Novo 112 vai passar a detetar local exato de origem das chamadas

20 Comentários

O Ministério da Administração Interna (MAI) lançou esta semana um concurso internacional para a manutenção dos centros operacionais 112.pt, o serviço de chamadas de emergência gratuito, no valor de 11,5 milhões de euros para cinco anos.

Uma das novidades deste novo serviço de emergência será a deteção do local exato de origem das chamadas.

Novo 112 vai passar a detetar local exato de origem das chamadas


Novo 112 terá um conjunto de novas tecnologias

O MAI refere que o concurso internacional por prévia qualificação tem em vista a manutenção dos centros operacionais 112.pt, bem como o investimento e implementação de uma nova arquitetura tecnológica nos centros operacionais que permita garantir a modernização e digitalização destas infraestruturas digitais críticas, segundo revela a Lusa.

O investimento é de 11,5 milhões de euros, para 60 meses, e arranca em 2023 sendo que cerca de 5,480 milhões de euros é suportado por verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito do projeto “Infraestruturas críticas digitais eficientes, seguras e partilhadas/SGMAI”.

Novo 112 vai passar a detetar local exato de origem das chamadas

Esta nova geração de centros operacionais 112.pt foi desenhada para facilitar o contacto entre os cidadãos e os centros de emergência utilizando tecnologias, como por exemplo imagens, vídeo, app, redes sociais e sensores, além de introduzir o 5G e os centros operacionais passarem a receber a geolocalização dos chamadores diretamente dos terminais móveis.

Os centros operacionais vão continuar a receber a geolocalização oriunda de outras fontes já implementadas no 112 nacional (Cell ID, AML).

O serviço 112 foi lançado em Portugal em 1997 no contexto da criação, pela Comissão Europeia, do Número Único de Emergência Europeu e o atendimento tem sido assegurado pela PSP e GNR.

O 112 é o Número Europeu de Emergência, sendo comum, para além da saúde, a outras situações tais como incêndios, assaltos ou roubos. As chamadas efetuadas para o 112 são atendidas pela PSP e pela GNR, nas Centrais de Emergência. O 112 canaliza apenas para os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM as chamadas que à saúde digam respeito.

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de paulo
    paulo

    Ai não vai não, pelos menos com chamadas por voip não….

    1. Avatar de Zé Manel
      Zé Manel

      Mas aí os operadores dizem mesmo que não é possível.

    2. Avatar de Duarte Silva
      Duarte Silva

      Bastar obrigar a introdução do E911.

    3. Avatar de Miguel
      Miguel

      Porque razão não irias querer que o 112 soubesse a tua localização!?

    4. Avatar de gambuzino
      gambuzino

      Achas mesmo ? Basta teres o telemovel ligado para saberem onde estás !

  2. Avatar de gambuzino
    gambuzino

    “Detectar local exacto das chamadas ?? ”
    Mas isto ja é feito á anos, aliás desde a idade da pedra. Todos os telemoveis emitem sinal para as operadoras seberem quais as antenas a ser utilizadas para triangular sinal. Quando as antenas triangualam sinal, sabem sempre qual é a intensidade com que o sinal do telemovel lá chega, com estes dados é facilimo localizar alguem, mesmo sem fazer qq tipo de contacto, basta ter o telemovel ligado.

    1. Avatar de TSSRK
      TSSRK

      Gambuzino, “Os centros operacionais vão continuar a receber a geolocalização oriunda de outras fontes já implementadas no 112 nacional (Cell ID, AML).”

      Estás a falar do “cell id”, e foi o que disseram no artigo.

      1. Avatar de gambuzino
        gambuzino

        Exactamente, os dados referentes ao “Cell ID” existem nas operadoras á muitos anos., aliás, desde o inicio das comunicações moveis,

        1. Avatar de rjSampaio
          rjSampaio

          eles dizem que vao fazer agora, tu dizes que o fazem á anos…

          Se calha queres dizer que isto já podia ser feito á anos.

    2. Avatar de BC
      BC

      Detetar em tempo real nunca foi possível por cá. O 112 nunca teve essa capacidade. É essa a inovação, vão passar a saber de onde está a ser feita a chamada, tal como acontece nos EUA, por ex.
      Por favor lê o artigo da próxima vez.

      1. Avatar de Tiago Ferreira
        Tiago Ferreira

        +1

      2. Avatar de gambuzino
        gambuzino

        O 112 nunca teve essa capacidade ?
        Por favor lê o artigo (todo) da proxima vez.

        1. Avatar de UnExpert
          UnExpert

          Não, não teve. O que você está a falar do cell Id é um processo diferente, mais demorado e muito menos exato. Se tivéssemos esse processo há anos, não havia necessidade de se dar a localização ao ligar se para o 112, nem havia ambulâncias a andarem por vezes “perdidas” á procura.
          Acho que não é difícil pensar um pouco e perceber isso.

  3. Avatar de MalicX
    MalicX

    Já em 2007 no Inem implementamos isso para nrs fixos e móveis. Grande novidade.

    1. Avatar de UnExpert
      UnExpert

      O cell Id não é tão preciso.

  4. Avatar de Paulo
    Paulo

    112 em Espanha já é assim. Mostra nossa localização no ecrã na altura da chamada e envia para eles. Mesmo que esteja em movimento.

  5. Avatar de secalharya
    secalharya

    Finalmente.

  6. Avatar de PAULO SILVA
    PAULO SILVA

    já devia estar ativo há muito tempo, para acabar com as chamadas falsas.

  7. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Propaganda pura! Para entreter.
    Entre lançar o concurso hoje…final do mesmo…e a entrada ao serviço das novas funcionalidades…vai demorar uma eternidade.
    Não acredito que esteja pronto em 2023.