António Costa: Conheça as novas medidas para controlar COVID-19

94 Comentários

Mais uma época natalícia em pandemia e, para não acontecer como no passado ano, há medidas mais restritivas. Durante a manhã realizou-se um Conselho de Ministros Extraordinário e agora o primeiro-ministro António Costa apresenta as novas medidas para controlar a COVID-19.

O período de contenção será antecipado para as 00h de dia 25 de dezembro


O Governo esteve reunido esta terça-feira reunido em Conselho de Ministros extraordinário. A reunião tinha como objetivo decretar novas medidas para conter a pandemia por COVID-19, que agora tem vindo a crescer por culpa da variante Ómicron.

Segundo António Costa, até ao momento já foram administradas 18 milhões de doses de vacinas, sendo que 2,4 milhões foram já em doses de reforço (83,5 por cento da população elegível com mais de 65 anos) e que cerca de 96 mil crianças com menos de 12 anos já receberam a primeira dose.

António Costa referiu ainda que o número de óbitos tem sido significativamente menor do que há um ano.

Veja em Direto

Novas medidas anunciadas por António Costa

  • Passam de 4 para 6 os testes gratuitos por pessoa, por mês;
  • Período de contenção antecipado para as 00h de dia 25 de dezembro;
    • Teletrabalho obrigatório;
    • Encerramento de creches e ATL (com apoio às famílias);
    • Encerramento de discotecas e bares (com apoio às empresas);
    • Teste negativo obrigatório para acesso a estabelecimentos turísticos e alojamento local, casamentos e batizados, eventos empresariais;
    • Teste negativo obrigatório para acesso a espetáculos culturais e recintos desportivos, independentemente da sua taxa de ocupação, salvo indicação da DGS;
  • Redução de lotação nos estabelecimentos comerciais (uma pessoa por 5 m2), “de forma a evitar ajuntamentos que ocorrem na semana a seguir ao Natal para troca de presentes”;

    Medidas para o Natal (24 e 25 de dezembro) e Ano Novo (30 e 31 de dezembro e 1 de janeiro): 

    • Teste negativo obrigatório para acesso a restaurantes, casinos e festas de passagem de ano);
    • Proibição de ajuntamentos de pessoas na via pública na passagem de ano;
    • Proibição de consumo de bebidas alcoólicas na via pública.

    As novas medidas estarão em vigor até dia 10 de janeiro.

    CI_21dez2021

     

    Comentários

    94

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Hoje saiu uma notícia muito má.

      “”A grande maioria dos internados têm a vacinação completa e alguns têm inclusivamente a terceira dose de reforço””

      https: //multinews.sapo.pt/noticias/perfil-dos-internados-mudou-sao-mais-jovens-e-tem-vacinacao-completa-contra-a-covid-19/

      1. Avatar de Bruno Mota
        Bruno Mota

        Não se pode dizer isso aqui no pplware. Eu quando fiz essa afirmação há uns meses atrás aqui, quase fui crucificado. A malta aqui segue a linha de pensamento único.

        1. Avatar de jorgeg
          jorgeg

          insfestacao so.cio-comunas,… nao te atrevas a atacar o colectivo dos socio-covideiros…

        2. Avatar de Zed
          Zed

          Foste “crucificado” como? Demonstrando a tua ignorância? Colocando-te questões incómodas? Descobrindo a falácia que tentavas impingir?
          É como afirmar que a Terra é plana só para não seguir “a linha de pensamento único”.

          1. Avatar de Bruno Mota
            Bruno Mota

            O que é afirmações de outras pessoas (terra plana) têm a ver com as minhas afirmações?
            O que eu afirmei é facil de verificar, bastam simples comparações estatísticas.
            Ignorância tens tu, e bastante, pois limitaste a repetir o que ouves sem verificares por ti próprio. Primeiro verifica os dados que até são oficiais, colecta-os, e faz comparações estatísticas. Depois verás o quão estúpido és nesta matéria. Pareces um papagaio. Comes tudo quanto te coloquem á frente. Não tens capacidade de análise.

