Brasil quer que se investigue se a Ucrânia tem armas biológicas

64 Comentários

O conflito entre a Rússia e a Ucrânia já acontece há vários dias e são várias as acusações de parte a parte. Apesar de ser o país que foi invadido, a Ucrânia já foi acusada de possuir armas biológicas cujo financiamento partiu por parte dos Estados Unidos.

Apesar de o assunto ter sido esquecido os últimos tempos, o Brasil vem agora referir que as denúncias de armas biológicas na Ucrânia devem ser investigadas.


O embaixador brasileiro na ONU afirmou hoje à Lusa que as recentes denúncias feitas pela Rússia, de que a Ucrânia possui armas biológicas no seu território, devem ser “investigadas de forma séria e imparcial” e não descartadas.

Ronaldo Costa Filho, chefe da missão diplomática brasileira, que integra o Conselho de Segurança da ONU como membro não-permanente (2022-2023), referiu que…

Eu não tenho conhecimento e informação de antemão para atestar ou negar a veracidade da informação. O que nós entendemos é que há uma convenção de armas biológicas em vigor, que contém procedimentos de verificação de denúncias para investigação e qualquer denúncia deve ser investigada de forma séria, transparente e imparcial, para assegurar que os compromissos de todas as partes da convenção estão a ser respeitados

Países como o Brasil e China defendem que qualquer informação sobre armas biológicas deve ser levada a sério e investigada por órgãos independentes e isentos.

“A ONU diz que não tem conhecimento (de armas biológicas na Ucrânia), o que é diferente de dizer que não existem. Por isso o Brasil reitera a sua posição: se há uma denúncia, deve ser investigada imparcialmente”, reforçou o diplomata.

O que são armas biológicas?

As armas biológicas diferem das armas químicas. O termo “arma biológica” é usado para descrever o uso e a disseminação de agentes patogénicos perigosos como arma de guerra. Ou seja, é ataque contra o inimigo feito com agentes que causam doenças como o Ebola, a varíola, etc.

De acordo com a definição da OMS (Organização Mundial de Saúde), arma biológica é qualquer vírus, bactéria ou fungo criado ou reproduzido com a intenção de causar doenças.

Esses agentes podem ser usados para contaminar água, alimentos, ar ou se passados por contacto direto – e não há como circunscrever o ataque a alvos militares, já que essas doenças tendem a disseminar-se.

A Rússia acusou a Ucrânia de trabalhar com os EUA no desenvolvimento de armas biológicas, mas não apresentou evidências. A Ucrânia diz que a acusação é mentira e os EUA afirmaram que é a Rússia que tem programas de armas de guerra ilegais.

A Ucrânia, como muitos países do mundo, têm laboratórios onde são realizadas investigações sobre diversas doenças contagiosas (como COVID-19, sarampo etc.) para encontrar formas de defender a sua população.

Comentários

64

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui
    Rui

    Além do Brasil ser governado por aquela figura que tem dificuldade de dizer uma frase completa, temos um palerma mais preocupado por investigar algo que ninguém tem provas dos Ucranianos terem e estar-se a borrifar para um país que está totalmente arrasado e com milhares de mortos, provocados pela Rússia!!!!

    Haja decoro!!!!!

    Compreendo a frustração dos brasileiros, um país tão grande e têem de escolher entre corruptos e asnos!!!!! Não é fácil!

    O Brasil estar a lamber as botas da Rússia tem algo a ver por não conseguirem tecnologia para desenvolverem o seu submarino nuclear e ninguém no ocidente vender essa tecnologia ao Brasil (por não confiarem em quem lidera o país)?

    https://www.naval.com.br/blog/2022/03/17/folha-recusa-dos-eua-fez-bolsonaro-pedir-ajuda-a-putin-para-submarino-nuclear/

    1. Avatar de VaGNaroK
      VaGNaroK

      Se não mora no brasil não pode dar “pitaco”, pergunte a qualquer brasileiro de bem qual prefere, um governante que fala asneiras (que não está envolvido em corrupção até o momento) ou um corrupto que já pegou cadeia e assaltou as estatais deixando obras paradas por décadas.

