Telegram irá pedir endereço de email aos utilizadores para dar mais segurança

11 Comentários

Tal como muitos serviços e plataformas da Internet, o Telegram tem procurado aumentar a segurança que traz para os utilizadores. Nem sempre são medidas complicadas, mas que assim garantem uma proteção muito maior das contas e dos dados que estão ali guardados.

Este serviço de mensagens estará agora a preparar uma novidade que irá apresentar em breve. Quer dar ainda mais segurança e por isso passará a pedir o email dos utilizadores, para assim garantir uma identificação mais elevada e uma proteção associada.

Telegram email segurança utilizadores endereço

Ainda mais segurança no Telegram

Mais uma vez surge uma novidade antecipada no Telegram, fruto do trabalho de investigadores. Neste caso foi o conhecido Alessandro Paluzzi que avaliou a versão de testes deste serviço e encontrou esta próxima melhoria a ser disponibilizada.

Do que foi revelado no Twitter, em breve os utilizadores são ter de fornecer um endereço de email ao Telegram. Este terá, naturalmente, de pertencer aos utilizadores e está claro que será usado para aumentar a segurança do serviço. Uma alternativa que será apresentada é a autenticação com uma conta da Google.

Um email vai mudar todo este serviço

Este terá de ser configurado de forma antecipada por cada um dos utilizadores, na área reservada à segurança do Telegram. Tal como é também apresentado depois, este endereço de email servirá para alertar mais tarde os utilizadores do Telegram, ao mesmo tempo que será também usado para comunicações com estes.

Uma das formas reveladas para a utilização deste novo endereço de email será no momento de utilização da conta num novo dispositivo. Ao ser autenticado o utilizador neste novo equipamento, o Telegram irá enviar uma mensagem de alerta. Provavelmente será aí também que essa autenticação será revertida. pelo utilizador.

Ainda sem data para pedir este endereço

Por agora, e do que se sabe, esta novidade estará ainda em teste de forma provada na app do Telegram. Dentro em breve deverá ser aberto a uma comunidade maior ou até tornado acessível a todos os utilizadores deste serviço, para garantir uma proteção ainda maior.

Sendo identificada como uma das apps de mensagens com maiores níveis de proteção que pode ser usada, o Telegram tem aqui a oportunidade de aumentar ainda mais a segurança. É um simples email, mais que vai aumentar para todos ainda mais a segurança dese serviço.

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Edward Snowden
    Edward Snowden

    “Dar mais segurança”… a quem, exactamente?!

  2. Avatar de SPr
    SPr

    O Telegram está a ser pressionado… Não é culpa do Telegram mas sim das secretas , grupos antipirataria por pedir poucos dados.

    Signal e Session são boas alternativas..

    1. Avatar de oh
      oh

      +1
      Session e Threema all the way! Esquece o Signal (pelo menos por enquanto)

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Mas também qualquer um coloca um daqueles e-mails descartáveis ou Protonmail e já ninguém sabe de nada.

    3. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Na verdade, a empresa perdeu 8300 milhões de dólares nestes 3 anos. Com as criptomoedas em queda/estagnadas e as comissões a disparar milhares de vezes, é natural que precisem de novas formas de financiamento. Nada mais simples que começar pelo mail, daqui a 12 meses dizem que “para segurança, vamos para autenticação em 2 passos, usando o seu número de telemóvel”. E voilá. Já podem vender as bases de dados, para telemarketing.

  3. Avatar de 1moment
    1moment

    Lixo de app, muito diferente do propósito inicial e conseguindo ficar pior que o whatsapp em termos de privacidade.

      1. Avatar de FAR
        FAR

        O que o 1moment escreveu não é assim tão descabido.

  4. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Melhor para aumentarem o rasto de prova de a quem realmente pertence aquela conta, quando chegam os pedidos das polícias e tribunais por dados da conta.

    E-mail não é uma forma segura de autenticação, nem aqui, nem na China. Só se utilizarem chaves públicas/ privadas S/MIME ou OpenPGP que adivinhem: quase ninguém no planeta usa… a maioria nem sabe o que é isso.

    Se quisessem aumentar mesmo a segurança poderiam ter por exemplo um site onde a pessoa entrava para permitir/ remover dispositivos associados àquela conta. Actualmente podem até utilizar algo como chaves de segurança físicas FIDO2 para autenticar as ditas pessoas de uma forma mais segura.

    Mas enfim, o Telegram não era, não é, e provavelmente nunca vai ser uma plataforma verdadeiramente segura… simplesmente isso entra em conflito com funcionalidades e eventualmente objectivos de espionagem dentro da plataforma.

  5. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Realmente, pedir o e-mail para dar mais segurança…. Uma autêntica bandeira vermelha.
    Quando pedem elementos identificativos é sempre sinal de que algo de ruim se passa ou vai acontecer.
    O Telegram não tem nada que saber o e-mail, não interessa para o propósito a que serve.
    Isto só tem uma explicação, querem saber quem está por trás de cada conta, ou seja, está na hora de quem usar Telegram de arranjar uma alternativa.

  6. Avatar de Miguel
    Miguel

    Esta acção não aumenta a segurança, apenas aumenta o controlo deles. O post anterior explicou uma parte da fundamentação