            1. Avatar de Zed
              Zed

              Não sabes o que é um vírus, mas achas-te especialista em saúde; não sabes o que é uma correlação, mas achas-te especialista em estatística. Armas-te em vitima “crucificada”, mas quando contrariado, partes para o insulto barato, Quem é afinal o “estúpido” aqui?

            2. Avatar de Paulo Andrade
              Paulo Andrade

              é o @Zed

      2. Avatar de sayWhat
        sayWhat

        Não te preocupes…
        A culpa é dos que não estão vacinados.
        Não é dos que estão vacinados e andam por aí armados em heróis.

        1. Avatar de KeyboardWarrior
          KeyboardWarrior

          Outra vez arroz…. Já enjoa… Não querem, não tomem. Mas respeitem quem quer tomar.

          1. Avatar de C
            C

            E é mentira? Muitos vacinados andam por aí sem a máscara porque estão “protegidos”. F idiots

            1. Avatar de Yur-pt
              Yur-pt

              Oh pá, a vacina não serve para dar inteligência.

          2. Avatar de Luís Costa
            Luís Costa

            Ui até parece que respeitam/respeitavam a decisão dos que não quiseram tomar a vacina.. parecia o tempo da inquisição

      3. Avatar de Luis Rosalino
        Luis Rosalino

        vcs nao sabem analisar as coisas, n sabem…
        Se temos uma população de 86% de vacinados queriam o q? q cambada

        1. Avatar de Omicron Persei 8
          Omicron Persei 8

          Na verdade são 89÷. Mas desde quando é que e preciso 100÷ de vacinação para travar o vírus? Hā? Explica-me…
          (PS estou vacinado btw)

          1. Avatar de Zed
            Zed

            O que é “travar o virus”? Explica-me…

        2. Avatar de Paulo Andrade
          Paulo Andrade

          @Luis Rosalino, A questão não é essa, é que sendo quase a maioria vacinada e mesmo assim a maioria é que de internados estão também vacinados, então para que serve tomar a vacina?

          Agora já começa a não ser apenas no “facebook e youtube” que vemos isso. Perto de mim, conheço 2 senhoras de idade que não tinham comorbidades de maior e no dia seguinte à dose de reforço foram internadas na UCI e ambos casos não estão muito bem… um amigo meu do porto tem os pais na mesma situação. E acredito se procurarmos encontramos vários outros caso relativamente perto de nós.

          Ora se falharam na “previsão” da eficácia da vacina, como podem ter muito a certeza que não existem efeitos colaterais significativos?

        3. Avatar de Several Definitions
          Several Definitions

          Queriamos que os números de infectados diários e a média dos mesmos a 7 dias fosse sobejamente inferior aos números que tivemos no ano passado. Coisa que, caso ainda não tenhas dado conta, não se está a verificar.

          O elefante no meio da sala que vocês querem evitar é porque raio é que com uma adesão em massa à vacinação vamos passar o Natal e o fim de ano confinados? Se tiveres uma resposta coerente e objectiva para esta questão, por favor, ilumina-nos com a tua sabedoria.

          Posto isto,vejo-me obrigado a concordar com a tua última expressão. De facto… Que cambada…

      4. Avatar de Há cada gajo
        Há cada gajo

        E ???

      5. Avatar de Miguel
        Miguel

        Não consigo entender o porquê dos dados de infetados/enternados/mortes não serem descriminados consoante o seu nível de vacinação e a variante de cada.
        Este tipo de dados deveria ser a base sobre a qual cada um de nós baseia a sua escolha sobre vacinar-se ou não, atualmente o que o PM mostra á população é que a vacinação é nada mais nada menos que uma perda de tempo/dinheiro, uma vez que não mostram qualquer dado estatistico que realmente demonstre a eficácia da vacinação e as coisas estão praticamente iguais ao ano passado….
        Com os dados que o governo publica todos os dias, provavelmente o melhor dado estatistico seria comparar a relação novo_infetados/casos_ativos ou mortes/casos_ativos entre o ano passado e o ano presente, onde realmente se pode confirmar uma descida para +/- metade, mas mesmo assim estes valores têm bastantes variações como a melhoria de medicamentos contra o virus e como não sabemos quantas pessoas infetadas estavam vacinadas este valor é demasiado volátil levando a um resultando sem significância estatística.

