Conferência Internacional de Cibersegurança do IPG! Acompanhe em direto

14 Comentários

Realiza-se hoje a terceira edição da Conferência Internacional de Cibersegurança, a qual irá reunir especialistas da área de Informática e da Cibersegurança, para discutir as estratégias de prevenção e a importância da coordenação internacional no combate ao crime informático. “

O Pplware é Media Partner. Acompanhem em direto a partir das 9h.


A importância da cooperação internacional no combate ao cibercrime, os quatro anos da aplicação do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados, a evolução da tecnologia quântica na cibersegurança e a importância da cibersegurança nas cadeias de distribuição serão alguns dos temas em debate na conferência.

A conferência terá início a partir das 09h no Auditório dos Serviços Centrais do Politécnico da Guarda e contará com a participação do contra-almirante António Gameiro Marques, do Gabinete Nacional de Segurança, Jesús Martínez Martínez, da Universidade de Múrcia (Espanha), José Alegria, CISO da Altice Labs, João Ferreira Pinto, encarregado da Proteção de Dados no Supremo Tribunal de Justiça, António Rio Costa, do Centro Nacional de Cibersegurança, e Victor Lobo, da Escola Universitária Militar da Universidade Nova de Lisboa, entre outros.

Acompanhem direto…

Parte da manhã

Parte da tarde

19h – Sessão de Encerramento

A intervenção final pertenceu à Srª Diretora da Escola Superior de Tecnologia da Guarda, Profª Doutora Ana Margarida. A Diretora da ESTG agradeceu a todos os presentes (fisicamente e online), aos oradores pela partilhar do saber e à comissão organização. Ana Margarida destacou todo o trabalho e logística de um evento desta dimensão e projeção.

A Diretora da ESTG referiu que é fundamental aproximar os alunos e professores do mercado de trabalho.

Para a sessão de encerramento. Começou por usar da palavra o Eng. Fernando Melo Rodrigues, Delegado da Ordem dos Engenheiros, delegação da Guarda que lançou o desafio à Instituição de ter novas formações na área da CiberSegurança.

18:10 – Miguel Azevedo (NOESIS)

Miguel Azevedo da multinacional NOESIS, consultora na área do software, falou sobre “Security by design”. O engenheiro referiu que devem existir prioridades nesta área da cibersegurança. É necessário que as empresas identifiquem os processos e definem  políticas e regras.  Destaque também pela necessidade de ter inventários e definir perímetros de defesa.

O processo de Disaster Recovery deve ser também uma prioridade nos procedimentos da empresa, com o objetivo a salvaguardar a informação.

17:40 – Ofélia Malheiros (Securnet)

Ofélia Malheiros alertou para a transformação da cadeia de fornecimento e para as ameaças a que está sujeita. Apesar de ter existido uma aceleração na velocidade da transformação num fator de 5, é fundamental que se adaptem os processos associados à cibersegurança.

 

17h30 – Assinatura de parceria com empresa tecnológica SECURNET

Fundada em 2002 com a missão de colocar organizações “Always online, Always Secure”, a Securnet evoluiu desde há uma década para uma completa oferta de soluções e serviços orientados a infraestruturas de IT numa estratégia ratificada pelos próprios clientes.

A Securnet irá instalar-se no Politécnico da Guarda e criar um centro de competências em várias vertentes tecnológicas. A empresa irá também colaborar na formação lecionada na Instituição e contratar alunos para integrar os quadros técnicos.

15:45 – Daniel Ferreira (Fortinet)

Daniel Ferreira da Fortinet, com a apresentação ZTNA (Zero Trust Network Access), falou sobre nómadas digitais e as mudanças aceleradas pela COVID-19. Daniel Ferreira abordou a ameaça do Ransomware e da necessidade de ter uma proteção ativa e constante.

16:00 – José Alegria

José Alegria, CISO (Chief Information Security Officer) da Altice Portugal, alertou para a prevenção ativa, para uma doutrina ativa de CiberSegurança que é praticada na sua empresa. José Alegria destacou a Governança ativa, a prevenção ativa, a proteção ativa, a detenção e resposta ativa e a recuperabilidade ativa.

Numa apresentação muito intuitiva, o CISO da Altice Portugal revelou alguns procedimentos de boas práticas usados pela Altice.

15:30 – Victor Lobo (AFCEA-Portugal, e Instituto Universitário Militar)

Na área da ciberdefesa, Vitor Lobo realçou algumas preocupações (próximas modas) na área, com destaque para o facto de todos os sistemas serem ciber-físicos (defesa física e deteção de moles), ciberdefesa do hardware (chips podem ter cavalos de troia adormecidos), ciberdefesa da cadeia de abastecimento…

Vitor Lobo falou do uso de machine learning em sistemas de deteção de intrusão e alertou para o facto de ser necessário proteger contra o desconhecido.

