VB100% – Windows Server 2003

33 Comentários

O VB100 é desde há muito tempo um boletim de testes comparativos dos produtos antivírus existentes no mercado, testes que são perfeitamente aceites pelas empresas, dados o rigor e isenção com que o organismo executa no exercício.

Os testes tendem a centrar toda a importância nas taxas de detecção de vírus e na velocidade do scan, cada produto funciona quando faz a varredura de um ficheiro e o limpa de forma eficaz se contaminado.


O conceito VB100 foi introduzido em 1998. O objectivo é identificar um produto com a sua marca, indicando que o antivírus está apto a desempenhar a sua função. Função que passa por:

  • Detectar todos os vírus selvagens no on-demand e no on-access.
  • Não gerar nenhum positivo falso ao fazer a varredura de um ficheiro limpo.

O produto deve cumprir estes critérios na sua versão padrão.

VB100 – Fevereiro – Windows Server 2003

Aprovados: AhnLab, Avast, AVIRA, AVG, BitDefender, CA eTrust, , ESET, Fortinet, F-Prot, F-Secure, GDATA, Kaspersky, McAfee, MicroWorld, Microsoft Forefront, PC Tools AV, Symantec, Sophos, RedStone, Webroot

Reprovados: TrustPort, Agnitum, Dr.Web, Ikarus, Kingsoft, Norman, QuickHeal, VirusBuster

  • AhnLab – 7 Passou / 5 Falhou – (13% sucesso)
  • Avast – 25 Passou / 20 Falhou – (45% sucesso)
  • AVIRA – 11 Passou / 2 Falhou – (23% sucesso)
  • AVG – 20 Passou / 22 Falhou – (36% sucesso)
  • Agnitum – 1 Passou / 2 Falhou (1,8% sucesso)
  • BitDefender – 16 Passou / 6 Falhou – (29% sucesso)
  • CA eTrust – 33 Passou / 13 Falhou – (59% sucesso)
  • Dr.Web – 25 Passou / 23 Falhou – (45% sucesso)
  • ESET – 48 Passou / 3 Falhou – (86% sucesso)
  • Fortinet – 8 Passou / 8 Falhou – (14% sucesso)
  • F-PROT – 19 Passou / 12 Falhou – (34% sucesso)
  • F-Secure – 28 Passou / 13 Falhou – (50% sucesso)
  • GDATA – 15 Passou / 10 Falhou – (27% sucesso)
  • Ikarus – 0 Passou / 5 Falhou – (0% sucesso)
  • Kaspersky – 41 Passou / 15 Falhou – (73% sucesso)
  • Kingsoft – 1 Passou / 3 Falhou – (1,8% sucesso)
  • McAfee – 35 Passou / 19 Falhou (63% sucesso)
  • Microsoft Forefront – 4 Passou / 0 Falhou – (7% sucesso)
  • MicroWorld – 14 Passou / 5 Falhou (25% sucesso)
  • Norman – 38 Passou / 15 Falhou – (68% sucesso)
  • PC Tools AV – 2 Passou / 1 Falhou – (4% sucesso)
  • QuickHeal – 22 Passou / 6 Falhou – (39% sucesso)
  • Symantec – 42 Passou / 6 Falhou – (75% sucesso)
  • Sophos – 40 Passou / 14 Falhou – (71% sucesso)
  • RedStone – 1 Passou / 1 Falhou – (1,8% sucesso)
  • TrustPort – 2 Passou / 3 Falhou – (4% sucesso)
  • VirusBuster – 21 Passou / 18 Falhou – (38% sucesso)
  • Webroot – 2 Passou / 0 Falhou (4% sucesso)

Nota: Os produtos com menos de 10% entraram para a lista entre 2007/2008 por isso ainda não se pode tirar uma conclusão precisa sobre os mesmos.

Calculo:
Total: 56 testes de 1998 a 2008

Ex.: Dr. Web – 25 x 100 / 56 = 45%

Estes resultados servem para dar uma ideia dos produtos existentes no mercado e a sua eficácia, não quer este teste desvalorizar qualquer que seja a suite de segurança.

Autor: Pplware
Partilhar:

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Marco
    Marco

    Acho engraçado é a Panda nunca participar nestes testes. Leva-me a pensar … terão medo do quê?

  2. Avatar de Sérgio Soares
    Sérgio Soares

    Bom dia.

    Os meus parabens pelo excelente trabalho efectuado diáriamente em prole de tantos que, como eu, visitamos o blog várias vezes ao dia para nos irmos actualizando sobre as mais diversas matérias.

