Facebook e Instagram vão permitir apelos à violência contra russos e morte de Putin

46 Comentários

A guerra entre a Rússia e a Ucrânia tem tido um impacto à escala mundial. Como tem sido referida, esta é uma guerra híbrida uma vez que acontece no terreno, mas também no campo digital.

Segundo notícias recentes, o Facebook e Instagram vão permitir incitamento à violência contra russos e apelos à morte de Putin! A notícia está a ser avançada pela agência Reuters e é algo inédito.

Facebook e Instagram vão permitir apelos à morte de Russos e Putin


Publicações no Facebook e Instagram também vão poder apelar à morte do presidente bielorrusso

As redes sociais Facebook e Instagram vão permitir que os utilizadores em alguns países incitem à violência contra cidadãos e soldados russos no contexto da invasão da Ucrânia, de acordo com e-mails internos vistos pela Reuters na quinta-feira.

Estas plataformas também estarão a permitir temporariamente algumas publicações que apelam à morte do presidente russo, Vladimir Putin, ou do presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko. Segundo a agência de notícias – que teve acesso a uma série de e-mails internos para moderadores de conteúdos – estes apelos à morte dos líderes só serão permitidos se não tiverem outros alvos, nem dois indicadores de credibilidade, como o local ou o método, refere a CNN.

Os e-mails diziam também que os apelos à violência contra os russos são permitidos quando a publicação for claramente sobre a invasão da Ucrânia. As alterações temporárias aplicam-se aos seguintes países: Arménia, Azerbaijão, Eslováquia, Estónia, Geórgia, Hungria, Letónia, Lituânia, Polónia, Roménia, Rússia e Ucrânia.

Facebook e Instagram vão permitir apelos à morte de Russos e Putin

De referir que, na semana passada, a Rússia anunciou que ia banir o Facebook no país, como resposta ao que disse serem restrições no acesso dos órgãos de comunicação russos à plataforma.

Várias redes sociais anunciaram entretanto novas restrições aos conteúdos sobre o conflito – incluindo o bloqueio de órgãos de comunicação estatais como a RT e a Sputnik na Europa.

Como referido, esta é uma decisão inédita que abre precedentes. Não se sabe muito bem qual será o impacto e objetivo de tal possibilidade.

Comentários

46

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Godlike
    Godlike

    Lol… Como chegamos a este ponto? A humanidade realmente merece o que tem.

  2. Avatar de Rogerio
    Rogerio

    Depois dizem que as redes sociais não tem poder. Trump está rindo agora e dizendo “Sempre soube!”

    1. Avatar de Paulo Monteiro
      Paulo Monteiro

      0 Trump não sabe nada. Rodeia-se de pessoas que sabem alguma coisa, mas pouco.

      1. Avatar de sopedal1@hotmail.com
        sopedal1@hotmail.com

        Gostei da sua forma de ver as coisas.Parabéns. Duarte

  3. Avatar de To Canelas
    To Canelas

    Ah, a parcialidade daquela rede social que ganha dinheiro a vender os teus dados pessoais. E não quer saber dos incentivos á violência. Way to go Facebook!
    PS: A Russia vai banir o Facebook porque o Facebook está a censurar meios de comunicação russas. Perante tal atitude estavam á espera de quê?

  4. Avatar de Gilberto Silva
    Gilberto Silva

    So demonstra que os americanos sao os responsáveis pela guerra. Coitados dos ucranianos

    1. Avatar de manuela antunes
      manuela antunes

      …e da restante europa.

      1. Avatar de lmx
        lmx

        O resto da Europa é tão culpada como os EUA.

    2. Avatar de carlitos
      carlitos

      Como os EUA criaram Vladimir Putin.
      (Palestra de Vladimir Pozner na Universidade de Yale)

      https://www.youtube.com/watch?v=8X7Ng75e5gQ

      1. Avatar de lmx
        lmx

        Já tinha visto, é um bom artigo.
        Não me surpreendeu, porque eu já sabia disso tudo, a nossa propaganda dura há muito.

  5. Avatar de Zé

    O Mark que calce as botas e vá marchar para a guerra com os seus followers… Mas tudo no metaverse porque fazer algo no mundo real tá quieto.

  6. Avatar de Secadegas
    Secadegas

    E vice versa? Agora sou obrigado a ver propaganda???

    1. Avatar de Pessoa Ignóbil
      Pessoa Ignóbil

      Não, não és, só frequenta estas redes sociais quem quer, eu atualmente vivo muito bem sem elas, nao sou exemplo para ninguém, e quem gosta que continue, agora não venham dizer “ah somos forçados a comer o que o Meta caga?”, a escolha é vossa, não venham culpar estas empresas, elas fazem o que bem lhes apetece, a nossa única resposta quanto a isso é criticar e ignorar.