14h20 – Prof. Paulo  Nunes

O Prof. Paulo Nunes do Politécnico da Guarda, falou sobre as vulnerabilidades em aplicações. As vulnerabilidades devem-se, normalmente, à má programação de aplicações por parte dos programadores. Foram ainda apresentadas algumas “técnicas” de exploração e acesso à informação.

10:50 – Prof. Rui Perdigão

O Prof. Rui Perdigão falu-nos da energia e da relação da energia associada à cibersegurança. Como físico de formação, Rui Perdigão refere que tudo está relacionado e destaca a importância da termodinâmica.

Rui Perdigão fala sobre a cifras com recurso a tecnologia Quântica.

10:20 – Jesús Martínez Martínez

Jesús Martínez Martínez reforçou a importância da colaboração entre países, entre equipas de trabalho.  Nesse sentido, foi criado o grupo  Metared, que é um projeto colaborativo que reúne os responsáveis de Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs) das Instituições de Ensino Superior (IES) de 8 países (Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, Espanha, México, Perú e Portugal), com o objetivo de partilhar as melhores práticas, casos de sucesso e realizar desenvolvimentos tecnológicos colaborativos que apoiem o processo de transformação digital das nossas instituições.

O Politécnico da Guarda é também um dos membros da MetaRed.

9h30 – Intervenção de António Gameiro Marques Diretor-Geral do Gabinete Nacional de Segurança

Segundo o Diretor-Geral do Gabinete Nacional de Segurança, António Gameiro Marques referiu que há empresas melhor preparadas que outras na área da cibersegurança e tais processos fazem toda a diferença na hora de um ciberataque e na hora da recuperação de informação.

Há empresas que conseguem recuperar a informação num período de tempo “aceitável”, mas há outras que infelizmente não conseguem recuperar qualquer tipo de dados. António Gameiro Marques destacou ainda a necessidade de existirem políticas públicas nesta área.

António Gameiro Marques deu ainda a conhecer alguns cursos de formação que estão disponíveis gratuitamente na plataforma NAU.

 

9h – Sessão de abertura com o Presidente do Politécnico da Guarda (IPG)  Joaquim Brigas

Na sua intervenção, o presidente destacou as últimas parcerias com várias empresas tecnológicas, das quais se destacam as multinacionais NOESIS e FORTINET e a Securnet.

Joaquim Brigas destaca ainda o facto de o Politécnico da Guarda ter sido a primeira instituição a ter um CTESP na área da Cibersegurança. O Presidente do Politécnico da Guarda referiu ainda que a Instituição continuará a apostar forte nesta área e assim ajudar a contribuir para uma cultura na área da cibersegurança.

Conferência Internacional de Cibersegurança do IPG

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jota
    Jota

    Este vídeo não tem som!

    1. Avatar de Maria Inês Coelho

      Não têm o ícone do som no canto inferior direito? Aqui está desativado, é só ativar.

      1. Avatar de Jota
        Jota

        Estava a usar o Firefox, e com esse browser não aparece esse icon no canto inferior direito. No Edge aparece! Obrigado.

  2. Avatar de KaPutnixZ
    KaPutnixZ

    Não consigo ter som na transmissão em direto.. É normal ?!

    1. Avatar de rui
      rui

      é ativar o som no video.
      podiam era mostrar a apresentação, a malta é bonita mas não dá para ver o que falam.

    2. Avatar de Pedro Pinto

      Está tudo operacional. Não têm o ícone do som no canto inferior direito? É só ativar.

      1. Avatar de KaPutnixZ
        KaPutnixZ

        Não me aparece essa opção de ativar o som.. Acxabei por clicar no link da conferência que está no video e estou a acompanhar sem probelmas no Facebook do Politecnico e não diretamente aqui no PPLWare.

  3. Avatar de asd
    asd

    botao direito no video, mostrar controlos.

  4. Avatar de deepturtle
    deepturtle

    nem vejo video nenhum

    1. Avatar de KaPutnixZ
      KaPutnixZ

      Devem ter retirado o feed porque havia o video em direto..

  5. Avatar de jose
    jose

    Estive a assitir ao video durante umas horas…. So me vem a cabeca um xkcd sobre ciberseguranca:

    “How the hell do you get into their nuclear arms systems?”
    “Easy they weren’t looking for me”

    E muito bonito passar horas a discutir processos, planos, frameworks… a realidade e que isso esta tao afastado do que acontece num ataque real que mais vale passar esse tempo a jogar xadrez.. pelo menos e mais divertido

    (desculpem a falta de acentos e “C com cedilha “- estou num teclado do UK)

    1. Avatar de Antonio
      Antonio

      É normal neste formato de conferências, muita composição, muito bla bla mas muito afastado da concretização das coisas.
      É que processos e planos do “temos que…” sabemos nós fazer bem, e qualquer pessoa sem conhecimentos técnicos fica a julgar que está a elaborar uma grande coisa, mas depois isso tudo são só palavras a esbarrar na realidade, e quando há realmente um ataque, todo o plano não passou de conversa num relatório qualquer e de uma apresentações.
      Onde é que eu já não vi estes filmes, vezes e vezes repetido.