        Com isto, não quer passar a messagem para as pessoas não se vacinarem, quero apenas apelar que os dados são importantes para se poder avaliar o verdadeiro estado da situação e tomar medidas com base no mesmo.

      6. Avatar de Zed
        Zed

        E a grande maioria dos internados são de nacionalidade portuguesa! Já viste a sorte dos estrangeiros que vivem cá?

      7. Avatar de Eu sei lá
        Eu sei lá

        Os vacinados estão acima dos 85%. Há mais cerca de 12% de crianças e 3% de anti-vacinas e descuidados para chegar aos 100%
        Se houvesse 100% de vacinados, podia-se dizer que todos os internados estavam vacinados.
        Com 85% de vacinados, não surpreende que mais de 50% dos internados estejam vacinados.
        O que tinha interesse em saber é – dos 3% de anti-vacinas e adultos não vacinados – qual é a percentagem de internados e em UCI.

        1. Avatar de Ricardo
          Ricardo

          Não são anti vacinas, são pessoas que tem receio de tomar a vacina, e tem toda a sua legitimidade de terem essa prudência, sabendo os riscos que também podem correr por não se vacinar. A questão é que esse discurso de ódio sobre as pessoas já enjoa e devia ser censurado.

          1. Avatar de Eu sei lá
            Eu sei lá

            Qual discurso de ódio? Limitei-me a responder ao primeiro comentário, que quer fazer dos outros tolos, como se a percentagem de vacinados fosse igual à dos vacinados:
            “Hoje saiu uma notícia muito má. A grande maioria dos internados têm a vacinação completa e alguns têm inclusivamente a terceira dose de reforço” (É procurar que têm sido outras em sentido contrário. mas agora não importa).

            Para uma população de Portugal à volta de 10.000.000
            – Os vacinados são (85%): 8.500.000
            – Os adultos não vacinados são (3%) 300.000

            A 20 de dezembro havia 943 pessoas internadas com COVID. Vamos supor que, destes:
            – Os vacinados eram 80% (755), o que nos 8.500.000 dá 0,009% (O que significa 27 internados por 300.000)
            – Os adultos não vacinados eram 20% (188), o que nos 300.000 de adultos não vacinados dá 0,06%

            É só fazer as contas – a probabilidade de um adulto não vacinado ser internado é 7 vezes maior do que um vacinado.
            É este tipo de contas que o governo devia apresentar, para os anti-vacinas, entre o medo das vacinas e o medo de “patinar”, optar por se vacinar.

        2. Avatar de Several Definitions
          Several Definitions

          É giro constatar a facilidade com que se cola o cunho de “anti-vacina” a uma pessoa. É tão fácil ignorar o facto de que a grande maioria de nós já tomou bem mais do que 10 vacinas desde que nasceu até aos dias de hoje, mas se rejeitar tomar esta “terapia genética” como lhe chamou o CEO da Moderna, cai logo o carmo e a trindade. Aliás, até estamos a ver a eficácia disto neste momento com o governo a antecipar medidas de contenção.

          Posso-te dizer que odeio Seats Ibizas. Vais dizer que sou anti-carros ou que sou negacionista?

          1. Avatar de Eu sei lá
            Eu sei lá

            Anti-vacinas Covid. Há mais alguma de que se esteja a falar?

    2. Avatar de Sofia
      Sofia

      Lolll, so depois das compras de natal feitas é que se lembram de impor limites nos centros comerciais. Antes do natal não houve ajuntamentos querem ver!!! Santa burrice do Costa

    3. Avatar de trwu
      trwu

      Se nem conseguem controlar a “movida” nas ruas do Porto e idem, idem, no Bairro Alto, em Lisboa, vão mesmo controlar os ajuntamentos na rua, na passagem de ano. Só se desatarem aos tiros, mal vejam 5 pessoas juntas …

    4. Avatar de Luis
      Luis

      O dia da libertação! Finalmente. Ainda me lembro da Dr. da DGS e do Sr. Vice-almirante dizer que nos tínhamos que vacinar para salvar o Natal. Finalmente! Viva! Estes Senhores dizem-os a verdade. Adoro! Viva.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        A culpa é da omicron, na altura nao tinhamos a omicron.

