COVID-19: Código QR usado para prevenção epidémica

18 Comentários

Há apps que usam um código QR na tentativa de controlar a pandemia por COVID-19! Ainda não foi há muito tempo, que se debatia no mundo o uso de aplicações que ajudassem a rastrear a COVID-19. A Google e a Apple modificaram os seus sistemas móveis e cada país desenvolveu uma solução. Infelizmente, o uso dessas aplicações/plataformas nunca teve muito sucesso.

Uma província chinesa está agora a usar um código QR de prevenção epidémica para travar protestos, bloqueando os residentes dessa província a deslocarem-se.

COVID-19: Código QR usado para prevenção epidémica



A província chinesa de Henan, na China, está a usar uma aplicação de rastreamento e armazenamento dos resultados dos testes da COVID-19. Com base nos resultados, os residentes estão a ser forçados a ficar em quarentena, estão a ser bloqueados do serviço público de transporte e até de entrar em edifícios.

Status da App que usa código QR ficou “subitamente vermelho”

Em muitas cidades chinesas, os residentes usam uma app de “saúde” para entrar em edifícios e lojas, usar o transporte público ou sair da cidade. Os utilizadores devem digitalizar um código QR e mostrar um “status de saúde” codificado por cores.

Se o status for vermelho, indica que a pessoa testou positivo para a COVID-19, recentemente ou é suspeita de ter a doença e deve ficar em quarentena por 14 dias.

O código QR de pessoas que tentaram deslocar-se até Henan, após bancos estatais locais terem suspendido transferências e levantamentos, ficou subitamente vermelho, impedindo viagens para outros territórios ou acesso a locais públicos.

Desde o início da pandemia que os governos locais chineses emitem estes códigos, que atestam que o utilizador não esteve numa área de risco de contágio ou em contacto com possíveis pessoas infetadas.

COVID-19: Código QR usado para prevenção epidémica

De acordo com os regulamentos daquela província, apenas podem ser atribuídos códigos vermelhos a pessoas que sejam casos confirmados de COVID-19, contactos diretos de casos positivos ou que cheguem do estrangeiro ou de zonas do país consideradas de risco.

O assunto gerou debate na rede social Weibo, que está bloqueada no país asiático, onde alguns internautas manifestaram a sua indignação pelo abuso de uma ferramenta de prevenção epidémica.

Segundo a Phoenix TV, até 400.000 pessoas podem ter sido afetadas, e alguns clientes que vivem em outras províncias tentaram viajar para Henan, na esperança de conseguir levantar as suas poupanças.

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Awake
    Awake

    Ainda bem que eram apenas teorias da conspiração daqueles negacionistas chalupas, imaginem que se tornaria mesmo verdade, assim como a ID Digital e o sistema de créditos..

    Até ver o que começou na china e, sem qualquer oposição, se esta a arrastar para a UE:
    – Pandemia
    – Obrigatoriedade de mascaras
    – Confinamento
    – Restrições de circulação
    – Certificados digitais / passes de circulação ou acesso
    – Sistema de créditos (em testes, para já apenas voluntários)

    Mais se seguirão

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Acho que não devo viver na mesma UE que tu pois vejo essas restrições, neste momento, a serem reduzidas

      1. Avatar de Awake
        Awake

        Infelizmente apenas foram reduzidas temporariamente (tal como no passado), assim como o certificado, que além de não ter sido útil no controlo da pandemia (pelo contrário), acaba de ser prolongado por mais 1 ano…

        Esperemos que não passe disto, “conspirações” e tudo regresse ao normal…ou ao “novo normal” como lhes chamam.

        1. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          São conspirações porque o propósito não é o “controlo das massas” (o que quer que isso que queira dizer…) Podes achar a medida exagerada mas isso é outra questão.
          Uma analogia absurda: compras um bilhete de futebol e não achas que no estádio vai haver corredores para as pessoas passarem e catracas para validar o bilhete?