  7. Avatar de Luís
    Luís

    Fantástica medida contra a guerra.

  8. Avatar de diogo
    diogo

    “vão permitir que os utilizadores em alguns países incitem à violência contra cidadãos e soldados russos”

    Ui dualidade de critérios?
    Esta moralidade…

  9. Avatar de sapito
    sapito

    Ora entao ca vai uma desinstalação das duas app’s

    1. Avatar de Tiago Ferreira
      Tiago Ferreira

      Looooooooll

  10. Avatar de sapito
    sapito

    e nao, nao defendo nem a guerra, nem a Russia.
    Agora nao posso aceitar que 2 app’s de m**** tomem “partido” dessa maneira.
    contra a Russia vale tudo, contra os outros nao vale nada.

    1. Avatar de iFernando
      iFernando

      ninguém é neutro.
      ou defendemos a liberdade, Democracia, Justiça
      ou estamos do lado da Rússia Bielorrússia.
      ( sapito se estás aqui a escrever livremente e descontraído, é porque não estás na Rússia. Estás no lado da Democracia)

  11. Avatar de Miguel Felicio
    Miguel Felicio

    Em prol da censura… vale tudo….. Mas ta para breve o fim da censura….

    Já chega desta insanidade toda… E os responsáveis por isto vão pagar bem caro…..

  12. Avatar de Pedro L.
    Pedro L.

    O Zucker agora tem a mania que ele é que define o que é crime ? Apelar ao assassinio do Costa ou do Biden será ok daqui a 15 dias ? Está tudo maluco da cabeça ….

  13. Avatar de Profeta
    Profeta

    E nao ha duvida que a guerra provoca ainda mais guerra. As pessoas e empresas estao a ficar cada vez mais estupidas. Ja perderam toda a moral e bons costumes, se e que alguma vez as tiveram.

  14. Avatar de JATP
    JATP

    Estamos numa altura em que se confunde tudo, comédia com insulto, censura com liberdade de expressão, liberdade de expressão com insultos. Censura-se falar de morte contra uns, mas não se censura contra outros. O problema afinal é o que? O tema ou a pessoa? “Não podes falar mal daquele porque vai contra os bons princípios, porque nós somos uma empresa de princípios…Mas pronto vá, contra este e aquele já podes”.

  15. Avatar de Pit
    Pit

    A ser verdade, trata-se da evidência de que Frances Haugen tinha razão quando há uns meses testemunhou perante o Congresso dos EUA.

    1. Avatar de carlitos
      carlitos

      Entrevista de Frances Haugen (Ex-Facebook Eng. de Informação) ao programa 60 minutos:

      https://www.youtube.com/watch?v=_Lx5VmAdZSI

  16. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Ora aqui está o que eu venho dizendo há tanto tempo…
    Gritante dualidade de critérios, parcialidade total.
    Uns podem dizer tudo, outros nada.
    Depois há uns idiotas úteis ou inúteis a atacar-me a pedir provas…
    Se não houvessem tantas, aqui está mais uma.

  17. Avatar de Tiago Ferreira
    Tiago Ferreira

    Cuidado com a desinformação… é só o que vos digo!

  18. Avatar de Mario Neto
    Mario Neto

    Já não uso Facebook á 4 anos…

  19. Avatar de joseS
    joseS

    Medida absolutamente inaceitável à luz do simples principio (Europeu?) de respeito pelo ser humano , qualquer que seja a nacionalidade. Não é forma de lutar. Nem todos os russos são culpados do que está a acontecer. `Não desculpando Mr. Putin, haverá com certeza mais culpados (na Europa e EUA) .Da minha parte que uso pouco o facebook, é mais um incentivo a deixar de usar. Estavamos perante uma guerra armada entramos noutra “armada em parva”, estupida, que é a guerra nas redes socias. Parabéns Facebook, instagram, etc. Mostram o pior que há nas pessoas.

  20. Avatar de Tiago
    Tiago

    ridiculo, so mostra o mundo em que estamos, nao apoio os russos, mas que os americanos estao a tentar dividir para reinar estao e de forma extremamente agressiva, tenho pena pelo mundo…..(

    1. Avatar de andrel
      andrel

      é a empresa privada americana META. Não ouvi isso da boca dos oficiais do governo.