      2. Avatar de Rui
        Rui

        Não vês que é por causa da omicron

        1. Avatar de C
          C

          No Natal 2022 a culpa vai ser do Maricon LOL

        2. Avatar de Luis Costa
          Luis Costa

          E nunca se mais falou no Delta o que é estranho porque no seu tempo tinha as mesmas características deste mas parece que as mutações dos virus são como iphones a serem apresentados

      3. Avatar de Há cada gajo
        Há cada gajo

        Tu não percebes. Ao fim de tanto tempo, não consegues. É pena, pois há muitos como tu, mas enfim.

        1. Avatar de Luis
          Luis

          Sou vacinado e percebo muito bem o que se passa e para onde vamos.

          1. Avatar de Fumigah
            Fumigah

            O que é que se passa, e para onde vamos?

            1. Avatar de darksantacruz
              darksantacruz

              Big brother e adeus à democracia como a conhecemos.

    5. Avatar de Omicron Persei 8
      Omicron Persei 8

      89÷ de vacinados e continua a palermia
      Solução: 1 dose por dia talvez resolva o problema (mas é melhor ser no rabinho antes que nos cai um braço).

      1. Avatar de Zed
        Zed

        89 a dividir por quanto? Não percebi…

      2. Avatar de Miguel
        Miguel

        isso seria boa ideia, para quem quiser claro, (já que a responsabilidade de todas as consequências é de quem toma).
        Podia ser que isto terminasse mais cedo, e as farmacêuticas ficariam muito felizes

    6. Avatar de Dani
      Dani

      então não era o milagre da vacinação…

      1. Avatar de Zed
        Zed

        “António Costa referiu ainda que o número de óbitos tem sido significativamente menor do que há um ano.”

    7. Avatar de AlexX
      AlexX

      Vão aplanar a curva com os Pirenéus pela frente. Atenção aos 223cm de distanciamento social ou disparam todos os alarmes e chamam os goe.

    8. Avatar de Ups
      Ups

      a mim disseram-me que eram só quinze dias..
      que era só para achatar achatar a curva
      quer era só para salvar o natal
      que era só para proteger os mais frágeis
      que era só até atingirmos a imunidade de grupo..
      que era só blá blá blá….

      ninguém gosta de ser engado, mas a verdade é que caímos todos que nem uns patinhos…
      pensavam que eram as vacinas que vos iam dar a segurança e liberdade? …

      1. Avatar de Zed
        Zed

        Dão a segurança, a liberdade nunca a tivemos.

        1. Avatar de A.F.
          A.F.

          A grande verdade mentira que foi contada, e continua.

          “Porque é que nos devemos vacinar by Drª Graças Freitas.”
          https://www.youtube.com/watch?v=nq-Ykvsscg8

          1. Avatar de Paulo Andrade
            Paulo Andrade

            Ou seja, pelo que ela diz, se tivermos 60 a 70% da população vacinada atingimos a imunidade de grupo, ahahahahaa

            Até quando vamos ter vergonha de dizer que fomos todos enganados… e continuamos a ser

      2. Avatar de Sardinha Enlatada
        Sardinha Enlatada

        Eu nao cai. Ja sabia que isto ia ser mais uma crise financeira disfarcada de saude publica

      3. Avatar de Rui Costa
        Rui Costa

        Não caímos que nem uns patinhos. Imunidade de grupo, a partir do momento que se soube que vacina não impedia a infeção e que os vacinados podeiam ser reinfetados a palavra imunidade desapareceu. Não há imunidade de grupo. O sars-cov 2 é um virus que se prevê tornar-se endémico como o virus da gripe. Gripe, há vacinas anuais por causa das suas mutações. Logo teremos vacinas anuais contra o covid.

    9. Avatar de xyr
      xyr

      Em novembro houve um pico de mortalidade que durou cerca de 13 dias , mas que ninguém sabe explicar …segundo os nossos especialistas , pode ter sido devido ao frio. …Parece que em PORTUGAL nunca faz frio …daí que a população tenha sentido muito…frio e consequentemente morreu. Estas e outras histórias no país dos especialistas…Fazem de Portugal um país singular .