      1. Avatar de MR. Y
        MR. Y

        “brasileiro de bem” que só sabe ter discurso de ódio com o mantra “Brasil, Deus e Família”.
        Onde é que já ouvi isso?

        1. Avatar de Vagnarok
          Vagnarok

          Brasileiro de bem me refiro aos cidadãos, se não sabes interpretar um texto sugiro mais estudo sobre.

    2. Avatar de CFS
      CFS

      Na verdade é o “presidente” mais burro que o Brasil teve até o momento, é realmente uma cópia mal feita do Trump, agora imagina.

      1. Avatar de Memória
        Memória

        Felizmente o sr. Biden (a.k.a. “cadáver recalcitrante”) é muito melhor. . .

      2. Avatar de Vagnarok
        Vagnarok

        Acho que você não conheceu a Dilma, as pedaladas fiscais e nem o impeatchment dela né?

    3. Avatar de Antonio
      Antonio

      O Departamento de Estado dos EUA diz que não há armas químicas e biológicas na Ucrânia.

      https://www.state.gov/the-kremlins-allegations-of-chemical-and-biological-weapons-laboratories-in-ukraine/

      Contudo, em 2005 foi assinado um protocolo entre os EUA e a Ucrânia, tendo em vista colaboração no desmantelamento, disponível no mesmo site.

      https://www.state.gov/wp-content/uploads/2019/02/05-829-Ukraine-Weapons.pdf

      Onde há fumo, pode ainda haver fogo … nunca se saberá quem diz a verdade…

      1. Avatar de António
        António

        HAHAHHAHAH está é para rir e tipicamente montado para tentar enganar quem lê.

        As datas são assim:
        August 29, 2005 – EUA e a Ucrânia, tendo em vista colaboração no desmantelamento, disponível no mesmo site.
        MARCH 9, 2022 –Departamento de Estado dos EUA diz que não há armas químicas e biológicas na Ucrânia.

        Sim, faz todo o sentido que depois do colapso da antiga Rússia, se tenha tentado desmantelar Armas atómicas e Biológicas…
        Tendo as mesmas sido desmanteladas, sim tambam faz sentido o report a dizer que não as há.

        Já a sua afirmação não faz qualquer sentido..

        1. Avatar de Antonio
          Antonio

          Parece-me que nunca foste militar nem nunca tiveste acesso a informação classificada.
          Ainda há quem acredite na versão do D. De Estado dos EUA. Pessoalmente, não punha as mão no lume por eles.

    4. Avatar de JP
      JP

      A Dilma já não governa o país, felizmente.
      Mas Rui, permite-me o reparo; de onde vem essa condenável xenofobia?
      Corruptos e asnos, também os há cá. Faz o exercício de comparar o acesso à educação e informação e a escala do país, com a corrupção que temos no nosso país.
      Um banho de humildade, por vezes faz bem.

      1. Avatar de Memória
        Memória

        JP
        Hoje recebi no mail uma carta de um jornalista português:

        . . .
        O tempo voa e voa tão depressa que na próxima semana vamos viver um momento especial da nossa História Contemporânea: o dia em que Portugal viveu mais tempo em democracia do que nos anos de chumbo do Estado Novo. Como não podia deixar de ser, . . . vai assinalar essa data, 24 de Março
        . . .

        Talvez isto ajude a compreender donde isto tudo vem

  2. Avatar de Duarte
    Duarte

    Investigar o que? A mentira do Bidê foi logo desmascarada, pelos próprios Americanos.
    Já admitiram que financiam os bio laboratorios na ucrania.
    https://www.youtube.com/watch?v=sdLTH8KvIqU

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Engraçado a contrainformação russa.
      Invadem a Ucrãnia, passado 3 semanas a invasão (operação especial) está a correr mal e agora tentam encontrar desculpas para os crimes que cometem!!!!

      Então o objectivo não era a desnazificação da Ucrânia? Principalmente do Presidente…… Judeu?!?!?!?!

