EDT, ou seja, por volta das 21 em lisboa

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Obrigado Njss!

  7. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Estes políticos dos EUA são uma comédia.
    Os iPhones são montados na China!
    Se é crucial para a segurança nacional os iPhones não terem nada haver com a China, então obriguem a empresa a produzir por exemplo nos EUA só usando empresas 100% dos EUA. Boa sorte com isso.
    Por outro lado, estes talvez sejam os mesmos políticos que costumam exigir que as empresas permitam o Estado dos EUA a conseguir espiar tudo e todos… por isso esta dualidade de critérios tem sempre aquele gostinho a ironia.

    1. Avatar de Pedro Simões

      “então obriguem a empresa a produzir por exemplo nos EUA só usando empresas 100% dos EUA”

      Essa ideia já esteve em cima da mesa até verem o preço final que os equipamentos iam passar a ter. Rapidamente foi um “deixa lá isso para depois, pode ser que a Índia ou o Vietname façam isso, mas usando a mesma empresa chinesa, em quem afinal confiamos”.