      1. Avatar de Memória
        Memória

        xyr: Eu publiquei os dados oficiais da mortalidade em Portugalem Novembro no thread sobre as vacinas para crianças.

        Portugal não é um país singular neste aspecto, existe na Holanda uma mortalidade excessiva de (por vezes) 1000 pessoas por semana, o que originou perguntas no Parlamento e que também não foram respondidas (e nem sequer abordadas) pelos “especialistas” responsáveis

        Site holandês, pode-se traduzir com Google translate
        https://www.cbs.nl/nl-nl/nieuws/2021/48/in-laatste-week-van-november-overleden-bijna-1-100-meer-mensen-dan-verwacht

    10. Avatar de Str
      Str

      E bem podem começar a preparar os bracinhos para a terceira dose, e daqui a um ano a quarta dose e talvez uma quinta até nos deixarem sossegados.

      1. Avatar de Fumigah
        Fumigah

        Nada que já não aconteça com outros vírus, como por exemplo o da gripe. Será a tendência.

        1. Avatar de Luís Costa
          Luís Costa

          Onde é que o pessoal saudável é quase obrigado a tomar a vacina da gripe de 4 em 4 meses?

          1. Avatar de Fumigah
            Fumigah

            Rapidinha sobre a Gripe:
            “A vacinação contra a gripe começou a ser feita na década de 1930. A vacinação diminui o tempo de doença e o número de consultas médicas, hospitalizações e mortes.”

            “pessoal saudável” – no caso de COVID essa questão quase não se coloca. Já aconteceu pessoas saudáveis a não resistirem ao vírus.

            “quase obrigado” – não quer dizer que sejas obrigado.

            “tomar a vacina da gripe de 4 em 4 meses” – não é essa a realidade da vacina do COVID. Seria para 6 meses a validade, e agora passou a 9. A questão da dose de reforço tem simplesmente haver com a nova variante da Omicron. Aparentemente menos mortal mas mais transmissível, e em simultâneo não se tem dados dos danos que possam haver a longo prazo.

            “E bem podem começar a preparar os bracinhos para a terceira dose, e daqui a um ano a quarta dose e talvez uma quinta até nos deixarem sossegados” – Se não tivesse havido nenhuma dose, a esta hora terias todos os dias um número de óbitos equiparado à queda de um avião A380, e alguns desses aviões iria ter alguém que te fosse próximo.

            “preparar os bracinhos” – acho que os braços do ser humano são robustos o suficiente para aguentar com mais algumas doses.

            1. Avatar de Luís Costa
              Luís Costa

              A percentagem de pessoas abaixo dos 40 anos que morreu é completamente irrisória, vir dizer o contrário é não olhar para os dados com frieza.. já foi demonstrado que a vacina não garante nada de 6 meses, quanto muito 4 meses.. por causa da omicron? Com 3 doses a vacina só consegue eficácia de 70%, é mesmo por causa da omicron? Se me dissesses que é mais para não encher os hospitais ainda vai que não vai, esta nova variante já demonstrou ser menos severa e em que maioria dos pacientes não necessitam de oxigénio isto num país com 20% vacinação..

            2. Avatar de Ricardo
              Ricardo

              Não passou a 6, nem a 9, o que dizem que é que é preciso 3 doses a cada 9 meses, ou tu achas que um reforço a cada 9 é o normal se passado 3 meses a eficácia cai a pique?

            3. Avatar de Chalupa pela verdade
              Chalupa pela verdade

              se foi irrisória abaixo dos 40 anos vamos então deixar morrer o resto das pessoas (que secalhar são mais de 50% da nossa população). O Costa ia gostar de ti: menos reformas a pagar!

            4. Avatar de Paulo Andrade
              Paulo Andrade

              @Chalupa pela verdade, pelo que lí, ninguem disse para deixar morrer os mais velhos e/ou mais vulneráveis. Agora pelos dados da DGS, desde o ińicio da pandemia até hoje morreram com covid 257 pessoas até aos 50 anos.

              Porquê tratar toda a população saudável como imunodeprimidos? Essa é uma das questões. A outra é porque raio a imunidade natural não funciona e uma forçada pela vacina já funciona?