      1. Avatar de Manso
        Manso

        Calado eras um poeta…

        1. Avatar de Blam-O
          Blam-O

          Mas a falar é um cantor, já tu claramente não tinhas nada a tagarelar

      2. Avatar de jorgeg
        jorgeg

        Loolll…. de onde me saem estes tipos!!!…. deves ver cnn 24×7 so pode, nao consigo encontrar outr explicacao para o elevado nivel de ignorancia!
        obrigado fixe fazes-me rir, a serio!

        1. Avatar de Blam-O
          Blam-O

          Nâo consegues? Muito simples, muita pessoa não tem palas nas trombas e sabem ver o que se está a passar baseado em várias fontes.

          Curioso que a partir do momento em que a narrativa dos outros não coincide com os outros só sabes apontar para a CNN.

      3. Avatar de Memória
        Memória

        Bla Bla Bla Bla Bla …..

        O que tu não queres é que se investigue, isso demonstra que tens medo
        e és um aldrabão.

        Aliás também acho que Portugal também devia investigar se este tipo de laboratórios existe no seu território.

        Na Holanda sabemos que existe 1 (um) laboratório desses, descobriu forma de criar e distribuir uma doença relacionada com a gripe com mais de 60% de mortalidade garantida

        1. Avatar de Memória
          Memória

          Neste caso trata-se da chamada “gripe das aves”, (se este se espalhar e contaminar pessoas o pânico vai ser geral) e o laboratório fica em Roterdão, e mais não digo porque isso poderia fazer-me muito mal à saúde

          1. Avatar de aaa
            aaa

            diz o que sabes

        2. Avatar de Blam-O
          Blam-O

          Acho que se estavam assim tão preocupados com isso, a questão levantava-se em outra altura, não no meio de uma guerra onde a Russia já penetrou no pais e teve capacidade para plantar provas de forma a tentar fabricar uma narrativa que pudesse ser minimamente mais credivel do que aquela com que começou a fantochada toda.

          Brazil, de todos os que podiam levantar a voz aqui, falarem nisso agora só mostra que o governo de lá está a virar o rabinho para o Putin a ver se ele deixa alguma coisa depois.

        3. Avatar de Jose
          Jose

          Teremos pelo menos 5 laboratórios desses em Portugal! O Instituto Ricardo Jorge ou os laboratórios nas faculdades – onde o meu filho já trabalhou na sua formação para Biólogo – por exemplo, teriam todos de fechar! Há com cada um… Com gente assim, não existiria ciência nem conhecimento. Fica a pergunta: Quantos desses laboratórios e com fins militares existem na Rússia? O que raio tem a mais a Rússia? Um doido armado em Napoleão fora de prazo? Tenham juizo e não tenham tanta vaidade em mostrar o quão ignorantes são.

      4. Avatar de Rui
        Rui

        Tanta informação disponível e ainda há tanta gente que sabe tudo e mais além…………

        Aprendam, o Bolsonaro visitou a Rússia antes desta invadir a Ucrânia, e foi lá pedir o quê?

        https://www.naval.com.br/blog/2022/03/17/folha-recusa-dos-eua-fez-bolsonaro-pedir-ajuda-a-putin-para-submarino-nuclear/

        Continuem a ler a Maria!

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Ó Duarte?
      Olhe? Se vierem investigar Portugal, eu tenho a certeza que vão encontrar em todas as farmácias de serviço, matérias perigosas em todas elas!!!

      Este malvado Costa anda a preparar armas químicas e nem nos avisa!!!! Safado!!!!

    3. Avatar de Tadeu
      Tadeu

      Há pessoas que não fazem ideia o que é a investigação científica e como há tanta diversidade de financiamentos

      1. Avatar de Jose
        Jose

        Deixe-os falar, sempre vamos rindo um pouco.

  3. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    E aí está, o Brasil a ficar do lado dos russos para receber vantagens económicas, os meus frouxos de sempre, pior que os Portugueses durante a 2a guerra mundial.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      O que é que tem a ver a posição nacional na 2ª GM com este caso?
      Para servirmos de carne para canhão como na 1ª GM em que abandonamos os nossos próprios soldados à sua sorte, fome e frio?