  21. Avatar de Luis Guerreiro
    Luis Guerreiro

    Nos filmes os Americanos são sempre os bons e os Russos sempre os maus 🙂 Logo agora não seria diferente 😉 Formatação por todos os meios…

  22. Avatar de C
    C

    Que vergonha, a violência devia ser sempre condenável. Devíamos era banir as redes sociais em questão. Elas manipulam a população de forma negativa, geram ódio e dependência.

  23. Avatar de Samuel MGor
    Samuel MGor

    É só a Alphabet que o permite o resto não o permite. Se calhar é a resposta ao processo que a Rússia lhe pôs em cima.

  24. Avatar de Daniel
    Daniel

    Pelo sim pelo não, fui experimentar e fiz um post com uma mensagem de amor e carinho para o Putin.
    Sou capaz de ter ganho uma ogiva nuclear com as coordenadas da minha morada só para mim! 🙂

  25. Avatar de costathe indian pig
    costathe indian pig

    o ocidente na sua maioria e governado por uma extrema esquerda com ideologias que metem nojo e que quem e contra e censurado e arrumado para canto da vida publica ja russia china e a maioria do restante do mundo nao gosta desses pervertidos ocidentais com a sua ideologia macabra lembrem-se do putin falar que o ocidente deixou os valores morais e familiares no lixo com as suas politicas COR DE ROSA agora aguentem que o pior ainda esta por chegar

  26. Avatar de Antonio
    Antonio

    Pois é, contudo o vosso título, mais uma vez, leva a entender o que não é dito e por consequencia, leva a grande parte dos comentários que aqui se vêm.
    Não diz Russos, mas sim Russos Invasores (Soldados) e o Putin é posto neste mesmo contexto.

    “As a result of the Russian invasion of Ukraine we have temporarily made allowances for forms of political expression that would normally violate our rules like violent speech such as ‘death to the Russian invaders.’ We still won’t allow credible calls for violence against Russian civilians,” a Meta spokesperson said in a statement.

    “We are issuing a spirit-of-the-policy allowance to allow T1 violent speech that would otherwise be removed under the Hate Speech policy when: (a) targeting Russian soldiers, EXCEPT prisoners of war, or (b) targeting Russians where it’s clear that the context is the Russian invasion of Ukraine (e.g., content mentions the invasion, self-defense, etc.),” it said in the email.

    O que para mim, é totalmente diferente, até porque grande parte da população civil Russa, nem apoia esta invasão. Ainda em elação ao Putin isto permite que sejam feitos alguns post do género:

    “The only way this ends is for somebody in Russia to take this guy out,”

    Aqui o que o pessoal tem de entender é o que as comunicações são cada vez mais dificil e não me parece desadequado eles poderem usar estes meio para se defenderem e apelar a resistencia.

  27. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Eu realmente queria deixar o facebook mas as minhas amigas metem fotos e eu quando estou longe delas vou lá vê-las.
    Nem sempre posso estar perto delas por causa dos maridos…

    1. Avatar de ElectroescadaS
      ElectroescadaS

      Se queres ver gajas o Insta também serve 😉

      1. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        ElectroescadaS, eu não quero ver gajas quaisquer, eu quero ver apenas aquelas com quem tenho uma relação especial.
        Só uso o facebook para ver as fotos e é no PC e não quero mais nada dessa porcaria instalada.
        No telefone não instalo redes sociais, que, somente uso para o fim que já disse.

        1. Avatar de ElectroescadaS
          ElectroescadaS

          Então aguenta…

  28. Avatar de augusto
    augusto

    Eu raramente publico no Facebook, no entanto, no passado dia 10 deste mês, pq publiquei “não há ninguém que mata este filha da Putin” fui “repreendido”, censurado pelo Facebook, pois estava a desrespeitar as normas da rede social e a incentivar à violência e que não o deveria fazer, pois numa próxima, seria excluído, quando vejo imensos vídeos (nomeadamente desta guerra absurda e barbárie, que nada a justifica) que nada mais é do que incentivar à violência e ao ódio entre os povos. Para não “ferir” suscetibilidades, resolvi eliminar a minha conta. Afinal de contas o Facebook ganha comigo e eu não ganho nada com o Facebook.

  29. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Isso das redes sociais nunca me convenceram e quanto mais sei menos delas gosto, alias o digital vai pelo mesmo caminho. Aliás, é assunto que dá pano para mangas, mas não se pode esquecer que foi o propósito militar elevado a outros niveis mas nunca deixou de ser um “propósito militar.

  30. Avatar de Paulo Monteiro
    Paulo Monteiro

    0 Trump não sabe nada. Rodeia-se de pessoas que sabem alguma coisa, mas pouco.