            5. Avatar de Luís Costa
              Luís Costa

              @Chalupa pela verdade, deves precisar de óculos com certeza, vem bem o que eu disse, pelos dados analisados sabemos bem que os mais vulneráveis são os acima de 40/50 anos e esses sim devem ser protegidos com a vacina, mas os restantes não podem ter vida normal porque? Pense um pouco com esses poucos neurónios que te restam

          2. Avatar de Zed
            Zed

            Onde é que a gripe tem as consequências individuais e sociais da covid?

            1. Avatar de Joao Ptt
              Joao Ptt

              A gripe entupia os hospitais praticamente todos os anos, a única diferença é que não tinha a comunicação social a salivar que era o fim do mundo, acudam-nos!

              E quase toda a gente apanha a gripe umas duas vezes ao ano… nem é como se não afectasse quase toda a gente, e imensos passassem muito mal, e não fosse matando uns quantos pelo caminho… só que como é assim desde que todos nasceram relativizam como apenas mais uma chatice… que realmente não está a morrer toda a gente, mesmo em países praticamente sem vacinas, pouca gente, em relação ao total da população está a morrer… ou seja, não se nota no panorama geral. Afinal de conta já são quase uns 8 mil milhões de pessoas…. mesmo que morram 500 milhões um pouco por todo o mundo, não se vai notar assim tanto.

              O que me preocupa de forma extrema é que apesar do pânico lançado nas sociedades, os mecanismos de defesa revelam-se completamente inúteis, no sentido em que não estão a desempenhar bem o seu papel, como é o caso das máscaras que continuam a ser vendidas de todos os géneros e feitios sem que se garanta que elas efectivamente se ajustam bem aos rostos das pessoas e coisas do género que comprometem a eficácia (como não haver máquinas baratas para secar e desinfectar as máscaras como ozono ou algo similarmente considerado eficaz). Quando até está provado que as máscaras podem perfeitamente manter-se eficazes por 30 dias de utilização, sendo apenas necessário secar e deixar que os vírus morram por si (uns 3 dias) ou seja utilizado algo que não danifique o material mas destrua a capacidade de afectar as pessoas.
              Porque é que é preocupante? Porque quando vier um vírus/ bactéria a sério significa que não há de facto e na prática uma estrutura montada para proteger a população eficazmente e que a maioria irá morrer se for um vírus desse tipo, de se espalhar muito e passado umas semanas levar a maioria das pessoas à morte.

            2. Avatar de Fumigah
              Fumigah

              Zed, o Joao Ptt já respondeu e bem, não tenho nada acrescentar á resposta.

        2. Avatar de Memória
          Memória

          A vacina da gripe deste ano foi um ‘Major Mismatch,’ segundo Webmd.

          This Year’s Flu Vaccine Is a ‘Major Mismatch,’ Researcher Says
          https://www.webmd.com/cold-and-flu/news/20211217/this-years-flu-vaccine-major-mismatch

      2. Avatar de Zed
        Zed

        E?… quantas vacinas, incluindo de reforço fazem parte do PNV?

        1. Avatar de Str
          Str

          E quantas delas foram criadas as três pancadas?

          1. Avatar de Zed
            Zed

            Mas afinal o problema são os reforços, ou o tempo de desenvolvimento?
            Mas quantas delas tiveram o investimento desta? Nenhuma.
            E uma vacina construída ao longo de 33 anos, foi criada “ás 3 pancadas”?

            1. Avatar de meister
              meister

              “E uma vacina construída ao longo de 33 anos, foi criada “ás 3 pancadas”?”

              Até 2020, as empresas de biotecnologia mRNA apresentaram resultados ruins testando medicamentos mRNA para doenças cardiovasculares, metabólicas e renais; metas selecionadas para o câncer; e doenças raras como a síndrome de Crigler-Najjar, com a maioria descobrindo que os efeitos colaterais da inserção do mRNA eram muito graves. As vacinas mRNA para uso humano foram desenvolvidas e testadas para as doenças raiva, Zika, citomegalovírus e influenza, embora nenhuma delas tenha sido adotada anteriormente para uso generalizado.