      Estude mais, Portugal e a Espanha não entraram na 2ª GM não foi por falta de vontade dos ambos os governos, foi porque o eixo e os aliados não nos queriam na guerra, porque seríamos mais úteis como neutrais!!!!!!

      O Brasil sempre teve uma doutrina comunista muito forte nas Universidades (nos tb ainda temos alguma), mas neste caso é mais um lamber de botas do Brasil para obter tecnologia nuclear da Rússia: https://www.naval.com.br/blog/2022/03/17/folha-recusa-dos-eua-fez-bolsonaro-pedir-ajuda-a-putin-para-submarino-nuclear/

  4. Avatar de Luís Costa
    Luís Costa

    O Brasil é quem mesmo para desejar seja o que for? Santa ignorância.. Espero que também peça para se investigar os crimes de guerra que o Pudim está a cometer.. e mais, foram na cantiga da Rússia quando o que o Pudim diz é que são armas criadas com ADN para matar os Russos.. Só assim por acaso, os dois povos (Rússia e Ucrânia) são povos eslavos ou seja morreriam ambos.. será que no Brasil é só cromos?

    1. Avatar de Jose
      Jose

      É estratégia para desviar atenções. Uma tentativa tola e patética para colocar o Mundo numa caça aos gambuzinos. O facto de as cidades na Ucrânia, país independente e soberano, estarem completamente destruidas e haver imensa inocente gente morta são um mero detalhe. Por curiosidade tenho familiares brasileiros: tios, primos e seus esposos e filhos. Um acaso da História, tenho também um cunhado ucraniano, casado com uma irmã minha nascida em Angola.

  5. Avatar de Aí aí ai
    Aí aí ai

    Brasil – um país de lendas. Quer no futebol como No governo….
    Aí mãezinha do céu xD

  6. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Quem tem armas biológicas e químicas é a Rússia, e usam-nas com frequência para assassinar opositores. Porque é que o Brasil não vai investigar isso? Nunca ouvi nenhum caso de pessoas assassinadas na Ucrânia pelas armas biológicas, agora pela Rússia…

    1. Avatar de Jose
      Jose

      Ora, nem mais!

      1. Avatar de Manuel Pessoa Martins
        Manuel Pessoa Martins

        Assino por baixo!

  7. Avatar de leoni
    leoni

    estou com vergonha neste momento. Nosso Presidente não mais representa a maioria de nós brasileiros atualmente. A maioria esmagadora dos brasileiros torcem pela Ucrânia e pela paz.

    1. Avatar de VaGNaroK
      VaGNaroK

      Não sei se leu a matéria toda, mas foi um embaixador e não o presidente da nação diretamente, não sei se está sabendo mas, “brasil repudia invasão da Ucrânia na ONU”, só pesquisar o que está em aspas e se manterá mais atualizado.

      1. Avatar de leoni
        leoni

        Infelizmente uns dias antes da guerra Presidente do Brasil foi a Russia e disse diretamente ao presidente Putin que “Somos solidários à Russia”. veja em
        https://www.cnnbrasil.com.br/politica/fala-de-bolsonaro-de-solidariedade-a-russia-foi-contraditoria-diz-especialista/

          1. Avatar de Memória
            Memória

            Caramba que és muito ignorante.
            O Brasil e submarinos nucleares russos???

            Mais vale habituares-te a comer gafanhotos, que ouvi dizer que sabem a frango.

            . . . .
            the South American country imports more than 85% of its fertilizer demand. Russia is its top supplier, and Belarus provides 28% of the total . . . .

            https://www.zerohedge.com/commodities/ag-powerhouse-brazil-could-be-severely-impacted-russias-freeze-fertilizer

          2. Avatar de Rui
            Rui

            Quando não se sabe do que se fala cala-se!!!!!

            Sabe o que é o PROSUB? Aí não sabe que o Brasil está a construír um submarino nuclear? E quando os EUA fecharam a porta o Brasil tenta salvar o projecto e vira-se para a Rússia?

