AMD Radeon RX 6900 XT é a pior placa gráfica para minerar criptomoedas

20 Comentários

A mineração de criptomoedas continua a ser um dos assuntos mais falados no mundo tecnológico. Para esta atividade, os mineradores usam sobretudo placas gráficas, sendo que os mais recentes modelos da gama Nvidia GeForce RTX 30 são os mais procuradas. Mas os chips da AMD também são amplamente usados para esta finalidade.

No entanto, de acordo com o que foi agora revelado, a AMD Radeon RX 6900 XT é a pior placa gráfica para minerar criptomoedas. E parece que, com este chip, os mineradores precisam de um pouco mais do que 3 anos para recuperar o investimento feito apenas na GPU.



AMD Radeon RX 6900 XT é a pior GPU para mineração

Uma vez que a valorização das criptomoedas é bastante instável, muitas pessoas com intuito de se iniciarem no mundo da mineração analisam bem os equipamentos disponíveis, pesando o preço dos mesmos e o desempenho oferecido. E dependendo do grau de conhecimento e ambição, os utilizadores podem ir desde apenas algumas unidades de GPUs na sua casa até à criação de sistemas de mineração de grandes dimensões.

E para facilitar um pouco o ‘trabalho de casa’, o grupo de mineradores russo “ProTON” revelou uma lista com vários detalhes importantes sobre o desempenho de diversas placas gráficas Nvidia e AMD na extração de criptomoedas.

Segundo a lista, a GPU AMD Radeon RX 6900 XT consegue oferecer uma taxa de hash de 56,44 MH/s. Com este desempenho, e tendo em conta o valor do equipamento, minerar com este modelo levaria mais de 38 meses para que o minerador recupere apenas o montante investido no chip gráfico.

Mas com os poderosos modelos GeForce RTX 3080 Ti (88,37 MH7s) e GeForce RTX 3090 (61,79 MH/s) o cenário não é melhor. Isto porque demoraria entre 36 a 37 meses de extração de moedas para recuperar o valor de compra com estes equipamentos.

Por sua vez, parece que o melhor investimento será uma GPU de jogos mais barata, como a GeForce GTX 1660 onde o minerador conseguiria reaver o valor da gráfica em apenas 28 meses.

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Carlos Santos
    Carlos Santos

    mas é boa nos jogos? se for péssima para mining e boa para jogos poderá ser fantástico!

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Agora é que disseste tudo.

    2. Avatar de Zé Victor
      Zé Victor

      Não me acredito que os preços das mesmas baixem por não ser boa a minerar.
      Pelo menos consegui apanhar uma em fevereiro do ano passado a MSRP.

  2. Avatar de sayWhat
    sayWhat

    Minerar?
    Mas ainda existe alguém que faz isso?

    1. Avatar de Sabe-se lá
      Sabe-se lá

      infelizmente, muitos que vivem na ilusão de “criar riqueza” sem mexer uma palha.

      1. Avatar de R!cardo
        R!cardo

        Não cria riqueza mas paga muita coisa sem mexer no ordenado.

    2. Avatar de Migu4s
      Migu4s

      Ve se mesmo que es um toto e não percebe nada disto. Tipico utilizador android

      1. Avatar de antonio
        antonio

        que mauzão inteligente, ve-se mesmo que pensas é que da elite

    3. Avatar de Nuno
      Nuno

      Se for com os pais a pagar a conta eletricidade talvez 🙂
      Ou então em países sub desenvolvidos onde a energia é barata por ter origem de centrais a carvão.
      É que até países como a Rússia onde o nuclear é a principal fonte de energia e onde reina a corrupção, já começaram a fechar a torneira à mineração supostamente para que os grupos da resistência ao poder instalado não se financiem de forma ilegal.

    4. Avatar de Mouro
      Mouro

      Pessoas inteligentes fazem isso invez de tarem a jogar jogos o dia todo

      1. Avatar de IDroid
        IDroid

        É que é uma coisa ou outra, não há graus de cinzento, correto?

      2. Avatar de Samuel MGor
        Samuel MGor

        Não deves saber que um jogador profissional ganha por volta de €3000 a €5000 líquidos em Portugal sendo que lá fora além do dinheiro ainda lhe dão o equipamento e alojamento.

  3. Avatar de Miner_c
    Miner_c

    GeForce RTX 3080 Ti (88,37 MH/s) e GeForce RTX 3090 (61,79 MH/s) !?!? A correr que algoritmo? ETHASH? KawPow?
    é que uma 3090 tem mais ou menos 120/125 MH/s a correr ETHash.
    esses valores estão errrados

  4. Avatar de R!cardo
    R!cardo

    Se é a pior porque razão está tão cara?

    1. Avatar de Nhecos
      Nhecos

      Porque a procura ainda muita. Ainda assim é mais barata e fácil de encontrar que uma RTX 3080 Ti.

      1. Avatar de R!cardo
        R!cardo

        Então lá se vai a “estoria” que a culpa das gráficas serem caras é da mineração

  5. Avatar de Antunes Pedro
    Antunes Pedro

    Qual o preço de um sistema para minerar ethereum a 200 MHs? (a RTX 3090Ti não será a minha primeira escolha, escolha equilibrada ex: RX 5700 50Mhs, RTX 3070).
    Quanto poderei receber por mes se pagar 0.2 por Kwh, num sistema de 650 Watts, 110€/mes. 24/01/22.
    Quando terei o sistema pago? sistema de 200 MHs por +-2000€ + manutenção levaria 19 mes a ser pago. preço/desempenho

  6. Avatar de sempre na boa onda
    sempre na boa onda

    Bom, já não será só a conta da energia e dos chips a subir….

    Que medo !

    Saudinha !!