              Antes de dezembro de 2020, nenhum medicamento ou vacina mRNA havia sido licenciado para uso em humanos, mas tanto a Moderna quanto a Pfizer/BioNTech estavam perto de garantir autorização de uso emergencial para suas vacinas COVID-19 baseadas em mRNA, que haviam sido financiadas pela Operação Warp Speed (diretamente no caso da Moderna e indiretamente para a Pfizer/BioNTech).

              fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Vacina_de_RNA

            2. Avatar de Paulo Andrade
              Paulo Andrade

              @Zed, aqui tens o estudo da pfizer de fase 3 que acaba em março de 2023 (https://clinicaltrials.gov/ct2/show/NCT04368728).

      3. Avatar de Bruno Mota
        Bruno Mota

        3.° ? Não. Vai é já para a 4.° dose.

      4. Avatar de RatazanaDoPunjab
        RatazanaDoPunjab

        Str, as farmacêuticas estão loucas com isto.
        Nem nos melhores sonhos sonharam com um filão destes…
        Isto para eles é orgásmico…

      5. Avatar de Memória
        Memória

        Esta é a minha opinião:

        Isso . . . “nos deixarem sossegados” . . . nunca vai acontecer , não é essa a intenção,

        Nunca nenhuma ditadura se transformou voluntária e graciosamente em liberalidade, isso devemos aprender da História.

        A perca de toda a privacidade (contra “o crime”), o regime de constante vigilância estatal (contra o “terrorismo”) e a ditadura tecnocrática-médica (contra “as pandemias”) fazem parte da preparação e implementação (também psicológica) dos chamados “Great Resets” entre outros do direito `a propriedade privada e por fim à própia vida/existência da maior parte da população mundial.

        Não sei se em Portugal – que tem problemas internos mais que suficientes – se tem seguido com alguma atenção as preparações em pleno curso para a III Guerra Mundial, na Ucrânia, em Taiwan, e no Médio Oriente, não sabemos quando, mas tudo indica que muito em breve

        Um exemplo das preparações da (sub) Elite:
        https://www.youtube.com/watch?v=_2A-zH_IHLw

    11. Avatar de Infinity
      Infinity

      Solução para festejar à vontade no Natal e no fim de Ano, basta organizar um comício político ou um evento religioso que já não é preciso testes e a malta pode-se juntar à vontade. Além que se deve abrir as janelas para arejar os espaços, o que é fixe uma vez quem nem ta frio e nem leva a constipações

      1. Avatar de Francisco.M
        Francisco.M

        ahahaha

    12. Avatar de CRP
      CRP

      Tal como o velho proverbio ” A mentira tem perna curta” e aos poucos algumas ovelhas comecam a despertar
      Deviam ser criminalizados alguns jornalistas que imposeram só as “verdades” deles.
      Há pelo menos uns três que estou desejoso de os apanhar aqui no Algarve.
      Vacinem-se quem quiser e dexem os outros seguir a vida deles.

      1. Avatar de Zed
        Zed

        Logo que sigam a vida deles sem irem ocupar vagas nos hospitais que fazem falta a outros, tudo bem. Mas não é isso que acontece, pois não?

        1. Avatar de Bruno Mota
          Bruno Mota

          Já passei por inúmeras vagas de variantes, estive em contacto com infectados (segundo os testes) não utilizo máscara a não ser que a tal seja verdadeiramente obrigado, não levei qualquer vacina anti COVID, e até agora segundo os testes ainda nunca fui contaminado. No caso de ser contaminado, seguramente será como os meus colegas de trabalho, uma semana a descansar em casa e sem qualquer sintoma.

          1. Avatar de Ze Nandoooo
            Ze Nandoooo

            Esperemos que seja só isso. E que não sejas responsável pela contaminação de alguém que te é querido, com consequências graves.

            1. Avatar de Sardinha Enlatada
              Sardinha Enlatada

              O que e que te leva a pensar que isso ira acontecer ? As pessoas nao podem ser saudaveis e recuperar bem ? Voces partem logo do pressuposto que vai ser uma tragedia estar em contacto com outras pessoas. Enfim.