            Só génios que sabem tudo e mais alguma coisa!!!!

            https://www.naval.com.br/blog/2022/03/12/construcao-de-submarino-nuclear-da-marinha-brasileira-corre-risco-de-naufragar/

            https://pt.wikipedia.org/wiki/Programa_de_Desenvolvimento_de_Submarinos

          3. Avatar de Memória
            Memória

            Quando não se sabe como o mundo funciona devia-se pelo menos tentar aprender.

            O mundo não funciona baseado em tretas de governos e sociedades corruptas, a produzir projetos pseudo-prestigiosos e totalmente desnecessários que por tempos infinitos se vão arrastando até lhes encherem os bolsos. Como este do Brasil evidentemente é.

            Foi o Napoleão que disse que era um grande erro pensar que os exércitos se moviam sobre pernas ou até sobre cavalos. Os exércitos movem-se sobre as barrigas, e quando o dinheiro falta, e a *fome* aperta entram em revolta (tal como a sociedade civil), e é o fim do Show, erguem-se as guilhotinas e as forcas muito depressa.

            Essa foi essencialmente a razão da Revolução Francesa, da Revolução bolchevique, da Chinesa, da Primavera Árabe, etc etc.

            Talvez tenhas visto este filme que também te explica essa realidade que talvez não tenhas ainda compreendido totalmente.

            Cabaret: Money, Money | Legendado PT-BR
            https://www.youtube.com/watch?v=p1W5qZvuWmI

            E quanto a outro argumento teu, e de muitos outros, que tenho visto em vários comentários, também acho que deviam ver do mesmo filme o clip de Joel Grey que explica porque razão a sua mulher é um gorila. Para perceberes bem deves/devem ver este clip *até ao fim*.

            Cabaret ~ If You Could See Her.wmv
            https://www.youtube.com/watch?v=q9XdGS5to8s

            No filme vê-se por fim que o personagem que Joel Grey representa é
            . . . judeu

            A situação atual é muito, muito, muito mais grave do que a questão de poder ou não acabar de construir o pseudo prestigioso, pseudo nuclear submarino e outros brinquedos e hobbies. E refiro-me não só à situação do Brasil, mas do mundo inteiro.

  8. Avatar de adbu
    adbu

    Se não têm nada a temer, que se investigue.

    1. Avatar de Jose
      Jose

      No restolho e cascalho? Vá lá você!

      1. Avatar de Memória
        Memória

        Restolho e cascalho.
        E ainda faz um frio de enregelar os ossos, e há lobos, ursos, e até morcegos contaminados com o Covid-23

        Não é José?

  9. Avatar de Zé

    Mas desde quando é que o Brasil tem poder para exigir seja o que for?
    Já vimos quem são os amiguinhos nesta guerra. Nem a China se mete (de forma directa).

  10. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Os Russos, com mais de 6200 bombas nucleares, a acusar a Ucrânia de ter armas químicas, sem apresentar provas… é um bocado “diz o nu ao roto…”.

    Esta mentira das armas químicas também foi utilizada pelos EUA para invadir o Iraque… não encontraram qualquer arma química.

    Se o presidente Russo fosse dizer: quero o território Ucraniano para sermos um país ainda mais gigantesco do que já somos, ainda se compreendia, não é aceitável, mas é compreensível… nunca ninguém está satisfeito só com o que tem… e ser já o maior país de todos não lhes parece chegar.

    A desculpa da NATO/ OTAN… já têm 3 países da mesma junto às fronteiras Russas… mas pronto, ninguém quer ter mais alguém que considera inimigo à porta do seu terreno, em especial se tiver capacidade para o pôr dali a andar, antes que ele se associe um gang que o aceite e que tenha capacidade realista para dar cabo de si.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      O que o João Ptt deve questionar-se pq é que todos os países do leste querem entrar na NATO?
      Não vê nenhum livremente abraçar a Rússia, porque será?

      Não é a NATO que integra ninguém, toda a gente quer entrar na NATO para se sentir seguro contra a Rússia!
      Veja o que a Rússia fez à Geórgia (Ossétia do Sul e Abkhazia), Chechénia, Moldávia (transnítia), Ucrãnia……..