    A questão que queria deixar no ar é esta:

    Porque motivo o Panda Antivirus nunca é incluído nestes testes???

    Sou cliente do Panda desde 2005 e estou muito satisfeito com os resultados. Faço um uso intensivo e diário do Pc e nunca tive quaisquer problemas, pois sempre funcionou na perfeição. Apesar de ler em algumas revistas da especialidade que este software é dos melhores do mercado e que é inovador em alguns aspectos (como o TruePrevent, por exemplo), o facto é que nunca o Panda é incluído nestes testes publicados na net …

    Alguém sabe ou percebe porquê?

  3. Avatar de TopPlus
    TopPlus

    Boas!

    Bom post, simples e fácil de ver a tendência e eficácia dos antivírus, bem sei que só olhar para uma percentagem não diz tudo, mas dá uma ideia.

    Offtopic: http://www.sophos.com/ , o que se passa com este senhor ??!! viu um vírus fantasma ? ele é um fantasma ?? lol

    Hasta!

  4. Avatar de KaiserSoze
    KaiserSoze

    caramba. .parece que a eset tá em grande! 89%

    Por acaso, no meu desktop de casa, que ainda tem o vista, entrou para lá um virus qq que me pos o pc de pantanas…. decapitou-me logo o avast (desactivou servicos) e do wireless. Não dava para voltar a ligar os seviços!! tive de reinstalar aquela droga toda!

  5. Avatar de Miguel Chaves

    O meu Avira até que nem está mal classificado 🙂

    Agora a ESET… vai lá vai!

  6. Avatar de hugo
    hugo

    Tenho o ESET e de facto é o melhor que já tive. Muito bom. O kaspersky é também uma boa opção.

  7. Avatar de GiL
    GiL

    Instalei o e-set por 2 meses e me arrependo até a alma. Não detecta virus algum. Logo depois desse tempo minha máquina travou. Foi aí que instalei o AVG e ele detectou 3 vírus diferentes em 13 arquivos. As estatísticas podem favorecer o E-set, mas na minha máquina nunca mais.

  8. Avatar de Peterzee
    Peterzee

    Eset aka nod32 continua a não deixar os seus créditos por mãos alheias, sou utilizador deste anti-virus e realmente só o tenho a recomendar. Parabens pelo blog

  9. Avatar de Dias
    Dias

    Gil isso e por que não o sabes utilizar.
    Eu uso o eset e nunca me deu problemas como o teu.
    Eu estou sempre a confiar no eset.

  10. Avatar de António luis

    Eu sou cliente da Kaspersky e da Eset ambos com a ultima versão que está no mercado. E posso dizer que a Kaspersky é melhor que a ESET a nível de rapidez e detecção de novas ameaças. A eset deixou-me um bocado a desejar. Gostei na Eset que é muito leve para um sistema.

    Agora um a parte a Symantec ficar à frente da Kaspersky não me convence nada mesmo.

  11. Avatar de legnakrad
    legnakrad

    boas,

    nod32 no seu errr… habitual !

    s/ +

  12. Avatar de Jaba
    Jaba

    @Gil

    Primeiro tenho certeza q o erro q ocorreu no seu computador nao foi por causa do ESET, e se foi o motivo deve ser pq vc deve ter instalado algum daqeles crack bixados, e ainda vc vem me dize q instalo o AVG e tudo fico as mil maravilha aiaiaiaiaiaiaiaiaiaiaiaiaiaiaiain SANTA MIZERICORDIA…….

  13. Avatar de Nelson N
    Nelson N

    Já aqui foi dito mais de uma vez que pelo facto de o antivirus há mais de um ano ou mais e não encontrar nada, não quer dizer que a máquina está limpa. Simplesmeste o dito AV passa-lhe por cima! Eu pessoalmente não confio em nenhum a 100%; por isso de vez em quando faço uma “varridela” com outro diferente do que está instalado.

  14. Avatar de NT
    NT

    Boas,

    Bem o ppl que usa o Panda… (tirando algumas apliances em que eles aí até têm produtos de jeito) é como diz na caixa “É instalar e esquecer…”. Tenho dado assistência a computadores com o Panda que “jasus” mais valia não terem o antivirus instalado. (O mesmo acontece com um muito famoso AVG Freeware)
    Para o ppl que não quer pagar uns trocos por boas soluções como o ESET ou o Kaspersky, recomendo o Avira (que tem versão freeware) ou o Avast (que dá muito jeito porque permite que seja feito um scan antes de iniciar o windows)