            2. Avatar de Crisanto Tomás
              Crisanto Tomás

              ele tem razão. é perigoso contagiar outros, sobretudo quando o que fazem nos hospitais é dar suporte de oxigénio, controlar a febre, etc. Não tratam a Covid porque o protocolo é para dar dinheiro ao sistema e não a quem propõe que se estudem alternativas muito mais baratas!
              Seja como for, podes apanhar e, se não tiveres azar, ficas bem melhor imunizado do que um vacinado. Mas quem for de risco é preciso ter muito cuidado!

        2. Avatar de CRP
          CRP

          Todos tem direito a ocupar camas de hospitais, pagam impostos. Se nao querem que os não vacinados encham os hospitais, devolvam- lhes na integra o valor de impostos pagos ate a data da possivel entrada no hospital.
          Fui vacinado com duas doses no inicio, mas ja nao entra mais nenhuma, façam experiências nas ovelhas.

          1. Avatar de Paulo Andrade
            Paulo Andrade

            Eu vou um pouco mais além… que se proiba tratamento a alcólicos, a diabetes adquirida, a hipertensos, a obesos, a fumadores, aos “aceleras”, … todos estes fizeram opções que os levaram a este “estado”…

            A saúde é para todos, e mesmo que esta vacina seja a mais perfeita do mundo as pessoas têm a opção de a tomar ou não.

        3. Avatar de Several Definitions
          Several Definitions

          Isso! Bora fechar um país inteiro, dar mais uma machadada na economia para evitar que meia dúzia deles passem o fim de ano no hotel de 5 estrelas Dona Estefânia sem pagar nada.

          Epa… Tens números para analisar, tens “n” exemplos de outros países, ainda não percebi bem a tua posição nem o que é que estás a defender aqui com unhas e dentes, honestamente.

          Vais mandar fechar tudo o que é cadeia de fast-food se os números de ataques cardiacos começarem a subir? É que alguns desses também ocupam vagas nos hospitais.

          Ou achas que o que era giro era termos uma sociedade tipo Netflix, em que subscreves a tua liberdade durante 4 ou 5 meses mediante a apresentação do teu boletim de vacinas?

          Era de pensar que 2 anos fosse tempo mais do que suficiente para se fazer luz na cabeça das pessoas mas aparentemente…

        4. Avatar de Luís Costa
          Luís Costa

          Mas o direito á saúde não está consagrado na nossa constituição? És quem tu para dizer que não devem ter direito? Algum pseudo ditador?

        5. Avatar de RatazanaDoPunjab
          RatazanaDoPunjab

          Zed, porque razão não podem ocupar as camas de hospitais se descontam para isso?
          Então neste caso vamos fazer assim, é obeso e adoeceu? Não pode ir para o hospital. Fizesse dieta.
          É fumador e tem problemas devido ao tabaco? Tb não pode vir cá, deixasse de fumar…
          Teve um acidente de automóvel? Andasse mais devagar, fora daqui.

          Pode ser assim ou isso só vale para quem não quer estas vacinas Covid?

    13. Avatar de Não Vacinado
      Não Vacinado

      Se com o Omicron é isto quando aparecer o Megatron ou o Optimus Prime tamos todos lixados….

      1. Avatar de Rui Costa
        Rui Costa

        Cá pelo Porto temos uma variante muito menos perigosa que esta. Chama-se “Ómorcom”

    14. Avatar de DB
      DB

      Quero ficar longe de quem tem testes covid. E explico porquê.
      Ter um teste negativo dá uma falsa sensação de segurança pois nada impede a quem faz o teste seja contagiado no dia seguinte, e tendo o teste negativo vá a restaurantes, ginásios etc…. mas positivo.
      Nenhum matemático pensou nisto?

      1. Avatar de Rui Costa
        Rui Costa

        Já todos sabemos. Tudo é uma falsa sensação de segurança. Os peões atravessam a rua na passadeira e como esta cria uma falsa sensação de segurança, alguns morrem nas zebras da estrada…..

    15. Avatar de Eu sei lá
      Eu sei lá

      Hoje saiu uma notícia, inesperada porque os adultos não vacinados são apenas 3% da população, mas sabe-se que a vacinação proteja das formas graves da doença:
      “Quase 75% dos internados no Hospital Santo António no Porto não estão vacinados”

      https://www.dn.pt/sociedade/quase-75-dos-internados-no-hospital-santo-antonio-no-porto-nao-estao-vacinados-14434507.html