      O que a Ucrânia está a dizer a todo o mundo é que não quer nada com a Rússia e quer ser livre de escolher o seu futuro! Chama-se democracia!!!!! Ao contrário da ditadura Russa que só se vê livre do Putin quando este morrer!!!!!

      1. Avatar de Memória
        Memória

        . . .
        O que a Ucrânia está a dizer ao mundo . . .
        http://www.informationliberation.com/?id=62957

        Channel 24 “is owned by TRK Lux media which is controlled by Kateryna Kit-Sadova (the wife of Lviv Mayor Andriy Sadovyi),” according to Wikipedia.

        Ukrainian Channel 24 TV host Fahruddin Sharafmal over the weekend quoted Adolf Eichmann while issuing a call for the genocide of Russian children.

        ———–
        “Sei que, como jornalista, tenho que ser objetivo, tenho que ser equilibrado, para passar uma informação para vocês com o coração frio,
        mas para falar a verdade, é muito difícil aguentar agora, principalmente em um em tempos como este, e já que na Rússia somos chamados de nazistas, fascistas, etc., permitir-me-ia citar Adolf Eichmann, que disse que para destruir uma nação é preciso destruir, antes de tudo, crianças.
        se você matar seus pais, as crianças vão crescer e se vingar.

        Matando crianças, elas nunca vão crescer e a nação vai desaparecer”, disse Sharafmal. “As Forças Armadas da Ucrânia não podem matar crianças russas
        porque é proibido pelas regras da guerra e é proibido por várias convenções, incluindo a Convenção de Genebra.
        Mas eu não sou das Forças Armadas da Ucrânia. para tirar os russos, eu definitivamente vou fazer isso”, continuou ele.

        “Já que você me chama de nazista, sigo a doutrina de Adolf Eichmann e farei tudo ao meu alcance para garantir que você e seus filhos nunca vivam nesta terra.”
        “Precisamos da vitória”, disse Sharafmal. “E se tivermos que matar todas as suas famílias para fazer isso – eu serei um dos primeiros a fazê-lo. Glória à nação!
        E espero que nunca haja uma nação como a Rússia e os russos nesta terra novamente.

        Porque eles são apenas a escória que está destruindo esta terra. Se os ucranianos tiverem a oportunidade, o que eles estão basicamente fazendo agora,
        para destruir, massacrar, matar, estrangular os moscovitas. E espero que todos contribuam e batam pelo menos um Moskal.”
        ———–

      2. Avatar de Manuel Pessoa Martins
        Manuel Pessoa Martins

        Quem fala assim não é gago! Na “mouche”. Nem mais!!!

      3. Avatar de Joao Ptt
        Joao Ptt

        Poucos querem associar-se à Rússia voluntariamente, porque não veem grande prosperidade por lá da parte do povo (existem sempre elites que vivem à grande em todo o lado), e a liberdade ainda é mais limitada lá na Rússia que nos países da UE e da OTAN… que diga-se: já não é assim tão grande como isso, como se vê sempre que alguém decide fazer uma manifestação mais à séria por cá… mas pelo menos ainda é realista mudar os políticos/ políticas se a maioria quiser, já que as eleições ainda vão sendo aceites pelos políticos destes países… ainda que todos se queiram perpetuar no lugar tanto quanto possível.