          1. Avatar de Joaquim Sobreiro
            Joaquim Sobreiro

            Tão absurdo como o controle dos acessos ao futebol ser feito no futuro dessa forma de validar entradas

          2. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            @Joaquim Sobreiro
            A analogia ao jogo de futebol foi para indicar que em quase há necessidade de haver algum tipo de controlo senão é uma confusão.
            Passando para uma pandemia mundial é perfeitamente aceitável que haja controlo e medidas preventivas para se tentar conter o contágio. Daí a dizer que há um “controlo das massas” é um delírio.

            Podes achar que há um exagero mas isso é outra história…

          3. Avatar de Marco
            Marco

            Verdade… analogia mais absurda que essa é difícil!
            Comparar um local (não publico) onde irá acontecer um determinado evento pago, e que este careça de certificação para legitimar a entrada, com o facto do governo ter acesso directo à tua localização e estado clínico, em tempo real, e ainda o poder de determinar se podes ou não fazer o que o mesmo determina… A mim parece-me que isso SÓ quer mesmo dizer: “controlo de massas”!

            Aliás… A verdadeira questão é (mantendo a analogia), mesmo que qualquer um de nós decida comprar bilhete para ir ver o jogo, e este ser obviamente válido para entrares no estádio, podes ter sempre depois, o código do governo a dizer que não és um cidadão exemplar o suficiente para te deixar ver o jogo!

            Conspiração ou não, eu a isto chamo Tirania… Democracia não é certamente!

          4. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            @Marco eu próprio disse que era uma analogia absurda. O ponto é que precisas de um sistema de controlo, definir regras de circulação e validação dos bilhetes, por exemplo.
            Isto é uma analogia e acho que percebes onde quero chegar e fazer o paralelo com a pandemia. Vais dizer que também é um “controlo das massas”?

            Quando tens uma PANDEMIA MUNDIAL os governos têm o poder e o DEVER de tomar medidas de EXCEPÇÃO para tentar conter o contágio. Daí a dizer que os Governos querem controlar e manipular as pessoas é um delírio e distorção das coisas.

            Podes discordar das medidas mas isso é outra história…

  2. Avatar de Ru
    Ru

    “Infelizmente, o uso dessas aplicações/plataformas nunca teve muito sucesso.”
    O único sucesso que desejo a este tipo de controle, é zero. Como é possível concordarem com isto?
    O pior de tudo, é que não é algo que possa funcionar para quem quer, apenas. Por causa desses daqui a uns tempos andaremos todos de “trela”.

  3. Avatar de Antonio
    Antonio

    Não pode ser! Mas não era só uma teoria da conspiração? 🙂

  4. Avatar de Profeta
    Profeta

    Deem-lhes tempo.

  5. Avatar de Mr. Y
    Mr. Y

    Já são tantas as teorias que nem sei. Qual é esta que foi novamente validada?

  6. Avatar de Joaquim Sobreiro
    Joaquim Sobreiro

    Engenharia Social numa das suas vertentes. Tal como o previsto e a/de nunciado.

  7. Avatar de Leo
    Leo

    Mais uma app para recolha e venda de Dados…
    Como é que alguém sem interesses pode compactuar com isto?

  8. Avatar de João Seabra
    João Seabra

    1984 o Big Brother cuida de ti ! mas quem cuida do big brother ?

  9. Avatar de Joaquim Sobreiro
    Joaquim Sobreiro

    Com os medos incutidos permanentemente pelos meios de comunicação subsidiados pelos promotores da verdade única, exclusiva e indiscutível, estamos vendendo a liberdade por uma segurança prometida. Sem entender que sem liberdade não há segurança, apenas haverá ditadura. Aplicada pelos governos a soldo das grandes corporações.

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Lá vens tu com a história dos medos! Mas quem é que está a provocar medo? Dizer os factos é provocar medo? Sugerir medidas de prevenção é incutir medo?

      Então para ti nem se devia falar do assunto? O teu raciocínio lógico não faz sentido nenhum. Associar prevenção e divulgação a incutir medo é um salto muito grande…

      1. Avatar de Joaquim Sobreiro
        Joaquim Sobreiro

        Misterioso Mr.Y, para se identificar vai preferir tirar a máscara, “anti-covid”, claro! Ou prefere colocar chip?