    Já agora se querem ver o comparativo sigam até a um outro site de comparações. (fica aqui o link para o ultimo teste que eles fizeram e que está disponivel)

    http://www.av-comparatives.org/seiten/ergebnisse_2007_11.php

    Cmpt’s
    Eu. 😛

  15. Avatar de opiniao apenas
    opiniao apenas

    NT……para ti…
    o problema n é gastar uns trocos na protecçao da makina…….o k tem é k a vida cm vai ca no nosso portugal, n nos podemos dar ao luxo de gastos a n ser os mais importantes..eu proprio ia comprar o eset aka nod32…sei k m ia dar + segurança do k o avg, mas cm deves saber, nem td é rico e, nem td pod pagar os bons antivirus k ha…é dinheiro bem gasto…mas n é po bolso d tds…

    opiniao apenas ma’friend…

    cump’s pplware….gande trabalho diario o vosso…pplware é o bem d portugal hehehe….

    😉

  16. Avatar de Mangueado
    Mangueado

    Nunca acreditem em pesquisas de antivírus. Façam os teste vocês mesmos. Sempre são tendenciosas essas malditas pesquisas.

  17. Avatar de Fabio Palma

    @Mangueado

    Serão elas tendenciosas ou….são as empresas que não melhoraram os seus produtos? Eis a questão….

    @Sérgio Soares

    A Panda Security não entrou…porque não quis porque o teste é aberto a todas as empresas.

  18. Avatar de Paulo

    Boas,

    Uso o Comodo Antivirus e estou mais que satisfeito.
    Usei antes disto o Norton (já nem sei à quantos anos) e o McAffe… Recentemente o Avast (não recomendo) e posteriormente o Panda (firewall muito limitativa). Há cerca de 1 ano que uso comodo…. e recomendo 😀

  19. Avatar de Mangueado
    Mangueado

    Fábio Palma:

    Aterrise cara! Estamos num mundo capitalista extremista!
    Se você é um homem da mídia, eu te dou 500 mil euros pra você dizer que meu anti vírus, recém-lançado é o melhor do mercado na atualidade. Aí você vai dizer: “Obrigado Sr. Alan, mas eu não vou aceitar!”

    Ahh… Difícil crer nisso viu Fábio. O que gira o mundo é o dinheiro rapá.

  20. Avatar de reiev
    reiev

    Olá, pessoal! Não sou muito de dar minhas opiniões aqui no site, site do qual, frequento diariamente, mas desta vêz, não pósso deixar de comentar as declarações do nosso amigo gil, referente ao nod32. Uso esse anti-vírus a um bom tempo e nunca tive problemas com ele. Oque confunde muito as pessoas, são as suas funcionalidades, que léva um cérto tempo para se adaptar, principalmente, para aqueles utilizadores mais inesperientes que estão geralmente, acostumados com alguns anti-vírus, que basta dar um clique ou outro e ele ja sai rastreando tudo, como se isso fosse suficiênte. Aqueles que criticam o nod32, é porque na sua maioria, não o sabe configurar, já que é um anti-vírus extremamente completo em suas funçionalidades.
    É claro que nenhum anti-vírus é pérfeito, muito depende de como é utilizado e configurado, principalmente quando se fala de cracks. Mas aí querer dizer, que o avg resólve o problema…
    Amigo gil, longe de mim querer duvidar do seu comentário, mas avg… instale-o e coméce a rezar.
    Escute o concelho do nosso amigo jaba! kkkkkkkkkkkkk

  21. Avatar de Ana Elisa
    Ana Elisa

    Se o problema do Gil foi a configuração do NOD32,
    que tal deixar aqui um pequeno tutorial para configurá-lo,
    aí sim estariam ajudando o Gil e aos muitos leitores do Pplware.

  22. Avatar de Ricardo

    Até esse antivirus o sophos ou lá o que é isso passou o kaspersky nao ha condicoes,mas porque insistir no kaspersky sao masoquistas =)

  23. Avatar de Fabio Palma

    @Ana Elisa

    Boa dica,….mas como é óbvio ninguém é obrigado a nada uma vez..que a Internet tem imensos tutoriais de como configurar e até que não é muito difícil mas pronto,

    Fica aqui prometido um tutorial em português para os leitores deste blog,,,não prometo datas uma vez que vou o fazer consoante o tempo que tiver.

    cumps

    Mangueado

    Não acho que os testes sejam tendenciosos nem viciados uma vez que é uma empresa respeitada por todos aqueles que nela participam,

    Bem o NOD32 pode descer…não está livre disso, mas como? Basta ele falhar em 8 testes e o kaspersky passa lhe há frente ou até mesmo a Symantec que está agora em segundo lugar para o NOD32 descer para terceiro.