    2. Avatar de Jose
      Jose

      As armas químicas o Iraque tinha-as! Garanto que as tinha. Sabe como? Veja algo sobre o que ocorreu em Halabja cidade onde morreram à volta de 5.000 curdos ou então a guerra Irão-iraque que durou 8 anos na qual os iraquianos gasearam iranianos. A História, tem sempre as provas. Portanto, armas químicas teve-as. O pretexto de Bush era outro: armas de destruição massiva ou a obtenção delas nomeadamente armas nucleares, visto que, Sadan deixou de colaborar com as inspeções. Já agora, os russos usaram armas químicas na Síria, mas como bem sabemos, se não forem americanos a fazer algo do tipo, não existem limites, nem sequer quaisquepreocupações com “danos colaterais”! Agora a NATO, estar nas fronteiras seja lá de quem for, é ameaça? Sim, pode ser para quem queira subjugar os vizinhos. A NATO, não anda angariar membros, os países é que fazem fila para entrar! Algum motivo terão, ou acha que é milagre das “Rosas” a NATO ter tantos pretendentes? Deve ser porque a Rússia esse “pequeno” país não ter sob a sua pata dezenas de povos que nada têm de russo e adoram estar vomo cidadãos de segunda na alçada desse país! Esquecia-me, a Rússia pode ter Impérios, afinal, construiu o seu império a cavalo e não de barco.

      1. Avatar de Memória
        Memória

        Óh José. Tens de mostrar este texto ao teu psiquiatra.
        Ou só as primeiras 6 palavras para não perderem demasiado tempo.

        E também dás garantia!
        Será que também vendes Mercedes-Benz em segunda mão (com garantia) ???

        https://www.youtube.com/watch?v=TxNprnas7i8

      2. Avatar de Memória
        Memória

        . . . construiu o seu império a cavalo e não de barco . . .

        És o Técnico Meo ?

        1. Avatar de Jose
          Jose

          Não. Sou Historiador, o que que dizer que vos topo há distância, além da ronha subentendida que sempre usam nesse discurso redondo e fatalista. Não gostou, tenho pena. Só outra nota, História, não é o único curso superior e pós-graduado que detenho. O seu psiquiatra nunca lhe ofereceu um mapa-mundi? Óh lamento.

        2. Avatar de Memória
          Memória

          Calma José. o Técnico anda a proclamar e.o. que “os soviéticos andam a cavalo pelo Casal Ventoso, o que lhes dá uma moca terrível”, e quando vejo penso ou leio sobre cavalos penso logo nele.

          O meu psiquiatra diz que isto não tem cura

  11. Avatar de Memória
    Memória

    Foi muito errado (espero não se verifique ter sido mesmo fatal) pensar que era possível criar uma hipnose e psicose de massa a nível mundial com o Covid, e as “vacinas” (seja qual for a opinião sobre ambas), — Algo sem precedentes na história mundial
    — sem resultarem fenomenos deste género

    Agora é relativo a Putin e à Rússia , poderia ser relativo Xi e à China, poderia ser relativo aos árabes, aos americanos, aos cristãos, aos africanos, aos demónios, mas possivelmente *TERIA* mesmo de acontecer

    Estas cenas todas que vemos hoje, fazem-me lembrar um famoso livro que foi filmado há algum tempo.

    Esperemos que isto não piore, — e ainda muito — e que a Humanidade recupere algo da sua saúde mental

    https://www.youtube.com/watch?v=VRbMpLKjA80

    Um dos comentários:
    “Funny when Goldstein talks before he is drowned out by crowd he clearly says big brother is not real, if they only could hear”

  12. Avatar de jorge santos
    jorge santos

    Lá vem o fascista Brasileiro à defesa do fascista Russo… LOL

    1. Avatar de Memória
      Memória

      Felizmente o Mário Machado partiu hoje de Lisboa para a Ucrânia, era ele o democrata que estava lá mesmo a fazer falta.

  13. Avatar de Darth
    Darth

    Há sempre um idiota útil

  14. Avatar de João
    João

    Infelizmente aqui no Brasil, as mazelas cotidianas são facilmente ignoradas por quem não as vive! O alto preço dos combustíveis, dos alimentos(que levam a população a comer lixo), o desemprego e a inflação não importam! O importante é bloquear aplicativo, é proibir filme que ninguém viu, é saber se cumprem-se as regras dos programas de tv, o final da novela das 21h, resultado do futebol, é saber da socialite que trai marido com morador de rua…
    Quanto aos políticos, esses são sempre os mesmos, onde quer que se vá! Tolo daquele que não lhes é recíproco.

  15. Avatar de Carlos Fernandes
    Carlos Fernandes

    Brazil e o seu presidente a ser o Pupet de Putin…