    Porque não perde testes…bem isso eles lá sabem.

    Elucidando que nenhum antivírus é 100% eficaz.

    cumps

  24. Avatar de GiL
    GiL

    bom, continuando, após o AVG ter detectado os virus que eu disse, passei o OneCare do Windows Live e surpresa, detectou mais 2 virus.

    nunca disse que o AVG prestava, alias odeio o AVG, mas que o NOD náo pega nem resfriado.

    e outra: instalei o NOD trial, sem instalar crack bichado nem droga nenhuma e escolhi a opçao pra full, instalei todas as proteçoes e passei o scan On-demand pra escanear TODOS OS ARQUIVOS. Não tem como um anti-virus ser executado de uma maneira mais eficiente. e mesmo assim nao detectou nada.
    Enfim, é muito facil simplesmente falar que um antivirus é bom porque é leve ou porque é simples. Eu quero é eficiência. e até agora nenhum antivirus do mercado me mostrou algo a respeito.

  25. Avatar de Fabio Palma

    @Gil

    Se o AVG encontrou 3 e o M$ Oncare encontrou 2 posso ter a certeza que não era vírus e sim cracks de outros programas que você tenha instalado no seu computador…..para testares o um antivírus vais ao site ….http://www.eicar.org/anti_virus_test_file.htm e verás se o antivírus funciona ou não…nenhum antivírus tem que achar vírus porque nos apetece e não tem que achar propriamente cracks de programas designados como vírus….ainda existe liberdade ou não para isso, mas o que acontece na maioria e como ja aconteceu a mim….é que a maioria dos AV’s acham mais cracks que propriamente um vírus que seja real.

    Tutorial do NOD32 em inglês – http://www.wilderssecurity.com/showthread.php?t=197509

    xumps

  26. Avatar de Ana Elisa
    Ana Elisa

    @Fabio Palma

    Muito obrigada, estarei esperando.

    Cumps

  27. Avatar de GiL
    GiL

    @Fabio Palma
    não era crack, estavam infectados vários arquivos, o virus era um tal de Win32/Small e também tinha um outro que era um trojan que eu não lembro o nome. Esse anti_virus_test_file da eicar é coisa muito antiga, qualquer anti-virus detecta isso, mas enfim, obrigado pelas dicas

  28. Avatar de João Fontinhas
    João Fontinhas

    Comprei a licença do ESET Smart Security por 2 anos e estou muito satisfeito com o produto. Depois de ter usado o AVG, Avast e McAfee Enterprise Edition posso garantir-vos que não deixo o ESET por nada deste mundo.

  29. Avatar de Fabio Palma

    @GIL

    Uma vez que a resposta relativamente aos cracks é negativa…..segundo os testes da AV comparatives….em media ele acha 97% dos vírus reais,,,,ou seja pode acontecer que esses vírus estejam na casa dos 3% não descobertos.

    cumps

  30. Avatar de Hacxx

    Quando falamos de vírus é sempre um caso bicudo porque asta só mudar um coisinha em hex e o que era detectado já não é, e, o que não era detectado já passou a ser. Não é 100% confiável.

  31. Avatar de Hacxx

    Quando falamos de vírus é sempre um caso bicudo porque basta só mudar um coisinha em hex e o que era detectado já não é, e, o que não era detectado já passou a ser. Não é 100% confiável.

  32. Avatar de Juninhocdt
    Juninhocdt

    nenhum é 100 % seguro.. o Avast e o AVG detecta tudo e não repara nada.. apenas move pra quarentena ou exclui…

    Se tratando de WORMS(pragas mais chatas que existem Ex: Luder(esse é dos bons, ou maus né??simplesmente infecta todos os .exe da máquina até o exe do próprio antivirus)) o Bitdefender dá um banho em todos(reconhece e limpa direitinho)…

    O ESET-NOD 32 é um bom residente mas em relação aos worms é a mesma coisa que nada.. ainda deixa o windows uma lesma com caimbra…

    kaspersky que eu usei nas minhas condições achei o melhor(apesar de tbm não ter conseguido desinfectar os arquivos com o Win32:Luder) é um ótimo residente e não é tão pesado como o ESET-NOD32.

    na verdade todos os q citei aqui são ótimos se tratando de Trojans, mas em relação a Bunkers, Spywares e Worms o Bitdefender dá uma lavada….

    Ps. Tenho preferencia pelo bitdefender pq só ele remove os worms sem danificar os executáveis.. 😉

  33. Avatar de Felippe
    Felippe

    recomendo

    kaspersky, dr.web, avira.

    por ultimo nod32